Institui o Fundo Garantidor das Operações de Representação Comercial - FUNREP.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tributação do IR no recebimento dos benefícios da ABBPrev
Advertisements

Rita de Cássia T. S. Ribeiro
Contabilidade Pública e Governamental
REPRESENTAÇÃO COMERCIAL
RESOLUÇÃO CGPC 26/2008 PROPOSTA DA ANAPAR
                                             .
Orçamento na CF/88 Princípios
REGIME DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR
Novidades na estrutura do art. 48 da LRF

Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí Oficina de Trabalho – Fluxo de Repasse do Recurso da Cobrança – Set 2004 ESTADO.
Aperfeiçoamentos pelo Licenciante Aperfeiçoamentos pelo Licenciado Impossibilidade de cessão de direitos ao licenciante (art. 63) Aperfeiçoamentos conjuntos.
Ministério Público do Estado do Paraná. Transparência Pública A transparência pública decorre diretamente do princípio da publicidade dos atos da administração.
ORÇAMENTO DE INVESTIMENTO
02/04/2017.
NELSON TAKEO SHIMABUKURO Assessor Técnico da Presidência do TCMSP
CONCEITOS ORÇAMENTÁRIOS
Prof. Carlos Ruberto Fragoso Jr.
Antes chamada de Sociedade por Cotas de Responsabilidade Limitada
Profa. Luciana Tolstenko Nogueira
O Programa Estadual de Parcerias Público-Privadas PROPAR ESTRUTURA ORGANIZACIONAL.
Legislação Social e Trabalhista II – Prof. Cesar Augustus Mazzoni
Administração de Recursos Humanos II
Legislação Trabalhista Aplicada – Profª Hellen Araújo
PPA - PLANO PLURIANUAL.
Dividendo Obrigatório
Unidade 4 Sociedade em Conta de Participação
LEI 8142/90 Prof: Daniela de Souza
O Código Eleitoral e o TSE
PRÁTICAS ABUSIVAS Direito do consumidor.
REPRESENTAÇÃO COMERCIAL
Contabilidade, por Frederico Herrmann Júnior
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 1º QUADRIMESTRE DE 2010 Elaborado pela: Controladoria Geral do Município Controladoria Geral do Município MUNICÍPIO.
HISTÓRIA Os constituintes de 1934 já previam a adoção de um fundo de reserva do trabalho; O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado pela.
Educação de Jovens e Adultos - EJA
Manesco, Ramires, Perez Azevedo Marques Advocacia CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE MUNICÍPIOS – CNM X MARCHA A BRASILIA EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS A gestão financeira.
A CRONOLOGIA DO SERVIÇO PúBLICO FEDERAL CIVIL
Perícia Trabalhista.
ESTUDO DE CASOS 8 ANOS DE LRF
Lei orçamentária anual - loa
Ministério dos Transportes Brasília / DF, 16 de maio de 2007 Execução orçamentária e financeira dos recursos da CIDE 1ª Assembléia da Associação Brasileira.
SUS - LEGISLAÇÃO ANGELA CARNEIRO.
1 Contadoria Geral do Tribunal de Contas do Estado de Goiás Instrutora: Lilianne Maria Cruvinel Siqueira Peu Goiânia, 18 de novembro de 2008.
MSc. FERNANDO ANTONIO CABRAL DE SOUSA JUNIOR ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICO.
Rafael Leandro A. Ribeiro Advogado do Conselho Federal de Medicina.
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
FISCALIZAÇÃO DOS RPPS: O PAPEL DO VEREADOR
Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 7.358, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2010 Institui o Sistema Nacional de Comércio.
Hélio Carneiro Fernandes
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
PEC 45/2009 PROPOSTA DE EMENDA CONSTITUCIONAL R OBERTO P AULO AMORAS Auditor Geral do Estado Endereço : Rua Domingos Marreiros Nº 2001 Bairro: Fátima -
Normas que Regulamentam
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES “ PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE FUNDOS MUNICIPAIS.
ESTADO E SOCIEDADE CIVIL
PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA SECRETARIA DE TURISMO TRABALHO E RENDA CAPACITAÇÃO: AMARIV e ASCAMARE - ATRIBUIÇÕES DA DIRETORIA - PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS.
FINANÇAS CORPORATIVA 2ª PARTE - EMPRESA E AS FUNÇÕES FINANCEIRAS.
LEI Nº 8.142, DE 28/12/1990 CONTROLE SOCIAL
Direito à Informação Previsto na Constituição Federal Regulamentado na Lei /2011 Em vigência completa a partir de Maio/2012 No município, regulamentado.
SEMINÁRIO PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DOS SERVIDORES DA UNIÃO Superior Tribunal de Justiça Junho de 2007.
Prof. LUIZ GILBERTO BIRCK. Planejamento Orçamentário Público (24h) Módulo 4.
Contagem – MG, 25 de maio de SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.
“Os Princípios Básicos de Seguros e Autorregulação na Intermediação de Seguros – Experiência brasileira.”
O sistema cambial COMEX. NOÇÃO DE CÂMBIO  Câmbio é compra ou venda de moedas estrangeiras ou de papéis que as representem.  No Brasil, em decorrência.
AUDIÊNCIA PÚBLICA: Política de Defesa Agropecuária no Brasil: Defesa agropecuária e integração dos entes da federação e Sistema Unificado de Atenção à.
Direito e Legislação Empresarial Marcelo Toledo e Leopoldo Rocha Aula 6.
O SISTEMA SAGRES E SUA VANTAGEM PARA O SERVIÇO PÚBLICO – CONS. RONALD POLANCO RIBEIRO.
Apresentação da Proposta de Projeto de Lei de Iniciativa Popular.
Regulamentação da Prestação dos Serviços de Saneamento Básico nas Localidades de Pequeno Porte em Jijoca de Jericoacoara Parceira MUNICÍPIO - SISAR Sobral.
Técnicas de Administração de Pessoal
Projeto de Lei 2.461/2011 Reunião de Audiência Pública FUNREP Fundo Garantidor das Operações de Representação Comercial e Empresas Representadas.
Transcrição da apresentação:

Institui o Fundo Garantidor das Operações de Representação Comercial - FUNREP

Projeto de Lei n° 2461/2011 Autor: Deputado Federal Ronaldo Nogueira (PTB/RS) Data de Apresentação: 04/10/2011

O Congresso Nacional decreta: Art. 1º. Fica instituído o Fundo Garantidor das Operações de Representação Comercial – FUNREP, cujo objetivo é administrar os recursos que regulamentam as compensações financeiras entre Empresas de Representação Comercial e Empresas Representadas, em caso de rescisão contratual sem justa causa. Parágrafo único: a criação do FUNREP substitui integralmente todas as demais formas de indenização atualmente existentes, inclusive as previstas na Lei 4.886/65, com as modificações introduzidas pela Lei nº 8420/92. Art. 2º. Para gerir os aportes financeiros do FUNREP será firmado convênio com instituição financeira de abrangência nacional, a qual será responsável pela administração dos recursos do fundo. Parágrafo único: Na instituição financeira gestora dos recursos serão criadas contas vinculadas empresariais, para cada contrato mantido pelas Empresas de Representação Comercial, onde serão realizados depósitos mensais das Empresas de Representação Comercial e das Empresas Representadas.

Art. 3º. A contribuição das Empresas Representadas corresponderá ao percentual de 8% sobre todas as comissões pagas às Empresas de Representação, através de depósito adicional, não descontado da comissão líquida das Empresas de Representação Comercial. Art. 4º. A Contribuição das Empresas de Representação Comercial corresponderá ao percentual de 2% sobre todas as comissões líquidas recebidas, valor este que será retido pela Empresa Representada, no momento do pagamento. Art. 5º. Todos os contratos firmados deverão ser homologados e registrados no Sindicato da respectiva base territorial de domicílio da Empresa de Representação Comercial. Parágrafo único: Nos casos em que não ocorra a atuação do Sindicato da categoria, os contratos deverão ser homologados junto à Federação estadual respectiva, e na inexistência desta, na Confederação Nacional do Comércio.

Art. 6º. Fica criado o Conselho Curador do FUNREP, com a seguinte composição: Todos os presidentes de Sindicatos de Representantes Comerciais; Um representante da Confederação Nacional do Comércio. Art. 7º. Compete ao Conselho Curador: Elaborar seu regimento interno; Estabelecer as diretrizes regulamentadoras do FUNREP; Eleger anualmente, em Assembleia Geral, os membros do Conselho Executivo; Dirimir as dúvidas suscitadas pelo Conselho Executivo; Aprovar o regimento interno do Conselho Executivo; Julgar os recursos relativos às decisões do Conselho Executivo; Resolver os casos omissos. Art. 8º. O Conselho Executivo é composto por: Um representante da Confederação Nacional do Comércio; Um representante da entidade financeira gestora dos recursos do FUNREP; Três presidentes de Sindicatos de Representantes Comerciais.

Art. 9º. Compete ao Conselho Executivo: Elaborar seu regimento interno; Eleger os representantes dos Sindicatos para compor o Conselho; Estabelecer normas regulamentadoras para administração do FUNREP, em consonância com as diretrizes do Conselho Curador; Estabelecer normas regulamentadoras para a gestão da instituição financeira; Dirimir as dúvidas suscitadas pela instituição financeira; Julgar recursos administrativos apresentados pelas Empresas de Representação Comercial e das Empresas Representadas; Art. 10º. Parte dos recursos do fundo poderá ser utilizado em financiamentos específicos, solicitados pelos participantes do fundo, preferencialmente para fomentar diretamente determinadas atividades, ou como fundo garantidor de operações. Parágrafo único: O FUNREP, mediante regulamentação específica, poderá ser utilizado para gerir fundo de previdência complementar fechada.

Art. 11. Serão repassados 0,8% dos depósitos, aos Sindicatos, Federações e Confederação Nacional do Comércio. §1º. O repasse referido no caput será distribuído da seguinte forma: 0,6% aos Sindicatos; 0,1% às Federações; 0,1% à Confederação Nacional do Comércio. §2º. Ao Conselho Executivo será repassado o percentual de 0,2%, para custear as despesas administrativas. §3º. Fica vedado o repasse de valores referentes aos rendimentos de aplicações. §4º. Os valores serão repassados aos Sindicatos, às Federações, à Confederação Nacional do Comércio e ao Conselho Executivo, pela instituição financeira gestora do FUNREP, por ocasião dos depósitos mensais.

Art. 12. Se a Empresa Representada denunciar o contrato, sem justa causa, poderá a Empresa de Representação Comercial retirar a totalidade dos depósitos efetuados na sua conta empresarial vinculada, acrescida dos rendimentos. §1º. Por totalidade entendem-se tanto os valores depositados pela representada, como aqueles retidos pela representada quando do pagamento das comissões. §2º. A Empresa de Representação Comercial poderá retirar parcialmente o valor depositado e investir no fundo de previdência complementar administrado pelo FUNREP. Art. 13. Se a Empresa de Representação Comercial denunciar o contrato, sem justa causa, esta poderá retirar 50% da totalidade dos depósitos efetuados na sua conta empresarial vinculada, acrescida dos rendimentos. §1º. Aplicam-se ao caput deste Artigo, os parágrafos do Art. 12. §2º. O saldo remanescente na conta vinculada será devolvido para a Empresa Representada, a qual efetuou os depósitos.

Art. 14. Se o contrato for denunciado por justa causa, a parte denunciante poderá retirar a totalidade dos depósitos efetuados na conta empresarial vinculada, acrescida dos rendimentos. Art. 15. Entende-se por justa causa: I)Desídia do representante no cumprimento das obrigações decorrentes do contrato; II)Prática de atos que importem em descrédito comercial do representado; III)Falta de cumprimento de quaisquer obrigações inerentes ao contrato de representação comercial; IV)Condenação criminal transitada em julgado; V)Redução de esfera de atividade do representante em desacordo com as cláusulas do contrato; VI)Quebra direta ou indireta da exclusividade, se prevista no contrato; VII)Fixação abusiva de preços em relação à zona do representante, com o exclusivo escopo de impossibilitar-lhe ação regular; VIII)Não pagamento da retribuição do representante na época estipulada; IX)Casos de força maior.

Art. 16. Todos os contratos de representação comercial realizados após a entrada em vigor desta lei, entre Empresas de Representação Comercial e Empresas Representadas, serão por ela regidos. Parágrafo único: É facultado às partes que celebraram contratos anteriores a esta lei, migrar para a atual legislação. Art. 17. Esta lei não se aplica aos casos em que a representação comercial é exercida por Representantes Comerciais Autônomos, os quais permanecem sob a égide da Lei nº 4.886, de 09 de dezembro de Art. 18. Esta lei será regulamentada por Decreto do Poder Executivo no prazo de 90 dias. Art. 19. Revogam-se as disposições em contrário. Art. 20. Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

“OS REPRESENTANTES COMERCIAIS FORAM, SÃO E CONTINUARÃO SENDO A CATEGORIA MAIS EMPREENDEDORA DO BRASIL. PERGUNTE A ORIGEM DOS EMPRESÁRIOS DO SEGMENTO DA INDÚSTRIA, DO COMÉRCIO E MESMO DOS SERVIÇOS QUE VOCÊ CONHECE. AQUELES QUE NÃO FORAM REPRESENTANTES, CERTAMENTE LHE DIRÃO QUE SEU NEGÓCIO SÓ PROSPEROU POR QUE UM REPRESENTANTE COMERCIAL LHE APOIOU. NOSSO NEGÓCIO E FOMENTAR NEGÓCIOS. NOSSA PROSPERIDADE DEPENDE DIRETAMENTE DA PROSPERIDADE DA NOSSA REPRESENTADA. SOMOS ETERNOS ADVOGADOS, PROPAGANDISTAS E DEFENSORES DOS INTERESSES DA INDÚSTRIA, DO COMÉRCIO E DOS SERVIÇOS.