Ano Agrupamento de Escolas de Abrigada U nidade L etiva 1 A dignidade da vida humana.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DEFINIÇÕES.
Advertisements

Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características básicas:
E.M. NEIL FIORAVANTI - CAIC ALUNO: JOÃO GABRIEL CABRAL BELINI ANO: 7º B – 2014 DISCIPLINA: HISTÓRIA PROFESSORA: IRENE VIANA.
A DIGNIDADE DA VIDA HUMANA
Nome: Thamires e Maria Eduarda Turma: 611 Escola Municipal de Ensino Fundamental Ângelo Chiele.
Os Alicerces A Declaração Universal dos Direitos Humanos(1948) anunciaram uma nova era de empenhamento internacional na promoção e na proteção dos direitos.
Temas: O que é história? e O tempo e a história Avaliação 1 – 13/03/2015 PAULA GRACIELE CARNEIRO [1][1] Compreender os diferentes tipos de fontes históricas.
PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
O estudo da Cultura Aulas 19, 20, 21 e 22 O estudo da Cultura  Cultura corresponde ao conjunto de saberes coletivos compartilhados e transmitidos no interior.
Investigando o Saber. Profª Renata Lopes  O que é afinal conhecer? Conforme analisa o filósofo norte-americano contemporâneo, Richard Rorty, na concepção.
Como Apresentar Sermões Encontro de Anciãos Associação Paulistana.
Adolescência e Principais problemas de saúde na puberdade História, Conceitos e Características DISCIPLINA HSM-130 CICLO DA VIDA II Graduação em Nutrição.
Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.
Preconceito racial. O preconceito Racial é o que abrange em todo o mundo, pois as pessoas julgam as demais por causa da sua cor.
HISTÓRICO, DELIMITAÇÃO DO CONCEITO, ORIGENS DA DINÂMICA DE GRUPO
CONFLITOS E FOCOS DE TENSÃO
EDUCAR PARA A IGUALDADE ÉTNICO-RACIAL Luciana Alves.
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL PARTE I Natania A S Nogueira
Aspectos Naturais, econômicos, políticos e sociais
ESTADO-NAÇÃO E TERRITÓRIO Prof. Geová Ferreira. 1.Estados territoriais e Estados nacionais O A fronteira é o limite entre duas partes distintas, por exemplo,
REPÚBLICA OLIGÁRQUICA REPÚBLICA OLIGÁRQUICA: café, indústria e movimento operário.
África no Brasil Povos Africanos.
TRANSIÇÃO DO TRABALHO ESCRAVO PARA O TRABALHO LIVRE
Joelma do Vale Especialista em Família Líder Ministério da Mulher Bahia e Sergipe.
Estado nacional e poder político. O que é poder? Na aula anterior, nossas reflexões sobre política, povo e nação esbarraram inúmeras vezes nos conceitos.
A cultura e suas transformações, ou seria imposições?
Livro de Daniel Capítulo 02
Gênero e Sexualidade e direitos humanos infanto-juvenis Antonio Sardinha Jornalista, especialista em Direitos Humanos e Mestre em Comunicação.
EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS. FILÓSOFOS GREGOS Leucipo (450 a. C.)  pensamento filosófico Viveu por volta de 450 a. C. (à de anos atrás) e dizia.
Resumo Boaventura S. Santos (p ) As sociedades capitalistas são constituídas por mercado, Estado e Comunidade. Em geral esta última sempre esteve.
A União Ibérica. Regresso ao Norte de África Crise do Império do Oriente  Viragem para o Norte de África Marrocos estava mais próximo, tinha menos riscos.
A ANÁLISE DO DISCURSO. ORIGENS Atualmente o estudo da língua sob a perspectiva discursiva está bastante difundido, havendo várias correntes teóricas.
FASCISMO NA EUROPA “ assim como o corpo humano funciona com órgãos principais e secundários, assim funciona a sociedade, com órgãos superiores e inferiores.
A EXPANSÃO MUÇULMANA As três razões principais que levaram os muçulmanos a lançar- se à conquista de novos territórios: - A pobreza e o superpovoamento.
Antiguidade Clássica A civilização greco-romana serviu de modelo para o desenvolvimento da sociedade europeia e ocidental, por isso o adjetivo clássico,
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
Brasil: território e sociedade. Conjunto de pessoas que vivem em determinado espaço e tempo e de acordo com certas regras Grupo de pessoas que falam a.
EMRC, uma disciplina... A EMRC E A MENSAGEM CRISTÃ EMRC E A MENSAGEM CRISTÃ.
GEOPOLÍTICA DA NOVA ORDEM MUNDIAL – CAP. 17 JANDERSON - CIC.
Filosofia Moderna: empirismo e iluminismo
Persas e Fenícios Um pouco de seus modos de trabalho e cultura Bolsistas PIBID: Monique R Marcelly I.
Introdução às Ciências Políticas Atividade 6 – Introdução às Ciências Políticas Significados do termo Política Significados do termo Política: ação coletiva.
Atividade racional que transforma o meio natural
Estes slides são para uso das igrejas cristãs e irmãos que desejem se aprofundar no tema. Para adquirir as revistas para a sua igreja, acesse
Reconhecimento da diversidade cultural Diversidade musical e desigualdade social.
População brasileira Indicadores das características da estrutura da brasileira Idade e gênero – Pirâmide Etária escolaridade – Taxa de analfabetismo.
Curso de Especialização: A Gestão do Cuidado Para uma Escola que Protege Módulo III.
O Cristão é um cidadão como todos os outros. Quais devem ser as relações entre as realidades de Deus e as realidades do mundo? A Liturgia aponta o lugar.
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA: por um turismo mais solidário, menos perverso e mais justo.
MOVIMENTO PERONISTA ARGENTINA, Ditaduras Latino-Americanas Casa Rosada. Buenos Aires, Argentina, Acervo pessoal.
Movimentos Migratórios e suas Motivações
As grandes regiões culturais
Professor responsável: Jorge Pacheco Feito por: Mafalda Aguiar nº22 6ºG.
OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
Professora Rosana Rossatto. Geralmente, classificamos aquilo que podemos ver, tocar, sentir, ou seja, o que faz parte do mundo da matéria. Chegamos até.
Segunda Guerra Mundial
Migrações 2º EM – 2015 Jeferson. Migração Deslocamento populacional representativo que possui diversas causas. Problemas Políticos;  Curdos, Palestinos.
E. E Avelino Ferreira Apresenta: SEMINARIO –GEOGRAFIA Por: Kerolin n°18 Mylena n°25 Gabriela n°12 Vitoria n°35.
A Revolução Francesa. No ano de 1789, uma revolução pôs fim à monarquia absoluta em França, dando lugar a uma nova ordem política, social e económica.
OS IDEAIS DA LUTA EMANCIPACIONISTA
Tibete “Seja a mudança que você quer ver no mundo”. Dalai Lama.
Rolihlahla Madiba Mandela Aos sete anos, Mandela tornou-se o primeiro membro da família a frequentar a escola, onde lhe foi dado o nome inglês "Nelson".
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
O mundo subdesenvolvido. Origens do subdesenvolvimento O Neocolonialismo Durante o século XIX, principalmente em sua 2ª metade, desenvolveu- se um processo.
A Controvérsia Gnóstica Wanderley Pereira da Rosa.
Transcrição da apresentação:

ano Agrupamento de Escolas de Abrigada U nidade L etiva 1 A dignidade da vida humana

ano CAD A dignidade da vida humana UL 1

ano A dignidade da vida humana UL 1 Também o consumo excessivo: tabaco, álcool drogas, como a cocaína, pode ocasionar o aborto espontâneo. A expressão eufemística «Interrupção Voluntária da Gravidez» (IVG) designa oficialmente o aborto induzido. EBI ABRIGADA

ano CAD A dignidade da vida humana UL 1 tipos de aborto ABORTO espontâneo induzido (químico ou cirúrgico) TERAPÊUTICOVOLUNTÁRIO mal formação congénita perigo da vida da mãe violação mãe adolescente falta de condições económicas bebé não desejável EBI ABRIGADA

ano CAD A dignidade da vida humana UL 1 preconceito O preconceito funda-se num juízo preconcebido, injustificado e irracional. Manifesta-se geralmente em atitudes discriminatórias relativamente a determinadas pessoas, lugares ou tradições que, pelo simples facto de serem diferentes, são considerados destituídos de valor. Indica, portanto, desconhecimento e ignorância relativamente ao outro que é desconsiderado. A ignorância produz o medo que leva à indiferença até à violência explícita. O outro é uma ameaça, potencial inimigo a eliminado. EBI ABRIGADA

ano CAD A dignidade da vida humana UL 1 preconceito = estereótipo exemplo: «todos os ciganos são ladrões», «todos os brancos são arrogantes», «os espanhóis não são de fiar»… É possível identificar preconceitos de ordem religiosa, económica, política, cultural, étnica, racial…  os Egípcios, por exemplo, mantiveram os Hebreus na escravidão;  os Gregos consideravam bárbaros os povos que não falassem o grego;  os Romanos eram bárbaros todos os povos que não falavam latim… EBI ABRIGADA

ano CAD A dignidade da vida humana UL 1 O racismo baseia-se em opiniões preconcebidas e injustificadas. O racismo pretende justificar a escravidão, a opressão, o domínio de uns povos sobre outros, o genocídio contra um grupo, uma etnia… EBI ABRIGADA

ano CAD A dignidade da vida humana UL 1 O racismo afirma a necessidade de um grupo social dominante, seja em termos económicos seja numéricos, se distanciar de outros grupos que, por razões históricas, possuem tradições ou comportamentos diferentes. O grupo dominante constrói um mito (um estereótipo) Ser racista é desprezar o outro em nome da sua pertença a um grupo que se distingue pela cor da pele ou por outras características físicas, normalmente associadas ao uso de uma língua própria, à prática de uma religião diferente, etc. EBI ABRIGADA

ano CAD A dignidade da vida humana UL 1 Em pleno século XX, a partir de 1948, na África do Sul, o regime do apartheid manteve a população africana sob o domínio de um povo de origem europeia. Este regime político racista chegou ao seu termo quando, por pressão mundial e após a libertação de Nelson Mandela, foram convocadas as primeiras eleições para um governo multirracial de transição, em Abril de Os racistas utilizam sempre argumentos de ordem irracional para justificar a hierarquização entre as pessoas. Cícero, filósofo romano, já dizia que «os homens diferem pelo saber, mas são iguais na sua aptidão para o saber». EBI ABRIGADA

ano CAD A dignidade da vida humana UL 1 Um desses partidos chamava-se Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães (Partido Nazi) liderado por Adolfo Hitler. EBI ABRIGADA

ano CAD A dignidade da vida humana UL 1 Milhões de desempregados e grupos dominantes descontentes passaram a acreditar nas promessas de Hitler. O führer (líder, chefe) iniciou uma propaganda alienante, recorrendo à violência policial para implantar uma cruel ditadura. O povo alemão, como todos os outros, era bastante miscigenado (mistura de várias raças e etnias) e, portanto, não havia propriamente uma «raça pura» cujos traços físicos fossem inteiramente distintos do resto da humanidade. Mas a propaganda nazi defendia a pureza racial do povo alemão e a sua superioridade em relação a todos os povos Um sentimento de hostilidade e aversão dirigido a pessoas, culturas e religiões não dominantes fez-se sentir de forma violenta. A sede de poder de Hitler não tinha limites. Invadiu e anexou vários países europeus, dando origem à Segunda Guerra Mundial. EBI ABRIGADA

ano CAD A dignidade da vida humana UL 1 De entre todos os povos, alguns foram vítimas de um ódio especial: os judeus. O grande objetivo de Hitler era a extinção do povo judeu (a «solução final»). Por isso, confinou a população judaica a guetos, sujeitou-a à deportação em massa e isolou-a em campos de concentração, onde, para além de ser sujeita a trabalhos forçados, vivia em condições degradantes e desumanas, era permanentemente torturada e utilizada como cobaia em experiências científicas. Estima-se que cerca de seis milhões de judeus foram vítimas. A este genocídio chama-se geralmente «holocausto». EBI ABRIGADA

ano CAD A dignidade da vida humana UL 1 Incluía também: militantes comunistas homossexuais ciganos deficientes motores deficientes mentais ativistas políticos testemunhas de Jeová crentes de Igrejas cristãos que se lhe opuseram sindicalistas doentes psiquiátricos etc. EBI ABRIGADA

ano CAD A dignidade da vida humana UL 1 e tu que sonhas para amanhã EBI ABRIGADA