Decisões Que Fizeram História Existem Decisões Cujos Efeitos São Sentidos Por Décadas. São Medidas Capazes de Definir os Rumos de Empresas e De Economias.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso: AdministraçãoDisciplina: Administração Financeira I Professor: Daniel ADM. FINANCEIRA I AULA 11.
Advertisements

O Brasil rural. Estrutura fundiária Estrutura que persiste desde o período colonial com as plantations de cana-de-açucar. Plantation: Latifúndios, mão.
ENGENHARIA ECONÔMICA  Prof.- Alexandre Cerff de Ornelas  Facear- Faculdade Educacional de Araucária.
Cenário da Economia Brasileira Tarcísio Reinehr. Dólar.
UM MUNDO DIVIDIDO Professor: Jeferson Geografia – 3º EM.
Comércio Internacional Comércio Comércio = atividade de distribuição e venda dos bens criados pelas atividades industriais e agrícolas. Origens do Comércio:
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR Facilitação Comercial para Atração de Investimentos MANAUS,
“O emprego já era” (Fonte: Revista Época, 10/04/2006, por Ricardo Neves)
O CONSUMO DA CLASSE MÉDIA BRASILEIRA Qual a Visão do Banco Mundial Sobre a Classe Média Dos Países Emergentes? O Que Pensam os Analistas Brasileiros Sobre.
CHINA – atual superpotência???.  Desde 2014, os governos de China e Brasil vem conversando e tentando entrar em acordo em relação aos investimentos.
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
Professor Hudson de Paula. Relação entre população e economia Setores da economia Setor Primário: atividades ligadas a natureza. Agricultura e pecuária.
A Dinâmica e Características do Modelo do Setor Elétrico Brasileiro Rubens Rosental GESEL-IE-UFRJ Cabo Verde – 8 de julho de 2009.
A SUA REDE DE NEGÓCIOS. Os primeiros computadores eram muito caros Poucas empresas podiam comprar... As primeiras aplicações desenvolvidas geralmente.
23ª Encontro do GIFC Grupo de Irrigação e Fertirrigação de Cana-de-açúcar Goiânia-GO, 17 de setembro de 2015.
Associação Brasileira de Sementes e Mudas SISTEMA BRASILEIRO DE SEMENTES E MUDAS Brasília, 08 de agosto de 2013 Comissão de Agricultura e Reforma Agrária.
Concentração de Mercado Fórum de Presidentes do Sistema Unimed – 2010.
A Adesão ao FMI e as “Décadas Perdidas”  Fernanda Pacheco de Souza  Greice Petri Machado.
Suportes (Tecnologia da Informação) Integrantes: Fernando de Oliveira João.
Análise do Mercado – Oferta e Demanda AULA 4 PROF. ANTONIO ELDER Rio de Janeiro, 13 de Maio de 2011 AULA 3.
Planejamento e Processo Decisório Aula 7 18/04/2016 Etapas do Planejamento Estratégico Prof. Dr. Gustavo da Rosa Borges.
AS FASES DO DESENVOLVIMENTO CAPITALISTA
Globalização e Mercado Financeiro Global Prof. Glauco Carvalho.
A OMPETRO E OS ROYALTIES. Royalties são um compensação financeira destinada às regiões impactadas pelas atividades petrolíferas com o objetivo de compensá-las.
Responsabilidade Social. Quem somos: Foco é desenvolver projetos que possibilitem às empresas a incorporação de práticas de responsabilidade corporativa,
Aula 3 – Oferta e Demanda.
Internacionalização do Agronegócio Brasileiro. Esquema da apresentação Internacionalização Inserção internacional da agricultura brasileira Oportunidades.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE DOCENTE: Dr. Frederico Pontes DISCENTES: Helenilse Freitas Lya Beiruth.
Papel do cooperativismo no desenvolvimento local/regional.
Fundação: junho de 1965 Abrangência: Nacional Representa: empresas Conta com 20 regionais Fundação: novembro de 1967 Abrangência: Estadual Representa:
Investimentos no Acesso ao Porto de Santos Ministro Edinho Araújo
II INTERAGRO – Encontro Brasileiro para Integração Agro Empresarial O BNDES e as Cooperativas Jaldir Freire Lima 05 de maio de 2010.
AGREGADOS MACROECONOMICOS
José Sergio Gabrielli de Azevedo Audiência Pública.
Capitalista Socialista Misto
Empreendedorismo e Plano de Negócios. Profa. Bruna Panzarini.
Transformando o Discurso em Prática: O Papel dos Bancos de Desenvolvimento na Efetividade da Agenda Ambiental Gabriel Rangel Visconti Superintendente da.
Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança Sami Hassuani Presidente AUDIÊNCIA PÚBLICA CRE- Comissão de Relações Exteriores.
Divulgação de Resultados 1º Trimestre Abril, Abril, 2012.
ACORDO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DO ARTIGO VI DO ACORDO GERAL SOBRE TARIFAS E COMÉRCIO ACORDO ANTIDUMPING Acordo sobre a aplicação de medidas antidumping.
A Rede de Proteção e Promoção Social Brasileira como Estratégia de Promoção do Desenvolvimento e de Enfrentamento da Crise Patrus Ananias de Sousa Ministro.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
1 Energia Elétrica Alguns comentários Energia Elétrica Alguns comentários Reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e social 4 de agosto de 2004.
Inovação Tecnológica e Inserção Internacional das Firmas Brasileiras 3 a CNCTI – Painel Globalização de P&D 17 de novembro de 2005 Glauco Arbix Presidente.
Detalhamento da estrutura de um Plano de Negócios Parte 2
BRASIL NA NOVA ORDEM MUNDIAL
INVENTANDO E REINVENTANDO AS ORGANIZAÇÕES
Contabilidade e Análise de Balanços Silvia Pereira de Castro Casa Nova Daniel Ramos Nogueira
ACORDO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ---- A POSIÇÃO DA ABINEE.
SUPERINTENDÊNCIA DA ZONA FRANCA DE MANAUS SUFRAMA IMPACTOS DA CRISE ECONÔMICA BRASILEIRA NO POLO INDUSTRIAL DE MANAUS 9 de outubro de 2015 COMISSÃO DE.
1. 2 O que são blocos econômicos
B.I. Business Inteligence PROFESSOR MARCELO CAMPINHOS.
O AVANÇO DA AGROPECUÁRIA NO BRASIL
O setor externo Aula 11.
Alessandro G. Teixeira Presidente Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial: Inovar para competir.
B RASIL 2035 Tendências – Dimensão Econômica Brasil 2035 – Construindo hoje o país de amanhã.
Comércio Exterior e Negociação Internacional II SEMINÁRIO.
Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 8. SIE SCM Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
GEOGRAFIA Professor: Wilson Forti Maria Clara Samapaio Nº 14 8ºB Pedro Henrique Ambrósio Nº 18 8ºB Rafaella Montebello Nº 19 8ºB.
SETOR EXTERNO Prof.: Ricardo Clemente. Fundamentos do Comércio Internacional O que leva os países a comercializarem entre si ? LEI DAS VANTAGENS COMPARATIVAS.
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
Prof. Dr. Oscar Dalfovo www. Dalfovo.com Prof. Dr. Carlos E. N. Bizzotto
UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DA ECONOMIA BRASILEIRA O MILAGRE ECONÔMICO AULA 4 CURSO COMEX-UNIS Prof. Ms. Frade.
Economia 2009 Prof. Fabiana. Conceito Origem – grego. Economia, ciência social que estuda os processos de produção, distribuição, comercialização e consumo.
Revolução Verde – Complexos Agroindustriais
Considerações sobre Variação de Escala Prof. Arnaldo Márcio Ramalho Prata.
Análise evolutiva da aplicação de subsídios XXVIII Congresso da AIGLP
Gestão Negócios Internacionais Profa. Valdnéa A Paula Santos
20091 COMÉRCIO EXTERIOR 2 Prof. Ricardo S. N. Nóbrega.
O INTERESSE DO CONSUMIDOR NO PL 29/07 NOV/2008AUDIÊNCIA PÚBLICA CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR.
Transcrição da apresentação:

Decisões Que Fizeram História Existem Decisões Cujos Efeitos São Sentidos Por Décadas. São Medidas Capazes de Definir os Rumos de Empresas e De Economias Inteiras Economistas Chegaram à Uma Lista de 15 Medidas Que Fizeram História Nos Últimos 40 Anos Essas Decisões Ajudaram a Desenhar a Nova Face da Economia do País. Seus Efeitos Estão Presentes Até Hoje e Deverão Ser Sentidos Ainda Por um Bom Tempo

Governo Militar Cria a Embraer Quarta Maior Fabricante de Aeronaves do Mundo, a Embraer Foi Criada em 1969 Com o Objetivo de Fornecer Aviões Para o Exército Brasileiro Mas, Rapidamente o Seu Principal Produto (o Avião Bandeirantes) Passou a Ser Usado Pela Vasp e Transbrasil Primorosa em Tecnologia, a Embraer Foi Privatizada em 1995 e Recuperou-se em 2006, Transformando Seu Prejuízo em Um Espetacular Faturamento de US$ 30 Bilhões

A Semente do Agronegócio Brasileiro Em 2006, o Brasil Produziu 117 Milhões de Toneladas de Grãos – Mais Que o Triplo da Produção No Início dos Anos 70 Poucas Decisões Foram Tão Cruciais Para Essa Multiplicação Quanto à Criação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), Em 1973 O Principal Feito Dessa Estatal Foi Adaptar-se Às Condições Locais de Culturas (Soja e Milho) e a Viabilização Agrícola do Serrado

O Início do PROÁLCCOL O Mundo Mal Se Recuperava do “Choque do Petróleo” Quando o Presidente Geisel Lançou o Programa Nacional do Álcool, Para Tentar Livrar o Brasil da Dependência Estrangeira O Governo Investiu em Pesquisas Genéticas da Cana-de-Açúcar, Subsídios ao Preço do Álcool e Financiamento de Máquinas Isso Ajudou a Colocar o Brasil na Vanguarda Dos Países Produtores de Etanol – Considerado Sucessor do Petróleo – Com Uma Venda de US $ 6 Bilhões em 2006

PETROBRÁS Vai Ao Mar Criada em 1953, Durante Duas Décadas Só Extraiu Petróleo em Terra Firme, Mas em 1977 Mudou Sua Estratégia e Passou a Explorar Petróleo em Águas Profundas À Época Essa Decisão Foi Vista Como Perigosa, Devido Aos Altos Custos do Projeto e o Enorme Risco da Operação Mas, Se Não Tivesse Optado Entrar Nesse Mercado Três Décadas Atrás, Dificilmente Garantiríamos Nossa Auto-Suficiência

A Era do Dinheiro Eletrônico Em 1980, o Itaú Inaugurou Sua 1ª Agência Informatizada no Brasil e, Logo Depois, o Bradesco Apresentou Sua Inovação: Um Terminal Eletrônico de Consultas Para Clientes Os Bancos Brasileiros se Transformaram em Modelos de Sofisticação em Automação Bancária no Mundo Isso Permitiu Um Feito Inédito (Sacar Dinheiro ou Depositar em Qualquer Agência) e, Atualmente, o Desafio é Transformar os Celulares em Meios de Pagamentos no Comércio

O Brasil se Abre Para o Mundo Nos Anos 70 o Governo Militar Criou “Barreiras Alfandegárias”, Sob o Pretexto do Desenvolvimento da Indústria Nacional Essa Medida “Protegeu” Artificialmente as Empresas Ineficientes, em Relação ao Resto do Mundo Isso Prejudicou os Consumidores e Limitou a Capacidade de Competir das Empresas Brasileiras no Mercado Internacional

Em 1990, o Presidente Fernando Collor de Melo Liberou as Importações e Isso Representou Um “Choque” na Realidade das Empresas Nacionais, Que “Prosperavam” Dentro de Uma “Bolha” Que as Isolava do Resto do Mundo Segundo o IPEA, ao Longo Dos Anos 90 a Produtividade da Indústria Brasileira Cresceu 10 % ao Ano, Transformando o País em Grande Exportador

O “Plano Real” e o Fim da Inflação Em 1994, o Então Ministro da Economia () Lançou um Pacote de Medidas Econômicas Contra a Hiperinflação Que Assombrava o País Em 1994, o Então Ministro da Economia ( Fernando H. Cardoso ) Lançou um Pacote de Medidas Econômicas Contra a Hiperinflação Que Assombrava o País À Despeito do Descrédito Inicial, o Plano Real Acabou Com a Inflação (Que no Ano Anterior Chegou a %) Com o Fim da Inflação, o Brasil Pôde Conquistar Um Lugar Nas Economias Civilizadas e Progredir Economicamente

O Novo “Jogo” Das Comunicações A Venda das Ineficientes Prestadoras de Serviços de Telefonia Estatal Acabou Com as Filas Para Comprar Uma Nova Linha (Que Levava Anos Para Instalar) e os Valores Astronômicos Cobrados Por Um Telefone (Que Chegava Até Dólares) OLeilão do Sistema Telebrás (1998) Arrecadou US $ 22 Bilhões O Leilão do Sistema Telebrás (1998) Arrecadou US $ 22 Bilhões

A Dimensão do Avanço Impressiona, Quando se Considera a Quantidade de Pessoas Com Acesso à Internet (Que Passou de 480 Mil em 98 Para Mais de 45 Milhões em 2006) Telefones Fixos Eram 12 Para cada 100 Habitante e, Atualmente, São 33 Hoje, o Número de Celulares Impressiona (120 Milhões) e, No Final de 2010, a Perspectiva é de 1 Celular Por Habitante

A Era Das Fusões e Aquisições A Fusão Das Cervejarias Brhama e Antarctica ( AMBEV ) Foi Um Dos Movimentos Mais Significativos do Ambiente de Negócios Brasileiros Primeiro Porque Uniu Sob o Mesmo Teto, Dois Inimigos Aparentemente Inconciliáveis Segundo Porque Incluiu o Brasil na Era das Grandes Fusões e Aquisições, Gerando Competição e Economia de Escala Para Enfrentar os Efeitos da Globalização

Em 98, a AMBEV Já Nasceu Gigante (3ª do Mundo), Atrás da Americana Budweiser e da Holandesa Heineken Em 2004 se Associou a Belga INTERBREW (7ª do Mundo) Num Arrojado Negócio, Onde a BRAHMA Passou a Pertencer à Interbrew (Mas, Detendo 25 % da Nova Empresa e Controlando Seu Gerenciamento) Em 2008 Adquiriu a Budweiser e Se Transformou na Maior Cervejaria do Mundo

ONDA VERDE Em 2000 a NATURA Cosméticos Centralizou Suas Ações no Conceito da Sustentabilidade e Um dos Marcos Desse Negócio Foi o Lançamento da Linha “EKOS” Desenvolvida no Interior No Início Dos Anos 90, a Palavra “Sustentabilidade” Ainda Não Fazia Parte do Vocabulário Dos Negócios O Uso da Biodiversidade Brasileira, da Sustentabilidade Ambiental e a Postura “Social e Ecologicamente Correta" da Linha EKOS, Acabou se Tornando um Trunfo Para a NATURA

Empresas Cada Vez Mais Globais O Anúncio da Compra da Canadense INCO (Maior Produtora de Níquel do Mundo) Pela Vale do Rio Doce em 2006, Coroou a Maior Expansão de Uma Empresa Brasileira No Cenário Internacional O Maior Negócio de Uma Brasileira em Toda História Levou a VALE a Se Tornar a Maior Mineradora do Planeta

Desde 2001, a VALE Já Adquiriu 15 Empresas e Seu Faturamento Triplicou Seu Crescimento Começou Após a Privatização (1997) e, De Lá Para Cá, as Vendas Aumentaram Três Vezes, o Valor de Mercado Cresceu Oito Vezes e os Lucros se Multiplicaram por 13 O Mais Importante é Que Isso Incluiu o Brasil Num Dos Setores Mais Estratégicos da Indústria de Base em Todo o Mundo