Correntes da Agricultura Sustentável. Antecedentes Agricultura 10 mil anos. Era parecida com a que os índios praticam hoje MODELO TRADICIONAL baseado:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PREPARO DO SOLO Prof. Paulo Ney.
Advertisements

DIFERENTES PAISAGENS E INTERESSES NA ORGANIZAÇÃO DO CAMPO
INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS
Unifev Introdução à Ecologia Profa. Marisa Dionísio.
AGRICULTURA E PECUÁRIA E SISTEMAS AGRÁRIOS
Formação ambiental solo. Formação ambiental solo.
GEOGRAFIA.
BIOMASSA Caroline F. Teles - 1º A – 13/08/08.
OS AMBIENTES PROTEGIDOS
Ecologia Níveis de organização: Conceitos Ecológicos:
Agroecossistemas: Conceitos de agroecossistemas
Manejo ecológico do solo - ii
INTRODUÇÃO AGRICULTURA ORGÂNICA
Atividades do campo.
Organismo agrícola biodinâmico
Sustentabilidade CST em Agronegócio.
Agricultura Biológica
Agricultura Tradicional/ convencional
Introdução ao Agronegócio
                                                                                                
Profª. Graziella Fernandes de Castro
Biotecnologia Clube de Ciência e Arte
História recente e importância da agricultura para a humanidade
Agricultura Biológica
05. MÁXIMA POTÊNCIA OBJETIVOS:
SOLO, O ALICERCE DA VIDA.
Serviços Ambientais Luciane Costa de Oliveira
Relação Cidade Campo A indústria modificando o campo
Agricultura Olá! Eu sou o Sr. Joaquim, Engenheiro Agrícola, e vou ser o vosso guia nesta viagem!
Quinta das 6 Marias São seis hectares trabalhados por seis mulheres, todas de nome Maria. São plantadas 83 variedades de hortícolas, além de árvores de.
Transgênicos O que são? Aspectos Positivos Aspectos Negativos
Capítulo 26 – Atividades econômicas no espaço rural
Constituição do planeta Terra:
AGRICULTURA PRODUTOS QUÍMICOS TÓXICOS Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” Genética e Questões Socioambientais Professor(a):
ALIMENTOS ORGÂNICOS.
Há dez mil anos atrás a sobrevivência do homem era garantida pela caça e pesca. As mulheres coletavam frutos e deram início à agricultura ao perceberem.
Aula 1. Introdução a Biotecnologia Ambiental
Produção Vegetal Fatores de Produção
FUNDAMENTOS DA AGROECOLOGIA
CRIAÇÕES ALTERNATIVAS
Transgênicos Os transgênicos, ou organismos geneticamente modificados, são produtos de cruzamentos que jamais aconteceriam na natureza.
PALESTRA VIDA URBANA E VIDA RURAL
Agricultura Alternativa (anos 70)
Aula 2. Relações entre organismos nos Agroecossistemas
AGRICULTURA ORGANO BIOLÓGICA
Desmatamento Prof. Regis Romero.
O Espaço Rural UT 5 – 6ª Série Prof.º Renan.
ELEMENTOS DE UM SISTEMA SUSTENTÁVEL DE PRODUÇÃO DE ALGODÃO
Agronegócio.
Será o Homem suficientemente inteligente para conseguir evitar a sua própria destruição? POLUIÇÃO Trabalho realizado por: Gonçalo Santos – nº7; João Fernandes.
Aula 5. Diversidade e Agrobiodiveridade
O Espaço Geográfico Rural
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
AGRICULTURA A ATIVIDADE AGRÍCOLA.
Fundamentos em Agronomia
Recursos Biológicos. Índice o Introdução Introdução o O que são recursos biológicos? O que são recursos biológicos? o O que e a biodiversidade? O que.
Maria Aparecida Salles Franco
Diversidade Biológica
Universidade Federal da Grande Dourados Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais Curso de Ciências Biológicas Programa de Educação Tutorial – PET.
Good Agricultural Practices Boas Práticas Agropecuárias Evelise Oliveira Telles
Agricultura no Mundo. Agricultura é o conjunto de técnicas utilizadas para cultivar plantas com o objectivo de obter alimentos, fibras, energia, matéria-prima.
Permacultura Uma breve Introdução Ian Mikael Paiva LGN0479-PEEG-2013.
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO ENSINO AGRÍCOLA Sistemas de Produção e Processos de Trabalho.
33 PALESTRA : “O NOSSO MUNDO !” Público Alvo : Ensino Fundamental II.
Prof: Ana Margarida S. Belo
Alimentação,Ambiente e Sustentabilidade Exploração das potencialidades da BIOSFERA 1.
TRABALHO MULTIDISCIPLINAR 2012 “ CUIDAR PARA NÃO FALTAR” 2º ANO A e B.
Predominam áreas: agrícolas e pastagens para animais
São organismos vivos com modificações transgênicas. Também chamados de organismos geneticamente modificados, são organismos nos quais foram introduzidos.
Transcrição da apresentação:

Correntes da Agricultura Sustentável

Antecedentes Agricultura 10 mil anos. Era parecida com a que os índios praticam hoje MODELO TRADICIONAL baseado: - fogo - mão-de-obra - tração animal - Rodízio de terras - Domesticação de espécies e variedades - Poucos problemas de parasitas

Caraterísticas do MODELO TRADICIONAL Desvantagens: – esgotamento de fertilidade – erosão do solo pelas queimadas. Vantagens: – maior controle da produção pelo agricultor (não precisa adquirir insumos) – preços que lhe garantem a sobrevivência – alimento sem contaminações de resíduos industriais.

faz 50 anos o modelo tradicional foi suplantado, tecnologias ditas “modernas” para o agricultor, conveniência de interesses políticos e comerciais à obtenção de crédito, se massificou. Produtores foram "convidados" a usar: tratores e implementos, adubos químicos, sementes e raças de animais de alta resposta a insumos, agrotóxicos e criar animais com ração industrial. Antecedentes

– aumentou a erosão, – o agricultor perdeu o controle da produção, – compra insumos cada vez mais caros – vende seus produtos a preços cada vez menores, – a mão-de-obra reduziu, sobra gente no campo, – imigração para a cidade ou para outros Estados, – natureza saqueada, – aumentou número de pragas – alimentos “envenenados” – o conflito por terras piorou, O aumento da produção que ocorreu deveu-se mais à expansão da área agrícola do que ao aumento da produtividade Consequências

2. Enfoque não sistémico A agricultura moderna especialização da produção Os especialistas analisam os processos em aspectos isolados. Os problemas são enfocados sob o ponto de vista restrito do problema em si. Na agricultura ecológica busca-se a sua relação entre os demais fatores.

a propriedade como um todo dinâmico, estão presentes e se relacionam componentes físicos, químicos e biológicos. a propriedade é parte de algo maior (comunidade ou região), a propiedade por sua vez faz parte do ecossistema de todo o planeta. "pensar globalmente e agir localmente". 3. Enfoque sistêmico

existe a preocupação pela autossuficiência da propriedade, busca produzir o máximo de insumos usados no processo produtivo dentro da própria propriedade cultivos ou criações se complementam. Ex. a produção de milho para o consumo animal: suínos, aves, os parasitas em animais ou plantas estão em relação com as condições em volta (meio ambiente e do manejo), a solução não é eliminar os sintomas (doença), a solução é resolver as causas que a provocaram. 3. Enfoque sistêmico

4. Solo como um organismo vivo e dinâmico o solo é a base da produção (vegetal e animal) fábrica onde trabalham dia e noite milhões de organismos vivos. a matéria orgânica ("alma" do solo) e. a principal fonte de energia dos organismos contribui para a diversificação das espécies, uma relação equilibrada entre as populações dificulta a ocorrência de "pragas" o ênfase da fertilização é: resíduos animais (estercos), adubação verde, inverno (ex.: aveia preta, ervilhaca, chícharo, gorga, colza, fava, tremoço), verão (ex.: mucunas, crotalárias, guandus, lablab,feijão de porco). a prioridade dos adubos minerais são rochas moídas (fosfatos naturais): a apesar de solubilidade lenta o efeito prolongado

5. Manejo ecológico de parasitas e doenças “A indústria chama de defensivos, não prejudicam a gente e só protegem as plantas”. Outros chamam de agrotóxicos, os produtos têm um efeito tóxico (venenos) como tal devem ser tratados. quanto mais agrotóxicos se usam, mais problemas aparecem e mais aplicação (“saco sem fundos“) Ex. Ao inicio quando se plantava soja o maior problema era a lagarta e o tal de percevejo. Depois apareceu o bicudo-da-soja, míldio. fogo selvagem nematóide do cisto Os agrotóxicos ajudam a resolver um problema que eles mesmos criaram, e que continuam criando, porque não resolvem a causa, mas atacam as conseqüências.

6. Principios Básicos a) Todo parasita tem pelo menos um inimigo natural; b) Toda planta suporta um determinado nível de ataque de parasita ou doença; c) Todo agroecossistema pode atingir equilíbrio na natureza; d) Todo controle pode ser seletivo; e) Toda planta com nutrição sadia e equilibrada dificilmente é atacada por parasitas

7. Manter e aumentar a biodiversidade biodiversidade é o conjunto de formas de vida que existem, solo, pomar, horta, lavoura, pastagem ou floresta (inclui microorganismos) Quanto mais diversificado for o agroecossistema mais equilibrado ele é, maior será o número de espécies que ajudam a controlar "pragas".

9. Observar a natureza aprender suas lições A natureza é o modelo mais evoluído que se conhece. As plantas e os animais de uma região têm milhões de anos de adaptação. Ao longo da história, os agricultores também foram evoluindo e aprendendo com as lições da natureza. Isso está bastante esquecido, com a introdução da agricultura convencional. Ao imitar o que acontece no ecossistema do lugar maior será a biodiversidade e menos necessidade de usar agrotóxicos e com o mínimo de insumos que vêm de fora da propriedade, como os adubos.

9. Fontes de informação Emater Agroecologia Aplicada: Práticas e Métodos para una Agricultura de Base Ecológica. pag 7-13

vídeos 2Ec 2Ec cxE cxE