Plano de Ações Articuladas – PAR

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Transcrição da apresentação:

Plano de Ações Articuladas – PAR Andréa Saar Coordenadora Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE/MEC Porto Alegre, abril de 2016

Valor total empenhado (2011-2015) R$ 25 bilhões Atendimento 2011-2015 Elaboraram o PAR: 5.506 Municípios 27 Estados Valor total empenhado (2011-2015) R$ 25 bilhões

Atendimento Nacional 2011-2015: Principais Ações Mobiliário 9 milhões de conjuntos escolares adquiridos Veículos (ônibus e lancha) 20 mil ônibus 921 lanchas Tablet 450 mil tablets adquiridos

Obras Pactuadas 2011-2015: Balanço Nacional 6.445 Construções de Creches – Proinfância 10.188 construções de Quadras/Coberturas 6.842 Quadras 3.346 Coberturas 4.262 Construções de Escolas de Ensino Fundamental e Médio 700 Reformas e Ampliações de Escolas

Ciclo 2016-2019 Situação atual - RS 497 Municípios: 400 – Etapa Preparatória do Diagnóstico; 73 – Finalizaram o Diagnóstico; 24 – Não iniciaram o Diagnóstico.

Ciclo 2016-2019 Perspectiva 1 2 Possibilitar um canal de interação com os sistemas de ensino. Contribuir para o fortalecimento do Sistema Nacional de Educação. 3 Concretizar a vinculação dos Planos Estaduais e Municipais de Educação ao PNE. 4 Ser um instrumento de Planejamento Educacional Plurianual para Estados/Municípios e de apoio à tomada de decisão.

Inovações no ciclo 2016 - 2019 Alinhamento do PAR ao Plano Nacional de Educação (PNE) Alinhamento entre PAR e Plano Plurianual (PPA) Nova interface no SIMEC, mais amigável e de fácil utilização pelos usuários

Inovações no ciclo 2016 - 2019 - O PNE é principal ponto de convergência das políticas públicas da educação brasileira para os próximos dez anos. - O alinhamento do PAR com o PNE acontece em todas as metas e estratégias relacionadas à educação básica.

Estrutura do PAR O PAR está dividido em três fases de preenchimento: 01) Etapa Preparatória: Dados da Unidade; PNE; Questões Estratégicas e Complementares; Execução e Acompanhamento; e Pendência. 02) Diagnóstico: Dimensões, Áreas e Indicadores: marcação dos componentes dos indicadores e redação da justificativa. 03) Elaboração: Plano de Ações: Ações e Subações.

Integrações de dados entre sistemas Integração de dados já disponível: Sistema Habilita/FNDE – disponibilização de dados informativos do sistema sobre os Dirigentes no ícone Dados da Unidade. CACS/FUNDEB – disponibilização do cadastro dos componentes do Conselho do banco de dados do FUNDEB. CAE/FNDE – disponibilização do cadastro dos componentes do Conselho do banco de dados dos Conselheiros de Alimentação Escolar junto ao FNDE. SASE/MEC – disponibilização para download do Plano de Educação do ente federado.

Integrações de dados entre sistemas Integração de dados já disponível: PDDE Interativo – disponibilização para visualização das condições de adequação das instalações, acessibilidade, e impacto no projeto político-pedagógico conforme declarado no PDDE/Educacenso para as escolas que preencheram o PDDEInterativo. INEP – disponibilização para visualização das condições de adequação da formação docente, com a situação de cada rede estadual/municipal conforme dados do INEP. SIOPE – disponibilização para visualização de dados financeiros consolidados em quadros com receitas e despesas vinculadas à educação.

Dirigentes FASE 01 - ETAPA PREPARATÓRIA ▪ Dados da Unidade: - Prefeitura - Prefeito - Secretaria Municipal de Educação - Dirigente Municipal de Educação

Equipe Técnica FASE 01- ETAPA PREPARATÓRIA ▪ Dados da Unidade: - Equipe Local - Equipe de Nutricionistas

Conselhos FASE 01- ETAPA PREPARATÓRIA ▪ Dados da Unidade: ▪ CONSELHOS - Conselho de Acompanhamento e Controle Social (CACS- Fundeb) - Conselho Municipal/Estadual de Educação - Conselho de Alimentação Escolar

Dados da Unidade FASE 01 - ETAPA PREPARATÓRIA ▪ Dados da Unidade: ▪ DIRIGENTES - Prefeitura - Prefeito - Secretaria Municipal de Educação - Dirigente Municipal de Educação

Estrutura do PAR FASE 01- ETAPA PREPARATÓRIA ▪ Plano Nacional de Educação- PNE - Metas Previstas ( Brasil, Estado e Município) - Situação Atual ( Brasil, Estado e Município)

As metas do PNE e as Dimensões do PAR Metas PNE (1; 2; 3; 5; 6; 7; 9; 10 e 11) – dizem respeito a garantia do acesso a educação básica com qualidade; à universalização da alfabetização e à ampliação da escolaridade e das oportunidades educacionais. Dimensões do PAR: 1 - Gestão Pedagógica; 2 - Formação de Profissionais da Educação 3 - Práticas Pedagógicas e Avaliação; e 4 - Infraestrutura Física e Recursos Pedagógicos.

As metas do PNE e as Dimensões do PAR Metas PNE (4 e 8) que dizem respeito à redução das desigualdades e à valorização da diversidade - universalizar o atendimento educacional especializado, preferencialmente integrado; e elevar a escolaridade média dos jovens e adultos do campo, das regiões mais pobres e a negra para no mínimo 12 anos de estudo. Dimensões do PAR: 1 - Gestão Pedagógica; 2 - Formação de Profissionais da Educação; 3 - Práticas Pedagógicas e Avaliação; e 4 - Infraestrutura Física e Recursos Pedagógicos.

As metas do PNE e as Dimensões do PAR Metas PNE (15; 16; 17 e 18) - que tratam da valorização dos profissionais da educação estabelecer política de valorização dos profissionais da educação em cada rede e assegurar que todos os professores tenham formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam. Dimensão do PAR: 2 - Formação de Profissionais da Educação

As metas do PNE e as Dimensões do PAR Metas (12;13 e 14) que tratam do ensino superior Penso que apesar de ter sido orientado que os municípios deveriam considerar a educação superior na elaboração de seu Plano Municipal, não consigo relacionas essas 3 metas no PAR. A formação inicial de professores é ensino superior, mas daí a mudar os indicadores da educação superior , acho forçar a barra.

As metas do PNE e as Dimensões do PAR Meta 19 - assegurar condições, no prazo de 2 (dois) anos, para a efetivação da gestão democrática da educação. - a gestão democrática deve estar associada a critérios técnicos de mérito e desempenho e à consulta pública à comunidade escolar, no âmbito das escolas públicas, prevendo recursos e apoio técnico da União para tanto. Dimensão do PAR: 1 - Gestão Pedagógica; 2 - Formação de Profissionais da Educação; 3 - Práticas Pedagógicas e Avaliação;

Plano Nacional de Educação

Estrutura do PAR FASE 01- ETAPA PREPARATÓRIA ▪ Plano Nacional de Educação- PNE - Metas Previstas ( Brasil, Estado e Município) - Situação Atual ( Brasil, Estado e Município)

Questões Estratégicas e Complementares FASE 01- ETAPA PREPARATÓRIA ▪ Questões Estratégicas e Complementares: - Organização do Sistema de Ensino - Criação e funcionamento de Conselhos - Fórum Permanente de Educação - Gestão do Município (Carreira, ingresso de diretor e formação) - Assistência técnica da secretaria de educação do estado

Questões Estratégicas e Complementares

Pendências FASE 01- ETAPA PREPARATÓRIA ▪ Execução e Acompanhamento: - Execução das ações apoiadas no ciclo anterior - Receitas e Despesas do município dos últimos anos

Pendências

SIOPE

Pendências PAR FASE 01- ETAPA PREPARATÓRIA - Habilitação junto ao FNDE - Regularidade dos Conselhos - Prestação de Contas - Monitoramento de Termos - Execução de obras - SIOPE

Pendências PAR

Estrutura do PAR FASE 02- Diagnóstico: Dimensões Áreas Indicadores Marcação dos componentes dos indicadores Redação da justificativa

Comparativo estruturas: PAR 2011-2015 x 2016-2019 04 Dimensões; 17 Áreas; 82 Indicadores. Valoração dos Componentes de Indicadores escolhidos resultando em pontuações. 04 Dimensões; 19 Áreas; 99 Indicadores. Componentes de Indicadores com características qualitativas, conjugados à justificativa descritiva onde deve-se inserir as demandas potenciais: auto avaliação + proposição de necessidades.

Etapa de Diagnóstico

Dados INEP sobre Formação de Docentes

Dimensão 2

Dimensão 4

Estrutura do PAR

Estrutura do PAR FASE 03- Construção das Ações: Ações e Subações - Inciativas Formas de Execução Cronograma Responsáveis Insumos Necessários

Bloqueios e Impedimentos No momento, há apenas um bloqueio para o preenchimento da Etapa Preparatória: Não será possível concluir a Etapa Preparatória e iniciar a etapa de Diagnóstico se o Estado/Município não Tiver entregue para inserção no Sistema da SASE/MEC o Plano Estadual de Educação/Plano Municipal de Educação.

Assistência ao preenchimento Ícone de Orientações composto por: Manual – já disponibilizado; Vídeos Tutoriais – a serem disponibilizados em breve; Tire suas dúvidas interativo para contato com a equipe técnica do FNDE – já disponibilizado.

Atendimento FNDE: ramais e e-mails CONTATOS EQUIPE TÉCNICA DO PAR/FNDE (61) 2022- Técnicos Ramal E-mail UF SUBSTITUTO Adriana 5849 adriana.silveira@fnde.gov.br PB TO ES AP Ionei e Filipe Ana 5802 ana.vasconcellos@fnde.gov.br SP AL SE  Carlos e Angélica Angélica 5804 maria.floriano@fnde.gov.br MG RR PA Carlos e Ana Carlos 5946 carlos.silva@fnde.gov.br GO CE DF Alexandre 5384 alexandre.freitas@fnde.gov.br PI MA Marcelle e Karine Filipe 5844 filipe.azevedo@fnde.gov.br PR SC MS Ionei e Adriana Karine 5383 karine.queiroga@fnde.gov.br RS AM RJ Marcelle e Alexandre Ionei 5836 ionei.vilar@fnde.gov.br PE MT RO Adriana e Filipe Marcelle 4131 marcelle.santos@fnde.gov.br RN AC BA Alexandre e Karine

Atendimento FNDE: ramais e e-mails CONTATOS CALL CENTER PAR/FNDE (61) 2022- Técnicos Ramal e-mail contato Redney Silva (manhã) 5815 par@fnde.gov.br Eduardo Carvalho (tarde) Kellen Cavalcante 5978 Carlos Nascimento 5854 Júlio Lacerda (manhã) 5948 Thiago Borges (tarde) Sângela Cruz (Suporte) 5922

par@fnde.gov.br andrea.saar@fnde.gov.br Dúvidas Capacitação par@fnde.gov.br andrea.saar@fnde.gov.br 61 2022-5821 Especificar no assunto: “Evento PAR- UNDIME RS”