SAÚDE DO SERVIDOR  Afastamentos  Readaptação  Aposentadoria.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
7ª AULA 2015 Direito Previdenciário
Advertisements

Regime Geral de Previdência Social – RGPS x Regimes Próprios de Previdência Social RPPS Delúbio Gomes Pereira Silva Capão do Leão - RS Outubro de 2015.
ART ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA Palestra da Pauta Mínima de Atividades - PMA.
PRO-SOCIAL Situação Nacional. EIXOS DISCURSIVOSPROPOSTAS TERCEIRIZAÇÃO DA ASSSISTÊNCIA DIRETA À SAÚDE Art. 8º parágrafo 2º Os profissionais referidos.
IMPACTO DO PISO NOS ESTADOS E MUNICÍPIOS SESSÃO ESPECIAL NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA CAMARA DOS DEPUTADOS BRASÍLIA MILTON CANUTO DE ALMEIDA.
Incapacidade Laboral Afastamentos, causas, procedimentos, reabilitação, readaptação, fraudes e benefícios Douglas Figueiredo mar/2016.
Equilíbrio financeiro e atuarial dos Regimes Próprios de Previdência Social - RPPS Marcello Lourenço de Oliveira Maceió-AL, 22 de junho de
OS RUMOS E AS PERSPECTIVAS DAS DIRETRIZES PARA A ORGANIZAÇÃO DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO BÁSICA SINTESE Conferência Estadual dos Trabalhadores.
Tecnologias em saúde:. 2 O que é tecnologia em saúde? Medicamentos, equipamentos e procedimentos técnicos, sistemas organizacionais, educacionais, de.
SAÚDE - conceitos algo difícil de definir não é concreto uma construção mental um artefacto ou construção lógica* “ uma palavra que expressa uma abstração.
Unimed ABC - Nº de vidas: MEDICINA PREVENTIVA 1.Promoção e Prevenção de Saúde: (equipe multidisciplinar) Gestantes Ginástica Adaptada Obesidade.
Reformas Constitucionais: Concessão e Atualização de Benefícios Previdenciários Fábio Souza Facebook/prof.fabiosouza.
Preocupações e Desafios para os Empregadores Roberto Martins Santos/SP. Agosto/2014.
PESSOA COM DEFICIÊNCIA BPC versus TRABALHO Audiência Pública 06/06/2011 Câmara dos Deputados - Comissão Direitos Humanos e Minorias Maria Aparecida Gugel.
Enfermagem 30 horas: A conquista no Estado do Tocantins Profa. Msc. Enfa.: Dayana Franco 2012.
Treinamento Introdutório de Segurança para Recém-admitidos
CURSO: SECRETÁRIA(O) DO LAR Professora: EURÍDICE RIBEIRO DE ALENCASTRO.
Ministério Público da União Ministério Público do Trabalho Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente Trabalho.
INDICADORES SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO DE PESSOAS E POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS Departamento de Desenvolvimento Pessoal e Capacitação Funcional 05/08/2010.
Marcelo Guerreiro Juiz Federal TRF 2. REGIME PRÓPRIO DE PREVIDENCIA SOCIAL.
Modelo Biopsicossocial e o Uso da CIF
1. POLÍTICA E ATENÇÃO À SAÚDE DO SERVIDOR  Diagnóstico dos serviços de saúde em âmbito nacional  Sistema de Informações – SIAPE SAÚDE  Perícia.
Flexibilidade do tempo de trabalho. Tempo de trabalho Tempo de trabalho: qualquer período durante o qual o trabalhador está a desempenhar a actividade.
Comissão do Concurso PresidênciaDGP Medicina do trabalho Assessoria de Segurança DGEControladoria Início Publica o resultado final do concurso no Diário.
Lei nº 8.112/ artigo 5º: “§ 2º Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscrever em concurso público para provimento de.
Proposta do ANDES-SN. ANTECEDENTES PUCRCE E CONSTITUIÇÃO 88.
LEGISLAÇÃO E EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA. Modelo Orçamentário Modelo Orçamentário é o conjunto de procedimentos padronizados que devem ser seguidos pelos entes.
Finanças da Educação na cidade do Recife (2010 – 2014) Instituto Latino-americano de Estudos Socioeconômicos (ILAESE) ABRIL de 2014.
Conselho de Direitos – Competências. Orgão administrativo, não jurisdicional, permanente e autônomo, colegiado, criado pelo ECA, com o dever de zelar.
Os critérios para o preenchimento de vagas reservadas às pessoas com deficiência nos concursos públicos e a utilização de instrumentos de classificação.
Principais motivos sobre a viabilidade e sustentabilidade dos RPPS: Favoráveis ao Executivo: 1º - No caso de extinção, o art. 5º da portaria nº 2/09 do.
FACULDADE DE MEDICINA DE ITAJUBÁ M.G ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE O.A.S.S2011.
GESTÃO DO PAIF.
GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA - BRASIL Secretaria da Administração do Estado da Bahia GESTÃO DE PESSOAS.
Aula 1 Gestão Ambiental Disciplina: Gestão de Cooperativas
Sociedade em Conta de Participação Esta sociedade não possui patrimônio próprio e nem personalidade jurídica, pois este patrimônio e a personalidade jurídica.
0 Planejamento e Controle de Obras MÓDULO 9 APRESENTAÇÃO Módulo 9  Segurança do Trabalho  Responsabilidade Civil e Criminal.
Previdência Complementar. Economus BD com déficit equacionado e déficit adicional em torno de R$ 90milhões (valor dezembro /08) BD com déficit equacionado.
DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO II. Jornada de Trabalho No princípio das regulamentações sobre jornada de trabalho, havia fixação de jornada de 10 horas.
Acidentes de Trabalho Profª. Michele Barboza.
Veris Faculdade 1 Prof.Ronaldo Harada Folha de Pagamento 29/10/2010.
Campanha da Boa Visão Projeto Coorporativo. Histórico Fundada na década de 90, a ótica C&S vêm se consolidando como uma das maiores lojas especializadas.
PROFª DRª GECIANE PORTO CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS ORGANIZAÇÃO, GERÊNCIA E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO NEGÓCIO.
Impactos da lei /13 na quarentena de ex-dirigentes.
CIPA. A CIPA é uma comissão composta por representantes do empregador e dos empregados, e tem como missão a prevenção da saúde e da integridade física.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 16.
Baldur Schubert, Médico. Representante da Organização Ibero-americana de Seguridade Social (OISS) no Brasil Saúde e Seguridade Social do Servidor 61º FONAC.
>>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >>. 0,26 CAPS por habitantes ¼ da necessidade.
PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DEL REI AUDIÊNCIA PÚBLICA AVALIAÇÃO E CUMPRIMENTO DE METAS 1º QUADRIMESTRE 2013.
Fator Acidentário de Prevenção FAP SINDIQUIM - RS 23/10/2009.
Fazer parte de um processo de conscientização da Qualidade de Vida no Trabalho, promover o bem estar físico, mental e social, resultando em benefícios.
Manual do Estágio Probatório. Prefeito As atividades da Administração Pública se operacionalizam por pessoas que ocupam cargos públicos temporários cargos.
AULA INTRODUTÓRIA SAÚDE E TRABALHO AVANÇOS E PERMANÊNCIAS.
DOCUMENTOS IMPRESCINDÍVEIS OU ESSENCIAIS APOSENTADORIA POR IDADE APOSENTADORIA POR IDADE O benefício pode ser solicitado nas Agências da Previdência Social.
Implantação e Gerenciamento de Avaliação de Desempenho – Experiência do Município de Vitória.
UNIDADE 3. Incentivo Incentivo: conjunto de fatores que motivam as pessoas a assumirem cargos e funções no setor público;
Maria Izabel de Freitas Filhote defesadotrabalhador.blogspo...trabalhadores.jpg412 x k - jpg ANAMNESE OCUPACIONAL.
As medidas de promoção da saúde têm como objetivo prevenir e/ou minorar os efeitos das doenças De acordo com a OMS, promoção da saúde é o processo que.
ENAP/Brasília junho/2010. Antes de 1930 – Fase contábil - Preocupação com a saúde física 1930 a 1950 – Fase Legal - Instituição da CLT - Estudo das relações.
Unidade III – Regime Geral de Previdência Social – Características e sujeitos. 2.Beneficiários (cont.). 4.Dependentes 5.Qualidade de segurado – instituição,
Trabalho e Sofrimento Psíquico
SOCIEDADES EMPRESÁRIAS Atos constitutivos: a sociedade empresária adquire personalidade jurídica com o arquivamento dos atos constitutivos na Junta Comercial.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
Benefícios previdenciários na Lei nº 8.112/90 e seu embasamento constitucional.
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Ana Virginia R. Veríssimo Processo Administrativo Planejamento.
FACULDADE de MEDICINA ITAJUBÁ M.G Organização e Administração de Serviços de Saúde O. A. S. S Luiz Marcos Ribeiro.
Responsabilidades UMA VISÃO JURÍDICA DOS ACIDENTES E DOENÇAS DECORRENTES DO TRABALHO.
E mpresa J únior Prof. Me. Fábio Fernandes. O que é isso? O Empreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno.
KLAIDE ELAINE DE ALMEIDA SOUZA ASSISTENTE SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM: GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SOCIAIS MEDIAÇÃO EM CONFLITOS.
QUADRO DOS AGENTES VISTORES APRESENTAÇÃO - QAV (Lei nº , de 1º de abril de 2016) Abril de 2016 Prefeitura do Município de São Paulo – PMSP Secretaria.
Transcrição da apresentação:

SAÚDE DO SERVIDOR  Afastamentos  Readaptação  Aposentadoria

1.Considerações prévias  CARGO PÚBLICO é o conjunto de atribuições permanentes do serviço público a serem exercidas por um servidor, com denominação e remuneração fixadas em lei  O EXERCÍCIO do cargo público supõe capacidade física e mental para o desempenho dessas atribuições

1. Considerações prévias  A remuneração e demais vantagens do cargo público, inclusive benefícios previdenciários, são devidos em razão do EXERCÍCIO, ressalvados os casos expressamente previstos em lei  Assim, as ausências no serviço geralmente impõem ao servidor a perda da remuneração respectiva

1. Considerações prévias  Excetuam-se, entre outros: -repouso semanal, feriados e férias -afastamentos legais (convocação ou obrigação legal, gala, nojo, etc.) -licença remunerada ou não para exercício de outro cargo público ou para missões de interesse público -incapacidade por motivo de saúde

2. A saúde do servidor  Condição indispensável ao bom desempenho do cargo público é a saúde do servidor  SAÚDE, aqui, deve ser compreendida em seu sentido mais amplo, abrangendo o estado físico e mental (emocional, psicológico, etc.)  Fundamental, pois, mecanismos de controle, desde o ingresso no serviço

2. O dano à saúde  Qualquer dano à saúde compromete, de certo modo, o exercício do cargo, na medida em que pode alterar as condições de humor, reflexo, conforto, concentração, memória, etc.  A extensão do comprometimento pode variar de pessoa para pessoa e, certamente, depende das atribuições do respectivo cargo público, impondo, ás vezes o afastamento do serviço

3. Absenteísmo  À ausência do servidor por motivo de saúde, por um período de tempo variável, até o restabelecimento da capacidade laborativa, dá-se o nome de licença médica ou licença saúde  O absenteísmo produz um grande impacto nos custos diretos e indiretos do empregador e, por vezes, também do empregado (horas-extras, etc.)

4. Causas  Dentre as causas de afastamentos e licenças por motivo de saúde, podemos identificar: -Doenças gerais (comunitárias): quadros agudos ou crônicos, infecções, doenças cardiovasculares, metabólicas, etc. -Doenças ocupacionais: derivadas da atividade profissional (silicose, abestose, doenças auditivas, LER/DORT, etc. -Acidentes de trabalho: acidentes ocorridos em razão do trabalho, no local de serviço ou no trajeto para o mesmo

5. Prevenir...  Para enfrentar o problema do absenteísmo é necessário que se adote uma visão preventiva através: -de programas públicos, campanhas e palestras -do acesso à rede de saúde e exames preventivos -da melhoria do ambiente de trabalho, e das condições de exercício, etc.

6.... ou Remediar!  O afastamento ou licença médica não guarda relação exclusivamente com a doença, mas com a INCAPACIDADE, isto é, com as limitações decorrentes da doença para o exercício do cargo  Apenas a PERÍCIA MEDICA poderá identificar se há ou não incapacidade para o trabalho, levando em conta a doença e as atribuições do servidor

7. A perícia médica  Cabe ao médico assistente (aquele que assiste ao servidor) diagnosticar a doença e indicar a terapêutica recomendada para a mesma  Ao perito cabe avaliar a capacidade do servidor para o trabalho, estando autorizado a DEFINIR se é caso de afastamento e o tempo necessário (incapacidade temporária)

8. A incapacidade  Relação equilibrada entre a atribuição de seu cargo e a CAPACIDADE física e mental para realizá-las  Grau, duração e tipo de atividade -Parcial/total, temporária/permanente, leve/alta

9. Reabilitação  Durante o período de licença médica, o servidor deve cumprir rigorosamente a terapêutica indicada, a fim de reabilitar-se para o trabalho  Deve assim sujeitar-se ao tratamento recomendado pelo médico assistente, tal como a fisioterapia, cirurgia, etc  Recuperada a capacidade laborativa o servidor deve retornar ao serviço

10. Readaptação  Quando a recuperação não é integral, e o servidor, mesmo com limitações físicas e/ou psíquicas, possui condições de continuar exercendo algumas das atribuições de seu cargo ou de outro cargo no serviço público, dá-se o caso de READAPTACAO  É importante para a autoestima do servidor, que se sente útil e desafiado

10. Readaptação  Pode-se dar o retorno do servidor ao próprio cargo, com restrições, ou em atribuições de outro cargo (não há transferência ou nomeação em outro cargo – provimento derivado)  O processo de readaptação é realizado por uma equipe multidisciplinar (áreas administrativa, medicina do trabalho, segurança do trabalho, entre outras)

10. Readaptação  A readaptação não implica em: -alteração do cargo provido mediante concurso público -modificação (para mais ou para menos) da remuneração -paradigma para outros servidores  Deve-se cuidar do treinamento do readaptado e da adequação do ambiente de trabalho (local e pessoal)

11. Problemas da Fraude  Devolução do dinheiro utilizado – natureza alimentar;  Multa, juros e correção;  Desequilíbrio do RPPS.

12. Aposentadoria por invalidez  Assim como na licença médica, a aposentadoria por invalidez tem relação essencial não com a doença, mas com a INCAPACIDADE do servidor para a função pública  Para o benefício de aposentadoria, a incapacidade deverá ser PERMANENTE, apurada pela perícia médica a cargo do Instituto de Previdência, valendo

12. Aposentadoria por invalidez  Os proventos da aposentadoria por invalidez serão: -INTEGRAIS, quando se tratar de acidente de trabalho, doença profissional ou doenças consideradas graves na forma da lei (rol taxativo estabelecido em LEI) -PROPORCIONAIS ao tempo de contribuição, nos demais casos

13. Reversão  Enquanto não completar a idade mínima para a aposentadoria voluntária por idade (H=65; M=60), os aposentados por invalidez devem submeter-se a perícias médicas periódicas  Recuperada a capacidade laboral, o benefício é cassado e o servidor deve voltar à atividade

Cleuton de Oliveira Sanches Procuradoria Geral do Município de Indaiatuba-SP Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800, Jd. Esplanada CEP – Indaiatuba/SP –