"Gestão do patrimônio óptico das Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa" VI ENCONTRO REDECOMEP – Gramado/RS Maio de 2010.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Redes Comunitárias Metropolitanas de Educação e Pesquisa Comunicação sem limites José Luiz Ribeiro Filho Abril 2005 RNP/PAL/0246 © 2005 – RNP.
Advertisements

Análise e Projeto de Sistemas I
COMITÊ TÉCNICO REUNIÃO DE PAUTA Apresentação do Plano Territorial de Ações Integradas: Formato (público) do Plano Cronograma para apresentação.
SAÚDE e AMBIENTE Proposta conjunta estabelecendo diretrizes que conduzam a um gerenciamento seguro dos resíduos, protegendo a saúde e o meio ambiente,
GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO
Metodologia Versão 2 FSRS.
Descontinuar produto Henrique Rozenfeld Fernando Antônio Forcellini
Sistemas Multimídia e Interface Homem-Máquina
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Estratégia de Planejamento do Projeto
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO Brasil, 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA Departamento Saúde Coletiva.
Análise de Sistemas de Software Prof. Rodrigo Ribeiro.
Projeto: Capacitação em GP
Qualidade de Produto de Software
MPT.Br Benefícios qualidade visibilidade melhoria contínua custo/
Gerenciamento da Integração
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
Baseado no Ciclo PDCA aplicado ao Gerenciamento de Obras
Gerência de Configuração - GC
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
EXECUÇÃO/ MONITORAMENTO
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
Bate-papo de Operações. Agenda Gerência de Operações em revista Apresentações  Implantações de enlaces – Marcelo Dias  Relato sobre visita aos PoPs.
Comitê Gestor e Agenda Estadual para elaboração do COAP
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO UNIDAS-RJ UNIDAS-RJ 2008 – – 2012.
Aula 7 – Planejamento do Levantamento
Gestão Completa da Cadeia de Suprimentos
METODOLOGIA, MÉTODOS E FERRAMENTAS
Processo de Desenvolvimento de Software – PDS C Construção - PAS
Comissão de Gestão Fazendária – COGEF Índice de Transparência e Cidadania Fiscal 11 de agosto 2014 Aracaju -SE.
AVALIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES
Integração.
Aula 10 – Execução, Monitoramento & Controle e Encerramento
INICIATIVAS INSPIRADORAS na Gestão Estadual da Educação Pública.
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal
Sistemas de Informações Gerenciais - SIG
AUDITORIA DE SISTEMAS EM PRODUÇÃO.
Rede de Recursos Humanos FIOCRUZ VPDIGT – DIREH - Março 2008.
RELATO DE EXPERIÊNCIA Projeto de Informatização da Política Municipal de Assistência Social do Município de Schroeder - SC.
MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
#RedeSiconv Democratizar o Conhecimento para mudar a vida do cidadão Leonardo Vieira Nunes Julho/2015.
MAIO 2010.
Gestão da Controladoria
SISTEMA MAPA DA OFERTA DAS CAPACITAÇÕES NAS ESCOLAS DE GOVERNO Brasília, 15 de Julho de 2010.
Projeto EF Cidadã Educação Financeira para jovens e adultos em situação de pobreza e extrema pobreza com foco no empoderamento financeiro do cidadão .
Mapeamento de Processos
IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS CONTÁBEIS
SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO Gerenciamento de Serviços de TI - Evolução, Lições Aprendidas e Resultados Práticos - Dezembro / 2015.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome
SOLUÇÃO PRONIM eSOCIAL. SOLUÇÃO eSOCIAL  Obrigação Legal  Calendário Legal  Solução PRONIM eSocial  Material de Apoio Comercial PAUTA.
Funções Departamento da Qualidade
Profa. Dra. Renata Medici UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENGENHARIA AMBIENTAL GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS.
Sistema Informatizado para Apoio a Plano de Ação de Emergência
1 Projeto Piloto Conclusão em Agenda Projeto Piloto –Descrição –Execução da aplicação –Implementação de requisitos funcionais e não- funcionais.
SOLUÇÃO PRONIM E-SOCIAL
Revisita ao PPP.
Padronização na área de trabalho PROFESSOR IVAN CARLOS PALUDO.
BVS Brasil Informe de Cooperação Cláudia Guzzo, Coordenadora BIREME/OPS/OMS IV Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil Rio de Janeiro, 24 de abril de 2013.
Ministério do Meio Ambiente Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis Diretoria de Licenciamento Ambiental – DILIC Isabela.
Pesquisa: Diagnóstico dos Processos de Compras nos Estados Gramado, Julho de 2011.
Gestão por Resultados e Gerenciamento Matricial de Receita
Rede Metropolitana de Salvador ReMeSSa NOC (Network Operation Center) Claudete Alves – UFBA (Coord. Geral) Allan Freitas – IFBA (Coord. Técnico) Carlos.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
GigaCandanga,a REDECOMEP do DF 1 Encontro REDECOMEP.
Introdução à Metodologia de Projetos Não -Reembolsáveis.
GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE T.I.C. Proposta em Implantação Maria Margareth Mainhardt Carpes Gerente de Integração de Projetos e Sistemas de Informação.
Portal de convênios. Histórico Distribuição das Transferências Voluntárias O novo Sistema para Gestão de Convênios Diretrizes e pressupostos Características.
O Processo Unificado (PU). 2 O que é o Processo Unificado (PU)? É um modelo de processo de software baseado no modelo incremental, visando a construção.
Transcrição da apresentação:

"Gestão do patrimônio óptico das Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa" VI ENCONTRO REDECOMEP – Gramado/RS Maio de 2010

Pauta Motivação Objetivos Gestão do patrimônio Processos Sistema de Gestão do patrimônio Exemplos de aplicação do Sistema

Motivação RNP tem compromisso com a FINEP de fazer a gestão das diversas fases de evolução do patrimônio óptico das Comep´s, com ênfase após a implantação, quando é estabelecido um modelo de governança descentralizado em Comitês Gestores e, com as modificações nas redes, o controle da integridade das informações torna-se mais complexo. Da necessidade de gestão do patrimônio óptico das REDECOMEPs.

Objetivos da gestão do patrimônio óptico das REDECOMEPs Acompanhar todo o ciclo de vida de evolução da infraestrutura de rede (Planejamento, Projeto, Construção, Operação, Manutenção, Auditoria) Inventariar a infraestrutura e os elementos de rede externos e internos Garantir a integridade do patrimônio por meio de auditorias Retratar a infraestrutura e os elementos de rede de modo atualizado Facilitar/apoiar a operação e manutenção da rede Integrar em um sistema com suporte à engenharia de projeto, de construção e de manutenção; Estruturar processos, fluxos e atribuições dos envolvidos (RNP, CGs, auditores, empreiteiras etc) dentro deste contexto.

Fases da Gestão do Patrimônio e Sistema Sistema Gestão de Redes Ópticas Auditoria Migração de redes implantadas Operação, Manutenção e Inclusão de novas instituições Implantação (Planejamento,Projeto e Construção)

Gestão do Patrimônio Óptico das Redecomep Aspectos fundamentais na gestão da infraestrutura óptica das redecomep Processos Sistema de Gestão (Piloto)

Processos : Implantação Planejamento Comitê Técnico pode elaborar projeto diretamente no sistema RNP e CG, pelo sistema, analisam e validam projeto

Processos : Implantação (cont.) Projeto Executivo Empreiteira elabora projeto executivo georeferenciado diretamente no sistema; RNP e CG, pelo sistema, analisam e validam projeto; RNP e CG acompanham as entregas previstas no cronograma por meio das OTs (Ordens de Trabalho) no próprio sistema.

Processos : Implantação (cont.) Construção Empreiteira atualiza as etapas de construção no sistema por meio de Ordens de Trabalho; RNP e CG fazem o acompanhamento online das etapas de construção, dos cabos ópticos lançados e dos elementos de redes utilizados; Toda a documentação exigida pela RNP (as-built) é inserida pela empreiteira diretamente no sistema (Plantas Externas, Unifilar, Memorial Descritivo, Multifilar de Emendas, Plano de Face de DIOs e racks, Plantas de Rede Interna) e validada por RNP e CG.

Processos : Operação, Manutenção e Inclusões Manutenção Os eventos decorrentes de manutenções são atualizados no sistema e histórico visualizado por relatórios Inclusão de novo acesso Uma vez aprovado pelo CG e ratificado pela RNP, a inclusão do novo acesso seguirá o processo normal de implantação no sistema. Operação O sistema pode apoiar o NOC com ferramenta de diagnóstico

Auditoria Auditoria RNP Atividade periódica a ser realizada pela RNP em todas Redecomep´s implantadas; Planejada com CG e empreiteira; Será comparada a real situação da infraestrutura e de equipamentos com aquela retratada na última atualização de as-built e/ou cadastrada no sistema; Será baseada também nas informações constantes no convênio de cooperação assinado entre RNP e cada instituição do consórcio local.

Processos : Auditoria Gerente de Relacionamentos RNP articula reunião de kickoff Envolvidos: RNP, Auditor, CG, Empresa de manutenção RNP fornece ao auditor as informações necessárias para a execução da auditoria Envolvidos: RNP, Auditor RNP organizará programação de auditorias para as redes já implantadas Envolvidos: RNP, CGs Auditor se reúne presencialmente com CG/CT e empreiteira para planejamento de ações Envolvidos: Auditor, CG/CT, Empresa de manutenção Auditor anota as inconsistências encontradas e as envia à RNP e CG Envolvidos: Auditor, CG, RNP Atualização do sistema com as informações da auditoria Envolvidos: RNP, NOC, Empresa de manutenção

Sistema de gestão de redes ópticas Estruturação de informações em um repositório único das fases dos projetos já implantados e a se implantar Controle centralizado das ações executadas pelos envolvidos em todas as fases de implantação e manutenção Ambiente integrado de desenvolvimento da engenharia para CG/CT, parceiros, empreiteiras e RNP Localização geográfica dos cabos de fibras ópticas e dos elementos de rede Visão instantânea da capacidade do cabo óptico, das fibras disponíveis, dos diagramas de conexão, dos racks, DIOs, equipamentos e seu patrimônio Redução do risco de inconsistências de dados Capacidade de visualizar a infraestrutura da rede metropolitana a partir de um contexto geográfico Emissão de relatórios customizados pela RNP

Sistema de Gestão – Exemplos de utilização Fases Elaboração de Projeto Construção Auditoria Relatórios

CICLO DE VIDA DO PROJETO FASE DE PROJETO REDE EXISTENTE FASE DE CONSTRUÇÃO

PROJETO EXECUTIVO

DETALHE CABO PROJETADO

ACESSO (DETALHE)

VISÃO GERAL PROJETO (REDE METROVIX)

VISÃO GERAL GOOGLE EARTH & OSP

CONT....

VISUALIZAÇÃO DA EMENDA (APROXIMAÇÃO)

CONT..

DETALHE EMENDA ÓPTICA

DETALHE EMENDA OPTICA (GERADO DINAMICAMENTE).

DETALHES DAS CONEXÕES

Antônio Carlos Nunes Helmann Strobel Penze Juan Enrique Seoane Iglesias Celso Eduardo Barbosa Jr.