Professora: Luciana Campos Aula 1 – 2015.2.  Ementa:  O desenvolvimento humano numa perspectiva sócio-histórica. A aprendizagem: Conceito, segundo diferentes.

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Professora: Luciana Campos Aula 4 – A palavra Gestalt vem do alemão e significa forma. Alguns estudiosos da Psicofísica (que estudavam as sensações)
Transcrição da apresentação:

Professora: Luciana Campos Aula 1 –

 Ementa:  O desenvolvimento humano numa perspectiva sócio-histórica. A aprendizagem: Conceito, segundo diferentes perspectivas teóricas. Teoria de aprendizagem e sua base filosófica. Fatores que influem na aprendizagem. O desenvolvimento cognitivo, segundo Jean Piaget: Acomodação e assimilação, estágios do desenvolvimento segundo Jean Piaget.

 Estudar o desenvolvimento na perspectiva das teorias da aprendizagem.

Mês PrevistoConteúdo a ser ministrado AgostoUnidade I – O Desenvolvimento Humano Setembro1ª. Avaliação Escrita Individual Unidade II – Introdução ao Estudo da Aprendizagem Humana OutubroUnidade III – O Desenvolvimento segundo Piaget NovembroSeminários DezembroAvaliações finais

 Pasta no Terra On  Site da professora: (Clicar em Material para os slides das aulas ou Mídia: para artigos ou vídeos)

 Preferencialmente por  Emergências por whatsapp: (dias de semana e horário comercial).  Não justifique falta por whatsapp e nem tirem dúvidas sobre conteúdo

 Teremos uma média de 15 aulas  Segundo a LDB, é preciso ter 75% de frequência. Assim, o aluno poderá ter NO MÁXIMO 4 faltas. Se tiver mais que isto ficará reprovado, a menos que traga atestado médico.

 Introduzindo o conteúdo...

 Sócrates ( a.c.): A razão distingue o homem dos animais.  Platão: Razão e alma são propriedades do homem. A psyché seria o princípio ativo da vida.

 No período cristão, a Igreja detinha força religiosa e política.  Neste período o conhecimento do homem, estava relacionado ao religioso.  SANTO AGOSTINHO ( d.c): Cisão corpo x alma, sendo a alma imortal.  SÃO TOMÁS DE AQUINO ( d.c): Do período da Reforma e da Revolução Industrial. Fase de se redimensionar a relação Homem x Deus. Faz a distinção entre essência (busca da perfeição) e existência.

MUNDO MEDIEVAL MUNDO MODERNO (SÉC. XV A XVIII)

 Para se conhecer o psiquismo humano, invés da religião, buscava-se compreender seus mecanismos através do funcionamento do cérebro. A fisiologia, neuroanatomia e neurofisiologia ganham destaque.

 Estudo de psicofisiologia: reflexos, postura, equilíbrio, coordenação motora e mecanismos de execução dos movimentos.  Fenômenos mentais= fenômenos orgânicos  Introspecção: autoexame dos estados mentais  Sensações e sentimentos: formas elementares da experiência

BEHAVIORISMOGESTALTPSICANÁLISE

 O caso Amala e Kamala

Mídia → Vídeos Crianças que viveram com animais (Vídeo 1 e 2)

 Responsável pela sobrevivência física  Responsável pela sobrevivência psicológica

 Aquisição da linguagem  Organização do pensamento  Capacidade de comunicação  Funções executivas

 Surgimento da consciência e diferenciação entre realidade objetiva e subjetiva.  Trabalho como atividade exclusivamente humana voltada para um fim  Apropriação da cultura

 Investigar como ocorrem os processos homem x mundo em articulação com seus processos cognitivos, emocionais e afetivos.

 Texto:  “Antes que elas cresçam”  Affonso Romano Santana

 A criança interage com os outros e se apropria do que lhe é apresentado. Aos poucos amplia seu repertório.  O aprendizado tem uma natureza social.

 O professor estrutura condições para a ocorrência da apropriação do saber pelo educando, produzindo desenvolvimento e aprendizado.  A escola é a instituição responsável pela educação sistemática.

 TEXTO 1 da pasta na Terra On: “Psicologia na Educação”, Davis e Oliveira,  Texto opcional: “Antes que elas cresçam” Affonso Romano Santana.  Vídeo no site: Crianças que viveram com animais (Vídeo 1 e 2) :

 DAVIS, Cláudia e OLIVEIRA, Zilma. Psicologia na Educação. São Paulo: Cortez,  LARA, Diogo. Temperamento Forte e Bipolaridade: dominando os altos e baixos do humor. Porto Alegre: Diogo Lara, 2004.