Características (Arte e Literatura) Naturalismo Alunos: -Bruno Correia, nº2 -Diogo Santos, nº4 Disciplina: Português Professora: Cristina Pimentel Ano.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Auguste Comte (1798 – 1857) Visava resolver os problemas da sociedade de sua época. Como organizar a nova sociedade que estava em ebulição depois da.
Advertisements

O que estudar para a prova de Literatura do ENEM
O CONHECIMENTO CIENTÍFICO
O Naturalismo foi um movimento cultural relacionado às artes plásticas, literatura e teatro. Surgiu na França, na segunda metade do século XIX. Este.
Do sonho Aos Ares.
O Romance Experimental
Naturalismo O discurso.
Questão Coimbrã Questão Coimbrã foi o primeiro sinal de renovação ideológica do século XIX entre os defensores do statu quo, desatualizados em relação.
Vertentes Realistas.
Alguns teóricos e seus conceitos.
REALISMO/NATURALISMO NO BRASIL 1881
ORIGENS DA SOCIOLOGIA. ORIGENS DA SOCIOLOGIA ORIGENS HISTÓRICAS DA SOCIOLOGIA A sociologia é fruto das transformações econômicas, políticas e culturais.
CLASSES SOCIAIS Prof. Antonio Lázaro Sant’Ana
NATUREZA, CULTURA E SOCIEDADE
BEM-VINDO À DISCIPLINA
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Para onde vai a educação? Tradução de Ivette Braga,
SOCIOLOGIA O ESTUDO DA SOCIEDADE
REALISMO E NATURALISMO
REALISMO - NATURALISMO
Ciência - Conhecimento/saber/poder
O QUE É UMA REVOLUÇÃO ? - é uma mudança rápida e profunda que afecta as estruras de uma sociedade. - implica, por outro lado, uma aceleração no ritmo das.
Evolucionismo Positivismo Socialismo Determinismo Pessimismo
Escola Palomar REALISMO - NATURALISMO Profª Leila Cordeiro
Eça de Queirós (1845 – 1900).
Responder às pessoas e às empresas Peter Villax Associação das Empresas Familiares Conferência “Novo Rumo” Centro Cultural de Belém 1 de Fevereiro de 2014.
Aula 23 – Realismo-Naturalismo
PROFESSORA CAMILE BACCIN 1º ANO - LITERATURA
Naturalismo William Bell Scott (1811 – 1890) – Ferro e Carvão.
O papel da ciência n Os Maias Raquel Ribeiro Nº 21 Tamara Vicente Nº 25.
NOITES CABÍRIA DE.
EDER.
ERGONOMIA. ERGONOMIA HISTÓRICO A ergonomia surgiu em função da necessidade do ser humano cada vez mais querer aplicar menos esforço físico e mental,
Naturalismo “Para os naturalistas, o homem é visto como um “caso” a ser cientificamente analisado.”
Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-músical
Então vamos para a prova final!
Literatura Realismo A Apoteose da Razão
Antropologia Conceitos básicos
A sociologia de Émile Durkheim
Naturalismo Casa e capela de Antônio Raposo, de João Batista da Costa.
O objecto da Ciência da Literatura. O que quer dizer «Literatura» De acordo com o significado da palavra, abrange toda a linguagem fixada pela escrita.
Escola Estadual Professor João Pereira Valim
Sociologia geral Introdução.
2ª Série - Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
REALISMO.
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
NATURALISMO.
REALISMO E NATURALISMO
DIREITO POSITIVO CEAP - CURSO DE DIREITO – Disciplina – Introdução ao Direito AULA 4-B Prof. Milton Correa Filho.
CLASSES SOCIAIS Prof. Antonio Lázaro Sant’Ana
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
QUESTÃO COIMBRÃ / REALISMO / EÇA DE QUEIRÓS
NATURALISMO.
Sociologia A Sociologia no quadro das Ciências Humanas
SUBJETIVIDADES E SOCIEDADE
O que é Sociologia?.
Curso de Ciências Biológicas FILOSOFIA DA CIÊNCIA Faculdade Católica Salesiana Faculdade Católica Salesiana Prof. Canício Scherer.
Émile Durkheim.
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
Educação: um objeto de estudo histórico e sociológico.
Professor– Alison Pereira Batista “Conhecimento sobre o Corpo”
NATURALISMO E REALISMO Uma abordagem aos ideais Português – 11º ano – 2009/10 – Prof. Fernanda Monteiro.
Trabalho Realizado por: -Jonas Costa nº13 -Luís Filipe nº14 Disciplina de Português Professora Cristina Pimentel.
REALISMO E NATURALISMO
Teófilo Leite Beviláqua
O Pensamento Positivista – Augusto Comte
Eça de Queirós Trabalho realizado por: Francisco Palas nº 8 Madalena Prestes nº 16 Professora: Cristina Pimentel Disciplina: Português Escola.
PARNASIANISMO LITERATURA.
Naturalismo BRASILEIRO
Transcrição da apresentação:

Características (Arte e Literatura) Naturalismo Alunos: -Bruno Correia, nº2 -Diogo Santos, nº4 Disciplina: Português Professora: Cristina Pimentel Ano Lectivo 2009/2010 Escola Secundária Cacilhas-Tejo

Origem No final do século XIX surgiram novas concepções a respeito do homem e da vida em sociedade e os estudos da Biologia, Psicologia e Sociologia estavam em alta. O Naturalismo surgiu em França, em 1870, com a publicação da obra “Germinal” de Émile Zola. O livro fala das péssimas condições de vida dos trabalhadores das minas de carvão, na França do século XIX. O naturalismo é uma ramificação do Realismo e uma das suas principais características é a retratação da sociedade de uma forma bem objectiva.Realismo

O Naturalismo Deu-se o nome de naturalismo à tendência a impor à arte, especialmente à prosa narrativa e ao teatro, um carácter do que é natural. Escola literária que, aplicando à arte os métodos da ciência positiva, visava reproduzir a realidade com uma objectividade perfeita e em todos os aspectos, mesmo os mais vulgares. No teatro, o naturalismo exerceu mudanças marcantes, com o aparecimento do director, do cenógrafo e do figurante. Até então, o próprio actor escolhia as suas próprias roupas, um único cenário era usado para diversas montagens, e não estava definida a posição do director como coordenador de todas as funções. A iluminação passou a ser mais estudada. É um radicalismo do Realismo.

Os Naturalistas Os naturalistas abordam a existência humana de forma materialista. O homem é encarado como produto biológico passando a agir de acordo com seus instintos, chegando a ser comparado com os animais. Segundo o Naturalismo, o homem é desprovido do livre-arbítrio, ou seja, o homem é uma máquina guiada por vários factores: leis físicas e químicas, hereditariedade e meio social, além de estar sempre à mercê de forças que nem sempre consegue controlar. Para os naturalistas, o homem é um brinquedo nas mãos do destino e deve ser estudado cientificamente.

Características A principal característica do Naturalismo é o cientificismo exagerado que transformou o homem e a sociedade em objectos de experiências. Descrições minuciosas e linguagem simples. Preferência por temas como miséria, adultério, crimes, problemas sociais, taras sexuais, etc. A exploração de temas patológicos traduz a vontade de analisar todas as podridões sociais e humanas sem se preocupar com a reacção do público. Ao analisar os problemas sociais, o naturalista mostra uma vontade de reformar a sociedade, ou seja, denunciar estes problemas, com o objectivo de tentar reformar a sociedade.

Anexos