Estado de Santa Catarina Secretaria de Educação Secretaria de Desenvolvimento Regional de Caçador Gerência de Educação Núcleo de Tecnologia Educacional.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS NA ESCOLA
Advertisements

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Curso Informática Básica
UEMS – S EGUNDA L ICENCIATURA DE I NFORMÁTICA English and Technology.
Nível de ensino: Médio Série: 2º série
 Área de Conhecimento: Geografia, História e Matemática  Nível: Ensino Médio  Série: 1ªs do Ensino Médio  Título: Viajando no Tempo e no.
Nível de ensino: Médio Série: 2º série
OU ? ? ? ?. TIC Professor Conteúdos Alunos A tecnologia na educação deve se integrar ao currículo na forma de uma ferramenta multidisciplinar, constituindo-se.
Área do conhecimento: Biologia
PROJETO: CONTROLE DE QUALIDADE
RECURSOS DE INFORMÁTICA NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA (5ª à 8ª SÉRIE)
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
Portal UNO 2008 Para a Escola Para os Professores Para os Alunos
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO RETRATOS.
ESCREVER HISTÓRIAS E DIÁLOGOS
Atividade 04 Todos aparelhos audiovisuais e tecnológicos da escola são utilizados com um recursos para o aprimoramento a relação ensino-aprendizagem. O.
SEDUC – Polo de Nova Andradina
DISCIPLINAS: Língua Portuguesa e História Área: Linguagens, códigos e tecnologias Início: Março Término: Dezembro Título: MEMÓRIAS DE NOVA ANDRADINA Temática:
COMPUTADOR Através deste recurso tecnológico temos grandes recursos pedagógicos e podemos efetuar as seguintes atividades: Apoio do desenvolvimento intelectual.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
SEMANA DE TECNOLOGIAS SEMATEC 2013
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
Curso de Pedagogia:Gestão e Tecnologia Educacional
AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
Curso de Especialização em Mídias na Educação
Aluna: Fabiana Resende de Oliveira Professoras: Elsa Guimarães Oliveira Gilca dos Santos Vilarinho Agosto 2006 Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia.
SEMINÁRIO PROINFO E TV ESCOLA REGIONAL - NORDESTE 5.
Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Letícia Maria de Freitas Professores: Gilca dos Santos Vilarinho Zeila Miranda Ferreira.
Blog na Escola Governo do Estado do Acre Secretaria de Estado de Educação Núcleo de Tecnologia Educacional-NTE RIO BRANCO-AC, AGOSTO/2008.
Escola Estadual Profª. Nair Palácio de Souza apresenta: PROJETO DOS PROFESSORES DA SALA DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS I ENCONTRO- PSTE Nova Andradina-MS.
Otávio Celeste Martins Artigo de conclusão do Curso Mídias na Educação PROJETO BLOGANDO NA ESCOLA 1.
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
Atividade pedagógica utilizando um recurso tecnológico
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Mídias e Tecnologias Digitais em Espaços Escolares MARIA APARECIDA SANTOS BUENO.
UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ingrid S. David Prof. Gilca Vilarinho Setembro-2005.
Instituto A Vez do Mestre
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aurenivia dos Reis Mendes Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa.
Atividades à distância
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
TENDÊNCIAS INVESTIGATIVAS NO ESTÁGIO E NAS PRÁTICAS DE ENSINO
Caro educador, cara educadora, em 2009 teve início o curso de Pedagogia no Campus de Sorocaba da UFSCar. Nesse mesmo ano, os estudantes, juntamente com.
Identificação da atividade e do aluno
CURSO - LIVRO DIGITAL.
PROJETO DA SALA DE INFORMÁTICA ESCOLA AUGUSTO MONTENEGRO
ESCOLA ESTADUAL ANTONIO VALADARES
História em Quadrinhos e Fanzine na Escola
Escola Estadual Leontino Alves de Oliveira Rio Negro/MS PROGETEC: Elizangela Maria dos Santos Arruda Grupo de Estudo e Discussão GED – NTE Regional.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
TV ESCOLA.
 ESCOLA ESTADUAL ANTONIO VALADARES  PROGETEC: MARCOS VALTER SEIBOTH  Multiplicadora: Mercedes Sampaio  GED – NTE REGIONAL.
Professor(es) Apresentador(es):
RONDÔNIA. EEEF Joaquim Nabuco Atende alunos da zona urbana e rural do 1º ao 5º ano. Possui 256 alunos e 16 professores.
60 Anos Loureiro FAÇO PARTE DESTA HISTÓRIA Turmas C11 - C12 - C13 Professoras: Ana Cristina Opitz Ana Cristina Opitz Maris Stella Celi dos Santo Maris.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional Webfólio Aluna: Cristiane Regina Santos Professoras: Gilca dos Santos.
 A internet é uma tecnologia que facilita a motivação dos alunos pela novidade e pelas possibilidades inesgotáveis de pesquisa que oferece. A escola.
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
RAQUEL MARMENTINI PROFESSORA DE GEOGRAFIA EEB CARLOS FRIES IPIRA SC JUNHO/2010.
CASE DE SUCESSO Escola de Ensino Fundamental São José.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Plano de Ação ProinfoIntegrado. Acesso login/senha; recursos e softwares. Digitação; formatação; hiperlink; inserir figuras; salvar arquivos criar pastas.
EEB José Zanchett Abdon Batista – SC 5ª séries do Ensino Fundamental.
Estado de Santa Catarina Secretaria de Educação Secretaria de Desenvolvimento Regional de Caçador Gerência de Educação Núcleo de Tecnologia Educacional.
Transcrição da apresentação:

Estado de Santa Catarina Secretaria de Educação Secretaria de Desenvolvimento Regional de Caçador Gerência de Educação Núcleo de Tecnologia Educacional - Caçador

O que: Uso do PowerPoint/ Impress. Como: O uso do PowerPoint ou Impress nas aulas é bastante comum e frequente na maioria das escolas da regional de Caçador – SC. Os alunos usam os slides para registro das pesquisas na Internet ou em outras fontes. Exemplos: 1) Escola: EEB Paulo Schieffler Professor: Airton Carlos Leite Disciplina: Informática. Curso: Técnico em Meio Ambiente. Escolha de um tema relacionado ao curso, pesquisa e organização de slides observando critérios de uma boa apresentação em reuniões e eventos.

2) Escola: EEF Dante Mosconi Professor: Keila Maleske dos Santos Disciplina: Arte - Série: 8ª Pesquisa de imagens e identificação de instrumentos musicais de corda e percussão de vários países para construção de slides. 3) Escola: EEB 30 de Outubro Professor: Marilce David Disciplina: Arte - Série: 1º EM Pesquisa sobre Arte Moderna e Contemporânea com criação de slides usando imagens e conceitos. O Trabalho envolveu Pintura, escultura e Arquitetura no período.

4) Escola: EEB Frei Caneca Pesquisa sobre a História da cidade de Lebon Régis buscando com a família, em sites e outros setores da sociedade: informações, fotos e objetos antigos. Foram realizadas pesquisas e entrevistas. O PowerPoint e Impress foi utilizado para registro de tudo o que foi encontrado comparando dados e fatos históricos e atuais. 5) Escola: EEF Nayá Gonzaga Sampaio Professora: Valéria dos Santos. Disciplina: História e Geografia Temas como Regimes Totalitários: Nazismo e Fascismo, bullying entre outros são organizados e registrados pelos alunos em slides do Impress. O Programa é usado também para confecção de cartões e Mapas Conceituais. A professora salva no formato de imagem e posta no blog.

6) Escola: EEB Paulo Schieffler Turma; 4º ano Magistério Professores: Ilza R. Ribas, Joselha Campos, Karin Popa e Rosangela da Cunha As alunas do 4º ano magistério escolheram um tema a ser trabalhado nas turmas de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental e utilizaram o programa para apresentar o conteúdo e realizar os exercícios através das caixas de ferramentas de Controle. Utilizaram este material para as aulas de estágio supervisionado. As atividades podem ser acessadas em: aula?previewAsViewer=1

Resultados: Melhoria na aprendizagem. Registro Digital do conteúdo estudado feito pelos próprios alunos. Registro e apresentação das pesquisas realizadas. Trabalho em equipe. Socialização das produções das equipes de alunos na sala e entre diferentes turmas. Maior envolvimento dos alunos com o tema em estudo. Maior preocupação com o conteúdo e estética dos trabalhos realizados. O uso do mapa conceitual possibilita reflexão sobre a própria aprendizagem. As produções dos alunos ultrapassam os muros da escola.