Introdução a Sistema de Informação Conteúdo: Entender os principais aspectos relacionados a: sistemas sistemas de informação; Mudança organizacional; Características.

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Introdução a Sistema de Informação Conteúdo: Entender os principais aspectos relacionados a: sistemas sistemas de informação; Mudança organizacional; Características dos Sistemas de informação; Definição de organização; Pessoas e saberes Tipos de gestores Nível organizacional Tipos de sistemas de informação

Sistema Em geral pode falar-se de: sistemas físicos, como o sistema solar; o corpo humano como um sistema biológico; o sistema socioeconômico de uma organização ou empresa; o sistema tecnologico de uma refinaria de petroleo …

Sistema Conceitos genericos: Sistema é um conjunto de componentes inter-relacionados e inter-dependentes que formam um todo e que trabalham juntos para atingirem objetivos comuns, recebendo insumos e produzindo resultados em um processo organizado de transformação. (sistemas dinâmicos) Sistema é um conjunto de elementos ou componentes que interagem para a realização de um série de objetivos de modo organizado e coordenado. Sistema é um conjunto de elementos entre os quais se possa encontrar ou definir relações Ex.: automóvel (objetivo: transportar passageiros e carga - subsistemas: motor, caixa de marchas, suspensão); computador (armazenar e processar dados – subsistemas: teclado, vídeo, CPU,...)

Conceito de sistema Processo de Produção Entrada de Matéria-Prima Saída de Produtos Acabados Ambiente Outros Sistemas Controle pela Administração Sinais de Controle Sinais de Controle Sinais de Feedback Sinais de Feedback Fronteira do Sistema

Teoria de sistemas Um sistema existe num ambiente Um sistema é separado do seu ambiente por algum tipo de delimitação Sistemas têm entradas e saídas. Eles recebem entradas do ambiente deles, e enviam saídas para o ambiente deles. Sistemas têm interfaces. Uma interface permite a comunicação entre dois sistemas. Um sistema pode conter subsistemas. Um subsistema é também um sistema, e pode ter outros subsistemas.

Sistema Componentes ou funções b á sicas de um sistema Entrada – envolve a captação ou coleta de elementos que ingressam no sistema (manual ou automático) de dentro da organização ou de seu ambiente externo (formulários, registros, edição) para serem processados. Ex: horas trabalhadas, notas, telefonema, pesquisa, entrevista, leitura de um código de barras, etc. Dados e esforço humano devem ser organizados para processamento Processamento – envolve processos de conversão ou transformação que convertem insumo (entrada) em produto (saídas) mais útil e apropriada. Pode envolver cálculos, comparações, classificados e tomadas de ações alternativas, e armazenagem de dados para ações futuras. Entre os exemplos encontram o processo industrial, o processo da respiraçao humana ou calculos matematicos

sistema Componentes ou funções básicas de um sistema Saída – envolve a transferência de elementos (informação ou produto) produzidos por um processo de transformação até o seu destino final, às pessoas ou atividades que a usarão. Envolve a produção de informações úteis, geralmente na forma de documentos, relatórios e dados de transações. Ex:contra-cheques, relatórios p/gerentes, acionistas, bancos, agências governamentais dentre outros. Algumas saídas podem ser entradas para dispositivos ou outros sistemas Normalmente os dispositivos de saída são as impressoras, tela, etc...

Sistema Componentes ou funções adicionais de um sistema Realimentação (Feedback) – são dados sobre o desempenho de um sistema, utilizados para fazer ajustes ou modificações nas atividades de entrada ou processamento. Informações que retorna aos membros adequados da organização para ajudá-los a refinar ou corrigir os dados de entrada ou ao processamento. Ex: relatório com todos os funcionários que trabalharam horas na semana; produtos abaixo do estoque mínimo; os dados sobre o desempenho de vendas é feedback para o gerente de vendas Controle – envolve monitoração e avaliação do feedback para determinar se um sistema esta se dirigindo para a realização de sua meta. Em seguida, a função de controle faz os ajustes necessários aos componentes de entrada e processamento de um sistema para garantir que seja alcançada a produção adequada.

Classificação de sistemas Simples: Possuem pouco componentes; Relação ou interação entre os componentes é descomplicada; Ex.: misturar ingredientes para fazer um bolo Entrada: ingredientes, conhecimento sobre proporção e ordem dos ingredientes; Processamento: misturar os ingredientes e colocar no forno para assar; Saída: bolo acabado (assado e pronto). Complexos: Possuem muitos componentes (pessoas, máquinas); Componentes são altamente relacionados e inter-conectados; Ex.: fabricação de um automóvel (numerosas peças, componentes, equipamentos e pessoal qualificado); Entrada: peças do carro – chassi, motor, suspensão; Processamento: linha de montagem do carro; Saída: carro pronto;

classificação de sistemas Abertos: Interagem com o ambiente no qual estão inseridos; Organismos vivos: alto grau de interação com o ambiente Empresas: matérias-primas (entradas) fluem para dentro do sistema, são processadas e retornam como bens e serviços (saídas) para o ambiente (cliente) Ex.: empresas e universidades são sistemas abertos Empresa (entra matéria prima e saí bens e serviços); Plantas, animais, etc. – alto grau de interação com o ambiente Fechados: Não interagem totalmente com o ambiente no qual estão inseridos. Apresentam um comportamento totalmente determinístico e programado. dificilmente encontrado Ex.: grupo pequeno reunido para discutir fabricação de vinhos clássicos, menor interação

classificação de sistemas Estáveis (Não-Adaptáveis): Sofrem pouca influência do ambiente no qual estão inseridos; Mudanças no ambiente resultam em pouca ou nenhuma mudança no sistema; Ex.: (um pequena empresa que produz brinquedos de blocos de madeira pode ser bastante estável, desde que a fonte de matéria prima e as preferências tenham se mantido). Dinâmicos (Adaptáveis): Sofrem constantes modificações devido às mudanças ocorridas no ambiente que estão inseridos; Flexibilidade; Ex: Fábrica de computadores /equipamentos eletrônicos (mudanças tecnologia forçam o desenvolvimento de novos produtos);

classificação de sistemas Permanentes: Existem por muito tempo; Ex.: Empresas grandes, Universidades (anos); Temporários: Existem por pouco tempo (meses); Ex.: grupos de pesquisa nas disciplina; sociedade que se reúne para obtenção de manuscritos raros e valiosos (depois estes são vendidos e a sociedade é desfeita).

Exemplo de sistemas

Sistema de Informação (SI) – conceitos Conjunto de componentes inter-relacionados que coletam, processam, armazenam e distribuem informações para apoiar o controle e a tomada de decisão em uma organização Conjunto organizado de pessoas, hardware, software, redes de comunicação e recursos de dados que coletam, transformam e disseminam informações em uma organização Além do suporte à tomada de decisão, coordenação, controle, SIs auxiliam gerentes e funcionários a analisar problemas, visualizar soluções e também criar novos produtos

Sistema de Informação (SI) – conceitos Falar em sistemas de informação leva imediatamente a pensar em organização e informação. Vários autores estabelecem relação entre três conceitos: sistema, informação sistema de informação Um sistema de informação engloba atividades organizacionais que lidam com informação e que se podem enumerar como: adquirir, armazenar, recuperar, manipular, transmitir e utilizar informação.

Sistema de informação - conceito Sistema – conjunto de partes que, coordenadas, concorrem para o mesmo fim Exemplo: Sistema econômico, político, circulatório,... Sistema de Informação – conjunto de meios que relaciona os DADOS, os processa, e transmite os resultados para o exterior através dos periféricos adequados É a combinação de métodos de trabalho, informação, pessoas, e Tecnologias de Informação e de Comunicação, estruturados de forma a atingir os objetivos estratégicos Computadores Terminais Linhas de comunicação Software OUTPUT (Informação ) INPUT (materia prima)

Componentes do SI SI Pessoas Organização Tecnologia Realimentam o SI com novos dados que geram novas informações; Interagem diretamente com o SI. Utilizam as informações geradas para algum processo de tomada de decisão (ambiente de trabalho); Unidades que exercem diferentes funções, tais como: vendas, produção, educação; Meio pelo qual os dados são transformados em informação; Pode ser: lápis e papel; giz,… computador: hardware, software e comunicações.

Qual a importância da mudança organizacional? Exemplos de prática de mudança organizacional Benchmarking Círculo de qualidade Desenvolvimento de sistemas de informação Formação de competências sociais Formação de competências técnicas* Gestão de qualidade total Gestão participativa Kaizen Planejamento de sistemas de informação** Melhoria de processos organizacionais Sistema de informação e mudança organizacional

Sistema de Informação e mudança organizacional Obs. As TI são indicadas como o instrumento mais poderoso para mudar as organizações, porém esse sucesso não passa só pelas TI, mas essencialmente pelos SI As TI são agentes de mudança organizacional mas, por si só, não provocam mudanças significativas para a organização, sendo necessário sua interação com o SI. O SI assumem dois tipos de papel na mudança: conduzem – proporcionando uma situação que causa a mudança permitem – apresentam-se como meio para proporcionar a mudança desejada

Sistema de Informação e mudança organizacional Atividades de intervenção de SI nas organizações incluem Desenvolvimento de sistemas de informação – visa introduzir mudanças no SI de forma a melhorar o seu desempenho, sendo baseado em TI. É composto das seguintes fases: estudo de viabilidade, engenharia de requisitos, desenho, codificação, testes e implementação e manutenção.

Sistema de Informação e mudança organizacional Atividades de intervenção de SI nas organizações incluem Planejamento de sistema de informação – visa ajudar a organização a atingir os seus objetivos através dos seus SI e estabelecer como podem ser suportados pelas TI. É composto das seguintes fases: inicio, compreensão da situação atual e interpretação das necessidades da organização, definição e atualização da informação e das arquiteturas do sistema, determinação de estratégia de SI da organização, formulação da estratégia de TI, preparação dos planos de migração.

Sistema de Informação e mudança organizacional Atividades de intervenção de SI nas organizações incluem Gestão da qualidade total – (Total quality management) – incute na organização o princípio do processo contínuo de melhoria, que tem como principal preocupação agradar ao cliente. Baseia-se no ciclo PDCA (Plan, Do, Check and Act)

Sistema de Informação e mudança organizacional Atividades de intervenção de SI nas organizações incluem Reengenharia de processos organizacionais – defendem a necessidade de adoção de uma aproximação radical do desenho dos processos organizacionais, realçando a importância da inovação do processo e o uso apropriado das TI, introduzindo a filosofia da reengenharia de processos. Baseia-se no ciclo: identificar os processos para redesenho, identificar os instrumentos de mudança, desenvolver uma visão das atividades e dos objetivos do processo, compreender e estudar os processos existentes, desenhar o protótipo do novo processo.

SI - Sistema de Informação Do ponto de vista da informática (tecnológico) → conjunto de componentes relacionados cuja função é recolher, guardar, processar e divulgar informação. Do ponto de vista das organizações → entidade sociotécnica, constituída por um conjunto de procedimentos, de pessoas e de tecnologias, organizadas para apoiarem o controle e a tomada de decisão de modo que a empresa alcance os seus objetivos.

Sistema de informação

Funções do SI Ajudar os gestores e restante pessoal a analisar problemas da empresa (tabelas, gráficos) visualizar situações complexas (interdependências de dados) apoiar na criação de novos produtos ou serviços (permitir cálculos de custos) permitir o acesso a novos mercados (empresas virtuais, negócios via net) “A finalidade dos sistema de informação é fornecer as informações certas, para as pessoas certas, no momento certo, na quantidade certa e no formato certo”

Sistema de informação SI Informais contam com entendimentos implícitos e regras de comportamento não especificadas. não existe um entendimento do que é informação ou como ela é armazenada e processada. – ex: rede de fofocas SI formais apóiam em definições de dados e procedimentos para coleta, armazenamento, processamento, disseminação e uso desses dados. são estruturados: operam em conformidade com regras predefinidas que são relativamente fixas e não facilmente alteradas. divididos em manuais e baseados em computador

Sistema de informação Sistemas Manuais – lápis e papel Sistemas de Informação Baseados em Computador (CBIS - Computer-Based Information Systems ) – utilizam a tecnologia dos computadores (hardware e software) para processar e disseminar informação

Sistema de informação TI - Tecnologias da Informação TI → funcionam como “veículo” de disponibilização da informação e de suporte aos SI surgindo na forma de: software : sistemas operativos, bases de dados, linguagens de programação, aplicativos,… hardware : computadores, impressoras, dispositivos de rede,… As TI constituem a infraestrutura tecnológica da informação, fornecendo a plataforma sobre a qual a empresa pode construir o seu sistema de informação.

Sistema e Tecnologia de informação

SI → referem-se à definição e uso da informação (por quê/para quê) TI → referem-se ao fornecimento da informação (como)

Sistema de informação. Fonte: Araújo, Pedro J. G., sistemas de organização operacionais, 2010

Organização As organizações constituem o campo de aplicação dos SI. Por um lado, reconhece-se que o sucesso das organizações depende dos seus SI. Por outro lado sabe-se que o conhecimento profundo da realidade e do comportamento das organizações é condição fundamental para a concepção de sistemas organizacionais que realmente contribuam para o alcançar da sua missão. Portanto, uma compreensão do que é uma organização é essencial para o profissional da informática.

Organização “Entidades que surgem para satisfazer necessidades da sociedade que indivíduos isoladamente, ou outras organizações não conseguem (ou não o fazem tão bem), dependendo a sua sobrevivência e desenvolvimento da capacidade de afirmar a sua singularidade na satisfação das mesmas.” “Combinação intencional de pessoas e tecnologia, integradas num todo complexo e inserido num determinado enquadramento sócio-ecnônomico com o propósito de realizar um conjunto de objetivos.”

Organização Organizações e SI influenciam-se mutuamente: organização → SI: os gestores exigem mais rapidez, visualização mais fácil, etc SI → organização: alguns anos atrás - gestores recebendo 200 /dia ??? …uma nova tecnologia pode ser um travão à produtividade… São influenciadas por vários fatores: estrutura, procedimentos, cultura, ambiente, política, processos de negócios, decisões dos gestores, estratégias, ….

Sistema de informação Vista técnica: estrutura social estável que tira recursos do ambiente e os processa para produzir saídas como produtos ou serviços. Enfatiza os aspectos formais. Abordagem matemática e modelos normativos; recorre às ciências da computação, ciência do gestão e pesquisa operacional. Vista comportamental: enfatiza os aspectos humanos e informais da organização. Problemas comportamentais que não podem ser expressos com modelos normativos; recorre à sociologia, ciência política e psicologia..

SI/TI : perspectiva tecnológica Perspectiva tecnológica ⇒ focada nas funções e ações. 3 elementos básicos: input → processamento → output produzem a informação requerida pela organização. Nesta perspectiva, os elementos a considerar são: dados, informação, entradas, saídas, processamentos e tecnologias..

SI/TI : perspectiva organizacional (do negócio) Perspectiva do negócio ⇒ um SI é uma solução de gestão, baseada em TI, para responder aos desafios postos pelo Ambiente. Organização: implica olhar para a organização como um sistema, em termos de estrutura interna, cultura, processos de negócio e entidades como empregados, direção. Também inclui a análise das relações com o ambiente (clientes, fornecedores, competidores, estado, etc. Gestão: os gestores devem percebem os desafios/alterações no ambiente e conceberem as estratégias ou planos para afetar os recursos necessários a fim de responder-lhes. Devem também criar novos produtos e serviços e mesmo transformar a organização. É um trabalho criativo e a natureza das decisões depende do nível ocupado na organização. Tecnologia: deve ser olhada como ferramenta ou recurso, ou ainda como um meio para solucionar um problema do negócio (independentemente de ser hw/sw).

Tipo de pessoas e saberes Administradores: quem gere, quem administra knowledge workers: projetam produtos e serviços (ex: engenheiros, arquitetos ou cientistas) data workers: processam o trabalho escrito da organização (Ex: secretárias, escriturários, chefias intermédias) service workers: produzem os produtos e serviços da organização (Ex: operários, montadores, empacotadores).

Cultura & Política Cultura conjunto fundamental de suposições, valores e maneiras de fazer as coisas, que foram aceites pela maioria dos membros da organização. (Ex: opção pela qualidade). Parte da cultura da organização pode ser encontrada embutida nos seus sistemas de informação. (Ex: dar prioridade aos serviços dos clientes pode ser encontrado em um sistema de acompanhamento de expedição da empresa). Política Diferentes níveis e especialidades em uma organização criam diferentes interesses e pontos de vista. Essas visões frequentemente entram em conflito, que são a base para as políticas organizacionais. Os SI resultam de um conjunto de diferentes perspectivas, conflitos, compromissos e acordos que são parte natural de toda organização..

Gestão Tipos de gestores gestores topo: tomam decisões estratégicas de longo-prazo sobre produtos e serviços a produzir gestores intermédios: executam os programas e planos do gestores de topo gestores operacionais: monitoram as atividades diárias da empresa Funções dos gestores percebem os desafios de negócio no ambiente, apresentando as estratégias organizacionais para responder a esses desafios; atribuem recursos financeiros e humanos para atingir a estratégia definida; têm a responsabilidade de chefia (são quem manda); criam novos produtos/serviços e até recriam a organização de tempos a tempos; devem direcionar trabalhos criativos usando novo conhecimento e informação. Os SI/TI têm um papel importante no redirecionamento da organização..

Sistema de informação Tipos de problemas a resolver Estruturados: operações ou transações, cujos processos de recuperação e controle de dados são repetitivos Facilmente automatizados Todos os dados relevantes são disponíveis Necessitam de pouco julgamento ou avaliação humana Ex: introdução de valores numéricos Semi-Estruturados: situações que, embora habituais, têm de ser adaptadas a cada caso específico Algumas partes podem ser automatizadas Necessitam de julgamento humano Ex: seleção de modelos de equipamentos Não-Estruturados: situações específicas, frequentemente únicas (ambientes complexos e dinâmicos) Dificilmente automatizados Necessitam de muito julgamento humano Ex: seleção de produtos/serviços a produzir/fornecer.

Níveis organizacionais Fonte: Araújo, Pedro J. G., sistemas de organização operacionais, 2010

Tipo de sistemas de informação Fonte: Araújo, Pedro J. G., sistemas de organização operacionais, 2010

1 - Estudo de caso. Antônio é administrador de carteiras de ações, trabalhando para um conjunto de clientes. Ele aplica o dinheiro dos clientes em ações e recebe deles em função dos resultados que obtiver. Quanto mais rentáveis forem suas operações melhor. Ao investir é ele quem determina quanto vai aplicar e em que ações vai aplicar, fazendo uso de um software que ele mesmo criou. O software 70% das vezes dá ordens corretas de operação, isto é: 70% das vezes as ações são compradas a um preço e vendidas a um preço maior. Obviamente 30% das vezes ocorre o contrário. Mas Antônio considera o software eficiente, pois o lucro das operações certas é bem superior ao prejuízo das erradas.

Certo dia ele comentou com a sua secretária que a ação Paranapanema, que ele tinha em carteira, iria cair. Ele tinha muita experiência com a ação e conhecia bem quando ela iria subir ou cair. Mas era uma intuição, um feeling, uma percepção. A secretária respondeu: -Por que não vende, então? -O sistema não disse para vender. -Mas você não acha que a Paranapanema vai cair de preço? -Acho. Mas o software não me avisou que devo vender. -Mas você não acha que ela vai cair? -Acho. Mas o sistema não deu a informação para vender a Paranapanema. -Não acredito no que estou ouvindo: se você acha que ela vai cair de preço, para que ficar esperando ordem do sistema? Antônio não vendeu a Paranapenema. Esperou a ordem de venda do sistema - que veio três dias depois - quando a ação já tinha caído de R$12,10 p ara R$9,80. Considerando os conceitos da cultura da informação, comente a ação de Antônio. Ele agiu certo? Deveria ter dado ouvidos à sua intuição?

Responda às seguintes questões: 1- Resuma o papel do administrador de sistemas de informação. O que se espera que ele faça dentro de uma organização? 2 - Conceitue cultura da informação. 3 - Se você estivesse incumbido de redigir algumas normas referentes à cultura da informação de uma empresa, que regra, certamente você não deixaria de considerar? 4 - Dada uma empresa qualquer, como você procederia para estabelecer a cultura da informação mais adequada a ela?

2 - Estudo de caso: As empresas estão continuamente buscando melhores maneiras para alcançar uma vantagem competitiva. De acordo com Michael Porter, a ameaça dos novos concorrentes no mercado é um fator relevante para alcançar vantagem competitiva. Tradicionalmente, as empresas usavam homens e mulheres da força de venda para divulgar a seus consumidores as melhorias em produtos e serviços, alem das chamadas de venda, panfletos, anúncios em jornais, spots em TV e marketing direto. Uma vez feita a venda, os fabricantes, os armazéns e as lojas de varejo entregavam os bens e serviços aos clientes. Como é dispendioso manter uma equipe de vendas e um canal de distribuição eficaz para produtos e serviços, a ameaça de novos concorrentes era pequena para muitas industrias. Com o uso difundido da internet, os indivíduos e as empresas podem comercializar e vender novos produtos rapidamente, sem os altos custos da abordagem tradicional de marketing e distribuição de produtos. Da noite para o dia, a internet mudou para sempre a forma de fazer negocio, enquanto a ameaça de novas empresas entrarem no mercado aumentou dramaticamente. Embora o numero de negócios feito pela internet ainda seja pequeno, ele está permanentemente crescendo.

Tanto as empresas bem estabelecidas quanto as novas estao usando a internet de modo eficaz para fazer vendas e competir eletronicamente. Várias empresas vem usando a internet durante anos para vender, por exemplo, computadores pessoais. Empresas de investimento usam a internet para comprar e vender ações. Outras comercializam ferramentas, roupas, calçados, livros, etc. As pessoas cansadas do trabalho maçante e das políticas corporativas estão cada vez mais achando que a internet oferece um caminho de carreira alternativo. Em alguns casos, pessoas tem ganho mais dinheiro e tido mais tempo livre vendendo produtos e serviços pela internet. Existem pelo menos dois modos pelos quais empresas e indivíduos podem vender seus produtos e serviços pela internet. Uma abordagem é o marketing direto, onde os clientes entram em contato com a empresa ou com o individuo diretamente para comprar o produto ou serviço.

Outra alternativa é usar o comércio eletrônico ou um intermediário que conecta o software dos compradores e de vendedores, um exemplo é a BuyDirect.Com. Independente de como as empresas e os indivíduos usam a internet, espera-se que a competição eletrônica decole nos próximos anos. Questão para discussão: 1- cite algumas empresas que tem sido capazes de competir eletronicamente com sucesso? Por que você acredita que elas tiveram êxito? 2- se você pudesse competir eletronicamente, quais produtos ou serviços você ofereceria? Que abordagem você usaria? Justifique.

REFERÊNCIA: Laudon, Kenneth e Laudon, Jane. Sistemas de informação gerenciais: administrando a empresa digital. 8 edição, São Paulo: Prentice Hall, Stair, Ralph M., Reynolds, George W.. Princípios de sistemas de informação, 4 edição, LCT, 2002.

" A estratégia é a arte de utilizar as informações que aparecem na ação, de integrá-las, de formular esquemas de ação e de estar apto para reunir o máximo de certezas para enfrentar a incerteza." Edgar Morin