REVOLUÇÃO INDUSTRIAL O processo que revolucionou a economia e o mundo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução a Engenharia de Produção
Advertisements

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL INGLATERRA 1750.
Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela.
PROF TATIANA DE OLIVEIRA VONO
RECONHECER AS PRÉ-CONDIÇÕES DA 1ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela.
Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela.
Revolução Industrial( )
Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela.
sociedade capitalista.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização da produção;
Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara
TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS: séc XVIII
Professora Maria José Sá
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL SÉCULO XVIII NA INGLATERRA
Revolução Industrial Slide já disponível em
“O INÍCIO DO CAPITALISMO MODERNO”
Professor Edley
Escola Alternativo EJA Modalidade EAD Disciplina de História Tutor Alvaro Amaral.
UM MUNDO DIVIDIDO Professor: Jeferson Geografia – 3º EM.
O TRABALHO E O MERCADO DE TRABALHO. Os países variam muito por apresentarem Características: Sociais Econômicas Políticas Institucionais.
TRABALHO 2º ano Questionário Livro de Sociologia pg. 41 a 44.
ABSOLUTISMO Luís XIV. REVISANDO:  Absolutismo ou Antigo Regime (XVI ao XVIII)  Centralização política (Rei):  Criava leis sem autorização ou aprovação.
Revolução Industrial História da Revolução Industrial, pioneirismo inglês, invenções de máquinas, passagem da manufatura para a maquinofatura, a vida.
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL PARTE I Natania A S Nogueira
TRANSIÇÃO DO TRABALHO ESCRAVO PARA O TRABALHO LIVRE
Saneamento e Desenvolvimento Urbano. Contexto Os centros urbanos do mundo crescem em um ritmo acelerado. A projeção das Nações Unidas é que mais de 2,5.
AS FASES DO DESENVOLVIMENTO CAPITALISTA
UNIDADE TEMÁTICA 8 INTERNACIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA, DO CONHECIMENTO E DA INFORMAÇÃO.
Alunos: Peterson Jean Lucas Jonathan Profª: Cris.
Correção da Ficha Formativa. 1. Diz em que consistiu o Iluminismo? Movimento intelectual que surgiu na Europa do Séc. XVII e XVIII e que acreditava no.
Formação da sociedade Urbano- Industrial Professor: Jeferson Geografia 220.
Atividades industriais nos eua. Prof: Carlindomar.
A ANÁLISE DO DISCURSO. ORIGENS Atualmente o estudo da língua sob a perspectiva discursiva está bastante difundido, havendo várias correntes teóricas.
ERGONOMIA É o estudo da adaptação das
DA COLÔNIA À POTÊNCIA ECONÔMICA, ATÔMICA E DEMOGRÁFICA
Na Segunda Metade do Século XIX
DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO II. Jornada de Trabalho No princípio das regulamentações sobre jornada de trabalho, havia fixação de jornada de 10 horas.
Farroupilha Roberto filho.
RENASCIMENTO, ILUMINISMO E REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Geohistoriaenem.blogspot.com.br REVOLUÇÃO INDUSTRIAL DEFINIÇÃO:  TRANSFORMAÇÕES TÉCNICAS, ECONÔMICAS E SOCIAIS QUE ALTERARAM A ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO.
Historia Prof:. RAQUEL DE ABREU MARQUES 2°A Revolução Industrial E.E.M Plácido Aderaldo Castelo Pacujá-ce 11/2013.
ANA BEATRIZ C. MARQUES LOBATO 5º ANO B   No início do século XIX, a Europa estava inteiramente dominada pelas tropas do Imperador dos franceses Napoleão.
Revisão 2º ano. Composição étnica brasileira Brasil - uma nação muito miscigenada Raiz essencial da composição étnica brasileira modelada por: índios,
O PROBLEMA DA ESCASSEZ Necessidades humanas X Recursos produtivos
DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DISCIPLINA: ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL – Prof.Milton Corrêa Filho Agosto
População brasileira Indicadores das características da estrutura da brasileira Idade e gênero – Pirâmide Etária escolaridade – Taxa de analfabetismo.
EUROPA VELHO MUNDO.
AULA INTRODUTÓRIA SAÚDE E TRABALHO AVANÇOS E PERMANÊNCIAS.
Movimentos Migratórios e suas Motivações
Professor responsável: Jorge Pacheco Feito por: Mafalda Aguiar nº22 6ºG.
KARL MARX ( ) Thiago Gonçalves.
A Revolução Industrial O movimento operário e as ideologias pós-revolução industrial.
R EENGENHARIA E M ODOS DE P RODUÇÃO. Taylorismo O que é: Também conhecido como Administração Científica, o Taylorismo é um sistema de organização industrial.
SOCIOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO História dos precursores da sociologia Luciano Mendes.
GEOGRAFIA Professor: Wilson Forti Maria Clara Samapaio Nº 14 8ºB Pedro Henrique Ambrósio Nº 18 8ºB Rafaella Montebello Nº 19 8ºB.
DINÂMICA DE POPULAÇÃO MUNDIAL. CONCEITOS BÁSICOS POPULAÇÃO ABSOLUTA: total de habitantes de um lugar. DENSIDADE DEMOGRÁFICA: medida de habitantes por.
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
AULA 5 O CAPITALISMO INDUSTRIAL E A PROBLEMÁTICA URBANA Gustavo Rodrigues Lemos – EPUFABC 2016.
PIB. .. O PIB (Produto Interno Bruto) é uma das mais importantes estatísticas de um país, por destinar-se ao estudo dos valores agregados da produção,
Economia 2009 Prof. Fabiana. Conceito Origem – grego. Economia, ciência social que estuda os processos de produção, distribuição, comercialização e consumo.
UNIDADE 1- Seção 1 Palavras-chave: Conflito de interesses; relação processual; litisconsórcio. COMPETÊNCIA GERAL: Conhecer os institutos fundamentais da.
REVOLUÇÃO DEMOGRÁFICA RÉVOLUTION DÉMOGRAPHIQUE. Até ao séc. XVII, eram normais as crises demográficas, que se traduziam por elevadas taxas de mortalidade,
Disciplina: Fontes Alternativas de Energia Professora: Ana Paula Diniz.
PROGRAMA II ETAPA 8º ANO Cap. 4 Industrialização e Globalização Cap. 5 A modernidade na Europa Cap. 6 A modernidade: do outro lado do Atlântico.
IDADE CONTEMPORÂNEA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia.
As novas conquistas sociais (Leis Trabalhistas)
Socialismo utópico e Socialismo Científico
DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA
Transcrição da apresentação:

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL O processo que revolucionou a economia e o mundo. E.E.M. PLÁCIDO ADERALDO CASTELO DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO REVOLUÇÃO INDUSTRIAL EQUIPE: Meiriane Cleciane Charlene O processo que revolucionou a economia e o mundo.

Introdução A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na INGLATERRA, com a mecanização dos sistemas de produção. A burguesia industrial, ávida por maiores lucros, menores custos e produção acelerada, buscou alternativas para melhorar a produção de mercadorias.

Pioneirismo Inglês  Foi a Inglaterra o país que saiu na frente no processo de Revolução Industrial do século XVIII. Este fato pode ser explicado por diversos fatores.

O mercado consumidor inglês também pode ser destacado como importante fator que contribuiu para o pioneirismo inglês. Avanços da Tecnologia  Locomotiva: importante avanço nos meios de transporte

Transportes Na área de transportes, podemos destacar a invenção das locomotivas à vapor (maria fumaça) e os trens à vapor. Com estes meios de transportes, foi possível transportar mais mercadorias e pessoas, num tempo mais curto e com custos mais baixos.

A Fábrica As fábricas do início da Revolução Industrial não apresentavam o melhor dos ambientes de trabalho. As condições das fábricas eram precárias. Eram ambientes com péssima iluminação, abafados e sujos. Os salários recebidos pelos trabalhadores eram muito baixos e chegava-se a empregar o trabalho infantil e feminino.

Os empregados chegavam a trabalhar até 18 horas por dia e estavam sujeitos a castigos físicos dos patrões. Não havia direitos trabalhistas como, por exemplo, férias, décimo terceiro salário, auxílio doença, descanso semanal remunerado ou qualquer outro benefício. Quando desempregados, ficavam sem nenhum tipo de auxílio e passavam por situações de precariedade.

Reação dos trabalhadores Em muitas regiões da Europa, os trabalhadores se organizaram para lutar por melhores condições de trabalho. Os empregados das fábricas formaram as trade unions (espécie de sindicatos) com o objetivo de melhorar as condições de trabalho dos empregados.

Houve também movimentos mais violentos como, por exemplo, o ludismo. Houve também movimentos mais violentos como, por exemplo, o ludismo. Também conhecidos como "quebradores de máquinas", os ludistas invadiam fábricas e destruíam seus equipamentos numa forma de protesto e revolta com relação a vida dos empregados.

SOCIALISMO E MARXISMO Entre as teorias que criticavam a exploração dos trabalhadores e as injustiças da sociedade industrial destacou-se o SOCIALISMO. Os pensadores alemães KARL MARX (1818-1883) e FRIEDRICH ENGELS (1820-1895) desenvolveram a corrente socialista conhecida como marxismo.

Conclusão A Revolução tornou os métodos de produção mais eficientes. Os produtos passaram a ser produzidos mais rapidamente, barateando o preço e estimulando o consumo. Por outro lado, aumentou também o número de desempregados.

conclusão As máquinas foram substituindo, aos poucos, a mão-de-obra humana. A poluição ambiental, o aumento da poluição sonora, o êxodo rural e o crescimento desordenado das cidades também foram conseqüências nocivas para a sociedade.  Até os dias de hoje, o desemprego é um dos grandes problemas nos países em desenvolvimento.

Conclusão Gerar empregos tem se tornado um dos maiores desafios de governos no mundo todo. Os empregos repetitivos e pouco qualificados foram substituídos por máquinas e robôs. As empresas procuram profissionais bem qualificados para ocuparem empregos que exigem cada vez mais criatividade e múltiplas capacidades.

OBRIGADA!!!