PGDI Plano de Gestão do Desempenho Individual

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Transcrição da apresentação:

PGDI Plano de Gestão do Desempenho Individual O PGDI é o instrumento que possibilita o planejamento do trabalho e o acompanhamento do desempenho do servidor durante o ciclo de avaliação.

ELABORAÇÃO DO PGDI Resolução SEPLAG nº 01/2013, de 03 de janeiro de 2013: (...) “Art. 7º - A elaboração do PGDI, constante do Anexo I, consistirá os seguintes campos: I - Planejamento: serão listadas as principais entregas acordadas, que devem ser relacionadas às competências, conhecimentos e/ou habilidades que precisarão ser desenvolvidas pelo servidor. II - Pontos Fortes: serão citados os pontos de destaque, habilidades e atitudes que o servidor possui e que se destacaram ao longo do ciclo avaliatório ou etapa de avaliação anterior e que contribuíram para o servidor apresentar um bom desempenho. III - Acompanhamentos: serão verificadas se as entregas acordadas estão de acordo com o estabelecido, além de acompanhar a melhora do desempenho do servidor.”

PGDI Plano de Gestão do Desempenho Individual AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIAS Resolução SEPLAG nº 01/2013, alterada pela Resolução SEPLAG nº 02/2014 PGDI Plano de Gestão do Desempenho Individual DEZEMBRO JANEIRO

PGDI Plano de Gestão do Desempenho Individual Ferramenta de planejamento Melhoria do trabalho Momento de planejar, negociar e acordar PGDI Desenvolvimento das competências do servidor Gestão de pessoas mais participativas Alcance das metas

INÍCIO DO CICLO DE AVALIAÇÃO HORA DE DESTACAR O PAPEL DE CADA SERVIDOR NO DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES DA UNIDADE

MOMENTO DE DIALOGAR E ACORDAR AS AÇÕES CHEFIA IMEDIATA SERVIDOR

Características de um servidor de acordo com as percepções da chefia PERFIL FICTÍCIO Características de um servidor de acordo com as percepções da chefia

ESTUDO DE CASO (fictício) Francine Servidora efetiva da SEE/MG, no cargo de Analista Educacional, desde 2006. Está em exercício na Diretoria de Avaliação de Desempenho. É membro da Comissão de Avaliação da DIAD. Conhecimentos: Possui formação em Direito e Letras o que lhe facilita a interpretação e estudo da legislação. Possui conhecimentos sobre legislações específicas do trabalho. Habilidades e Atitudes: Comprometida e empenhada com o desenvolvimento de suas ações . Atua de forma integrada com os membros da equipe e demais áreas da SEE. É acessível às demandas do cliente (interno e/ou externo). É criativa, apresenta boas ideias aplicáveis ao aperfeiçoamento do trabalho. Possui facilidade de comunicação e de se expressar em público. Necessidades de aperfeiçoamento: Necessita aprofundar no modelo de Avaliação de Desempenho por Competências. Possui dificuldades no uso de planilhas eletrônicas e na elaboração de apresentações em Power Point. Apresenta dificuldades para administrar seu tempo, às vezes, deixando de cumprir alguns prazos. PGDI Competências - Res_SEPLAG_001_2013.doc

1.1 ENTREGAS ACORDADAS (chefia/servidor) Responder as demandas de e-mail referentes à Avaliação de Desempenho em até 3 dias. Orientar e analisar de acordo com a legislação ou com as especificidades de cada caso, processos relativos à AED, ADI e ADGP conforme demanda, em até 5 dias. Monitorar in loco as pastas de AD na Unidade Central, periodicamente, conforme cronograma estabelecido pela Diretoria, elaborando relatório mensal dos acompanhamentos realizados. Monitorar as inserções no SISAD da Unidade Central e das SRE de acordo com o cronograma de 2016. Realizar capacitação sobre legislação e procedimentos da avaliação de desempenho no 1º semestre, para os Gestores e membros da Comissão de Avaliação. Secretariar a comissão de avaliação de desempenho da Diretoria no decorrer do ciclo de avaliação, sendo responsável pela inserção dos Instrumentos de Avaliação no SISAD. PGDI Competências - Res_SEPLAG_001_2013.doc

1.2 Competências / Conhecimentos / Habilidades Francine 1.2 Competências / Conhecimentos / Habilidades 1.3 Ações de Desenvolvimento Aperfeiçoar a habilidade de administração do tempo. Realizar o planejamento das atividades diárias, priorizando as mais importantes. Manter-se atualizada com a legislação sobre Avaliação de Desempenho por Competências. Aprimorar suas habilidades na utilização das ferramentas Excel e Power Point. Estudar permanentemente as legislações pertinentes ao trabalho. Fazer check list de suas atividades diárias e prioritárias. Buscar conhecimento nos meios disponíveis (cursos on line ou colegas) para utilização de planilhas eletrônicas e elaboração de apresentações em Power Point. Ler textos sobre administração de tempo e planejamento de atividades. * Neste campo a chefia poderá dar dicas de como o servidor pode melhorar seu desenvolvimento. PGDI Competências - Res_SEPLAG_001_2013.doc

Francine 2. PONTOS FORTES Neste campo cite os pontos de destaque do servidor, habilidades e atitudes que ele possui e que facilitam o cumprimento das atividades dentro da organização (máximo 8 itens) 1 Conhecimento da legislação 2 Experiência no setor 3 Sabe ouvir (o outro) 4 Articulada 5 Acessível 6 Bom relacionamento com os colegas 7 8 Data: ___/___/_____ ________________________ ________________________ Assinatura Servidor Assinatura Chefia Imediata

3. ACOMPANHAMENTOS Francine Nestes campos a chefia deverá verificar se as entregas acordadas (produtos, projetos etc.) estão de acordo com o estabelecido, além de acompanhar se o servidor melhorou seu desempenho por meio das ações de desenvolvimento sugeridas no planejamento. O feedback deverá ser baseado em fatos ocorridos ao longo do período avaliatório e não em opiniões. Nesse momento é possível que seja revisto ou alterado algum ponto acordado.

Francine 3. ACOMPANHAMENTOS Data: ___/ 07 /2016 2º Acompanhamento Data: ___/ 10 /2016 A servidora realizou a análise tempestiva dos processos de AD. A servidora orientou às SRE sobre os registros de AD. A servidora monitorou as diretorias da Unidade Central e orientou gestores e secretários das Comissões de AD sobre a documentação das pastas de AD seguindo o cronograma estabelecido. Entrega não realizada: a capacitação prevista não foi realizada por falha no planejamento das ações da servidora. A servidora realizou suas entregas com Foco em Resultados: deu continuidade às ações do primeiro semestre, com melhorias no planejamento do seu trabalho e na administração do seu tempo, por meio de leituras de textos disponíveis nas Trilhas do Desenvolvimento; participou de cursos on line sobre Excel e Power Point; monitorou as pastas de AD e orientou as SRE sobre as devidas adequações e registros no SISAD, tempestivamente. * Neste campo, a chefia deve potencializar os pontos fortes do servidor, não ressaltar somente os pontos fracos. Assinatura Servidor: Assinatura Chefia Imediata: PGDI Competências - Res_SEPLAG_001_2013.doc

OBSERVAÇÕES SOBRE O PGDI O PGDI subsidiará o processo de avaliação de desempenho, cabendo à chefia preenchê-lo em conjunto com o servidor. Não se deve usar como “Ponto Forte” o nome das Competências (Foco no Cliente; Foco no Resultado; Inovação; Comprometimento Profissional; Trabalho em Equipe). Caso a chefia tenha um contato recente com o servidor poderá preencher este campo posteriormente. Os dois acompanhamentos são obrigatórios para os servidores que trabalharam nos dois semestres. Mesmo o servidor não tendo tempo para ser avaliado, deve ser feito o PGDI e, pelo menos, um acompanhamento. Quando houver divergência entre a percepção da chefia e do servidor no momento de realização do(s) acompanhamento(s), deve-se registrar no PGDI as duas percepções. O PGDI é adequável: novas entregas podem ser inseridas, assim como outras podem ser finalizadas registrando e justificando as possíveis alterações de suas tarefas.

CRONOGRAMA 2016 SEPLAG AÇÃO PRAZO RESPONSÁVEL Elaboração do PGDI 2016 do servidor e definição das ações/entregas Até março Chefia imediata e servidor avaliado (individualmente) Importação do PGDI/Competências 2016 no SISAD Até abril Secretário da Comissão de Avaliação de Desempenho Realização do 1º acompanhamento do PGDI/ Competências 2016 para verificação do cumprimento das metas pactuadas e redefinição das metas, se necessário Até julho Importação do registro do 1º acompanhamento do PGDI/Competências 2016 no SISAD Até agosto Realização do 2º acompanhamento do PGDI/Competências 2016 para verificação final do cumprimento das metas pactuadas Até outubro Importação do 2º acompanhamento do PGDI/Competências e do Instrumento de Avaliação de Desempenho/2016 no SISAD Até fevereiro

SUPERINTENDÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS – SRH DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO – DIAD Página da DIAD: seeavaliacaodesempenho.educacao.mg.gov.br Trilhas de Desenvolvimento: http://www.planejamento.mg.gov.br/trilhas-de-desenvolvimento E-mail da Avaliação de Desempenho - DIAD: adesempenho.diad@educacao.mg.gov.br