COMUNICAÇÃO VISUAL Origem e conceito de comunicação, o processo de comunicação visual. O Indício, o Ícone, Sinal e Símbolo como signos adotados na comunicação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REVISÃO Comunicação Social.
Advertisements

Processo de Comunicação
Comunicação Nome. Código. José Rafael R. Bertuga
Assessoria Organizacional e RP
Conceitos básicos da COMUNICAÇÃO HUMANA
Comunicação Empresarial na Prática Sandra Helena Terciotti
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Resumo histórico Na antiguidade já se usavam cartazes "manuscritos" (por vezes em madeira) que eram colocados ou pregados na parede. O primeiro cartaz.
Agrupamento de Escolas
Educação Visual e Tecnológica
História do Design Gráfico introdução. Design Gráfico e Comunicação Visual; origem / finalidade / conseqüências; Design Gráfico é a atividade que envolve.
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
COMUNICAÇÃO VISUAL Origem e conceito de comunicação, o processo de comunicação visual. O Indício, o Ícone, Sinal e Símbolo como signos adotados na comunicação.
Acto de transmitir e receber mensagens pela utilização de sinais ou de símbolos Homem = ser social Língua oral e escrita = instrumento fundamental da comunicação.
COMUNICAÇÃO Fornecimento ou troca de informações, de idéia ou de sentimento, através de: PALAVRAS SINAIS GESTOS.
REGRAS GERAIS DE INTERPRETAÇÃO Quem faz as regras? Uma introdução à hermenêutica.
Educação Visual e Tecnológica
Tipos de Comunicação.
Linguagem “A linguagem está em todo o lado, como o ar que respiramos, ao serviço de um milhão de objectivos humanos” (Miller, 1981)
O que é a linguagem? Linguagem é a capacidade humana de articular conhecimentos e compartilhá-los socialmente. Todo e qualquer processo humano capaz de.
EDIÇÃO MULTIMÉDIA AULA 3 Discursos dos media Categorizações Faculdade de Ciências Humanas – 2012/2013.
Acadêmicas: Bruna Alencar 8º bloco
COMUNICAÇÃO Tudo o que nos envolve estabelece connosco um diálogo, transmite-nos uma informação. Recebemos mensagens através dos gestos, das expressões.
- O Processo de Comunicação -Funções da linguagem
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Docente: Hermenegildo Guimarães
Design Multimédia Sara Sousa nº30.
"The more you see, the more you know." Disciplina de Desenho A, 11ºANO Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo.
Linguagem é a representação do pensamento por meio de sinais que permitem a comunicação e a interação entre as pessoas.    -Linguagem verbal: é aquela.
Tipos de Signos Bruno Pereira, nº: FT14.
Conceitos Introdutórios
ESCOLA: COOPEN SÉRIE: 5°ANO A ALUNO: DIÔGO. E nossa comunicação como vai ?
A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA
Escola: COOPEN Série: 5° Aluna: Isabela Sousa Freitas.
AULA SOBRE OS ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
A Linguagem E seus termos.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Arte
Diferentes tipos de mídia e de texto IFRN – Campus Natal Cidade Alta Curso de Produção Cultural Seminário de orientação à prática profissional Professor:
Estruturar uma apresentação em PowerPoint Aprender com a Biblioteca Escolar Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva.
Classificação Decimal Universal E.B.2,3 Padre Joaquim Maria Fernandes CDU.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande Sul Lógica & Aritmética Aluno: Edgar Abreu.
Comportamentos operantes interrelacionados
Conclusão de Umberto Eco Mas por agora o que nos interessava ressaltar era como um indivíduo normal, posto diante de um problema tão espontâneo e natural.
Linguagem e Língua Linguagem é a capacidade humana de articular conhecimentos e compartilhá-los socialmente. Todo significado pode ser usado coletivamente.
INDEXAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS VISUAIS E AUDIOVISUAIS Félix del Valle Gastaminza.
A SIGNIFICAÇÃO DAS PALAVRAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
A COMUNICAÇÃO FRENTE AOS DESAFIOS DA NEGOCIAÇÃO. MODELO UNIDIRECIONAL CONSIDERA QUE O PAPEL PRINCIPAL DA COMUNICAÇÃO É A TRANSMISSÃO DE MENSAGENS GERA.
LÍNGUA PORTUGUESA COMUNICAÇÃO, LINGUAGEM E LÍNGUA 1.
¬ normas de orientação para elaboração de: Cartazes CAD-cascais  
Gêneros textuais – Gêneros do discurso Professor: Marcel Matias.
Conjuntos: Não existe uma definição formalizada do que vem a ser um conjunto. O que temos é uma idéia ou uma noção do que vem a ser um conjunto. De uma.
Observe o diálogo — Bom dia, posso ajudar? — Sim, eu quero um sorvete. — Muito bem e qual o sabor? — Eu quero um de morango. — Pronto, aqui. — Quanto.
DA ESCRITA COMO PRODUTO À ESCRITA COMO PROCESSO Apresentação de uma proposta de trabalho.
COMUNICAÇÃO OS GERENTES PASSAM MAIS DE 75% DO SEU TEMPO SE COMUNICANDO; A COMUNICAÇÃO É FREQUENTEMENTE DEFINIDA COMO A TROCA DE INFORMAÇÕES ENTRE UM TRANSMISSOR.
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Linguagem, língua e variação linguística.
Ciberespaço e leitura:
Veículos de comunicação
Genius X nos Exercícios de Memória. O cérebro é um órgão, na realidade, o maior do corpo humano. Além destas características ele é sozinho, o responsável.
PROJETO “LIBRAS E CULTURA SURDA”
TIC 1. Informática  A palavra informática tem origem na junção das palavras informação e automática  Informática significa, portanto, tratamento da.
COLÉGIO SÃO JOSÉ PRODUÇÃO DE TEXTO – 6º ANO
 Para ler o mundo, precisamos decifrar o signos, o letras, o sinais convencionados o imagens.
PRODUÇÃO DE TEXTO – 7º ANO CARTA ENIGMÁTICA E HISTÓRIA EM QUADRINHOS
PERCEPÇÃO, ESTÉTICA E PLÁSTICA
Elementos da Marca Segundo Maria Luisa Peón, os elementos de uma identidade visual podem ser divididos em: Elementos Primários Elementos Secundários Elementos.
LIBRAS é a sigla da Língua Brasileira de Sinais
Conceito e representação gráfica
Poesia visual pretende ser um tipo de poesia em que, abolindo-se certas distinções entre os gêneros como poesia, teatro, música, dança, pintura, escultura.
Transcrição da apresentação:

COMUNICAÇÃO VISUAL Origem e conceito de comunicação, o processo de comunicação visual. O Indício, o Ícone, Sinal e Símbolo como signos adotados na comunicação visual.

MOMENTOS SIGNIFICATIVOS DA “COMUNICAÇÃO “ PALEOLITICO 4 – Os momentos mais significativos no processo de comunicação. A mãos “pintadas em negativo” sob as paredes de uma caverna, que supostamente serviriam? Para comunicar o sentido de posse daquele lugar? E os bisontes em Altamira? A pedra Roseta É um fragmento de uma estela de granodiorito do Egito Antigo, cujo texto foi crucial para a compreensão moderna dos hieróglifos egípcios. Sua inscrição regista um decreto promulgado em 196 a.C., na cidade de Mênfis, em nome do rei Ptolomeu V, registado em três parágrafos com o mesmo texto: o superior está na forma hieroglífica do egípcio antigo, o trecho do meio em demótico, variante escrita do egípcio tardio, e o inferior em grego antigo. O decreto concluía com a instrução de que uma cópia deveria ser colocada em cada templo, inscrita na "língua dos deuses" (hieróglifos), na "língua dos documentos" (demótico) e na "língua dos gregos", que era utilizada pelo governo ptolomaico. O Egito ptolemaico (ou ptolomaico) é um período da história do Egito que decorre entre 305 a.C., ano em que um antigo general de Alexandre Magno, Ptolemeu I Sóter, se tornou rei do Egito, e 30 a.C quando a rainha Cleópatra VII foi derrotada e o Egito passou a ser integrado no Império Romano como província (Período Greco-romano) A prensa de Gutemberg permitiu a imprensa escrita O computador como meio de diversificação da forma de comunicação, permitindo estar ligado a quase tudo e todos. A comunicação com as máquinas passa a ser interactiva através das mais diversas linguagens. PEDRA ROSETA PRENSA DE GUTEMBERG COMPUTADOR

O QUE É COMUNICAÇÃO ?

Comunicação é a troca de mensagens entre pessoas. É a capacidade que homens e animais têm de emitir e receber mensagens.

Quando comunicamos recorremos a quê? Comunicação Visual

Recorremos a LINGUAGENS, a INSTRUMENTOS e a MEIOS APROPRIADOS para o podermos fazer com eficácia.

O QUE È UMA LINGUAGEM ? 

Uma linguagem é um sistema (conjunto articulável) de signos que combinados entre si, podem produzir uma multiplicidade infinita de significados. Exemplo: com as palavras que conhecemos podemos dizer coisas novas todos os dias.

AS LINGUAGENS SÃO TODAS IGUAIS?

Embora o processo de todas as linguagens seja semelhante , no que respeita aos elementos (os signos) que usam são muito diferentes. Existem muitos tipos de linguagens que podemos agrupar em: LINGUAGENS VERBAIS, que utilizam as palavras.(oral e escrita). LINGUAGENS NÃO VERBAIS, que utilizam sons, gestos e imagens. LINGUAGENS MISTAS, que utilizam simultaneamente a linguagem verbal e a não verbal.

CLASSIFICAÇÃO ESCRITA AUDIO VISUAL NATUREZA VERBAL FALADA NÃO VERBAL CORPORAL GESTUAL MUSICAL MISTA INTEGRA VÁRIAS LINGUAGENS A pintura e o desenho são linguagens não verbais. A Banda Desenhada, o Cinema, a Televisão e o design gráfico são linguagens mistas. Assim se não soubermos ler, isto é, perceber a linguagem verbal escrita, não poderemos entender a noticia que nos é comunicada num jornal ou numa revista. Também as outras formas de comunicação não verbal têm um sistema organizador da sua linguagem específica. A comunicação visual apresenta igualmente um sistema de linguagem organizado que devemos conhecer.

OS PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO SÃO TODOS IGUAIS ?

O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO VISUAL As imagens comunicam e como em qualquer outro processo de comunicação, temos presentes os seguintes elementos: O EMISSOR (quem produz a imagem). A MENSAGEM (o que a imagem pretende transmitir). O CANAL/MEIO DE COMUNICAÇÃO [Meio fisico por onde se transmite e circula a mensagem (um cartaz, uma fotografia em revista ou jornal, uma pintura mural, um outdoor, etc) ]. O RECETOR (o observador da imagem). O RUÍDO (aquilo que pode interferir e alterar a mensagem ). O RESULTADO DA COMUNICAÇÃO ( o que o receptor capta da mensagem).

As formas de comunicação visual, podem ser casuais  ou intencionais casuaIS, correspondem às imagens que significam algo. Assim, quando vemos nuvens negras no céu pensamos, ou dizemos, que vai chover. A esta situação chamamos comunicação visual casual  pois estas imagens visuais não foram criadas com a intenção de comunicar uma mensagem concreta. intencionais, correspondem às imagens que foram criadas com o objetivo de nos comunicar uma mensagem concreta. A comunicação visual usa uma linguagem própria, e esta estrutura-se através de SIGNOS VISUAIS que permitem organizar e codificar a mensagem a transmitir.

O QUE SÃO SIGNOS VISUAIS?

Os signos visuais são INSTRUMENTOS primários, como, as fotografias, os desenhos, o ícone, o pictograma, o sinal, ou o símbolo, de que a linguagem visual se serve, para codificar uma mensagem.

OS ÍCONES / PICTOGRAMAS   São um SIGNO elementar que tem como significado directo a imagem representada. São assim chamados pelo seu significado directo e leitura imediata (uma faca e um garfo, assinalam um restaurante).

  O SINAL   É também um signo elementar, destinado a provocar uma acção condicionada imediata , sem necessidade de reflexão. Os sinais são convenções que por isso, necessitam de ser apreendidas, embora na sua concepção se procure um significado universal. Por exemplo, os sinais de transito são iguais e compreendidos em todo o mundo, ou das bandeiras dos países, ou as letras com que escrevemos.

OS SÍMBOLOS São signos que não têm  correspondência directa entre a sua forma e o seu  significado. Para compreender a mensagem comunicada no símbolo é necessário reconhecer o código a que o símbolo pertence ou a intenção do que se pretende comunicar. Existem símbolos que são universais, e por isso reconhecidos pela maioria das pessoas, e outros que sendo símbolos novos, obrigam, por isso, a novas aprendizagens

O QUE É COMUNICAÇÃO VISUAL?

Comunicação Visual é : Todo meio de comunicação expresso com a utilização de componentes visuais, como: signos, imagens, desenhos, gráficos, ou seja, tudo que pode ser visto. O termo comunicação visual é bastante abrangente e não precisa ser limitado a uma única área de estudo ou atuação, embora o termo possa ter o mesmo sentido de design visual. Origem: Wikipédia

QUAL É O PAPEL DA IMAGEM NA COMUNICAÇÃO

A imagem enquanto suporte de mensagens está presente em quase todos momentos e locais da nossa vida, no sentido de apelar, informar, ensinar, divertir, fruir, de nos fazer existir….

F I M

BIBLIOGRAFIA: Ramos, Elza; Profirio, Manuel -Educação Visual 3º Ciclo 7º/8º/9º. Porto. Edições Asa, 2002 Sousa, Isabel Suzana; Lobo, Rui Castro; Rodrigues,Francisco Carlos – Visualizar, Educação Visual 3º Ciclo, Lisboa. Texto Editores, 2006 Modesto, António; Alves, Cláudia; Ferrand, Maria. Educação Visual e Plástica.- Educação Visual 9º ano – Porto . Porto Editora, 2004 Outras Fontes: http://artesnaescola.net/downloads/comunicacao_visual/COMUNICACAO%20VISUAL.pdf Imagens de fundo: http://alphatribe.tumblr.com/archive http://www.citrinitas.com/

O INDÍCIO É um SIGNO incompleto porque sugere sem afirmar ou representar completamente. O INDÍCIO é um SIGNO visual próprio da comunicação casual. Por exemplo, as nuvens negras no céu indicam a possibilidade de chover, a existência de fumo no pinhal  indica a possibilidade de um incêndio, as marcas deixadas na areia da praia podem sugerir…….         VOLTAR

VOLTAR MEIO DE COMUNICAÇÃO (Meio fisico , suporte, por onde se transmite e circula a mensagem ) PODERÃO , ENTRE MUITOS ,SER : Os sinais de trânsito As páginas Web As revistas Os jornais As embalagens Os cartazes Os quadros As sinalizações do meio Os objectos As roupas…. VOLTAR