DIFICULDADES DO PROFESSOR NA AVALIAÇÃO DOS ALUNOS Professora Maria Carmozi de Souza Gomes PAP/PROGRAD.

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DIFICULDADES DO PROFESSOR NA AVALIAÇÃO DOS ALUNOS Professora Maria Carmozi de Souza Gomes PAP/PROGRAD

DIFICULDADES DO PROFESSOR NA AVALIAÇÃO DOS ALUNOS (FTD 4) CRITÉRIOS INSTRUMENTOS CONTEÚDOS ALUNO PROFESSOR

DIFICULDADES DO PROFESSOR NA AVALIAÇÃO DOS ALUNOS Como proceder diante da cola? Práticas desonestas dos alunos. Os alunos interpretarem seus resultados, comentá-los ou defendê-los. Conhecimento mais aprofundado dos alunos. Grau de comprometimento dos alunos. Falta de leitura por parte dos alunos. Respostas absurdas dos alunos. O vício dos alunos escreverem pouco mascara o saber. Alunos que não aceitam provas escritas e outros, provas práticas como seminários. O desânimo dos alunos que estudam no turno da noite. O desinteresse dos alunos que estão no curso por não conseguirem ingresso no curso desejado. Alunos pouco afetos à leitura. ALUNO

DIFICULDADES DO PROFESSOR NA AVALIAÇÃO DOS ALUNOS Como avaliar por meio de provas? Avaliação com ou sem consulta? Individual ou em grupo? Trabalho de campo? Trabalho em equipe? Prova escrita? Apresentações orais? Que peso dar a cada item? Como elaborar questões objetivas e subjetivas? Como decidir pela avaliação objetiva ou subjetiva? Como elaborar provas que avaliem o aspecto cognitivo? Prova teórica mede conhecimento? Desempenho do aluno em prova prática. Os modelos de provas e formulação de questões. INSTRUMENTOS

DIFICULDADES DO PROFESSOR NA AVALIAÇÃO DOS ALUNOS Como estabelecer parâmetros de avaliação contínua? Como adotar critérios para avaliação do aluno com um todo? Como dar nota? Como estipular ou estabelecer critérios que privilegiem / estimulem a produção de conhecimentos? Quais os melhores critérios para avaliar o desempenho do aluno na prova prática? Como avaliar os alunos pela participação nas aulas? CRITÉRIOS

DIFICULDADES DO PROFESSOR NA AVALIAÇÃO DOS ALUNOS Quanto ao conteúdo a ser cobrado, como definir? Como atribuir nota em seminário em que o conteúdo técnico não é importante, mas a postura do aluno? O que fazer para avaliar o aluno além da parte técnica da matéria? A instrumentalização e a observação sobre o assunto? Preparar avaliações que levem o aluno a aplicar conhecimento em futuras situações profissionais. Como avaliar os conteúdos em caso de disciplinas de laboratório? Como aferir o que o aluno pode fazer com os conceitos e conteúdos e as mudanças nele provocadas com o que aprendeu? CONTEÚDOS

DIFICULDADES DO PROFESSOR NA AVALIAÇÃO DOS ALUNOS Como traduzir em termos numéricos quantitativamente algo que não é simples de ser aferido? Trabalhar com grande nº de alunos, o que impede atendimento mais personalizado. Avaliação da evolução individual do aluno. Como avaliar continuamente? Como ser justa? O caráter heterogêneo das turmas. Como adequar a avaliação contínua à nota da avaliação escrita individual? Falta de estrutura para inovar. Avaliar aluno conforme suas aptidões. Conciliar o respeito a diversidade dos alunos com prazos muitas vezes exíguos. PROFESSOR