Disciplina: Noções de Contabilidade Prof. Dr. Silvio de Carvalho.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMA CONTÁBIL Professor Alcides Neri Batista do Nascimento
Advertisements

CENTRO DE GESTÃO TÉCNICA DE PERNAMBUCO – GETEC
MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO BALANÇO PATRIMONIAL – UMA INTRODUÇÃO
Contabilidade Empresarial Demonstrações Financeiras O Balanço Patrimonial Prof.º José Luis.
2 – BALANÇO PATRIMONIAL uma introdução
MEMÓRIA DE AULA 03 - CONTABILIDADE
CICLO CONTÁBIL.
METODOLOGIA CONTÁBIL. ESTUDO DAS CONTAS. MÉTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS
E para que servem as contas?
Contabilidade Geral Celso Mesquita Celso Mesquita.
METODOLOGIA CONTÁBIL (Capítulo 4 do livro-texto: p )
PLANO DE CONTAS   Os elementos que formam o patrimônio e suas alterações são controlados por meio de conta. A função das contas é registrar e expor os.
Balancete de Verificação
CONTABILIDADEI Escrituração
METODOLOGIA CONTÁBIL (Capítulo 4 do livro-texto: p )
Aulas 06, 07 Exercícios BP.
FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE
Contabilidade Básica Aula 6
Aula 12 de setembro de 2011 Prof. Isabel Cabral
Conta Conta - é um conjunto de elementos patrimoniais com características comuns e especificas e que se expressa em unidades monetárias.
CONTABILIDADE GERAL EDITAL EAGS CONTABILIDADE GERAL
Contabilidade Introdutória Parte II
Como ocorre com a balança, o balanço precisa estar em equilíbrio.
Partidas Dobradas Luciano Bernardo
Pós-graduação em Administração de Empresas Aula 3 – Mecânica Contábil
Prof. José Bonifácio de A. Júnior
ANÁLISE DOS BALANÇOS EXERCÍCIO 2012 BALANÇO ORÇAMENTÁRIO BALANÇO ORÇAMENTÁRIO BALANÇO FINANCEIRO BALANÇO FINANCEIRO DEMONSTRAÇÃO DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS.
CONTAS.
Contabilidade por Balanços Sucessivos
CONTABILIDADE BÁSICA II
Principais Mudanças Facilitador: Welson Baptista Rio de Janeiro, 23/11/2012 SIAFEM/RJ 2013.
Exercício 4.3 A Eletronic Som Representações Ltda dedica-se à representação de uma grande indústria de televisores , videocassetes e aparelhos de som,
Professor Linaldo Coy de Barros CONTABILIDADE.
CONTABILIDADE Objeto de Estudo: Patrimônio das Entidades, seja física ou jurídica. Objetivo: “É fornecer informação econômico-financeira relevante para.
Exercício 5.14 No Balancete de Verificação da Cia. Itamaracá Ltda constavam, em X5, os saldos das seguintes contas (em $) : Caixa ; Clientes.
Currículo resumido do professor: Mestre em Administração de Empresas UNIFECAP SP, Especialista em Estatística UFJF MG, Graduado em Administração UFV MG.
CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA Tributação Direta das Pessoas Jurídicas
CONTAS CONTÁBEIS. CONTAS É um recurso contábil utilizado para reunir sob um único item todos os eventos e valores patrimoniais (bens, direitos ou obrigações)
Cap 02 Prof. José Carlos Marion e Sérgio Iudícibus AUTORES: Sérgio de Iudícubus José Carlos Marion CURSO DE CONTABILIDADE Para não contadores Para as.
Profa. Leonice Oliveira CONTABILIDADE CONTINUAÇÃO.
1/6/20161 RESERVA LEGAL Art. 193 da Lei 6.404/76 – não modificado pela Lei de 27 de dezembro de 2007 e Lei de 27 de maio de 2009 Professor:
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 15.
ANÁLISE DINÂMICA DO CAPITAL DE GIRO - O MODELO FLEURIET -
Contabilidade introdutória Descrição das principais contas contábeis.
Noções Introdutórias Facilitador: Antomar de Oliveira Rios.
Contabilidade introdutória Descrição das principais contas contábeis.
BALANÇO PATRIMONIAL BALANÇO PATRIMONIAL Prof. Dr. Silvio de Carvalho.
2/6/ AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS PELO PATRIMÔNIO LÍQUIDO EQUIVALÊNCIA PATRIMONIAL Professor: José Raymundo Sobrinho UCAM - UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES.
ATIVO IMOBILIZADO De acordo com a Lei 6.404/76 na Seção III do artigo 179 inciso IV, este encontra-se no Balanço Patrimonial, Grupo de Contas do Ativo,
Balancete de Verificação Relação de todas as contas Patrimoniais e de Resultado Serve para verificar : saldo de cada conta após o registro dos fatos contábeis.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 4.
Tecnologia em Gestão da Qualidade Contabilidade Introdutória Setor de Educação Profissional e Tecnológica Setor de Educação Profissional e Tecnológica.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 16.
Disciplina: Noções de Contabilidade Prof. Dr. Silvio de Carvalho.
BALAN Ç O OR Ç AMENT Á RIO 2012 RECEITASDESPESAS PrevisãoExecuçãoDiferença PrevisãoExecuçãoDiferença RECEITAS CORRENTES , , ,57.
Exercício 4.12 A Empresa Lavabém Ltda, explora um serviço próprio de lavagem e passagem de roupas. Para execução de suas atividades, ela arrendou os equipamentos.
Prof. Dr. José Carlos Marion 1 CONTABILIDADE BÁSICA 7ª Edição CONTABILIDADE BÁSICA 7ª Edição Cap. 09- Contabilidade por Balanços Sucessivos.
Contabilidade e Análise de Balanços Silvia Pereira de Castro Casa Nova.
Contabilidade e Análise de Balanços Silvia Pereira de Castro Casa Nova Daniel Ramos Nogueira
As Variações do Patrimônio Líquido
ANÁLISE DE CRÉDITO PESSOA JURÍDICA
Diferença de Regime de Competência e de Caixa Exemplo Prático Prof. Jediel Mendes.
Despesas a Pagar e Receitas a Receber Noções de Contababilidade Prof
Cap 04 Prof. José Carlos Marion e Sérgio Iudícibus 4.1 – Introdução; 3.2 – Importância do passivo; 4.3 – Situação financeira Capital circulante líquido.
SITUAÇÕES LÍQUIDAS PATRIMONIAIS
PROF. ROGER MÜLLER apres1 DAGEE GESTÃO DE CUSTOS II.
Pós-graduação em Políticas Públicas Introd. Pol. Macroeconômica Aula 4 O Balanço de Pagamentos Paulani & Braga (2000), cap. 5 Curado (2008), cap. 3.
FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE I AULA 7  CONTA E LANÇAMENTOS CONTÁBÉIS - ELEMENTOS, TEORIAS E TIPOS DE CONTAS + LANÇAMENTOS  Profª: Carlas C Ferreira.
Noções de Contabilidade
Noções de Contabilidade
Transcrição da apresentação:

Disciplina: Noções de Contabilidade Prof. Dr. Silvio de Carvalho

CONTAS Os balanços são “levantados” periodicamente; Os balanços são “levantados” periodicamente; Os efeitos patrimoniais são registrados em CONTAS; Os efeitos patrimoniais são registrados em CONTAS; RAZÃO: conjunto das contas – há uma “ficha” do RAZÃO para cada conta; RAZÃO: conjunto das contas – há uma “ficha” do RAZÃO para cada conta; As contas são separadas para cada tipo de elemento do Ativo, Passivo ou Patrimônio Líquido; As contas são separadas para cada tipo de elemento do Ativo, Passivo ou Patrimônio Líquido; Elementos de características semelhantes podem ser representados na mesma CONTA; Elementos de características semelhantes podem ser representados na mesma CONTA; Representação gráfica simplificada: Razonetes ou Contas “T” Representação gráfica simplificada: Razonetes ou Contas “T”

Razonetes ou Contas “T” Nome da conta

Mecanismos de Débito e Crédito O lado esquerdo de uma conta é chamado de débito; O lado esquerdo de uma conta é chamado de débito; O lado direito é chamado o lado do crédito; O lado direito é chamado o lado do crédito; Um lançamento do lado direito de uma conta é chamado Lançamento a crédito ou, simplesmente, crédito; Um lançamento do lado direito de uma conta é chamado Lançamento a crédito ou, simplesmente, crédito; Utilizam-se também os verbos creditar e debitar; Utilizam-se também os verbos creditar e debitar; Quando se faz o lançamento à esquerda da conta, dizemos que estamos debitando essa conta. Quando se faz o lançamento à esquerda da conta, dizemos que estamos debitando essa conta.

DÉBITO E CRÉDITO Nome da conta DébitosCréditos (Lado esquerdo)(Lado direito)

DÉBITO E CRÉDITO Os leigos em Contabilidade, geralmente, são levados a pensar que débito significa algo desfavorável, e crédito algo favorável; Os leigos em Contabilidade, geralmente, são levados a pensar que débito significa algo desfavorável, e crédito algo favorável; Na realidade, isto não ocorre, pois tais denominações são hoje, simplesmente convenções contábeis, com uma função específica em cada conta, como veremos adiante. Na realidade, isto não ocorre, pois tais denominações são hoje, simplesmente convenções contábeis, com uma função específica em cada conta, como veremos adiante. A diferença entre o total de débitos e o total de créditos feitos em uma conta, em determinado período, é denominado saldo; A diferença entre o total de débitos e o total de créditos feitos em uma conta, em determinado período, é denominado saldo; Se o valor dos débitos superar o valor dos créditos a conta terá saldo devedor; Se o valor dos débitos superar o valor dos créditos a conta terá saldo devedor; Se acontecer o contrário, a conta terá um saldo credor. Se acontecer o contrário, a conta terá um saldo credor.

DÉBITO E CRÉDITO Nome da conta DébitosCréditos (Lado esquerdo)(Lado direito) SALDO = Total de Débitos – Total de Créditos Se Total de Débitos > Total de Créditos Conta com Saldo Devedor Se Total de Créditos > Total de Débitos Conta com Saldo Credor

MECANISMO DE DÉBITO E CRÉDITO 1.CONTAS DE ATIVO Os elementos que compõem o Ativo figuram no lado esquerdo do Balanço; Os elementos que compõem o Ativo figuram no lado esquerdo do Balanço; Em coerência, as contas de Ativos (Bens e Direitos) sempre devem apresentar saldos devedores, isto é, no lado esquerdo; Em coerência, as contas de Ativos (Bens e Direitos) sempre devem apresentar saldos devedores, isto é, no lado esquerdo; Convém notar que uma empresa possui ou não bens e direitos, não existem bens negativos e tampouco direitos; Convém notar que uma empresa possui ou não bens e direitos, não existem bens negativos e tampouco direitos; Portanto: as contas de Ativo possuem saldo devedor ou nulo; Portanto: as contas de Ativo possuem saldo devedor ou nulo;

MECANISMO DE DÉBITO E CRÉDITO 1.CONTAS DE ATIVO Para que uma conta de Ativo (Bens ou Direitos) tenha saldo devedor, é necessário que os aumentos e as diminuições nela ocorridas sejam assim registradas: Para que uma conta de Ativo (Bens ou Direitos) tenha saldo devedor, é necessário que os aumentos e as diminuições nela ocorridas sejam assim registradas: Qualquer conta de Ativo DébitosCréditos $ Aumentos$ Diminuições Observação: Existem contas retificadoras de ativos, mas isto será visto mais à frente.

MECANISMO DE DÉBITO E CRÉDITO 2.CONTAS DE PASSIVO Como as contas do Passivo aparecem sempre no lado direito do Balanço, deve acontecer com elas o inverso do que acontece com as do Ativo, isto é, os aumentos e diminuições do Passivo (obrigações) devem ser registradas da seguinte maneira: Como as contas do Passivo aparecem sempre no lado direito do Balanço, deve acontecer com elas o inverso do que acontece com as do Ativo, isto é, os aumentos e diminuições do Passivo (obrigações) devem ser registradas da seguinte maneira: Qualquer conta do Passivo DébitosCréditos $ Diminuições$ Aumentos

MECANISMO DE DÉBITO E CRÉDITO 3.CONTAS DE PATRIMÔNIO LÍQUIDO Como o Patrimônio Líquido Positivo ocupa o lado direito do Balanço, o funcionamento de suas contas será igual ao funcionamento das do Passivo, ou seja: Como o Patrimônio Líquido Positivo ocupa o lado direito do Balanço, o funcionamento de suas contas será igual ao funcionamento das do Passivo, ou seja: Qualquer conta de Patrimônio Líquido DébitosCréditos $ Diminuições$ Aumentos

MECANISMO DE DÉBITO E CRÉDITO 3.CONTAS DE PATRIMÔNIO LÍQUIDO Quando o Patrimônio Líquido em seu valor total for negativo, estará no lado esquerdo do Balanço, junto com o Ativo, ou subtraído do Passivo (lado direito do Balanço), com o saldo devedor; Quando o Patrimônio Líquido em seu valor total for negativo, estará no lado esquerdo do Balanço, junto com o Ativo, ou subtraído do Passivo (lado direito do Balanço), com o saldo devedor; Aumentá-lo com o sentido de melhorá-lo significa diminuir esse saldo devedor, o que só pode ser feito mediante um lançamento a crédito; Aumentá-lo com o sentido de melhorá-lo significa diminuir esse saldo devedor, o que só pode ser feito mediante um lançamento a crédito; Logo, segue-se que qualquer aumento em Patrimônio Líquido, seja este positivo ou negativo em determinado momento, será regido por crédito, e qualquer diminuição, por débito. Logo: Logo, segue-se que qualquer aumento em Patrimônio Líquido, seja este positivo ou negativo em determinado momento, será regido por crédito, e qualquer diminuição, por débito. Logo: Qualquer conta de Patrimônio Líquido DébitosCréditos $ Diminuições$ Aumentos

MECANISMO DE DÉBITO E CRÉDITO Contas de Passivo DébitosCréditos DiminuiçõesAumentos Contas de Ativo DébitosCréditos AumentosDiminuições Contas de Patrimônio Líquido DébitosCréditos DiminuiçõesAumentos

MECANISMO DE DÉBITO E CRÉDITO Resumindo o mecanismo de Débito e Crédito, podemos dizer que: Contas de: Efetua-se um lançamento a: DébitoCrédito Ativo Para Aumentar Para Diminuir Passivo Para Aumentar Patrimônio Líquido Para Diminuir Para Aumentar

MÉTODO DE PARTIDAS DOBRADAS Aos débitos em uma ou mais contas correspondem créditos equivalentes em uma ou mais contas. ∑ Débitos = ∑ Créditos

REGISTROS EM CONTAS 1º Evento: No dia 15/03/x5 foi integralizado um capital em dinheiro no valor de $ ,00 para a constituição da empresa FANTASMA S/A; No dia 15/03/x5 foi integralizado um capital em dinheiro no valor de $ ,00 para a constituição da empresa FANTASMA S/A; Este valor foi depositado no Banco Alfa-Beta S/A. Este valor foi depositado no Banco Alfa-Beta S/A. Depósitos BancáriosCapital (1) (1)

REGISTROS EM CONTAS 2º Evento: Aquisição de veículos com pagamento à vista, no valor de $ ,00, no dia 20/03/x5. Aquisição de veículos com pagamento à vista, no valor de $ ,00, no dia 20/03/x5. Depósitos Bancários (1) Capital (1) (2) Veículos (2)

REGISTROS EM CONTAS 3º Evento: Aquisição, no dia 25/03/x5, de matéria-prima no valor de $ ,00; Aquisição, no dia 25/03/x5, de matéria-prima no valor de $ ,00; O pagamento é de 20% à vista e o saldo para pagar em 45 dias. O pagamento é de 20% à vista e o saldo para pagar em 45 dias. Depósitos Bancários (1) Capital (1) (2) Veículos (2) Fornecedores (3) Estoques (3) (3)

REGISTRO DE CONTAS Empresa Fantasma S/A Balanço Patrimonial em 31/05/x5 ATIVOPASSIVO Depósitos Bancários Estoques Veículos Fornecedores Patrimônio Líquido Capital Total do Ativo Total do Passivo + PL