Organização Textual FRASE, ORAÇÃO, PERÍODO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Produção Textual Título Estrutura do Texto Parágrafo Emanoelly Marques.
Advertisements

O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO
O modelo morfossintático
SINTAXE "Sintaxe" é o estudo das relações que as palavras estabelecem entre si nas orações e das relações que se estabelecem entre as orações nos períodos.
PROFESSORA LÚCIA BRASIL
QUESTÕES DA LÍNGUA A FRASE.
Redação Por onde iniciar? Professor José Arnold.
E. E. NO CONJ. HABITACIONAL CRUZEIRO DO SUL
Frase-Oração-Período
CONCLUSÃO (DISSERTAÇÃO)
Dissertação.
Modelo Morfossintático
A NOTÍCIA Notícia é a expressão de um fato novo, que desperta o interesse do público a que um jornal se destina. Gênero textual tipicamente jornalístico,
REDAÇÃO EMPRESARIAL Orientadora: Maria Regina Caviquioli Pereira.
Produção Textual Artigo de Opinião Editorial.
REDAÇÃO CIENTÍFICA Professora Angelica Rocha de Freitas
CONTEÚDOS: Diferença entre frase, oração e período; Conceito de frase;
Frases, Orações e Períodos
REDAÇÃO - Prof.ª Sarah Araujo
Funções da linguagem Todo uso concreto e particular que determinado falante faz da língua é chamado ato de fala. Em todo ato de fala é obrigatória a atuação.
Comunicação e Redação Empresarial
Como se preparar para as redações. FOCO Faça leitura e estudo da literatura da SNI com foco na escrita/na redação.
Elaboração do Projeto do Trabalho Monográfico. A etapa denominada Elabora ç ão do projeto do trabalho monogr á fico constitui a última etapa da fase Pensando.
Aula de Redação Professor Daniel Jorge. Esquemas de redação.
NORMAS ABNT PARA TRABALHOS ACADÊMICOS
A ARTE DE OUVIR “ O Homem Tem Dois Ouvidos e Uma Boca. Isso Serve Para Ouvir o Dobro e Falar a Metade ” (Autor Anônimo) Na Arte da Comunicação Ouvir Talvez.
Belchior José R. Araújo DissertaçãoArgumentação Dissertar é o mesmo que desenvolver, explorar ou explicar um assunto. Argumentar é a.
Redação de Texto Científico Acadêmico
MOTIVANDO PARA VENCER MOTIVAÇÃO São os Motivos – de Ordem Lógica – Que Nos Levam Por Um Caminho e Não Por Outro; ou Seja, São os Motivos Que Nos Levam.
Metodologia e Divulgação do Artigo Científico Metodologia e Divulgação do Artigo Científico2015 Seção de resultados em um artigo Seção de resultados em.
PORTUGUÊS 5ºANO Gramática Sintaxe Gramática Sintaxe Ano letivo 2014/2015 Profª. Ana Fonseca.
ORAÇÃO E PERÍODO Oração é todo enunciado organizado em torno de um único verbo ou locução verbal. Joana estudou para a prova ontem. verbo = uma oração.
Elaboração de Projetos Aula 02 Prof. : Raimundo Teodoro
PRÁTICA CIENTIFICA ANÁLISE DE ARTIGO CIENTÍFICO: “PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA DAS P-MEDIANAS NA LOCALIZAÇÃO DE UNIDADES DE SAÚDE 24 HORAS” Brasília,
Aula 5. Teste de Hipóteses II. Capítulo 12, Bussab&Morettin “Estatística Básica” 7ª Edição.
ESTRUTURA DO TRABALHO CIENTÍFICO
Metodologia do Trabalho Científico Profª Clara Brum
Tipos e polaridade das frases
Sintagmas lexicais da redação acadêmica Prof. Dr. Ayres Nogueira.
Expositivo Tópico Tipos de sermão Textual O que a inveja causa em nós?– Sl Tipos de sermões - Tópico 1.A inveja apodrece os ossos. Pv A.
Tipologia textual Dissertação.
QUESTIONÁRIO.
Metodologia da Pesquisa e Redação Científica Prof. Dr. Marcelo Alves Barros Instituto de Física de São Carlos - USP
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 5 Planejamento e estratégia.
Observe o diálogo — Bom dia, posso ajudar? — Sim, eu quero um sorvete. — Muito bem e qual o sabor? — Eu quero um de morango. — Pronto, aqui. — Quanto.
Metodologia Científica Resumo de Escrito Adolflayter Machado Amanda Rodrigues Rosilene da Silva.
RESUMOS UNIRIO Profª.: Maria Lucia Costa de Vasconcelos Chaves Disciplina: Metodologia da Pesquisa I NUTRIÇÃO/ INTEGRAL 1º semestre/2015.
Como Preparar Seminários Tipos de apresentação Cuidados com o apresentador Cuidados com o conteúdo.
A ANÁLISE DO DISCURSO. ORIGENS Atualmente o estudo da língua sob a perspectiva discursiva está bastante difundido, havendo várias correntes teóricas.
Análise do tema a partir das informações da coletânea CAPÍTULO 2 – página 10 a 15.
DA ESCRITA COMO PRODUTO À ESCRITA COMO PROCESSO Apresentação de uma proposta de trabalho.
 Uma boa pesquisa torna-se útil quando seu objetivo, metodologia, resultados e implicações são comunicados de maneira eficiente.  O objetivo da pesquisa.
* FICHA TEMÁTICA: Após a determinação de um tema central, registram- se múltiplas conceituações identificadas nas obras de diferentes autores, na forma.
MÉTODOS CIENTÍFICOS Prof a. Graça Pachêco. TODAS AS CIÊNCIAS CARACTERIZAM-SE PELA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS CIENTÍFICOS Há diversas formas de conceituar,
DO TEXTO DISSERTATIVO AO ARTIGO DE OPINIÃO
TEXTO PUBLICITÁRIO PRIMEIROS CONCEITOS E A ESTRUTURA DO TEXTO PUBLICITÁRIO
Normalização (4FN) Na literatura aparecem outras formas normais, como a forma normal de Boyce/Codd, a 4FN e a 5FN. Destas a única que tem importância na.
Trabalhando com produção textual
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA  É o mecanismo pelo qual as palavras alteram sua terminação para se adequarem harmonicamente na frase.  A concordância pode ser.
ESTRUTURA DO TEXTO DISSERTATIVO.
O texto argumentativo Metas Curriculares 8.º e 9.º anos
Diretrizes para a Elaboração de Trabalhos Científicos A CONSTRUÇÃO LÓGICA DO TRABALHO:
Coesão e coerência textuais Porto Editora. A palavra texto deriva do latim textu- (tecido). Um texto é, assim, um entrelaçamento, ou seja, um conjunto.
Mídias Sociais Aula 04 Mecanismo de Busca Operadores Prof. Dalton Martins Gestão da Informação Universidade Federal de Goiás.
"Ninguém é capaz de escrever bem se não sabe bem o que vai escrever" (CAMARA JR., 1978)
Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.

Introdução a atividade acadêmica
OFICINA DE MÉTODO CIENTÍFICO
Administração do Tempo e Leitura Otimizada Cleber José Aló de Moraes 2016.
Transcrição da apresentação:

Organização Textual FRASE, ORAÇÃO, PERÍODO

Frase  Frase é todo enunciado linguístico capaz de transmitir uma ideia. A frase é uma palavra ou conjunto de palavras que constitui um enunciado de sentido completo. A frase não vem necessariamente acompanhada por um sujeito, verbo ou predicado. Por exemplo: «Cuidado!» é uma frase, pois transmite uma ideia - a ideia de ter cuidado ou ficar atento - mas não há verbo, sujeito ou predicado.

A frase se define pelo propósito de comunicação, e não pela sua extensão. O conceito de frase, portanto, abrange desde estruturas linguísticas muito simples até enunciados bastante complexos.

Oração Já a Oração é todo enunciado linguístico que tem o núcleo como o verbo, apresentando, desta maneira e na maioria das vezes, "termos essenciais da oração, sujeito e predicado". Ex.: «O menino sujou seu uniforme.» O que caracteriza a oração é o verbo, não importando que a oração tenha sentido ou não sem ele.

Período O Período é uma frase que possui uma ou mais orações, podendo ser: Simples: Quando constituído de uma só oração. Ex.: João ofereceu um livro a Joana. Composto: Quando é constituído de duas ou mais orações. Ex.: O povo anseia que haja uma eleição justa, pois a última obviamente não o foi. Os períodos compostos são formados por coordenação, por subordinação ou por ambas as formas(coordenação-subordinação).

Tipos básicos de frases Frases declarativas: após a constatação de um fato, o emissor faz uma declaração; Frases exclamativas: as que possuem exclamação; Frases imperativas: as que expressam ordens; proibições; conselhos. Frases interrogativas: as que transmitem perguntas; E ainda há mais dois grupos secundários: Frases optativas: o emissor expressa um desejo (Ex.: Quero comer picolé.); Frases imprecativas: o emissor expressa uma súplica através de maldição. (Ex.: Que um raio caia sobre minha cabeça.).

Parágrafo Esse último item é a fusão das informações contidas em frases (nominais ou verbais), orações ou períodos. A escolha das informações que formarão o parágrafo devem obedecer a uma sintonia, ou seja, o assunto precisa estar ligado dentro do parágrafo e entre parágrafos como se fossem elos de uma corrente. Caso quebre um dos “elos”, a informação se perde ou ficará confusa ao leitor. Não se tem um número definido de linhas para parágrafo. Orienta-se que se tenha duas ou mais frases (orações ou períodos) em cada um.

INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO, CONCLUSÃO

INTRODUÇÃO É o início do texto, contendo o tema a ser desenvolvido, exposto com muita clareza. Envolve o problema a ser analisado. Geralmente pode ser exposto em apenas um parágrafo. Uma introdução não deve ser muito longa para não desmotivar ou ficar cansativa para o leitor. Se a redação tiver trinta linhas, aconselha-se a que o escritor use de quatro a seis para a parte introdutória.

DEVE-SE EVITAR EM UMA INTRODUÇÃO - Iniciar uma idéia geral que não transpassa por todo o texto (o uso de idéias totalmente diferentes); - Usar chavões; - Iniciar a introdução com as mesmas palavras do título; - Frequente fazer desvios do assunto principal; - Escrever período longo; - Escrever de forma pessoal, ou seja, usar a 1ª pessoa.

DESENVOLVIMENTO É o corpo do texto, onde se organiza o pensamento. Compõem os argumentos que no caso é o posicionamento adotado. Os argumentos podem se classificar em: argumento de autoridade, argumento por ilustração, argumento do pensamento lógico, argumentação de prova concreta e argumentação de competência linguística.

Argumento por autoridade é a citação de frase ou pensamento de autor do tema em questão. Pode ser uma “faca de dois gumes”, de forma positiva fazendo uma intertextualidade ou negativa se for inadequado ao tema proposto. Argumento por ilustração é o uso de exemplos relativos à realidade. Argumento do pensamento lógico é uma idéia que parte do geral para o particular ou ao contrário do particular para o geral. Argumento de prova concreta é uma prova concreta seja de lei, dados estatísticos, fatos do conhecimento geral, como o reforço da idéia defendida. Argumento da competência linguística é o uso da incorreção gramatical que gera problemas na coerência do texto. Em uma redação de trinta linhas, a redação deverá destinar de catorze (14) a dezoito (18) linhas para o corpo ou desenvolvimento da mesma.

DEVE-SE EVITAR EM UM DESENVOLVIMENTO - Repetições; - Escrever pormenorizando; - Exemplos extremamente excessivos; - Usar de exemplos fracos e fora do contexto.

CONCLUSÃO É a síntese do problema tratado no decorrer do texto, fechamento da redação. Se a redação está planejada para trinta linhas, a parte da conclusão deve ter quatro a seis linhas. Na conclusão, as idéias tratadas no texto propõem uma solução. O ponto de vista do escritor, apesar de ter aparecido nas outras partes, adquire maior destaque na conclusão.

DEVE-SE EVITAR EM UMA CONCLUSÃO - O principal defeito não conseguir finalizar; - Evitar as expressões “em resumo”, “concluindo”, “terminando”.

Título O título funciona como síntese, palavra-chave ou talvez, chamativo para o conteúdo textual. Devemos deixar a escolha do título para o final, como se fosse a “cobertura do nosso bolo”. Pois se escolhermos no início, nossas ideias ficam restritas ao que existe nesta pequena informação. Pontuar ou não o título. Este só admite pontuação caso tenha algum verbo na informação expressa no título.