Inovação e sustentabilidade Pedro Passos Copresidente do Conselho de Administração Nova Geração de Políticas de Desenvolvimento Sustentável 30 de novembro.

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Transcrição da apresentação:

Inovação e sustentabilidade Pedro Passos Copresidente do Conselho de Administração Nova Geração de Políticas de Desenvolvimento Sustentável 30 de novembro de 2010

Índice 1. Cenário do Mundo 2. Novo Paradigma 3. Posição do Brasil 4. Ambições para o Brasil 5. O caso da Natura 6. Aspectos Conclusivos Agenda

Cenário do mundo » Crescimento populacional – população mundial estará entre 8 e 10 bilhões em 2030; » Aumento da demanda por recursos básicos e infraestrutura – 1,4 bilhão de pessoas terão restrições no acesso a água potável em 2030; » Concentração da população nas megacidades – as 30 maiores cidades em 2030 representarão 6% da população mundial; » Aumento significativo da perda de nossa biodiversidade e mudanças climáticas – busca por um novo modelo de desenvolvimento; Sustentabilidade como imperativo e como valor universal

Novo Paradigma » Aumento acelerado da eficiência energética; » Aumento da proporção de energias renováveis – hidroelétrica, eólica, solar, biocombustíveis, etc.; » Investimento cooperativo internacional em pesquisas de novas tecnologias (US$10 trilhões em investimentos até 2030 – 1% PIB mundial); Fonte: Agência Internacional de Energia (IEA) » Regulamentação ambiental mais severa; » Novos materiais e processos produtivos que minimizem a utilização de carbono: carros híbridos, edificações verdes, aviões com materiais leves; » Mudanças de comportamento e de padrões de consumo: posicionamento ativo dos consumidores ; Novo paradigma » Desenvolvimento sustentável como premissa para a perenidade das empresas;

Posição do Brasil » Rico patrimônio natural, social e cultural; » Enormes vantagens no acesso a fontes renováveis de energia e produção agrícola; » Pré-sal: importante riqueza a ser explorada, mas de forma responsável, evitando riscos ambientais e sem comprometer a qualidade da nossa matriz energética. » Solidez macroeconômica indica para a grande oportunidade do país realizar as reformas necessárias para a conquista de um crescimento sustentável;

» Ser líder mundial em química verde, em especial na produção de biopolímeros; » Fazer dos serviços ecossistêmicos uma forma de inclusão social e fonte de riqueza para o país. » Assegurar o fim do desmatamento e consolidação de vastas áreas de preservação da biodiversidade; » Ser líder mundial na produção de bioenergia; » Ser líder mundial na produção de alimentos sustentáveis (plantio direto, rastreabilidade); » Se tornar um dos mais importantes polos do desenvolvimento da biotecnologia mundial; » Ser referência em descarbonização: matriz energética limpa e preservação da Amazônia ; Ambições para o Brasil » Ser atrativo para o investimento internacional em novas tecnologias;

O crescimento a partir do desenvolvimento sustentável é uma oportunidade de transformar nossas vantagens comparativas naturais em vantagens competitivas globais e desenvolver uma sociedade com melhor qualidade de vida, baseada no avanço do conhecimento e da inovação.

O caso da Natura

Receita receita líquida de R$ 4,2 bilhões Market share 22,2% de market share no Brasil Venda Direta mil consultoras e consultores Colaboradores 6260 colaboradores em 8 países Investimentos em P&D R$ 111,8 milhões Investimentos em RSC R$ 60 milhões Força da marca 4ª marca mais valiosa na BOVESPA 14ª marca mais valiosa da América Latina (Interbrand)

Sociobiodiversidade como fonte inovação » Encruzilhada estratégica (1997) - Pouca capacidade de investimento em P&D; - País ambientalmente e culturalmente megadiverso ; - Empresa brasileira com nome Natura; - Histórico compromisso de Responsabilidade Socioambiental; » Lançamento da linha Ekos (2000)

Oportunidades » Inovação: união entre conhecimento científico e tradicional; » Criação de valor para todos os stakeholders; » Fonte de aprendizado; » Impacto socioambiental positivo; » Diferencial competitivo: construção de marca;

- Acordos de repartição de benefícios pelo acesso ao patrimônio genético e conhecimento tradicional associado que incluem o compartilhamento de benefícios não financeiros (ex.: certificação, pacotes de transferência de tecnologia), bem como % de receitas líquidas - Apoio financeiro para projetos de desenvolvimento local sustentável: preservação da biodiversidade e apoio na criação de organizações locais - Programa para qualificação de fornecedor rural – BioClicar: promove um diagnóstico, estabelecendo indicadores e identificando oportunidades de melhorias. Relações com as comunidades tradicionais locais

Comunidade do Iratapuru - A comunidade do Iratapuru, situada no entorno da Reserva Estadual de Desenvolvimento Sustentável, no estado do Amapá, é nossa principal fornecedora de Breu Branco e de óleo de Castanha do Brasil. - Há várias gerações a comunidade vivia da colheita da castanha, usando técnicas pouco modificadas ao longo do tempo; - A partir de 2002, iniciamos um contrato com a comunidade e com ele vieram importantes mudanças: Certificação da castanha (FSC) Fábrica para processamento do óleo, gerando envolvimento maior da comunidade, mais empregos e parcerias locais Construção de passarela de 1,5km – melhores condições de trabalho Fundo para o Apoio ao Desenvolvimento Local das 32 famílias da comunidade

› Etnobotânica › Estudos › Abordagem científica › Conceitos inovadores Comunidade Acadêmica › Plano de gerenciamento de florestas › Novos conceitos › Produtos inovadores e de alto valor agregado › Repartição de benefícios › Recursos naturais › Conhecimento tradicional Comunidade Tradicional › Processo de produção › Cadeia de suprimento ética Fornecedores Órgãos de Certificação Governos › Ambiente legal adequado A cadeia de relacionamentos ONGs › Papel de agentes articuladores e fiscalizadores Empresa

Números

Recursos destinados às comunidades (R$ milhões) Fornecimento Repartição de benefícios por acesso ao patrimônio genético e conhecimento tradicional associado Outros Total ,62.238,22.756,1 324, ,01.056,3 1281,2853,21703, ,64.227,25.516,1 Impacto social, ambiental e econômico

Fortalecimento dos atributos da marca Natura; Principal linha de produtos da empresa; Favoreceu o processo de internacionalização; Receita Bruta Consolidada (em milhões de reais) Impacto social, ambiental e econômico

Aspectos Conclusivos

» Agente de mudança: influenciando os processos de transformação dos atuais modelos de desenvolvimento; » União e cooperação: investir em parcerias pautadas por uma nova plataforma de negócios baseada na conservação e no uso sustentável da biodiversidade brasileira; » Apoio a institutos de pesquisas e modelos de open innovation: compartilhamento de conhecimento e experiências na construção de cadeias de valor e redes de excelência integradas; O papel das empresas

» Planejamento de longo prazo: concessões que viabilizem o uso dessas oportunidades da economia verde e do conhecimento; » Criar marcos regulatórios sólidos que reforcem e estimulem a agenda de inovação (acesso à biodiversidade); » Promover uma maior integração entre Estado, academia e setor privado, estabelecendo uma plataforma de pesquisas, C&T e intercâmbio do conhecimento (ex: Embrapa, IPT). O papel do governo