OBJETIVOS GERAIS DESENVOLVER O CONCEITO DE PROPORCIONALIDADE E RAZÃO ATRAVÉS DE SITUAÇÕES-PROBLEMAS. IDENTIFICAR AS RAZÕES CONSTANTES QUE APARECEM NAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIDADE II - ASSUNTO 1 – Conjunto dos Números Racionais
Advertisements

Ela não está em um bom dia! A cada 10 saques, Cláudia errou 9
MATEMÁTICA 7.º ANO Razões E  Proporções
Sistema de Numeração Decimal Profa. Ms
REVISÃO DE PORCENTAGEM
O que você deve saber sobre
EQUAÇÕES POLINOMIAIS Prof. Marlon.
Conjuntos numéricos A história nos mostra que desde muito tempo o homem sempre teve a preocupação em contar objetos e ter registros numéricos. Seja através.
Oficina de Frações.
Razão e Proporção Razão: é o quociente indicado (exato) entre dois números racionais, sendo que o segundo número é diferente de zero. Como você pode perceber,
Professor João Gilberto
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
PARÂMETROS DE MATEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO
Algumas Aplicações das Funções Exponenciais
Simone Braz Ferreira Gontijo
Entendo os números inteiros
CONJUNTOS e CONJUNTOS NUMÉRICOS
Prof. Roberto Cristóvão
Criação: Marlos Urquiza Cavalcanti
APRENDENDO MATEMÁTICA NA FAZENDA
CENTRO UNIVERSITÁRIO Franciscano
Prática de Ensino de Matemática I Aula 02
Aula 1 Objetivos Conceituar e resolver problemas matemáticos.
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Vetores Imagine que você tem que receber o nome e a nota de 50 alunos de uma escola, e depois listar o nome de cada um e a média final de cada aluno e.
Números Decimais É um tipo de número em que separamos a parte inteira da parte fracionária pela vírgula! Estão demitidos! É melhor a gente aprender ou.
PROPORCIONALIDADE 6ª série
Objetivo Nosso objetivo é desenvolver uma proposta de aula simples, utilizando alguns recursos do software graphmatica (na verdade o utilizaremos apenas.
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL UNIDADE 4 Itens fundamentais para Desenvolvimento de algoritmos.
GOOGLE DOCS 3º ATIVIDADE FORMULÁRIOS TUTORIAL GOOGLE DOCS.
REVISÃO DE PORCENTAGEM
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Acabias Marques Luiz. I - Introdução ao Ruby Parte 1 – Introdução a linguagem  O que é Ruby  Instalação  O IRB  Operadores Aritméticos  Tipos de.
Prof. Ilydio Pereira de Sá
UT 01 Números Reais.
O que são? (clique para passar os slides)
Limite Autores: Sílvia Maria Medeiros Caporale João Paulo Rezende
Razões e Proporções Profª: Taiana Tavares.
DICAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Prática de Ensino em Matemática II Aula 2
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Subprojeto de Matemática – Natal
Potenciação an = a . a . a a (a ≠ 0) n fatores onde: a: base
RESENHA.
SITUAÇÕES.
Objetos de aprendizagem
PROFA. REANE FRANCO GOULART Letramento Digital - Publicação Video 1.
Matemática Financeira
PROFESSORES: MARISA AP. DA SILVA IONE APARECIDA DE S. MACHADO BATISTA IGNEZ YOKOYAMA.
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM.
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
Conversões entre Bases
As folhas de papéis gráficos e a semelhança de polígonos
Tela de pesquisa de candidatos por vaga(WEB). Acesso através de usuário e senha utilizado já no controle de funcionários.
PROJETO PILOTO Outubro/Novembro 2015
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
É EXERCÍCIO PARA O CÉREBRO
É EXERCÍCIO PARA O CÉREBRO
Professor: Franklin Silva Disciplina: Matemática Conteúdo: Equações do 1° Grau com uma incógnita.
Matemática Renato Tognere Ferron.
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
MATEMÁTICA Ensino Fundamental , 6º ano
REGRAS E MODELO PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES
Crie o hábito da leitura e o gosto por ela. Quando nós passamos a gostar de algo, compreendemos melhor seu funcionamento. Nesse caso, as palavras tornam-se.
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Transcrição da apresentação:

OBJETIVOS GERAIS DESENVOLVER O CONCEITO DE PROPORCIONALIDADE E RAZÃO ATRAVÉS DE SITUAÇÕES-PROBLEMAS. IDENTIFICAR AS RAZÕES CONSTANTES QUE APARECEM NAS SOLUÇÕES DAS SITUAÇÕES- PROBLEMAS RECONHECER QUE NEM SEMPRE QUANDO DUAS GRANDEZAS CRESCEM OU DECRESCEM SIMULTANEAMENTE ELAS SÃO PROPORCIONAIS.

A PALAVRA RAZÃO VEM DO LATIN RATIO, QUE QUER DIZER ¨RATEIO¨, CUJO SIGNIFICADO É DIVISÃO. VAMOS INCIALMENTE REPRESENTAR A RAZÃO ENTRE O NÚMERO DE MENINOS E MENINAS HOJE NA SALA. AGORA A RAZÃO ENTRE O NÚMERO DE MENINAS E DE MENINOS. QUAL A RAZÃO ENTRE O NÚMERO DE ALUNOS PRESENTES E AUSENTES? A RAZÃO ENTRE OS AUSENTES E PRESENTES?

RAZÃO E TAXA PERCENTUAL OBSERVE O QUE DIZ A PROPAGANDA...

RAZÃO NAS PROPAGANDAS E PROMOÇÕES... HÁ ALGUM TEMPO UMA CONHECIDA MARCA DE SABONETE MOSTRAVA EM SUA PROPAGANDA: 9 ENTRE 10 ESTRELAS DE CINEMA USAM SABONETE X. COMENTE O SIGNIFICADO DESSA FRASE. AGORA OBSERVE A FRASE DA PROPAGANDA A SEGUIR. ELA DÁ A MESMA IDEIA DA FRASE ANTERIOR? DAS ESTRELAS DE CINEMA USAM O SABONETE X

VEJAM OUTROS ANÚNCIOS NOVE ENTE DEZ ADOLESCENTE USAM JEANS.

2- A RELAÇÃO ENTRE OS MOTORISTAS QUE UTILIZAM O SISTEMA DE CUPONS NESSE PEDÁGIO E OS QUE NÃO UTILIZAM É 1:4. 3- DE CADA 6 CLIENTES 5 UTILIZAM O NOSSO CARTÃO DE CRÉDITO.

4- DO TOTAL DE 583 RÁDIOS PIRATAS LOCALIZADAS NA GRANDE SÃO PAULO, 193 TIVERAM SEU FUNCIONAMENTO INTERROMPIDO. 5- SERÃO SORTEADOS 300 TELEFONES CELULARES ENTRE OS 2100 INSCRITOS NESSA CIDADE. 6- DURANTE A GREVE, DO TOTAL DE 210 ÔNIBUS, APENAS 20 SAÍRAM ÀS RUAS.

ESTES SÃO PARA VOCÊ RESOLVER... ( VOLTE NAS INFORMAÇÕES DOS SLIDES 6,7 E 8 E RESPONDA OS ITENS 7, 8 E 9. ) 7- ESCREVA UMA FRAÇÃO QUE REPRESENTE CADA SITUAÇÃO DOS ITENS, COMPARANDO SEMPRE A PARTE COM O TODO. 8- SIMPLIFIQUE CADA FRAÇÃO ATÉ CHEGAR À SUA FORMA IRREDUTÍVEL. 9- ESCREVA OS NÚMEROS OBTIDOS NO Nº 8 NA FORMA DECIMAL COM NO MÁXIMO DUAS CASAS.

VEJAM OUTRAS SITUAÇÕES DADOS CIENTÍFICOS INFORMAM QUE O CÉREBRO DO HOMEM, EM MÉDIA, PESA 1400 g E O DA MULHER, 1250 g, ESSE FATO NÃO SIGNIFICA QUE HAJA DIFERENÇA DE INTELIGÊNCIA ENTRE AMBOS. A) ESCREVA UMA FRAÇÃO ( RAZÃO) QUE REPRESENTE A COMPARAÇÃO DA MASSA DO CÉREBRO MASCULINO COM O CÉREBRO FEMININO. B) ESCREVA UMA FRAÇÃO (RAZÃO) QUE COMPARE AS NASSAS DIS CÉREBROS FEMININO E MASCULINO. C) ESCREVA NA FORMA DECIMAL OS NÚMEROS OBTIDOS NOS ITENS A E B, COM APROXIMAÇÃO DE NO MÁXIMO DUAS CASAS DECIMAIS. ( É PERMITIDO USAR CALCULADORA PARA CONFIRMAR SE SUA CONTA ESTÁ CERTA OU PARA LEMBRAR COMO CHEGAMOS AO RESULTADO...)

PARA REFLETIR, ANALISAR E COMENTAR...( DO PONTO DE VISTA MATEMÁTICO E DO PONTO DE VISTA PUBLICITÁRIO. )

CONCLUINDO... EM VÁRIAS CIRCUNSTÂNCIAS É COMUM RELACIONAR DUAS QUANTIDADES, COM VIMOS NAS SITUAÇÕES ANTERIORES... ESSA RELAÇÃO ENTRE DOIS NÚMEROS INTEIROS NÃO NULOS RESULTA DA DIVISÃO ENTRE ELES E É REPRESENTADA POR UM NÚMERO RACIONAL NA FORMA FRACIONÁRIA (QUANDO A DIVISÃO ESTÁ INDICADA) OU NA FORMA DECIMAL ( QUANDO A DIVISÃO FOI EFETUADA). ESSA COMPARAÇÃO, EXPRESSA NUMERICAMENTE, RECEBE O NOME DE RAZÃO.

É POSSÍVEL GENERALIZAR A NOTAÇÃO UTILIZANDO- SE DUAS LETRAS NO LUGAR DOS NÚMEROS INTEIROS, POR EXEMPLO: OU OU a : b E LÊ-SE a PARA b. TAMBÉM PODEMOS AMPLIAR O CONJUNTO NUMÉRICO COM O QUAL TRABALHAMOS. NESSE CASO a E b SÃO DOIS NÚMEROS RACIONAIS, SENDO b OBRIGATORIAMENTE DIFERENTE DE ZERO.

RESOLVA MAIS ESTES DESAFIOS EM UMA NOTÍCIA SOBRE OS VESTIBULARES DIZIA : ¨ APENAS 30 CANDIDATOS SERÃO ADMITIDOS ENTRE OS 600 INSCRITOS PARA O CURSO DE JORNALISMO. ¨ A) COMENTE O SEGNIFICADO DESTA FRASE. B) REESCREVA ESSA FRASE UTILIZANDO UMA FRAÇÃO. C) QUAL A RAZÃO ENTRE CANDIDATOS APROVADOS E CANDIDATOS INSCRITO? D) QUAL A RAZÃO ENTRE CANDIDATOS INSCRITOS E CANDIDATOS APROVADOS?

12- OUTRA NOTÍCIA SOBRE O MESMO VESTIBULAR AFIRMAVA: ¨A RAZÃO DOS INSCRITOS PARA AS VAGAS EXISTENTES É DE ¨ A) VOCÊ ACHA QUE AS REFERÊNCIAS DOS NÚMEROS 11 E 12 DÃO A MESMA INFORMAÇÃO? COMENTE, JUSTIFICANDO SUA RESPOSTA. B) AS RAZÕES OBTIDAS NOS ITENS C E D DO NÚMERO 11 (SLIDE ANTERIOR) SÃO AS MESMAS?

13- RAZÃO E TAXA PERCENTUAL Edição do dia 16/10/2010 Pesquisa aponta que 90% das meninas entre 10 e 14 anos se acham gordas e fazem regime Pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) revela que meninas entre 10 e 14 anos estão deixando de comer por causa da vaidade. O transtorno pode desenvolver doenças como anorexia e bulimia. A)COMO PODEMOS REPRESENTAR A IMFORMAÇÃO DADA REPRESENTANDO O VALOR COMO UMA RAZÃO? B) REESCREVA A FRASE USANDO UMA RAZÃO.

AS INFORMAÇÕES A SEGUIR SÃO DA REVISTA SUPER INTERESSANTE... ( 03/2010)

14- NO SLIDE ANTERIOR TEMOS VÁRIAS INFORMAÇÕES... RESPONDA AOS SEGUINTES ITENS: A) COMO PODEMOS EXPLICAR OS CÁLCULOS FEITOS PARA DAR A INFORMAÇÃO ¨ 600 TWITTS POR SEGUNDO E 50 MILHÕES DE TWITTS POR DIA ¨ ? ( ESCREVA A ESPRESSÃO NUMÉRICA PARA COMFERIR OS CÁLCULOS) B) NO ITEM A OS VALORES SÃO EXATOS? JUSTIFIQUE POR QUÊ? C) COMO PODEMOS INTERPRETAR A INFORMAÇÃO DADA SOBRE OS NÚMEROS DE TWITTS ENTRE 11/2008 E 11/2009? D) E ENTRE 11/2009 E 03/2010?

15- PARA REFLETIR E RESPONDER. A) POR QUE 40,55% DAS PESSOAS USAM A REDE PARA COLOCAR BABOSEIRA? B) COMO PODEMOS REPRESENTAR ESSA INFORMAÇÃO USANDO UMA RAZÃO? C) NA FRASE 20% DOS USUÁRIOS REALMENTE POSTAM TWITTS. COMO PODEMOS REPRESENTAR ESSA INFORMAÇÃO USANDO RAZÃO? D) OS 5% MAIS ATIVOS RESPONDEM POR ¾ DO CONTEÚDO. QUAL A RAZÃO DO CONTEÚDO QUE REPRESENTA OS 95% MENOS ATIVOS?

16- NACIONALIDADES DOS TWITAAM A) COMO PODEMOS JUSTIFICAR ESSA LEITURA, 50,9% NA FORMA DE RAZÃO? B) JUSTIFIQUE TAMBÉM OS OUTROS VALORES INFORMADOS. C) DE ACORDO COM OS SLIDES ANTERIORES ESSES PERCENTUAIS SÃO EM RELAÇÃO A QUAL VALOR? (ATÉ 03/2010 ) D) CONSIDERANDO QUE O NÚMEROS DE TWITTS CONTINUA CRESCENDO NA MESMA PROPORÇÃO QUE CRESCEU ENTRE 09/2009 E 03/2010. QUANTOS TWITTS PODEMOS DIZER QUE TEMOS HOJE, OU SEJA, 10/2010?

SE ACHOU INTERESSANTE AS INFORMAÇÕES... ACESSE A REPORTAGEM COMPLETA NO LINK DA REVISTA SUPER INTERESSANTE...SUPER INTERESSANTE... INFORMAÇÕES IMPORTANTES NO LINK: SÓ MATEMÁTICASÓ MATEMÁTICA ADQUIRA MAIS CONHECIMENTOS NA AULA DO: PORTAL DO PROFESSORPORTAL DO PROFESSOR ACESSE A LOJA DO ESTUDANTE E CALCULELOJA DO ESTUDANTE ( ATENÇÃO: É PERMITIDO USAR CALCULADORA) VEJAM PORQUE É IMPORTANTE ENTENDER SOBRE AS TAXAS PERCENTUAIS ACESSE O LINK: OS PERIGOS GERADOS PELO CRÉDITO FÁCILOS PERIGOS GERADOS PELO CRÉDITO FÁCIL

BIBLIOGRAFIA meninas-entre-10-e-14-anos-se-acham-gordas-e-fazem-regime.html meninas-entre-10-e-14-anos-se-acham-gordas-e-fazem-regime.html Grasseschi, Maria Cecília C. PROMAT: projeto oficina de matemática / Maria Cecília C. Grasseschi, Maria Capucho Andreta, Aparecida Borges dos Santos Silva. – São Paulo: FTD, 1999 Obra em 4 v. para alunos de 5ª a 8ª séries. ( 6º ao 9º ano ) Matemática na vida e na escola / Elizabeth França... [ et al.] – São Paulo – Editora do Brasil, OS+PERIGOS+GERADOS+PELO+CREDITO+FACIL,00.htmlhttp://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM OS+PERIGOS+GERADOS+PELO+CREDITO+FACIL,00.html