Apresentação da Candidatura31 de Maio de 2005 Aprovação da Candidatura27 de Março de 2006 2.777.000 eurosCusto Total do Programa (c/privado*) Contribuição.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CEC, 13 de Novembro de 2013 Luísa Bernardes CEC – Câmara de Comércio e Indústria do Centro.
Advertisements

A importância das parcerias regionais Curia – 06 de Julho de 2012
A ADOÇÃO DA POLÍTICA DE ACESSO ABERTO AO CONHECIMENTO A Experiência da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca ENSP/Fiocruz CRICS9 Autores: Ana.
MISSÃO Fomentar a Ciência, Tecnologia e Inovação e atuar na formulação de suas políticas, contribuindo para o avanço das fronteiras do conhecimento, o.
Iniciativa JESSICA – Financiamento de Projectos Sustentáveis de Reabilitação Urbana Nuno Vitorino 16 Nov 2010 Iniciativa JESSICA – Financiamento de Projectos.
1 empresas locais orientação global. 2 Sumário 1)Democratizar Formas Alternativas de Financiamento 2)Uma resposta sim! 3)Como dizer sim? 4)Exemplos.
SENGE-PR Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná.
Central de Aquisições e Contratações Públicas: O uso dos padrões e-Ping na estruturação do planejamento das contratações Brasília, 18 de junho de 2013.
Maio/2012 Perfil dos Participantes Compilação das Respostas dos Questionários Paula Barreto BNDES.
A “Economia Azul” na Região de Lisboa Potencial Estratégia Instrumentos Visão.
Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA.
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
Disciplina: Extensão Rural Professora: Nazaré Cavalcanti 2º Período do curso de Medicina Veterinária.
15/04/2009 Workshop de boas práticas de gestão do MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para MPEs.
Este documento é propriedade intelectual da PT e fica proibida a sua utilização ou propagação sem expressa autorização escrita. Cidadania Empresarial O.
Faro, novembro de 2013 Direção-Geral de Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região Algarve.
PROGRAMA DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL - PCEDR BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS.
Informação, comunicação e marketing como recurso virtual do Litoral Norte Encontros do LITORAL : uma nova visão para o Litoral Norte Viana do Castelo,
Incentivos para sustentabilidade: programas Finep Felipe Arias Fogliano de Souza Cunha (Área de Tecnologia para o Desenvolvimento Social)
POLITICAS ACTIVAS DE EMPREGO “FORMAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS” CABO VERDE: QUE PRESENTE, QUE FUTURO? Seminário - ”Formação e Novas Tecnologias”, Cabo Verde:
Quem somos O Grupo Lusófona assume-se como o maior grupo de ensino de Língua Portuguesa com estabelecimentos de ensino superior e/ou secundário e básico.
O futuro começa hoje sempre. Breve Apresentação Coimbra Inovação Parque Parque de Inovação em Ciência, Tecnologia, Saúde, SA.
BVS Saúde Pública Brasil I Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil 8 de outubro de BIREME, São Paulo, SP.
O Planos de Negócios Paulo Santos / Rui Miranda. OBJECTIVO  Compreender a importância da elaboração do Plano de Negócios e como o estruturar e apresentar.
MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação SECIS - Secretaria Nacional de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social Eron Bezerra Doutor em Ciências.
“MEG” Modelo de Excelência da Gestão: Uma visão sistêmica organizacional XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento 24 a 29 de maio de 2015.
AS NOVAS DIRETRIZES DO PROGRAMA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO.
Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais FIEMG.
ENCONTRO ANUAL Entre a Comissão Europeia e as Autoridades de Gestão dos Programas Operacionais FEDER e Fundo de Coesão ENCONTRO BILATERAL.
A QUALIDADE NA GESTÃO DO ARQUIVO Uma experiência na Câmara Municipal do Porto (Julho 2005 – Julho 2006) VII Encontro Nacional de Arquivos Municipais
As funções do IFDR no QREN As exigências do Compliance Assessment Conversas ao almoço de 9 de Julho Joana do Ó.
Controladoria Geral da União / Regional Paraíba Rodrigo Márcio Medeiros Paiva A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO NOS MUNICIPIOS.
4º Encontro de Secretários Executivos de Sindicatos – FIESC – 15/9/2010 Visão estratégica e projetos futuros 4° Encontro de Secretários Executivos de Sindicatos.
UNIDADE TEMÁTICA 8 INTERNACIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA, DO CONHECIMENTO E DA INFORMAÇÃO.
Audiência Pública Estruturação dos Destinos Turísticos Brasileiros.
A OMPETRO E OS ROYALTIES. Royalties são um compensação financeira destinada às regiões impactadas pelas atividades petrolíferas com o objetivo de compensá-las.
Secretaria Executiva - SEXEC Secretaria Técnica dos Fundos Setoriais - SETEF Ministério da Ciência e Tecnologia MCT Ministério da Ciência e Tecnologia.
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
Cidades Sustentáveis Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano Gerência de Gestão Ambiental Urbana e Territorial conceito,
A Rede BVS no Brasil Cláudia Guzzo Coordenadora Projetos e Instâncias da BVS BIREME/OPS/OMS I Reunião do Comitê Técnico da BVS.
Fundação: junho de 1965 Abrangência: Nacional Representa: empresas Conta com 20 regionais Fundação: novembro de 1967 Abrangência: Estadual Representa:
Diálogo Florestal para a Mata Atlântica e Pampa: unindo forças e compartilhando resultados para a conservação Diálogo Florestal para a Mata Atlântica.
INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL CENTRO DE EMPREGO DE BEJA DELEGAÇÃO REGIONAL DO ALENTEJO Rui Palma.
Associação MEDIA Desk Portugal MEDIA de Janeiro de 2007 a 31 de Dezembro de 2013.
ESPECIALISTAS EM PEQUENOS NEGÓCIOS. MICRO E PEQUENAS NA ECONOMIA BRASILEIRA Mais de 95% do total de empresas no País.
COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
Disciplina: Extensão Rural Professora: Nazaré Cavalcanti 2º Período do curso de Medicina Veterinária.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA - POSGRAP Desafios, Estratégias e Necessidades da Área de Recursos Naturais.
Desdobramento do Plano Brasil Maior – PBM na Política de Arranjos Produtivos Locais Rede APL Mineral 16 de agosto de 2011.
Caminhos da Inovação “ A CIÊNCIA NO FUTURO DA SAÚDE E DOS ESPORTES” “O papel da Educação de Base no Desenvolvimento da Saúde e dos Esportes: Desafios para.
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
Cultura Viva – Participação do IPEA 1. Apresentação do conjunto das avaliações – 1.1 Cultura Viva – avaliação do programa arte educação e cidadania – 1.2.
O Plano de Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde/ AB – Região Metropolitana Grande Florianópolis Fpolis,
AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO LUZENICE MACEDO MARTINS Bióloga, MSc. em Saúde e Ambiente
PLANO PLURIANUAL 1 (PPA ) Relator: Deputado Federal ZECA DIRCEU (PT/PR)
Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural Empreendedorismo Cultural e Criativo.
QREN Avaliação dos Sistemas de Incentivos. Sistemas de Incentivos QREN Principais Conclusões da Avaliação  Melhorias face a anteriores experiências de.
Programa C.R.C Associação Empresarial da nervir. Grupo dos Gestores.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA: por um turismo mais solidário, menos perverso e mais justo.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
Praça da Sociobiodiversidade.  Parcerias com Setor Empresarial (Castanha-do-Brasil e Borracha)  Fóruns de Diálogo com Setor Empresarial  Manuais de.
2 NOITE EUROPEIA DOS INVESTIGADORES A INOVA+ coordena e organiza desde 2007, um projecto europeu para a organização anual de um evento de divulgação científica.
Alessandro G. Teixeira Presidente Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial: Inovar para competir.
As empresas têm que estar conscientes que o desenvolvimento económico já não se pode fazer como no passado, à custa da degradação do capital natural.
Disciplina: Análise Estrutural do Turismo Prof.ª Dra. Karina Toledo Solha Discentes: Flávia Araújo César Salvador Rodrigues de Lima Vanessa Domingos Duarte.
Secretaria de Estado da Indústria do Comércio e da Ciência e Tecnologia Conferência Regional de Ciência e Tecnologia GERAÇÃO DE RIQUEZAS PROJETOS MOBILIZADORES.
“Promover o desenvolvimento sócio-econômico sustentável da região através do estímulo e apoio ao empreendedorismo e à inovação.
URBACT III REDES DE IMPLEMENTAÇÃO. Principais atividades do NUP  Comunicar sobre o Programa URBACT e informar os potenciais beneficiários  Disseminar.
Brasília, 16 de novembro de Secretário Regional: Edgar Augusto Lanzer.
Transcrição da apresentação:

Apresentação da Candidatura31 de Maio de 2005 Aprovação da Candidatura27 de Março de eurosCusto Total do Programa (c/privado*) Contribuição Pública Total euros Contribuição FEDER (taxa 78,4%) euros Data de Início1 Janeiro 2006 Data de Fim31 Dezembro 2007 Elegibilidade das Despesas31 Dezembro 2008 (*) Regra dos auxílios Minimis Assinatura da Convenção Financeira Maio 2006

Criar um enquadramento estratégico para integrar a inovação na estrutura produtiva na Região Centro de Portugal. OBJECTIVOS DO PROGRAMA Concentrar recursos em áreas onde coexiste capacidade de investigação forte e agentes económicos fortes. Promover a formação de consórcios para o desenvolvimento de projectos estruturantes com base na “valorização empresarial da Ciência e da Tecnologia”. Apostar nas seguintes áreas estratégicas: floresta, saúde, materiais e ambiente/energias renováveis. Incentivar e orientar intervenções de carácter imaterial a desenvolver no próximo período de programação.

ESTRUTURA DO PROGRAMA Apoio à dinamização das CCI Enabling do Sistema Regional de Inovação Apostas estratégicas Inovação Ambiental e Competitividade Participação em Redes de Inovação Assistência Técnica C. Total (c/privado) C. Público Total FEDER € € € € € € € € € € € 29% 65%2,5%3,5%

Apoio à dinamização das CCI Objectivo Adensar a cooperação entre os actores regionais de inovação Tipologia de Projectos (ex.) Beneficiários Sistema Científico e Tecnológico Autarquias e Associações de Municípios Comunidade Empresarial Prog. Financeira Custo Total do Programa (c/privado) Contribuição Pública Total Contribuição FEDER (taxa 75,8%) € € € Dinamização de círculos de inovação territorial (cultura de inovação e criatividade); Apoio ao lançamento de “Projectos Triangulares” Apoio à retenção e atracção de talentos na economia regional ……..

Enabling do Sistema Regional de Inovação Objectivo Estabelecer uma coerência regional através do funcionamento em rede Tipologia de Projectos (ex.) Beneficiários Sistema Científico e Tecnológico Serviços Desconcentrados da Administração Central Comunidade Empresarial Prog. Financeira Custo Total do Programa (c/privado) Contribuição Pública Total Contribuição FEDER (taxa 75,8%) € € € Autarquias e Associações de Municípios Promoção de auditorias tecnológicas e de inovação. Avaliação da necessidade e criação de oportunidades de reajustamento do Sistema Regional de Inovação; ……..

Apostas Estratégicas Objectivo Focalizar a aposta em sectores considerados estratégicos para o desenvolvimento regional Prog. Financeira Custo Total do Programa (c/privado) Contribuição Pública Total Contribuição FEDER (taxa 80%) € € € Beneficiários Autarquias e Associações de Municípios Comunidade Empresarial Hospitais Sistema Científico e Tecnológico Proprietários Florestais privados e Organizações Sectoriais Tipologia de Projectos (ex.) Criação de um Centro de conhecimento em materiais para a construção sustentável; Desenvolvimento de estruturas supramoleculares e celulares para as nanomedicinas. Constituição de uma entidade que permita estruturar a fileira florestal regional. ……..

Inovação Ambiental e Competitividade Objectivo Potenciar o sector ambiental como factor de competitividade regional Tipologia de Projectos (ex.) Beneficiários Autarquias e Associações de Municípios Comunidade Empresarial Prog. Financeira Custo Total do Programa (c/privado) Contribuição Pública Total Contribuição FEDER (taxa 80%) € € € Produtores Florestais e Entidades Gestoras de Valorização de Resíduos Sistema Científico e Tecnológico Desenhar um Sistema de recolha e transporte de resíduos florestais Promoção da Certificação Florestal ……..

Participação em Redes de Inovação Objectivo Promover a participação da Região em Redes de Inovação Tipologia de Projectos (ex.) Prog. Financeira Custo Total do Programa (c/privado) Contribuição Pública Total Contribuição FEDER (taxa 78,1%) € € € Beneficiários Autarquias e Associações de Municípios Comunidade Empresarial Sistema Científico e Tecnológico Serviços Desconcentrados da Administração Pública Iniciativas de troca de experiências e difusão de boas práticas ……..

COMITÉ DE DIRECÇÃO Presidente da CCDRC 3 Autarcas designados pelo Conselho da Região 1 Representante das Universidades da Região 1 Representante dos Institutos Politécnicos da Região 1 Representante do Centro de Neurociências de Coimbra 1 Representante dos Centros Tecnológicos da Região 1 Representante do Instituto de Investigação da Floresta e Papel - RAIZ 1 Representante do Centro de Biomassa para a Energia - CBE 1 Representante dos Parques Tecnológicos e Incubadoras da Região 1 Representante do Conselho Empresarial do Centro - CEC 1 Representante da Associação Portuguesa das Energias Renováveis - APREN 1 Representante dos NITEC da Região 1 Representante do Ministério da Economia – Direcção Regional do Centro 1 Representante da Agência de Inovação - AdI 1 Representante da COTEC Portugal Gestor do Programa Operacional da Sociedade e do Conhecimento - POSC Gestor do Programa Operacional do Conhecimento e Inovação - POCI Gestor do Programa Operacional da Economia - PRIME

COMITÉ DE ACOMPANHAMENTO 6 Autarcas designados pelo Conselho da Região 1 Representante da Universidade de Coimbra 1 Representante do Instituto Politécnico de Coimbra 1 Representante do Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro 1 Representante do Centro Tecnológico da Indústria Têxtil e do Vestuário (CITEVE) 1 Representante do Centro Tecnológico dos Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos (CENTIMFE) 1 Representante da AIBILI 1 Representante da COTEC Portugal 1 Representante do Instituto Pedro Nunes 1 Representante do PARKURBIS 1 Representante da DGDR 1 Representante da Universidade de Aveiro 1 Representante da Universidade da Beira Interior 1 Representante do Instituto Politécnico de Leiria 1 Representante do Instituto Politécnico de Viseu 1 Representante do Instituto Politécnico C. Branco 1 Representante do Instituto Politécnico da Guarda O Comité de Direcção alargado… 3 Representantes de Empresas da Região 1 Representante do BIOCANT 1 Representante da OPEN

EQUIPA TÉCNICA Eng.º Vítor Baltasar Dr. Bernardo Campos Dr. Pedro Vieira Engº Armando de Carvalho Engº Miguel Moisés Drª Margarida Franca