Rede Social de Sustentabilidade Apresentação Escola com Celular é um projeto inovador que parte da constatação de que o telefone móvel é muito mais do.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

A Rede Em Rede A Formação Continuada na Educação Infantil
Formação Sala de Leitura e Filosofia
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Projeto Prêmio Itaú-Unicef 14º. Congresso Internacional ABED
Fundação Roberto Marinho
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
SME/ DOT Educação Infantil Plano de ações 2009
Programa Algar Educa Leitura e escrita + voluntariado +
OPERAÇÕES E LOGÍSTICA EQUIPES Perfil Recrutamento e Seleção Treinamento INSTRUMENTOS E MATERIAIS Distribuição Empacotamento CONTROLES Sistema Integrado.
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
Programa aluno pesquisador
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Estágio Supervisionado PE: ES
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
Realização Iniciativa www. educarede.org.br/minhaterra2009 Parceria.
Programa Ler e Escrever
Quantos são? Onde fica? Rua Irmãos Oliveira Lopes OVAR Tel Fax Alunos 79 Professores 33 Funcionários.
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Planejamento PNAIC 2014.
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
Agrupamento de Escolas de Águeda Junho de 2004.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
CURRICULO +.
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
Informações sobre o Teleduc
Planejamento e 7 de março de 2014.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Estágio Curricular Supervisionado II 26 de agosto a 30 de novembro
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
Coordenadoria do Ensino Fundamental
Ferramentas/Recursos do TelEduc. Os recursos do ambiente são distribuídos da seguinte forma: Estrutura do Ambiente: contém as informações sobre o funcionamento.
“USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO INTERDISCIPLINAR DO CICLO BÁSICO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO DA ÁREA DA SAÚDE”
O Futuro da Licenciatura a partir das normativas do Ensino Médio
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PRINCIPIOS QUE NORTEIAM UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA GLOBALIZADORA
Edital n° 3/2009 Resolu ç ão FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
TELEDUC. Estrutura do Ambiente Contém informações sobre o funcionamento do ambiente TelEduc. Dinâmica do Curso Contém informações sobre a metodologia.
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
1ª Formação de Professores Coordenadores
Projeto Aluno Monitor em Ação
WORKSHOP Aveiro, 28 de Abril de 2004 Comissão de Gestão.
Nesta Campanha, o que nos motivará para o encontro e a ação conjunta é a preocupação do cuidado com a Casa Comum, o lugar onde habitamos. A Casa Comum.
CONHECENDO O. O que é o TelEduc O TelEduc é um ambiente para realização de cursos a distância através da Internet. Está sendo desenvolvido no Nied (Núcleo.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada III--- Gilca dos Santos Didatica dos Meios Juliene --Vasconcelos Zeila EaD-Educação.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
Oficina Pedagógica Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional.
Diretrizes para a formação continuada dos professores nas escolas Sugestões Fernanda Maria Pereira Freire 26 de abril de 2012.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional TelEduc Fabiana Resende de Oliveira.
Escola Nacional de Serviços Urbanos Programa de Capacitação 2016 Guia do Participante EAD.
vídeo
Proposta do Curso Elaboração de Projetos (40h) FORMADORES: FÁBIO NOGUEIRA KAAM COORDENADORA: ROSEMEIRE NOGUEIRA B. KAAM PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA.
O papel pedagógico do órgão gestor
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Termo de Terminalidade
Transcrição da apresentação:

Rede Social de Sustentabilidade

Apresentação Escola com Celular é um projeto inovador que parte da constatação de que o telefone móvel é muito mais do que um aparelho de comunicação para os adolescentes e jovens. Ele é um objeto de desejo que facilita a sua integração e a socialização.

Projeto O projeto fomenta temas ligados à sustentabilidade na cidade. Em uma espécie de imersão em suas comunidades, os alunos podem estudar temas como “água e energia”, “resíduos e consumo”, o “princípio dos 3Rs”, doenças associadas à urbanização etc. O resultado das observações é transformado em conteúdos públicos disponibilizados em uma rede social.

Projeto O celular é o instrumento de apoio às atividades, tanto em sala de aula como fora dela, e serve como suporte para o registro e acesso à informação e comunicação das descobertas e dos aprendizados.

Importância O projeto propõe: incorporar novas práticas digitais e tecnologias aos projetos pedagógicos; utilizar os dados da realidade para estimular as aprendizagens descritas no currículo escolar; estimular a participação e o convívio social na escola e na cidade; praticar a inclusão digital com base nas premissas de mobilidade, conectividade e sustentabilidade.

Premissas O eixo norteador é “sustentabilidade”. É acompanhado por um curso de apoio aos professores para a implementação do projeto e o desenvolvimento das aprendizagens previstas no currículo. Permite a proposição de projetos interdisciplinares. Utiliza os telefones celulares dos alunos e as tecnologias disponibilizadas nas escolas.

SMS No projeto os telefones celulares dos professores e alunos são utilizados para: Comunicação – SMS com tarefas, “pílulas de informações” e feedback das atividades para os alunos. Registro de observações – por meio de vídeos, fotos e mensagens. Importante: as mensagens são exclusivamente relacionadas às atividades do projeto, são gratuitas e em número limitado.

SMS Exemplo de pílulas e perguntas enviadas aos professores e alunos: ECC Você sabia que folhas e restos de árvores não são “lixo” e podem ser aproveitados para a produção de adubos? Vamos tornar o solo mais fértil? ECC ola pessoal! Para responder as perguntas basta digitar ECC + numero da pergunta + sua resposta! Exemplo: ECC 1 Sim ! ECC 2 Você fecha a torneira enquanto escova os dentes? Lembre-se para responder: ECC sua resposta! ECC 3 Você desliga aparelhos eletrônicos quando não estão em uso? Obs.: As mensagens de texto não aceitam acentuação.

Em síntese, as principais atividades: 1. Curso para apoiar os professores na implementação do projeto 2. Customização da plataforma web com rede social e mapa 3. Propostas de estudo de campo (dentro e fora da escola) 4. Socialização dos resultados com a comunidade

Curso para professores O objetivo do curso é assessorar os professores a implementar o projeto.  Modalidade: EAD  Suporte pedagógico: tutor e/ou central de atendimento  Web aulas  Atividades de leitura  Fóruns de discussão: interação com outros professores e trocas de experiências  Certificação Fundação Vanzolini

Home do projeto

Web aulas

Rede Social

Rede Social: Álbum de fotos

Macrocronograma Reunião com gestores e equipes para detalhamento das atividades Março Disponibilização e aplicação do questionário eletrônico de perfil Abril Consolidação do relatório pesquisa de perfil e discussão dos resultados Maio Inscrições de professores Maio Início do curso para educadores Junho Inscrições para alunos Junho Atividades com alunos – fase 1 Agosto Atividades com alunos – fase 2 Setembro Atividades com alunos – fase 3 Outubro Encerramento do curso Novembro

Competências curriculares

Gêneros textuais narrativos (características e situações de comunicação) Os seres vivos e os fatores não-vivos do ambiente Não há conteúdos correlacionados às questões ambientais Ciclos da natureza; Tempo histórico, objetos sociais e leitura de paisagens; Espaço geográfico 1º Leitura, escrita e oralidade em diferentes situações de comunicação Reconhecer aspectos relevantes no uso da água e em medidas para o uso racional de recursos materiais Não há conteúdos correlacionados às questões ambientais Cartografia; Mapas; Orientação relativa; Coordenadas Geográficas 2º Discurso artístico; e gêneros narrativos articulados por projetos; Construção de projeto artístico Qualidade de vida; Poluição do ar, do solo e da água; Saneamento básico Não há conteúdos correlacionados às questões ambientais 3º Discurso artístico; e gêneros narrativos articulados por projetos; Construção de projeto artístico Não há conteúdos correlacionados às questões ambientais 4º 6º Ano Língua PortuguesaCiênciasGeografiaArtes Relações alimentares – produtores, consumidores e decompositores Os destinos do lixo; O consumo consciente e a importância dos 3Rs (reduzir, reutilizar e reciclar)

Narrar e relatar (conteúdos de leitura, escrita e oralidade); Textos jornalísticos Não há conteúdos correlacionados às questões ambientais O desenho e a potencialidade do registro nas linguagens artísticas Não há conteúdos correlacionados às questões ambientais 1º Relato, notícia e relato de experiência; Leitura, escrita e oralidade dos gêneros em situações de comunicação Não há conteúdos correlacionados às questões ambientais 2º Discurso jornalístico; Gênero “Relatar” articulado por projeto; Construção de projeto jornalístico Recuperação de ambientes aquáticos, aéreos e terrestres degradados Não há conteúdos correlacionados às questões ambientais 3º Discurso jornalístico: diferentes formas de representação Ser humano e saúde; Parasitas humanos e os agravos à saúde; Vírus Não há conteúdos correlacionados às questões ambientais 4º 7º Ano Língua PortuguesaCiênciasGeografiaArtes

Pesquisa – perfil de uso de tecnologias Acesse: Login: CPF sem pontos e sem traço Senha: CPF sem pontos e sem traço

Gestão de Tecnologias Aplicadas à Educação Fundação Carlos Alberto Vanzolini Rua Venâncio Aires, 417/419 – Vila Pompeia Contato