Os Lusíadas Estrutura 10 cantos 1102 estrofes 8816 versos-decassílabos heróicos e sáficos 8ª rima (ababababcc)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Lusíadas.
Advertisements

Literatura Prof. Henrique
Literatura Prof. Henrique
OS LUSÍADAS - Luís de Camões
Estrutura externa e interna
Estrutura externa e interna
Classicismo XVI.
PRÉ - VESTIBULAR LITERATURA PORTUGUESA Era clássica Prof . Asp Gilmara
A arte barroca Barroco: Estilo artístico dominante entre , nasceu em Roma como instrumento da Igreja católica para impressionar os crentes com.
Barroco PUC Goiás Departamento de Letras Literatura Brasileira II
Barroco Projeto Literário.
A lírica de Camões.
CLASSICISMO O Classicismo refere-se, geralmente à valorização da Antiguidade Clássica como padrão por excelência do sentido estético, que os classicistas.
Barroco.
Classicismo.
Você conhece essa imagem?
LUÍS DE CAMÕES OS LUSÍADAS
Literatura 4ª Aula Barroco
Os períodos literários
CAMÕES LÍRICO Camões desenvolveu sua poesia lírica em dois estilos diferentes: 1) Clássico - utiliza-se das características próprias do Classicismo, tais.
Classicismo.
Os Lusíadas Luís Vaz de Camões.
Camões épico Renascimento
Os lusíadas Luís de Camões.
Trabalho realizado por: Alice Almeida 9ºE Nº4
“A arte da literatura renascentista”
OS LUSÍADAS de Luís de Camões.
CARACTERÍSTICAS DA S ESCOLAS LITERÁRIAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Professora: Aíla Rodrigues
Classicismo (1527 – 1580).
Barroco Final do século XVI e início do século XVIII.
Os Lusíadas de Luís de Camões
CLASSICISMO (1527/1580) Contexto histórico Mercantilismo;
Os Lusíadas A história de uma viagem....
OS LUSÍADAS de Luís de Camões.
E S T U D O D E “O S L U S Í A D A S”
Classicismo.
Barroco - Introdução Durante o Renascimento o homem cresceu bastante, adquiriu autoconfiança, se tornou senhor da terra, mares, ciência e arte; libertou-se.
A epopeia Os Lusíadas.
BARROCO.
Classicismo em Portugal
Profa. Karen Neves Olivan
Literatura Gêneros Literários.
CLASSICISMO.
Classicismo - Período literário que surgiu na época do Renascimento (Europa séc. XVI). Um período de grandes transformações culturais, políticas e econômicas.
Classicismo Século XVI.
ARCADISMO Arcádia – região montanhosa da grecia antiga que segundo a mitologia grega era habitada por poetas e pastores. Em Portugal foi criada a Arcádia.
Os Lusíadas Luís de Camões (material retirado da internet)
BARROCO Prof. Nichele Este modelo pode ser usado como arquivo de partida para apresentar materiais de treinamento em um cenário em grupo. Seções Clique.
BARROCO Séculos XVII e XVIII.
PARNASIANISMO E SIMBOLISMO
CLASSICISMO Renascimento.
Barroco: padre Antônio vieira e gregório de matos
CLASSICISMO.
CLASSICISMO Renascimento.
ARCADISMO.
TROVADORISMO HUMANISMO CLASSICISMO
Barroco brasileiro a 1768 Contexto histórico:
LUÍS DE CAMÕES, OS LUSÍADAS Reflexões do poeta
Barroco Estilo que, partindo das artes plásticas, teve seu apogeu literário no século XVII.
Arcadismo – século XVIII
Renascimento / Classicismo
Barroco Barroco ou Seiscentismo constitui o segundo período clássico e designa genericamente todas as manifestações artísticas produzidas no século XVII.
Dualismo Ilustração do dualismo de René Descartes: as sensações são transmitidas pelos órgãos dos sentidos à glândula pineal, no cérebro cerveau, e epois.
Correntes do Barroco.
PARNASIANISMO LITERATURA.
Docente: Ilídio sebastião História da Arquitectura III Universidade Metodista de Angola Faculdade de Arquitectura e Urbanismo O triunfo da Razão. Revisão.
A mitologia greco-latina n’ Os Lusíadas
CLASSICISMO (XVI) INÍCIO: Retorno do poeta Sá de Miranda da Itália, trazendo consigo o soneto. PANORAMA HISTÓRICO RENASCIMENTO: MONALISA – LEONARDO.
Os Lusíadas.
Transcrição da apresentação:

Os Lusíadas Estrutura 10 cantos 1102 estrofes 8816 versos-decassílabos heróicos e sáficos 8ª rima (ababababcc)

Cinco partes d’Os Lusíadas √ Proposição: assunto √ Invocação: ninfas tágides √ Dedicatória: Ao rei D. Sebastião √ Narrativa: Gênero mítico (Baco x Vênus) Gênero histórico: Portugal/Vasco da Gama √ Epílogo: degeneração do povo português e decadência de Portugal.

Histórias importantes Inês de Castro (canto III) O velho do restelo (canto IV) Gigante Adamastor (canto V) Ilha dos amores (canto IX)

Rimas (1595) 4 poemas em vida, 1 de autoria duvidosa Problemas – acervo suficiente para ser o mais alto poeta lírico do ocidente. Medida velha: redondilhas (5 ou 7 sílabas) Medida nova: decassílabos (heróico e sáfico)

2 estilos de poesia Classicismo: equilíbrio e harmonia; ideal estético; simplicidade; universalismo; mitologia; racionalismo. Maneirismo: transição do classicismo para barroco, instabilidade nas características marcada pelo tom apaixonado, uso de trocadilhos, paradoxo, antítese, hipérbole.

Temas Amor: poema central – amor platônico Mutabilidade das coisas: visão de mundo dinâmica, mudanças pessimistas. Desacerto do mundo: aflições e sofrimentos inevitáveis. Ideal de perfeição: desejo da perfeição através do espírito.

Barroco Arte seiscentista dominante do século XVII influenciada pela mentalidade religiosa da Contra-Reforma, Companhia de Jesus e da Santa Inquisição. Caracteriza-se pela contrariedade, fusionismo, ambiguidade, movimento, surpresa e espanto. É provocante. O sermão religioso é o mais apreciado na literatura barroca (Pde. Antonio Vieira) – temas: Deus, pecado, perdão, culpa, medo...

É um estilo exuberante, contraditório, sinuoso e ornamental. Com números excessivos de figura de linguagem. Antítese: contrário Hipérbole: exagero Hipérbato: contorcimento Paradoxo: absurdo Perífrase: sinuosidade Metáfora: comparação Gradação: detalhe.

Dualidade estílistica Conceptismo: desenvolver um conceito, trocadilhos, raciocínios, silogismos. Razão. Cultismo:agudezas sensoriais, sons, formas, linhas e cores. Sentimento