Análise de Livros Didáticos Física para o Ensino Médio

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
Advertisements

Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Metodologia Científica
Proposta de Checklist para Avaliação de Sites Educacionais
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
Laboratório de Ensino de Química 1
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Contextos de formação de Professores
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
Aulas Práticas no ensino de Ciências
Apresentação de Resultados de Pesquisa
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Metodologia Da Pesquisa Científica
PNLD 2014 – Ensino Fundamental II
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Química Orgânica Reações de Oxidação
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Curso de Pedagogia Introdução à Prática da Pesquisa em Educação I: Fontes Professora: Maria Fátima Aucar Soler.
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
2ª Aula –Projetos de Ensino de Física
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Perguntas de Modelação
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Pesquisa para Avaliação de Disciplina
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Docência do Ensino Superior
Clóvis Danilo Emanuel Fábio. Projeto Inicial x Execução.
Ciência, Tecnologia e Sociedade: Aula de Introdução
Newton e a teoria da luz e cores
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
Como elaborar um plano de aula
Metodologia de Pesquisa Prof.Ludmila Rodrigues Antunes
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
CURSO DE SOCIOLOGIA Professor Décio Soares Vicente 1.
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
Física Metodologia de Ensino.
Por que o jornal na escola?
Laboratório de Mecânica
Metodologia científica - Conhecimento filosófico Chapecó, SC. Fevereiro de 2015 UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ – UNOCHAPECÓ ÁREA DE CIÊNCIAS.
Área de Ciências da Natureza
Ciência, Tecnologia e Sociedade: Aula de Introdução
QUE NÃO EXIGEM PROCESSO FORMAL DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
Potencializando a Aprendizagem “Só há ensino se houver aprendizagem” Prof. Abel Ardigó.
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
Daniela Benites Marcos Bonaldi Monalisa Nunes Thiago Augusto PROPOSTAS E PROJETOS Prof ª Anne L. Scarinci.
PNLD 2015 Área de Geografia UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências da Terra DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA.
Cada grupo deverá elaborar uma proposta curricular para 1 ano de curso de Física. Isto compreende um planejamento para o total de 80 aulas (2 aulas por.
P ROPOSTAS E P ROJETOS PARA O E NSINO DE F ÍSICA P ROFª. A NNE L. S CARINCI Grupo: Alexander Brilhante Coelho João Davi Pereira de Carvalho Thiago Gomes.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
A MOTIVAÇÃO PROPICIADA PELA ABORDAGEM DE UM TEMA DA FÍSICA MODERNA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Luciene Fernanda da Silva¹, Alice Assis² ¹ USP / Programa.
Documentos e Propostas legais
COMO ESCREVER PROJETOS ACADÊMICOS Lívia. TÍTULO Conciso + Claro; Qualquer momento; Palavras-chave; Expressar especificamente sobre o que é seu trabalho.
Transcrição da apresentação:

Análise de Livros Didáticos Física para o Ensino Médio Propostas e Projetos Prof. Anne L. Scarinci Análise de Livros Didáticos Física para o Ensino Médio Curso de Física (Máximo e Alvarenga) e Compreendendo a Física (Alberto Gaspar) André Borges - Danilo Fajardo - Mário Oliveira

Conteúdo Analisado: Reflexão da Luz Curso de Física Antônio Máximo e Beatriz Alvarenga Compreendendo a Física Alberto Gaspar Capítulo 5 e 6 v.2, Ondas e luz e Espelhos Esféricos, 2011, não está no PNLD. 30 páginas, divididos em 5 seções Apresenta texto introdutório com figuras, fotos e desenhos explicativos complementares ao texto. Exercícios resolvidos (alguns de vestibular) “Para você pensar e resolver”: perguntas abertas e reflexivas sobre o assunto estudado. “Práticas”: quantitativo, para sala de aula ou laboratório; e “Feira de Ciências”: qualitativo, atividades demonstrativas. Questões de vestibular: testes objetivos,1 dissertativo “Conhecendo um pouco mais…”: história dos espelhos, definições, eclipses. Capítulo 5 - do Volume 2, Unidade 3: Ótica e Ondas 33 páginas (incluindo a “capa” do capítulo) Capítulo dividido em 7 seções (incluindo a seção “Tópico Especial”) Contém exercícios de fixação ao final de cada seção Uma seção com propostas de “experiências simples”, qualitativas, ao final do capítulo. Seção com Problemas e testes e outra com Problemas suplementares - não identificados como sendo de vestibular no final do capítulo

Conteúdo analisado: Reflexão da Luz Curso de Física Antônio Máximo e Beatriz Alvarenga Compreendendo a Física Alberto Gaspar Conteúdo apresentado de forma conceitual e desenvolvido (construído) de forma tradicional. A obra apresenta o assunto Óptica numa sequência tradicional, iniciando com Óptica Geométrica. O tratamento ondulatório da luz é apenas sugerido em certo momento. A teoria de ondas é tratada no final da unidade (3) em um capítulo separado (Capítulo 7) Algumas experiências simples são propostas ao longo do texto. Um conjunto de experimentos qualitativos simples proposto ao final do capítulo em seção dedicada. Há uma seção “Pesquise e responda” em que se procura fomentar atividades interdisciplinares e de produção de texto. Em razão de discutir ondas no capitulo 1 ao 4, o autor inicia com luz e radiação eletromagnética: f(Hz) X λ (m) “Para você pensar e resolver”: perguntas abertas e reflexivas sobre o assunto estudado. “Praticas”: quantitativo, para sala de aula ou laboratório; e “Feira de Ciências”: qualitativo, atividades demonstrativas. Questões de vestibular: testes objetivos, 1 dissertativo: “Problema” “Conhecendo um pouco mais...”: história dos espelhos, definições, eclipses, associação de espelhos.

Antônio Máximo e Beatriz Alvarenga Compreendendo a Física Sequência Didática Curso de Física Antônio Máximo e Beatriz Alvarenga Compreendendo a Física Alberto Gaspar Introdução. Reflexão da Luz Espelho Plano Espelhos Esféricos Imagem de Um Objeto Extenso Equação dos Espelhos Esféricos A velocidade da Luz Revisão Experiências Simples Problemas e Testes. Principios da ótica Geométrica Reflexão da Luz Espelhos Planos Atividades Questões de Vestibular Conhecendo um Pouco Mais Introdução a Espelhos Esféricos Imagem e ponto Objeto Conjugados por um espelhos Esféricos Condições de estigmatismo para Espelhos Esféricos. Focos de um Espelho Esféricos. Construção gráfica de Imagens de Espelhos Esféricos. Equação de conjugação de espelhos esféricos. Relação entre a altura do objeto e da imagem.

Antônio Máximo e Beatriz Alvarenga Compreendendo a Física Visão de Ciência Curso de Física Antônio Máximo e Beatriz Alvarenga Compreendendo a Física Alberto Gaspar A física além de buscar o conhecimento do Universo, se ocupa de todos os ramos da atividade humana. Por ser uma ciência abrangente e com implicações importantes em nossa vida, o livro de física deve apresentar um conteúdo básico, mas também permitir a constante atualização desse conteúdo, de suas implicações tecnológicas e da própria compreensão de como os conhecimentos físicos têm sido adquiridos. O aprendizado de Física no Ensino Médio tem como objetivo a preparação do cidadão para interagir com objetos tecnológicos e compreender fenômenos, além de ser uma ferramenta que lhe facilitará explicar situações que acontecem em seu cotidiano e construir sua visão própria de mundo – Guia do Professor.

Antônio Máximo e Beatriz Alvarenga Compreendendo a Física Análise Curso de Física Antônio Máximo e Beatriz Alvarenga Compreendendo a Física Alberto Gaspar Sequência tradicional, evitando um tratamento essencialmente matematizado (segundo o PNLD), não parece, entretanto ser o que acontece Há uma preocupação em prover maior aprofundamento conceitual Há o tratamento da História da Física, mas o foco está na biografia dos cientistas O tratamento de questões históricas e epistemológicas da Ciência é superficial e há pouca ênfase nas dimensões políticas, econômicas, sociais e culturais do conhecimento científico. Não há uma abordagem CTS clara e aprofundada (grande crítica - guia do PNLD 2012) teoria e exercícios resolvidos em sequência. “Para você pensar e resolver”; questões de pesquisa – para o lar! “Conhecendo um pouco mais...”: textos que complementam o que foi estudado anteriomente, ex: efeitos e fontes de radiações eletromagnéticas; e eclipses e fases da lua, feixes, raios e pincéis de luz; história dos espelhos; ponto objeto e ponto imagem; simetria entre ponto objeto e imagem em relação ao espelho plano; estigmatismo do espelho plano; associações de espelhos. não aborda CTS

Antônio Máximo e Beatriz Alvarenga Compreendendo a Física Análise Curso de Física Antônio Máximo e Beatriz Alvarenga Compreendendo a Física Alberto Gaspar Ilustrações, figuras e imagens são coerentes e tem clara referência à parte do texto a que se referem A linguagem é de fácil acesso e os textos possibilitam o trabalho e desenvolvimento de habilidades de leitura e interpretação de texto. A ênfase em experimentos qualitativos limita o desenvolvimento de habilidades de caráter investigativo. Há certa preocupação em permitir ao aluno a reflexão sobre as conexões entre os conteúdos estudados e seu cotidiano. linguagem simples e conceitos em destaque complementados com desenhos ou fotos. Textos concisos e exercicios resolvidos de acordo com a explicação. Atividades de sala de aula ou laboratório: “práticas” e exemplos para “Feira de Ciências”

Análise – Concepções e Ênfases Curso de Física Antônio Máximo e Beatriz Alvarenga Compreendendo a Física Alberto Gaspar De acordo com as classificações de Eisner e Vallance, as concepções curriculares predominantes na obra parecem ser o racionalismo acadêmico e o currículo como tecnologia A ênfase curricular (Roberts) predominante é a das Explicações corretas (mais aceito pelos cientistas), mas também pode-se perceber aspectos da ênfase da Fundamentação sólida (Base para o próximo nível) O autor afirma que em razão das teorias pedagógicas cognitivas, preocupa-se com o estágio de desenvolvimento cognitivo do aluno. Gaspar segue as teorias pedagógicas cognitivas de Vigostky . Ênfase da estrutura da ciência (funcionamento da ciência) ,pois busca construir ao poucos o conhecimento. Concepção: Auto-Realização

Orientações ao Professor Compreendendo a Física Alberto Gaspar Curso de Física Antônio Máximo e Beatriz Alvarenga Bom suporte ao professor com instruções claras e sugestões interessantes de como usar as diferentes atividades No manual do professor há uma preocupação em explicitar as conexões com as DCN e os PCN Exemplos e sugestões de planejamento e de organização do curso, incluindo exemplos de sequências didáticas para cursos dados em dois anos. Para você pensar e resolver”, onde são propostas questões conceituais e exercícios “Práticas”, na qual são propostas atividades quantitativas “Feira de Ciências”, que são atividades demonstrativas, predominantemente qualitativas Em “Atividades experimentais: por que, onde e como fazer”, Gaspar explica a finalidade das experiências, onde comprar materiais

Antônio Máximo e Beatriz Alvarenga Conclusão Comprendendo a Física Alberto Gaspar Curso de Física Antônio Máximo e Beatriz Alvarenga Uma opção bastante viável como livro texto para um curso de Física sem pretenções de mostrar-se muito inovador – Adapta-se bem para professores que tem um perfil mais tradicional (André) mas também serve a professores que buscam diversificar suas aulas sem contar com muitos recursos (Mário) Provê um bom suporte ao professor em termos de idéias e texto base Serve tanto para fonte de consulta como para fonte de exercícios e atividades Boa opção, pois apresenta conteúdos e exercícios de forma simples e substancial. Os experimentos são uma forma de ajudar os alunos a fazerem algo em sala de aula de Física, deixando de lado a ideia de apenas olhar os desenhos do livro.