A EDUCAÇÃO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE SÃO ROQUE. ENSINO FUNDAMENTAL INÍCIO 2006 350 ALUNOS ATENDIDOS PRIMEIRA ESCOLA: DR RABINDRANATH TAGORE DOS S. PIRES.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Advertisements

RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Núcleo de Tecnologia Educacional - SANTAREM Contribuir para a formação de cidadãos críticos e criativos utilizando as tecnologias como recurso no proceso.
Oficina Brincando com sucata
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
I- Concepção de Educação
PROJETO PEDAGÓGICO 2010.
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
JORNADA PEDAGÓGICA DRE – ITAQUERA
Máscaras Africanas.
Vídeo Educar – Rubem Alves
PROJETO DESPORTO ESCOLAR
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
Esta é a escola onde trabalho
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Projeto de Implementação “Semana dos Jogos Matemáticos”
Novas Tecnologias: contribuições para a aprendizagem na Educação Infantil. Prof ª. Danielle Pinheiro Prof ª. Ana Clara Nogueira.
AMBIENTE ALFABETIZADOR E ARITIMETIZADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MUITO ALÉM DO LETRAMENTO E DA PURA BRINCADEIRA " A alfabetização não é apenas um objetivo.
Prefeitura do Município de Taboão da Serra
Integração dos eixos interação e brincadeira no cotidiano da Creche
CENTRO MUNICIPAL DE ATIVIDADES EDUCACIONAIS - CEMAE II
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Integrantes do Grupo: Daniele Freitas Eliane Sousa Lilian Renata Plaza
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O EDUCAÇÃO INFANTIL
DA NOSSA ESCOLA E DO MUNICÍPIO DE PIRANHAS-AL.
ELIANE PEREIRA DE BRITO
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
Coordenadora:Cristiane Lima e Erika Quintanilha
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Realizadores: Carlos Alberto Schneider Superintendente Geral Fundação CERTI Gincana do Milênio Sapiens Circus Operação: Vitória.
PROJETO: INCLUSÃO ESCOLAR DIVERSIDADE COM ARTES
Um grande escritor: MONTEIRO LOBATO
LUCIANA PEREIRA DA SILVA NELSDY CUNHA TEIXEIRA LAZZARINI UBATUBA 2007
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Eixo 3 – Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar Educação Integral e Integrada: ampliação de tempos e espaços educativos Prof. ª Dr.ª Jaqueline.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Política Educacional Brasileira
Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2012
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Secretaria Municipal de Educação Pólo de Música de Ariquemes
Apresentação do Programa “Ação Saudável”
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Divulgação e implantação da Orientação Normativa nº 1/2013;
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
EDUCAÇÃO INFANTIL UMA NOVA CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
CHAPECÓ CRIANÇA – CIDADANIA EM AÇÃO
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
1 Oficina Sobre Multipla-Descobrindo Possibilidades Módulo I – Adequações curriculares para criança/jovem com deficiência múltipla Objetivo: Discutir a.
Especialização em Mídias na Educação
Projeto Aluno Monitor em Ação
GINÁSTICA PARA TODOS: “PERSPECTIVAS NO CONTEXTO DO LAZER” Nara Rejane Cruz de Oliveira CLÉLIA FERREIRA JÉSSICA TEODORO MARILENE ALMEIDA LUCAS NICOLAS.
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
Proposta Pedagógica A criança pequena realiza durante seu desenvolvimento várias atividades de natureza biológica e cultural que criam, de forma natural,
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
“Um país se faz de homens e livros”
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Programa Melhoria da Educação no Município
PROJETO BRINCANDO DE JOGAR
Trabalhando o lúdico através de sucata Bolsistas: Jayne P.Savedra e Sandy MA Bonatti Escola de Educação Infantil Criança Feliz- Osório/RS Berçário I.
Fundação Gol de Letra 13 anos de atividade 5 programas em SP e RJ crianças, adolescentes e jovens 2 comunidades diretamente atendidas 8 comunidades.
RESULTADOS EDUCAÇÃO INFANTIL
I ENCONTRO DE LÍNGUA PORTUGUESA Formadora: Profª Lenís Almeida da Silva Perez Graduada em Letras Vernáculas - UEFS Especialista em Estudos Literários –
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Albertina Pereira naWeb Metas de Aprendizagem Domínios e Subdomínios Pré – Escolar.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Missão Criar oportunidades para o pleno desenvolvimento e a participação social, cultural e política de crianças, adolescentes e jovens, por meio da democratização.
Transcrição da apresentação:

A EDUCAÇÃO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE SÃO ROQUE

ENSINO FUNDAMENTAL INÍCIO ALUNOS ATENDIDOS PRIMEIRA ESCOLA: DR RABINDRANATH TAGORE DOS S. PIRES

EDUCAÇÃO INFANTIL INÍCIO ALUNOS ATENDIDOS EMEI ROQUE DE MORAES GÓES EMEI CAMPININHA

 O artigo 34 da LDBEN 9394/96 determina a progressiva ampliação do período de permanência do aluno na escola;  a ampliação da jornada escolar faz parte das propostas do Plano Municipal de Educação.

 I – promover a permanência do educando na escola, assistindo-o integralmente em suas necessidades básicas educacionais, reforçando o aproveitamento escolar, a autoestima e o sentimento de pertencimento;  II – intensificar as oportunidades de socialização na escola;  III – proporcionar aos alunos alternativas de ação no campo social, cultural, esportivo e tecnológico;  IV – incentivar a participação da comunidade por meio do engajamento no processo educacional implementando a construção da cidadania;

 V – adequar as atividades educacionais à realidade de cada Unidade Escolar, de seu bairro, desenvolvendo o espírito empreendedor;  VI – proporcionar condições para que os educandos possam atuar de forma crítica e participativa na comunidade;  VII – atender a proposta do Plano Municipal de Educação.

ESCOLA1º AO 5º ANO 6º AO 9º ANO EMEIF Prof. Antonio Cavaglieri10272 EMEF Profª Maria Aparecida de Oliveira Ribeiro1770 EMEIF Joaquim da Silveira Santos2160 EMEIF Leônidas Antonio de Moraes EMEF Dr.Rabindranath Tagore dos Santos Pires EMEF Prof Roque Verani2160 EMEF Distrito de São João Novo1180 EMEF Tetsu Chinone1240 EMEF Prof Tibério Justo da Silva2060 EMEIF Bruno Francisco Chiaratto620 TOTAL

EIXOOFICINAOBJETIVOS Comunicação, Linguagem e Tecnologia Hora da Leitura Despertar o prazer pela leitura, desenvolvendo a imaginação e a criatividade através de contação de histórias. Propiciar diversas oportunidades para que o aluno interaja com diversos gêneros literários. Estimular a leitura autônoma do aluno. Informática Sensibilizar para a existência de novas tecnologias, auxiliando as atividades de leitura, escrita e raciocínio lógico Comunicação e Multimeios Utilizar a Língua Portuguesa e a Tecnologia para a produção de veículos de comunicação. Língua EstrangeiraConhecer e utilizar oralmente uma segunda língua

EIXOOFICINAOBJETIVOS Pluralidade Cultural Experiências Musicais Utilizar o fazer musical como ferramenta pedagógica no aprender lúdico, colaborando na formação integral dos alunos. Atividades Artísticas Propiciar aos alunos oportunidades para atuarem como produtores na realização de atividades de expressão cultural. ArteOportunizar aos alunos o contato com as artes plásticas, cênicas e visuais, favorecendo a participação e produção dos alunos.

EIXOOFICINAOBJETIVOS Atividades Esportivas e Motoras Brinquedos e brincadeiras Possibilitar uma aprendizagem lúdica, fazendo uso positivo e criativo do tempo para aprender brincando; Esportes coletivos/ Atletismo/Natação/ Caratê/Capoeira/jogos pré- esportivos Estimular a prática esportiva como meio de educação; Contribuir para formação de uma cultura para atividades físicas; Promover a prática do esporte escolar; Treinamento organizado para aqueles (as) com habilidades e/ou interesse em alguma das modalidades. Ginástica Artística Estimular a prática esportiva como meio de educação; Contribuir para formação de uma cultura para atividades físicas; Promover a prática da modalidade esportiva na escola; Difundir a modalidade no município; Treinamento organizado para aqueles (as) com habilidades e/ou interesse na modalidade. DançaVivenciar, pesquisar e investigar a dança, ampliando os repertórios corporais, recriando e compondo coreografias, reconhecendo o corpo como produtor de significados.

EIXOOFICINAOBJETIVOS Protagonism o Juvenil Empreendedorismo Desenvolver a autonomia, a iniciativa, a criatividade na elaboração de um produto

EIXOOFICINAOBJETIVOS Raciocínio Lógico Jogos de raciocínio Desenvolver o raciocínio lógico, espírito de equipe

Temas geradores 2011 – Escolhas nas escolas 2012 – Escolhas nas escolas e unificação no Departamento de Educação

Reunião em 27/2/2012: coordenadores das escolas e coordenadores de área. Sugestões de temas para a EI colhidas nas escolas: Olimpíadas País Meio ambiente e sustentabilidade Palavras mágicas Folclore São Roque Contos e lendas Valores Datas comemorativas Prevenção

 Momento 1 – Compreendido entre os meses de março, abril e maio  Momento 2 – Compreendido entre os meses de maio, junho e julho  Momento 3 – Compreendido entre os meses de julho, agosto e setembro  Momento 4 – Compreendido entre os meses de setembro, outubro e meados de novembro

Março – Abril – Maio

OS VALORES AS PALAVRINHAS MÁGICAS 7/4 – Dia mundial da saúde 18/4 – Dia de Monteiro Lobato 22/4 – Dia da Terra

Maio – Junho - Julho

ARRAIAL EM LONDRES Pó de pirlimpimpim e os países todos

Julho – Agosto - Setembro

SÃO ROQUE DE OUTRORA. SÃO ROQUE DE AGORA.

Setembro – Outubro - Novembro

CRIANÇAS BRASILEIRAS Narizinho Pedrinho Emília...

Os resultados puderam ser observados em instâncias diferentes:  Entre os coordenadores e gestores das escolas – maior envolvimento com a dinâmica do trabalho;  Entre os professores – maior clareza da proposta e segurança no trabalho na escola;  Entre os alunos – percepção do vínculo entre as oficinas e da organização e segurança da equipe escolar, consequente mudança de atitude.