Reino Monera Vamos exercitar?.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reino Monera Prof. Valéria
Advertisements

REINO MONERA.
REINO MONERA (Procariontes)
VÍRUS Prof.: Gilmar Marques.
Prof. Ana Luiza Nunes – Colégio Atenas
INTRODUÇÃO A MICROBIOLOGIA
INTRODUÇÃO À MICROBIOLOGIA
 a) Anatomia Humana → Estrutura do corpo humano; ANATONE = CORTE  b) Fisiologia → Funcionamento do corpo (funções do corpo humano) e os papéis desempenhados.
DOENÇAS ALIMENTARES Profª Adriana S. Nagahashi 2015.
Vírus
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª. Ana Gardênia.
Biologia celular: c omponentes celulares e suas funções Cursinho do CRUSP - Pela popularização da universidade pública
Reino Monera Profª: Priscila Almeida Graduanda em Ciências Biológicas
Prof. Lourenço  Aristóteles ( a.C.)  Pioneiro em classificar os seres vivos;  Organização corporal unia, por exemplo,
Aulas 9 e 10 Bio A Caderno 2 – página 151.   Carboidratos = açúcares  Responsáveis principalmente pelo fornecimento de energia para o funcionamento.
Módulo 4.: A composição química da célula 1. Os componentes químicos da célula Conteúdo celular possui: componentes inorgânicos e orgânicos. Componentes.
Disciplina de Ciências Professora Viviane. ORGANIZAÇÃO CELULAR Célula : É a menor estrutura de um ser vivo – a maioria só pode ser observada com auxílio.
FOTOSSINTESE.  Ser heterótrofo: ser que não produz seu próprio alimento.  Ser autótrofo: ser que produz seu próprio alimento. São os vegetais.
COLÉGIO ALTERNATIVO/2015 Profº.Esp.Me. Fernando Senna (Tutor) Biologia Turma de EAD/2015.
ELEMENTOS TEÓRICOS CONCEITUAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Bloco 3 – Aula 1 – 23/10 Profa. Cláudia Galian.
Reino Monera: Bactérias e Cianobactérias
REINO MONERA E BACTERIOSES
BIOQUÍMICA CELULAR 1. TODA CÉLULA É COMPOSTA POR SUBSTÂNCIAS DIVERSAS. ESSES COMPONENTES QUÍMICOS PODEM SER DIVIDIVOS EM DOIS GRUPOS INORGÂNICOS CARBOIDRATOS.
Módulo 3 A organização da célula Reconhecemos na célula três componentes fundamentais: membrana, citoplasma e núcleo.
Reino Monera.
CitologiaCitologia 1º ano Ensino Médio Profª Ayesa Aseff.
UNICELULARIDADE E MULTICELULARIDADE
Profª Fernanda Silva Pereira
ESTRUTURA, FUNÇÃO E EVOLUÇÃO DAS CÉLULAS
É constituído por um conjunto de órgãos, tecidos e células capazes de: Reconhecer os elementos próprios e estranhos ao organismo Desenvolver acções que.
BIOQUÍMICA NUTRIÇÃO Características dos Seres Vivos Ivanise C.S.Mota Ivanise C.S.Mota.
Diversidade na Biosfera Constituintes Básicos Continuação … 1.
Histologia – Introdução Professor Ms. Hélcio Marques Junior 1.
Muitos biólogos tentaram definir o que é “VIDA”, embora nenhuma das definições obtidas até hoje foram satisfatórias. Contudo, apesar de não encontrarem.
Introdução à Parasitologia
Revisão para PO2 – Ciências Professora Patrícia. O que estudamos na ecologia? É um ramo da biologia que estuda os seres vivos e suas interações com o.
Protozoários e protozooses
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª Ana Gardênia.
Ácido Ribonucleico RNA. Histórico 1869 – 1943: A descoberta - Ácidos orgânicos - Ribose Desoxiribose - DNA – animais RNA – leveduras 1944 – 1960: Era.
Frente 1B Aula 03 Pirâmides Ecológicas: Quantificando o ecossistema.
Genes e Genoma. . Sequências de DNA que contem a informação para codificar uma proteína. Genes. Responsáveis pela forma do organismo: paredes celulares,
Aulas 1 e 2 Biologia A Procarióticos e Eucarióticos
Fundamentos de ENGENHARIA GENÉTICA.
Organização do Genoma Ana Luísa Carvalho Bibliografia: The Cell – A Molecular Approach (Fourth Edition) Geoffrey M. Cooper & Robert E. Hausman. ASM Press.
Molecularidade Expressa o número de espécies que participam como reagentes em uma etapa elementar, formando o complexo ativado. Unimolecular Quando uma.
Classificação dos Seres Vivos META Apresentar o sistema de classificação universal para que o aluno perceba que os seres vivos são agrupados de acordo.
CITOPLASMA: - Fica entre a membrana e o núcleo;
IMUNIDADE: capacidade de um organismo resistir a uma determinada doença ou infecção através de vários processos fisiológicos que lhes permitam distinguir.
REINO PROTISTA: ALGAS E PROTOZOÁRIOS
Microrganismos.
CITOLOGIA CONHECENDO AS CÉLULAS. CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento. Kytos (célula)
Filo Poríferos (Espongiários) CAP. 46 SETOR B. Características Evolutivas Como são muito primitivos e não possuem órgãos ou mesmo sistemas. Assim não.
A biossíntese de proteínas insere-se no dogma central da biologia molecular Sede da informação Processo comprovado Processo não comprovado Ácido desoxirribo-
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profa. Gardênia.
Imunidade a Bactérias e Parasitas
BIOLOGIA PROF. M.Sc. DI.BABALU. FUNGOS REINO FUNGI.
Propriedades Gerais das Bactérias I
Reino Fungi. Características gerais - Pluricelulares - Heterótrofos - Parede celular de quitina - Substância de reserva: glicogênio - Digestão extracorpórea.
Capítulo 5 REINO MONERA Expectativas de aprendizagem:
Diversidade na Biosfera A Célula 1. 2 Que há de comum entre um ser humano, um pássaro, uma flor, um bicho-da-seda, uma levedura, ou mesmo uma bactéria?
CLASSIFICAÇÃO DOS MICRORGANISMOS
Os vírus. Vírus Não possuem célula Reproduzem-se somente dentro de células vivas Só possuem um tipo de material genético Podem passar por muitas mutações.
VÍRUS INIMIGOS ÚTEIS. CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS VÍRUS Acelulares. Parasitas intracelulares obrigatórios (piratas celulares). Material genético na forma.
Reino Monera. O reino Monera Constituído essencialmente por organismos unicelulares e procariontes. Representado pelas Bactérias, Cianobactérias e as.
PROTEÍNAS Componentes:João Lucas,Mateus Andrade,Rodrigo, Rafael, Rubens e Matheus.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profa. Gardênia.
Revisão Metabolismo Energético I
Reino Monera. Bactérias e Cianobactérias. Procariontes(ausência de núcleo). Material genético disperso no interior da célula Apenas ribossomos como organóides.
PROF. WILSON ROBERTO SANTANA Características Gerais dos Vírus.
CÉLULA PROCARIONTE.
Transcrição da apresentação:

Reino Monera Vamos exercitar?

(UFF/2007) O Governo da Indonésia aprovou um fundo de 1 bilhão de rúpias (US$ 1,1 milhão) para os trabalhos humanitários no sul da ilha de Java, região devastada por uma tsunami, que causou cerca 350 mortes e deixou milhares de desabrigados. (http://oglobo.globo.com/online/ciencia/plantao/2006/07/18/284902985.asp) Eventos catastróficos decorrentes de alterações climáticas em nosso planeta podem causar enchentes em algumas regiões. As autoridades desses locais se preocupam, geralmente, com a contaminação da água pela urina de ratos infectados c0m: a) Leishmania sp b) Leptospira sp c) Mycobacterium leprae d) Trypanosoma cruzi e) Schsitosoma mansoni

(UFC/2002) Em relação às bactérias, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. (   ) As bactérias têm sido usadas pela engenharia genética na síntese de peptídios humanos como a insulina e o hormônio de crescimento. (   ) As bactérias causam muitas doenças sexualmente transmitidas, como o herpes simples, a meningite e a sífilis. (   ) Em geral as bactérias trazem mais benefícios do que prejuízos para os seres humanos e para a biosfera. Assinale a alternativa que contém a sequência correta. a) F V F  b) V F V  c) F F V  d) F V V  e) V V V

(UFC/2002) Em relação às bactérias, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. (   ) As bactérias têm sido usadas pela engenharia genética na síntese de peptídios humanos como a insulina e o hormônio de crescimento. (   ) As bactérias causam muitas doenças sexualmente transmitidas, como o herpes simples, a meningite e a sífilis. (   ) Em geral as bactérias trazem mais benefícios do que prejuízos para os seres humanos e para a biosfera. Assinale a alternativa que contém a sequência correta. a) F V F  b) V F V  c) F F V  d) F V V  e) V V V

(UFSCar/2002) A Escherichia coli é uma bactéria procarionte (UFSCar/2002)  A Escherichia coli é uma bactéria procarionte. Isto significa que esta bactéria: a) é parasita obrigatório. b) não apresenta ribossomos. c) não apresenta núcleo organizado. d) não apresenta DNA como material genético. e) nunca apresenta parede celular (esquelética).

(UFSCar/2002) A Escherichia coli é uma bactéria procarionte (UFSCar/2002)  A Escherichia coli é uma bactéria procarionte. Isto significa que esta bactéria: a) é parasita obrigatório. b) não apresenta ribossomos. c) não apresenta núcleo organizado. d) não apresenta DNA como material genético. e) nunca apresenta parede celular (esquelética).

(UFV/2004)Considere as seguintes afirmativas: I (UFV/2004)Considere as seguintes afirmativas: I  . Cólera, rubéola e botulismo são exemplos de infecções bacterianas. II . Bactérias se reproduzem principalmente por meio de conjugação, um mecanismo de reprodução assexuada. III. Bactérias possuem um único cromossomo. Entretanto, podem conter material genético adicional na forma de plasmídeos. IV . Existem bactérias cujo habitat natural apresenta temperatura em torno de 72ºC. Assinale a alternativa que contém as afirmativas CORRETAS: a) I e II. b) II, III e IV. c) III e IV. d) II e III. e) I, II e III.

(UFV/2004)Considere as seguintes afirmativas: I (UFV/2004)Considere as seguintes afirmativas: I  . Cólera, rubéola e botulismo são exemplos de infecções bacterianas. II . Bactérias se reproduzem principalmente por meio de conjugação, um mecanismo de reprodução assexuada. III. Bactérias possuem um único cromossomo. Entretanto, podem conter material genético adicional na forma de plasmídeos. IV . Existem bactérias cujo habitat natural apresenta temperatura em torno de 72ºC. Assinale a alternativa que contém as afirmativas CORRETAS: a) I e II. b) II, III e IV. c) III e IV. d) II e III. e) I, II e III.

(UFRJ/2008)  Algumas bactérias são patogênicas por causa das toxinas que produzem. Esse é o caso da Clostridium tetani, uma bactéria anaeróbica obrigatória causadora do tétano. Essa bactéria não invade o organismo, mas libera a toxina tetânica que afeta o sistema nervoso e produz rigidez muscular quando prolifera em feridas profundas; entretanto, quando a bactéria infecta feridas superficiais, não ocorre tétano. Explique por que o tétano só ocorre em feridas mais profundas.

Porque nas feridas profundas o ambiente é anaeróbio, o que favorece o desenvolvimento da bactéria Clostridium tetani.

(UFVJM-JULHO/2006) Sobre os vírus, bactérias e cianofíceas, FAÇA o que se pede. a) CITE duas características dos vírus, que justificam o fato de não estarem incluídos nos Reinos. b) JUSTIFIQUE a inclusão das bactérias e das cianofíceas no Reino Monera. c) CITE duas funções ecológicas das cianofíceas.

a) - Não possuem organização celular. - Não possuem metabolismo próprio. b) São organismos procariotos. c)  - Promovem a fixação de nitrogênio; - Muitas espécies são pioneiras em uma sucessão ecológica.

(Fuvest-SP) O organismo A é um parasita intracelular constituído por uma cápsula proteica que envolve a molécula de ácido nucléico. O organismo B tem uma membrana lipoprotéica revestida por uma parede rica em polissacarídeos que envolve um citoplasma, onde se encontra seu material genético, constituído por uma molécula circular de DNA. Esses organismos são respectivamente: a) uma bactéria e um vírus. b) um vírus e um fungo. c) uma bactéria e um fungo. d) um vírus e uma bactéria. e) um vírus e um protozoário.

(Fuvest-SP) O organismo A é um parasita intracelular constituído por uma cápsula proteica que envolve a molécula de ácido nucléico. O organismo B tem uma membrana lipoprotéica revestida por uma parede rica em polissacarídeos que envolve um citoplasma, onde se encontra seu material genético, constituído por uma molécula circular de DNA. Esses organismos são respectivamente: a) uma bactéria e um vírus. b) um vírus e um fungo. c) uma bactéria e um fungo. d) um vírus e uma bactéria. e) um vírus e um protozoário.

(PUC-SP) Considere os seguintes componentes celulares: (1) membrana plasmática; (2) cariotéca (membrana nuclear); (3) cromossomos; (4) hialoplasma (citoplasma); (5) ribossomos; (6) retículo endoplasmático; (7) mitocôndrias; (8) cloroplastos; (9) mesossomo Dentre as alternativas seguintes, assinale a que tiver a sequência representativa de estruturas ausentes em bactérias: a) 1-2-7-8 b) 2-6-7-8 c) 2-3-5-9 d) 3-6-7-8 e) 5-6-7-9

(PUC-SP) Considere os seguintes componentes celulares: (1) membrana plasmática; (2) carioteca; (3) cromossomos; (4) hialoplasma; (5) ribossomos; (6) retículo endoplasmático; (7) mitocôndrias; (8) cloroplastos; (9) mesossomo Dentre as alternativas seguintes, assinale a que tiver a sequência representativa de estruturas ausentes em bactérias: a) 1-2-7-8 b) 2-6-7-8 c) 2-3-5-9 d) 3-6-7-8 e) 5-6-7-9

Fim