TÍTULO DA APRESENTAÇÃO 29 de Setembro de 2009 SESSÃO DE DIVULGAÇÃO “GRIPE A(H1N1)” ABSENTISMO LABORAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Associação Família e Sociedade
Advertisements

Guia Informativo sobre Licença de Maternidade/Paternidade
REGIME JURIDICO DE FALTAS
SHST para trabalhadores I
CONFERÊNCIA * TEMAS DE DIREITO DO TRABALHO
CCAH - 30 de Julho de 2009 NOVO REGIME CONTRATOS DE CRÉDITO A CONSUMIDORES.
FORMAÇÃO EM SHST Natália Carvalho.
A protecção da Família no Código do Trabalho Português
Plano de contingência frente a epidemia de doenças agudas contagiosas
Alterações da norma OHSAS 18001:2007
FUNDAMENTOS GERAIS DE SHST
OBRIGAÇÕES E DEVERES DE HSST.
CONTRATO DE TRABALHO.
Boas Práticas Clínicas Monitoramento do Estudo
Cessação da Relação Laboral
“O Teletrabalho em Portugal “
ESCOLA EB23 JOÃO GARCIA BACELAR
EQUIPAMENTOS DE PROTECÇÃO COLECTIVA
Professor: Carlos Buco Aluna: Micaela Simões Nº16 Tª1ºC
PARENTALIDADE Direito Social Matilde Santos, n.º 1117
Profº.: MSc. Elizabeth Spengler Cox de Moura Leite Alunos:
UNIDADE 11: DIREITO DO TRABALHO
APRESENTAÇÃO ACÓRDÃO STJ, DE Processo 3247/06.2TTLSB.L1.S1 João Francisco Barreiros (nº ) Direito do Trabalho 27/11/2013.
PowerPoint realizado por: -Daniel Sousa; -Pedro Duarte; -Pedro Silva
Direito de associação sindical
O Serviço de Apoio Domiciliário constitui uma Resposta Social assegurada pelos Centros Distritais de Solidariedade e Segurança Social em conjunto com.
Módulo IV – Suspensão e Interrupção do Contrato de Trabalho
Protecção da maternidade, paternidade e adopção
Pesquisa 5 Escola:eb23 João Garcia bacelar Nome: Alexandre Camarneiro
Contrato individual de trabalho
Enfª Carla de L. Holanda de Abreu
Os direitos do Trabalhador
Escola EB 2,3/sec. João Garcia Bacelar - Tocha.  Define o que é retribuição?  Tipo de retribuição que podem existir.  Definição de falta e o seu respetivo.
Prof. Bruno Silva Aula de Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental
Organização Judiciária e Práticas Registral/Notarial Albertina Nobre OJPRN Registo Comercial Finalidade e Objecto do Registo Comercial Enquadramento legal.
LEGISLAÇÃO : SAUDE X AGRICULTURA Lei 6938 / Art. 24º Parágrafo 2ª : Os medicamentos similares a serem fabricados no Pais e aqueles fabricados e registrados.
Lei nº De 06 de abril de 2001 Antigo Projeto de Lei Paulo Delgado. Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos.
Atividades Físicas e Atendimento de Emergência
Perspectiva Histórica
Evolução da Regulamentação do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo
Atendimento e Documentação
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
Escola Básica 2,3 Ciclos/Secundária João Garcia Bacelar - Tocha.
AULA 2015 Direito Previdenciário
DIREITO CIVIL E SAÚDE DIHS/ENSP/FIOCRUZ Sandra Besso
Causas de anulação do casamento - Impedimentos relativos Art. 1550, CC. Não se tratam de causas impeditivas, como denominava o Código de 1916, e sim causas.
Daniela Filipa 1ºC Nº4. Contrato de Trabalho:  Retribuição.  Que tipo de retribuições podem existir?  Falta e o Respetivo Artigo.  Dois exemplos de.
NAS – NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE SOU – SAÚDE OCUPACIONAL UNIMED
CURSO DE GERENCIAMENTO DE ABRIGOS TEMPORÁRIOS - CGAT
Directiva 89/391/CEE de 12 de Junho. Esta Directiva é considerada a “Directiva Mãe” é relativa à aplicação de medidas destinadas a promover a melhoria.
Formação Legislação Laboral Atualização 2015 ENQUADRAMENTO Venha conhecer as mais recentes alterações legislativas com implicação na Legislação Laboral.
Ana Lucia Monteiro IV encontro da Rede Nacional de Pessoas vivendo com HIV/Aids Atibaia, 06 de agosto de 2011.
Noção jurídica de família, relações familiares e parafamiliares
CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
AUXÍLIO DOENÇA Pontifícia Universidade Católica Direito
A contratação colectiva
Direitos da Trabalhadora Lactante
Parentalidade Uma Visão Jurídica na Preparação para o Nascimento.
Ministério da Previdência Social INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL DIRETORIA DE ATENDIMENTO Programa de Educação Previdenciária PREVEDUCA PREVIDÊNCIA.
REGULAMENTO DE HORÁRIO DE TRABALHO DO IPS DESPACHO Nº 5503/2015 Divisão de Recursos Humanos.
DIREITO ADMINISTRATIVO RECEITA FEDERAL 2012
HORÁRIOS DE TRABALHO Decreto-Lei n.º 259/98, de 18/08 Decreto-Lei n.º 169/2006, de 17/08 Lei n.º 64-A/2008, de 31/12 Lei n.º 59/2008, de 11/09 Lei n.º.
PROTECÇÃO DA PARENTALIDADE As eventualidades maternidade, paternidade e adopção Lei n.º 4/2009, de 29/01 Decreto-Lei n.º 89/2009, de 09/04 Lei n.º 7/2009,
LOCAL, 1 de Junho de 2016 José Luis de Oliveira Pinto Módulo III – Fundamentos Gerais de Segurança do Trabalho Princípios e Domínios da Segurança do Trabalho.
CESSAÇÃO DA RELAÇÃO JURÍDICA DE EMPREGO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Lei nº 12-A/2008, de 27/2 Lei n.º 59/2008, de 11/9.
Janeiro 2009 Cidália Cardoso AVALIAÇÃO DE RISCOS NOS POSTOS DE TRABALHO DIREITOS E OBRIGAÇÕES.
ESTATUTO DE TRABALHADOR-ESTUDANTE Regime do Contrato de Trabalho em Funções Públicas (RCTFP) Lei n.º 59/2008, de 11/9 Estatuto da Carreira Docente da Região.
Lei nº /2014 Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil – MROSC Carlos Octaviano de Medeiros Mangueira Michelle Diniz Mendes Roberto Vilas-Boas.
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 2 Critérios da Auditoria Tema 4 – Requisito 4.4 Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa.
Ana Paula Rosa Junho de 2016 Promoção da Segurança e Saúde no Trabalho na Administração Central.
Transcrição da apresentação:

TÍTULO DA APRESENTAÇÃO 29 de Setembro de 2009 SESSÃO DE DIVULGAÇÃO “GRIPE A(H1N1)” ABSENTISMO LABORAL

TÍTULO DA APRESENTAÇÃO GRIPE A - DESAFIOS ABSENTISMO PODE ATINGIR 40% REDUÇÃO DO PIB NACIONAL ENTRE OS 0,3 E OS 0,45% (ENTRE 490 E 740 MILHÕES DE EUROS) CUSTOS PARA O ESTADO ESTIMADOS EM 300 A 500 MILHÕES DE EUROS ABSENTISMO LABORAL SESSÃO DE DIVULGAÇÃO “GRIPE A(H1N1)”

TÍTULO DA APRESENTAÇÃO GRIPE A - DESAFIOS EVITAR ABSENTISMO REDUÇÃO DE RISCOS PARA A SAÚDE GARANTIR A CONTINUIDADE DAS ACTIVIDADES ESSENCIAIS MEDIDAS DE PREVENÇÃO ABSENTISMO LABORAL SESSÃO DE DIVULGAÇÃO “GRIPE A(H1N1)”

TÍTULO DA APRESENTAÇÃO PRINCÍPIOS GERAIS EM MATÉRIA DE SST ABSENTISMO LABORAL O trabalhador tem direito a prestar trabalho em condições de segurança e saúde O empregador deve assegurar condições de segurança e saúde em todos os aspectos relacionados com o trabalho O Trabalhador tem o dever de cumprir as prescrições de SST estabelecidas na Lei, em IRCT´s, bem como as instruções determinadas pelo empregador O trabalhador tem a obrigação de zelar pela sua segurança e saúde, bem como pela segurança e saúde das outras pessoas SESSÃO DE DIVULGAÇÃO “GRIPE A(H1N1)”

TÍTULO DA APRESENTAÇÃO SERVIÇOS DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO ABSENTISMO LABORAL SESSÃO DE DIVULGAÇÃO “GRIPE A(H1N1)”

TÍTULO DA APRESENTAÇÃO GRIPE A - OPORTUNIDADES ABSENTISMO LABORAL PREVENÇÃO Planos Contingên cia Diálogo Social RSO SESSÃO DE DIVULGAÇÃO “GRIPE A(H1N1)”

TÍTULO DA APRESENTAÇÃO PLANOS DE CONTINGÊNCIA - Adaptáveis a outros cenários (ex. catástrofes naturais) - Oportunidade de reorganização do trabalho e melhorar a performance Identificação das funções essenciais Formação a trabalhadores substitutos Teletrabalho Tele e vídeoconferência ABSENTISMO LABORAL SESSÃO DE DIVULGAÇÃO “GRIPE A(H1N1)”

TÍTULO DA APRESENTAÇÃO ABSENTISMO FALTAS JUSTIFICADAS (Art. 249.º CT) Doença do trabalhador Assistência a filho, neto ou membro do agregado familiar A autorizada ou aprovada pelo empregador A que por lei seja como tal considerada ABSENTISMO LABORAL SESSÃO DE DIVULGAÇÃO “GRIPE A(H1N1)”

TÍTULO DA APRESENTAÇÃO ABSENTISMO FALTAS JUSTIFICADAS (Art. 249.º CT) Doença do trabalhador – baixa médica Assistência a filho, neto ou membro do agregado familiar Filho (Art. 49.º CT) Até 30 dias/ano se <12 anos ou durante todo o Portador de deficiência ou período hospitalização doença crónica Até 15 dias/ano se = ou >12 anos = ou > 18 que faça parte do agregado familiar ABSENTISMO LABORAL SESSÃO DE DIVULGAÇÃO “GRIPE A(H1N1)”

TÍTULO DA APRESENTAÇÃO ABSENTISMO FALTAS JUSTIFICADAS (Art. 249.º CT) Assistência a filho, neto ou membro do agregado familiar Neto (Art. 50.º CT) Trabalhador pode faltar em substituição dos progenitores em caso de doença de Neto menor ou Portador de deficiência ou doença crónica ABSENTISMO LABORAL SESSÃO DE DIVULGAÇÃO “GRIPE A(H1N1)”

TÍTULO DA APRESENTAÇÃO ABSENTISMO FALTAS JUSTIFICADAS (Art. 249.º CT) Assistência a filho, neto ou membro do agregado familiar Membro do agregado familiar (Art. 252.º CT) Até 15 dias/ano Cônjuge ou pessoa com quem em caso de viva em união de facto ou doença de economia comum Parente ou afim na linha recta ascendente ou no 2.º grau da linha colateral 15 dias/ano caso o cônjuge ou pessoa com quem viva em união de facto seja portador de deficiência ou doença crónica ABSENTISMO LABORAL SESSÃO DE DIVULGAÇÃO “GRIPE A(H1N1)”

TÍTULO DA APRESENTAÇÃO ABSENTISMO FALTAS JUSTIFICADAS (Art. 249.º CT) A que por lei seja como tal considerada Despacho n.º B/2009, de 31 de Agosto – Equipara encerramento total ou parcial ordenado por autoridade de saúde a doença - direito a subsídio de doença se o local de trabalho for encerrado (Art. 4.º, n.º 1 do D.L. n.º 28/2007, de 4 de Fevereiro, alterado pelo D.L. n.º 146/2005, de 26 de Agosto) - direito a subsídio para assistência a filho e subsídio para assistência a neto em caso de encerramento do respectivo estabelecimento de ensino (Art. 19.º e 21º, n.º 1, al. b) do D.L. n.º 91/2009, de 9 de Abril) ABSENTISMO LABORAL SESSÃO DE DIVULGAÇÃO “GRIPE A(H1N1)”

TÍTULO DA APRESENTAÇÃO REGIME DAS FALTAS COMUNICAÇÃO (ART. 253.º DO CT) - Antecedência mínima de 5 dias, quando previsível - Assim que possível, se imprevisível PROVA DO MOTIVO JUSTIFICATIVO (ART. 254.º DO CT) - Empregador pode exigir nos 15 dias a seguir à comunicação da ausência, prova do facto invocado; a prova deve ser apresentada em prazo razoável; - A prova de situação de doença é feita por declaração de estabelecimento hospitalar, centro de saúde ou atestado médico ABSENTISMO LABORAL SESSÃO DE DIVULGAÇÃO “GRIPE A(H1N1)”

TÍTULO DA APRESENTAÇÃO FÉRIAS (ART.º 244.º DO CT) ABSENTISMO LABORAL SESSÃO DE DIVULGAÇÃO “GRIPE A(H1N1)” -Prova de impedimento por doença -Dias não gozados marcados por acordo ou, na falta deste, pelo empregador (em qualquer data) -Em caso de impossibilidade de gozo de férias, o trabalhador tem direito à retribuição correspondente ou ao seu gozo até 30 de Abril do ano seguinte, assim como ao respectivo subsídio

TÍTULO DA APRESENTAÇÃO ABSENTISMO E QUANDO O ENCERRAMENTO TOTAL OU PARCIAL É DETERMINADO PELO PRÓPRIO EMPREGADOR - Encerramento e diminuição temporários de actividade (art. 309.º e ss do CT) ABSENTISMO LABORAL SESSÃO DE DIVULGAÇÃO “GRIPE A(H1N1)”

TÍTULO DA APRESENTAÇÃO E QUANDO O ENCERRAMENTO TOTAL OU PARCIAL É DETERMINADO PELO PRÓPRIO EMPREGADOR -Encerramento e diminuição temporários de actividade (art. 309.º e ss do CT) a) 75% da retribuição – sendo caso fortuito ou de força maior b) 100% da retribuição – sendo devido a facto imputável ao empregador ou por motivo de interesse deste Este procedimento está sujeito a formalidades próprias ABSENTISMO LABORAL SESSÃO DE DIVULGAÇÃO “GRIPE A(H1N1)”

TÍTULO DA APRESENTAÇÃO ABSENTISMO LABORAL SESSÃO DE DIVULGAÇÃO “GRIPE A(H1N1)” A (RE)ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO FACE AO ABSENTISMO -Teletrabalho -Mobilidade funcional -Contratação a termo -Transferência de local de trabalho -Alteração do período de férias -Alteração de HT -Trabalho suplementar

TÍTULO DA APRESENTAÇÃO ABSENTISMO LABORAL SESSÃO DE DIVULGAÇÃO “GRIPE A(H1N1)” OBRIGADO