Relatório de Atividades. O que é o Lar Padilha?  O Lar Padilha é uma instituição que atua desde 1978, na Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1.
Advertisements

SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
CENTRO DE REFERÊNCIA DO IDOSO Promovendo Envelhecimento Saudável
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
A Fundação Gol de Letra Reconhecida pela UNESCO como Instituição modelo no atendimento a crianças e jovens.
PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAPIPOCA – CEARÁ
PROGRAMA GUARDA SUBSIDIADA LONDRINA Telefone: (43) Ramal: 329
Centro de Apoio Operacional Cível e de Tutela Coletiva PLANO NACIONAL DE PROMOÇÃO, PROTEÇÃO E DEFESA DO DIREITO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES À CONVIVÊNCIA.
Crianças e Adolescentes
PROGRAMA DE INSERÇÃO DO NOVO SERVIDOR À VIDA NO CAMPUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Faculdade de Educação
A gestão dos recursos, das pessoas, dos serviços e processos
O campo da Psicologia no CRAS
PREFEITURA MUNICIPAL DE SAPUCAIA DO SUL
ÁREA SOCIAL Grupo 1.
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
SEMAS Secretaria Municipal de Assistência Social.
Programa Segundo Tempo: Esporte e Cidadania na Universidade
Projecto Renascer Visita ao Parlamento Europeu Bruxelas, 11 de Novembro de 2011.
FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ASSOCIAÇÕES SÓCIO EDUCACIONAIS DE ADOLESCENTES
ONG – AME Associação Missão.
Rua Jacanã, 328 Bairro Divinéia Unaí-MG
LUGAR DE CRIANÇA É NO ORÇAMENTO
INSTITUTO DA ARTE DO FUTEBOL BRASILEIRO. Museu do Futebol Idealizado em 2005, por uma parceria entre a Prefeitura da Cidade de São Paulo e a Fundação.
Seminário “Instituições de Longa Permanência para Idosos” POLÍTICAS PUBLICAS PARA IDOSOS: EXPERIENCIA DO PARANÁ DENISE RATMANN ARRUDA COLIN Coordenadora.
Eduacação para a Vida Com o objetivo de ajudar os pais em sua caminhada na educação dos filhos.
Institucionalização, Aspectos Psicológicos
Mobilizando seus colegas de trabalho
Governo do Estado do Piauí Secretaria da Assistência Social e Cidadania - SASC Operacionalização das Ações Sócio Educativas do.
PLANO DE ASSISTENCIA SOCIAL – 2014/2017 QUADRO DE ATUALIZAÇÃO DE METAS
PROF. MARIA CECILIA ZILIOTTO
Direito de convivência familiar sob a ótica da superação da institucionalização, através de meios que favoreçam a reintegração da criança e do adolescente.
A Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC) tem como missão formular, gerenciar e executar a política de Assistência Social no município de Porto.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO ESPECIAL Secretário: Luis Augusto Lara Presidente:
2005 Criação do Comitê de Responsabilidade Social do Grupo (CRS) Objetivo: unificação e coordenação das ações de Responsabilidade Social do Grupo 2006.
Faça parte desse ideal Ações promovidas pela Entidade em prol de Crianças e Adolescentes em situação de Risco.
SEMINÁRIO PRÓ – CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA
Carlos Visão Global Social
FINALIDADE DA COMISSÃO DE JOVENS.
Fórum Permanente de Combate CENTROS DE CONVIVÊNCIA INFANTIL
Relatório de Atividades 2011
PRESTAÇÃO DE CONTAS Nome do projeto: Aproximando caminhos Objetivo: compra de automóvel para a realização de visitas domiciliares por parte do serviço.
Famílias Acolhedoras: Há treze anos acolhendo vidas.
A articulação entre os serviços da proteção social básica PAIF e SCFV
Cidade dos Direitos da criança e do Adolescente “Dona Lindu” 26 de maio de 2010 Programas, Projetos e Serviços para o enfrentamento ao Abuso e Exploração.
INSTITUTO DAS IRMÃS DA SANTA CRUZ
PROGRAMA NOSSO LAR NÚCLEO FAMÍLIA SAUDÁVEL
Telma PREFEITA 13 Desenvolvimento para todos. Apresentação Antes de propormos um debate com os jovens sobre o futuro da cidade (mundo), devemos atentar-nos.
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
DO A ÇÃO 1 Prof. Guedes 1.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças de até 6 anos é um serviço de proteção social básica ofertado de forma complementar.
ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA RELUZ
Informativo # 10 – Janeiro/2016
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, TRABALHO E HABITAÇÃO.
CASA DA CRIANÇA PENIEL Unidade I e II Rua. Caiová nº 1684, Chácara Vendas Campo Grande MS Unidade I e II Rua. Caiová nº 1684, Chácara Vendas Campo Grande.
Fundação Gol de Letra 13 anos de atividade 5 programas em SP e RJ crianças, adolescentes e jovens 2 comunidades diretamente atendidas 8 comunidades.
Educar paro o Lazer X Lazer para Educar
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 19/03/13 Fórum de defesa dos direitos da criança e do Adolescente de Belo horizonte 1° Encontro do MP com.
Prefeitura do Município de São Paulo SMC - Secretaria Municipal de Cultura São Paulo, dezembro de 2013.
O Lar Dom Bosco é uma obra social da Inspetoria Salesiana São Pio X, criado em 1990 para atender meninos e meninas em situação de moradia na rua; Desenvolve.
Nosso Desafio: Reconstruir uma Comunidade de Confissão Luterana no Bairro Mathias Velho, em Canoas Começamos em Março de 2007.
Dra Hedi Martha Soeder Muraro
“Não é o quanto fazemos, mas quanto de Amor colocamos naquilo que fazemos. Não é o quanto damos, mas quanto amor colocamos em dar.” Com muito carinho,
Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade A EXPERIÊNCIA DA APABB NA INCLUSÃO.
AS FUNÇÕES DA ASSISTÊNCIA SOCIAL NO SUAS Proteção Social Básica e Especial Defesa social e Institucional Vigilância Sócio-assistencial.
SAÚDE AMBIENTAL Céu do MapiáCéu do MapiáAmazonas.
DIREITO À ASSISTÊNCIA SOCIAL E PESSOA IDOSA
Introdução Entendendo a necessidade da comunidade e a missão da igreja inclusa nela viemos por meio desse trabalho alcançar jovens e adultos com problemas.
Transcrição da apresentação:

Relatório de Atividades

O que é o Lar Padilha?  O Lar Padilha é uma instituição que atua desde 1978, na Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes em situação de vulnerabilidade social, oferecendo acolhimento em regime de Abrigo Institucional para crianças e adolescentes, vítimas de violência física, sexual e psicológica, exploração sexual, trabalho infantil, negligência, abandono e maus tratos.

Atendimentos em 2015 Nossa instituição tem capacidade para atender até 72 crianças e adolescentes, divididas em três casas de acolhimento, todavia ao longo de 2014, o Lar Padilha atendeu 127 crianças e adolescentes, sendo que indiretamente atendemos 88 famílias ao longo do ano, realizando aproximadamente 192 pessoas atendidas indiretamente por nossa equipe técnica. Dos 127 acolhimentos, até o momento permanecem na instituição 82 crianças e adolescentes, 21 retornaram para sua família de origem; 05 completaram a maioridade; 03 foram encaminhadas para família substituta; 3 evadiram. Em relação a 2014, houve aumento do número total de atendimentos, de 106 para 127, isto demonstra a constante procura pelos serviços de acolhimento por parte dos entes públicos e parte devido ao fato da maioria das crianças ter permanecido na instituição, motivado principalmente por serem acolhidos destituídos do poder familiar e pertencentes do mesmo grupo familiar (irmãos), e, em sua maioria, adolescentes, fato que historicamente dificulta um processo de adoção.

Convênios municipais Taquara Igrejinha Rolante Três Coroas Parobé Nova Hartz Gramado Jaquirana Cambará do Sul Bom Progresso Garibaldi Carlos Barbosa Três Coroas Montenegro

Programa de Acompanhamento Familiar Desempenhado por nossa equipe técnica, é graças a esse programa que cerca de 80% das crianças e adolescentes acolhidos podem realizar visitas periódicas aos seus familiares, preservando assim os vínculos afetivos e viabilizando seu retorno para casa.

Programa de Vida Autônoma Projeto Acolhimento República: implantado em 2011, o projeto oferece apoio aos jovens que já completaram 18 anos. O Lar Padilha cede um imóvel para que esses jovens possam morar por até 18 meses, viabilizando que tenham condições de se manter com seus próprios recursos. Cabe salientar que este projeto é exclusivamente para jovens que não possuem perspectivas de retorno ao convívio familiar. Este projeto conta com o apoio institucional e financeiro da Fundação Luterana de Diaconia – FLD.

Inclusão Produtiva Incentivo e encaminhamento de adolescentes ao mercado formal de trabalho, sendo que até o presente momento incluímos 5 adolescentes; sendo que tais encaminhamentos complementam o programa de Vida Autônoma e contribuem para o retorno ao convívio familiar.

Cursos externos O Lar Padilha tem dado continuidade no processo de formação dos adolescentes e incentivado a participação destes em cursos técnicos e profissionalizantes. Neste ano foi ofertado cursos a todos adolescentes com 16 anos ou mais, sendo que em 2015 teremos a participação de 11 adolescentes nestes cursos de formação profissional. Os cursos ofertados são na modalidade Jovem Aprendiz do SENAI/RS na cidade de Rolante, Jovem Aprendiz do SENAC em Taquara/RS, e PRONATEC/Instituto Federal.

Oficinas Ao longo de todo o ano, todas crianças e adolescentes participaram de algumas das atividades a seguir: Informática, cabeleireiro, salão de beleza, música e instrumentos musicais, teatro, HIP HOP, educação ambiental, biblioteca, futebol, protagonismo, capoeira, horta, artesanato, culinária, criatividade, dança moderna, jornal/fanzine.

Passeios No ano de 2015 conseguimos oferecer em média de dois passeios por semestre ao longo do ano para as crianças e adolescentes acolhidos, que visitaram museus, exposições, parques temáticos, torneios esportivos e pontos turísticos da região, teatro, cinema, restaurantes, caminhadas.

Gincana de Dia das Crianças Neste ano convidamos equipe Força Tarefa de Taquara para organizar e realizar nossa tradicional Gincana de Dia das Crianças, no dia 12 de outubro, momento lúdico e recreativo que envolve tanto crianças e adolescentes do Lar Padilha, bem como grande participação da comunidade local. Para a premiação foram ofertados passeios a serem escolhidos pelas equipes. Neste ano a gincana teve como tema gerador as “Escolhas da juventude e histórias infantis”.

Noitada Cultural No dia 12 de dezembro, o Lar Padilha realiza a sua XVII Noitada Cultural, evento que mostra os talentos artísticos dos acolhidos para seus familiares, parceiros e comunidade local. Nesse evento, o Lar Padilha disponibiliza transporte para que as famílias venham prestigiar seus filhos e perceber o que eles aprenderam ao longo do ano nas diversas oficinas oferecidas.

Atividades externas Neste ano também realizamos nossa II Feijoada do Lar Padilha, evento com objetivo de angariar recursos para a manutenção da entidade, ocorrido no mês de julho na Sociedade 14 de Outubro na localidade de Padilha. Ao mesmo tempo em que voltamos a realizar atividades próprias voltadas manutenção financeira da entidade, também participamos como convidados em diversos eventos como Moto Show em Taquara; Rodeio do CTG Fogão Gaúcho de Taquara; Expocampo de Taquara; Festejos Farroupilha de Taquara; Oktoberfest de Igrejinha entre outros eventos em que os funcionários e amigos do Lar Padilha participaram na venda de produtos ou organização de estacionamentos destes eventos tendo os recursos revertidos ao Lar Padilha.

O ano de 2015 foi marcado pela solidificação da nova filial da ABEFI em Taquara, que embora seja uma filial de nossa mantenedora, este espaço nasce como “afiliada” do Lar Padilha, sendo inclusive utilizado o mesmo sufixo “Lar Padilha” após a denominação Centro de Defesa e Proteção Social entidade que nasce de uma anseio comunitário e da identificação por parte da comunidade do Lar Padilha como entidade reconhecida no acolhimento de crianças e adolescentes na região do Paranhama. Outro fator que contribuiu neste desafio foi a constatação por parte de nossa entidade da necessidade de uma atuação mais sistemática na Moradia República e por fim a contemplação de um espaço de acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica, fechando-se um ciclo de defesa da família no enfrentamento direto dos grupos vulneráveis, sendo que desta forma iremos atuar mais próximos das famílias e oportunizando espaços de atendimento e de acompanhamento mais eficazes, evitando novos acolhimentos de crianças.

Voluntariado e sustentabilidade

Orçamento 2015

Projetos e recursos de 2015  Projeto “Reforma do telhado da casa dos Meninos”  R$ ,00  Objetivo: Troca do telhado da casa dos meninos adolescentes.  Contrapartida do Lar Padilha: R$ ,00  Total: R$ ,00

Projetos e recursos de 2015  Projeto “Veiculo para atendimentos e encaminhamentos da equipe técnica – Centro de Defesa”  Valor solicitado: R$ ,07  Objetivo: Compra de veiculo com capacidade para 7 passageiros para translados e visitas da equipe técnica.  Contrapartida do Lar Padilha: R$ ,93  Total: R$ ,00

Projetos e recursos de 2015  Projeto “Direitos para quem também tem direitos”  R$ ,00  Objetivo: Pagamento de parte dos salários e primeira parcela do décimo terceiro salario dos colaboradores.  Contrapartida do Lar Padilha: R$ ,00  Total: R$ ,00

Nosso Muito Obrigado!   