Brasília: 29/06/2015 MAPA DA VIOLÊNCIA 2015. Adolescentes de 16 e 17 anos do Brasil Julio Jacobo Waiselfisz.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
3º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo
Advertisements

Violência e seu enfrentamento
Projeto CERVI-RS INTRODUÇÃO Descrevo aqui um projeto já existente que surgiu a partir de uma necessidade que como igreja enxergamos na comunidade onde.
CAXIAS, 15 DE DEZEMBRO DE 2014 Os Desafios do Brasil: Competitividade e governança.
QUEBRANDO O SILÊNCIO Quebrando o Silêncio é um projeto educativo e de prevenção contra o abuso e a violência doméstica, promovido anualmente pela Igreja.
PROJETO DE PROTEÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO SISTEMA AQÜÍFERO GUARANI – 6º REUNIÃO DO CSDP AVANÇOS DO PROJETO NO BRASIL Júlio Thadeu.
Plano de Inclusão Social Projeto Detane Raízen Desenvolvendo e Empregando Talentos com Necessidades Especiais Apoio : Fundação Cosan Parceiro : Apae Caarapó.
Violência, morte de desaparecimento de jovens negros e pobres no Brasil: Uma história antiga e atual Marcelo Batista Nery Núcleo de Estudos da Violência/USP.
Adolescência e Principais problemas de saúde na puberdade História, Conceitos e Características DISCIPLINA HSM-130 CICLO DA VIDA II Graduação em Nutrição.
ESTRUTURAS DA POPULAÇÃO Crescimento da população: Até 1930 – aumento com a contribuição dos imigrantes; 1934 – “Lei de Cotas” – limitações à entrada de.
População brasileira: rumo a estabilidade demográfica Atualidades/Geopolítica Prof. Reginaldo.
Pacto nacional pela redução da mortalidade materna e neonatal - Piauí -
SANEAMENTO, SAÚDE E EDUCAÇÃO EM MUNICÍPIOS CEARENSES: UMA ANÁLISE COMPARATIVA JOSÉ GARCIA ALVES LIMA CARLOS VANGERRE DE ALMEIDA MAIA MARIA JANAINY COSTA.
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
Audiência Pública CPI do Assassinato de Jovens Negros Samira Bueno Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
 Abrange Bahia e Pernambuco, é composto por 13 municípios.  A porção pernambucana é composta por 07 municípios;  A metodologia DET abrange apenas 06.
Perfil das Organizações Policiais MINISTÉRIO DA JUSTIÇA SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA Departamento de Pesquisa, Análise da Informação e Desenvolvimento.
 Proposta Curricular de Santa Catarina - Todos os Cadernos  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) Lei nº 9.394, de 20/12/1996  Lei.
Estilo de Vida e Hábitos de Lazer dos Trabalhadores das Indústrias Brasileiras.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SESAN “Prêmio Água e Saneamento – FEMSA.
O Geledés Fundada em 30 de abril de 1988; organização da sociedade civil que se posiciona em defesa de negras e negros em razão das desvantagens e discriminações.
ATENDIMENTO À ZONA RURAL GARANTINDO O DIREITO DE APRENDER.
Ademar da Luz Filho André Luiz dos Santos Durvalina Madalena de Sá José de Ribamar de Souza Andrade José Orlando Lima de Morais Marabá-PA 2013 ANÁLISE.
Joelma do Vale Especialista em Família Líder Ministério da Mulher Bahia e Sergipe.
POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO HOMEM
Política Pública de Controle de Armas. Premissa Estatuto do Desarmamento: muito além da campanha de entrega de armas e do referendo Estabelece uma política.
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Brasília - DF Outubro de 2009 COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E MINORIAS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS.
Brasil sem homofobia Programa de combate à violência e à discriminação contra GLBT e de promoção da cidadania homossexual Giovanna Zimmermann Tamara Nassar.
GERÊNCIA DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÇÃO DIGITAL. À Gerência de Acessibilidade e Inclusão Digital, subordinada Diretoria de Governança Eletrônica compete:
O Jornalismo no Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.
TEMA 9 Aula 24. AULA 22, 23 E 24 Políticas do setor turístico nas esferas municipal e estadual  Políticas nas esferas (o município e o turismo)  Gestão.
O Observatório de Favelas atua como uma rede sócio-pedagógica, com uma perspectiva técnico-política, integrada por pesquisadores e militantes vinculados.
Implantação:2007 O Programa Gestão Nota 10 é um programa dirigido aos gestores de educação (diretores de escolas e equipe das secretarias de ensino)
leishmanioses no brasil: epidemiologia e controle
R4 – Lara Zupelli Lauar Orientadora: Dra Cecília H. Miyake. 12/05/2016.
Crescimento Populacional. Conceitos: Taxa de Natalidade; Taxa de Mortalidade; Crescimento Vegetativo; Taxa de fecundidade; Migrações;
1 13 de novembro Brasília Projeção populacional dos municípios brasileiros por sexo e grupos de idade Consultoria RIPSA/OPAS Eduardo Santiago Rosseti Apresentação.
Avaliação Psicomotora em Idosos, residentes no Lar dos Velhinhos em Tubarão-SC, durante o segundo semestre de 2008 e primeiro semestre de Ciências.
Gisele Guimarães Maciel Marília de Oliveira Rossetti Natália Diniz Micheloni Natalia Grandi Lagazzi.
Brasília, 5 de junho de  Criado na reunião anual geral dos CGI da Ripsa para discussão do IDB 2011, realizada no dia 29/02/2012  Primeira reunião.
Correção das Estatísticas Vitais: Busca ativa de óbitos e nascimentos no Nordeste e Amazônia Legal, 2008 Célia Landmann Szwarcwald Brasília, 30 de outubro.
1 EPIDEMIOLOGIA DO VIH/SIDA CABO VERDE, Programa de Luta contra a SIDA do Ministério da Saúde Praia, Novembro de 2005.
Patricia Santin Brasília, 11 de outubro de Fundação Telefônica | Vivo A Fundação Telefônica | Vivo QUEM SOMOS:  Presença em 14 países  13 anos.
SISTEMA NACIONAL DE TRÂNSITO.
IDB-2012 Fontes de dados Situação da inclusão de dados de 2011 e 2012.
Primeiras Análises da PNAD 2008: Educação Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada BRASIL Jorge Abrahão de Castro Diretor da Diretoria de Estudos.
Noções de amostragem Bioestatística. É a ciência que fornece os princípios e os métodos para coleta, organização, resumo, análise e interpretação de dados.
PANORAMA DA SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA NO ESTADO DE MATO GROSSO. EQUIPE: Tânia Maria do Rosario Ediane Ferreira Guimarães Eliacir Pedrosa.
-Acidente de transporte terrestre-ATT (V01-V89) -Homicídios (X85-Y09; Y22-Y24) -Suicídios (X60-X84) CAUSA EXTERNA DE MORTALIDADE POR SEXO, RAÇA/COR E JOVENS.
INSTITUTO AYRTON SENNA Seminário " Trabalho Infantil, Aprendizagem e Justiça do Trabalho “ Brasília / 11 de outubro de 2012.
2013 Lançamento do Fora da Escola Não Pode! O Desafio da Exclusão Escolar. Realização de oficina com a sociedade civil Lançamento do relatório Todas.
46ª. ASSEMAE Jaraguá do Sul - SC 16 à 20 de maio de 2016 INDICADORES DE SAÚDE E AMPLIAÇÃO NA COBERTURA DE SANEAMENTO BÁSICO NA REGIÃO SUDESTE.
AS POTENCIALIDADES ECONÔMICAS DO ESTADO DE GOIÁS E O SEU ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO Prof. Paulo Borges Campos Jr 28 de Novembro de 2013.
Ações da AMAR-DF. Histórico institucional: A Associação de Mães e Amigos da Criança e do Adolescente em Risco – AMAR/DF, surgiu da necessidade de fazer.
B RASIL 2035 Tendências - Dimensão Social - Segurança Pública.
Curso de Formação Geral para Conselheiros Municipais e Estaduais dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselheiros Tutelares Campo Grande, MS, 15.
B RASIL 2035 Tendências - Dimensão Social. Envelhecimento da população com impacto nos serviços de atendimento Índice de envelhecimento da população Taxa.
2ª REUNIÃO DO FNG (Agosto/2013) GT - INDICADORES Definição de indicador com exemplos de indicadores do Programa Bolsa Família, do Conselho Nacional de.
MINISTÉRIO DA SAÚDE ENFRENTAMENTO AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES SUS/BRASIL 2004.
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO
Introdução Estatística Descritiva. Introdução O termo estatística provem da palavra Estado. O termo estatística provem da palavra Estado. –Utilizado originalmente.
DINÂMICA DE POPULAÇÃO MUNDIAL. CONCEITOS BÁSICOS POPULAÇÃO ABSOLUTA: total de habitantes de um lugar. DENSIDADE DEMOGRÁFICA: medida de habitantes por.
Fortaleza, Ceará 22 de junho de Concepção Geral Governo assumiu compromisso claro: Superar a Extrema Pobreza até 2014 Linha Oficial de Extrema Pobreza.
POPULAÇÃO MUNDIAL E SEU CRESCIMENTO. Em maio de 2006 a população mundial era de 6,800,000,000. Dados do IBGE.
CPI do ASSASSINATO de JOVENS Senado Federal Brasília, 18 de maio de 2015.
Noções Básicas sobre Data 00/00/00 25ª OFICINA DE TRABALHO INTERAGENCIAL DA RIPSA Busca ativa, Censos Demográficos e Pesquisas Domiciliares: potencialidades.
A Crise de Audiência no Ensino Médio. INSTITUTO O QUE É O INSTITUTO UNIBANCO? Nossa missão: CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO DE JOVENS EM SITUAÇÃO.
Tripartição dos poderes Funções/atuações São funções institucionais do Ministério Público: Promover, privativamente, a ação penal pública, na forma da.
Campina Grande, outubro de 2016.
ECONOMIA.
Transcrição da apresentação:

Brasília: 29/06/2015 MAPA DA VIOLÊNCIA Adolescentes de 16 e 17 anos do Brasil Julio Jacobo Waiselfisz

Histórico dos Mapa da Violência Desde o primeiro mapa, divulgado em 1998 pela Unesco/ Instituto Ayrton Senna com o tema “Os Jovens do Brasil” até o atual, foram divulgados 27 Mapas. O foco global foi sempre violência letal (homicídios, suicídios e acidentes de transporte) relacionada com a juventude, com focos específicos: mulher, América Latina, infância e adolescência, armas de fogo, etc. Teve diversas parcerias, exclusivamente para sua divulgação: Ministérios da Justiça e da Saúde, Unesco, Ritla, Seppir, OEI, Instituto Ayrton Senna, Instituto Sangari, Flacso, Cebela, Sec.Geral da Presidência, Sec.Nacional de Juventude, etc.

As Fontes  Óbitos: Declarações de Óbito, Subsistema de Informações de Mortalidade – SIM – do Ministério da Saúde - MS.  População Geral. Censos do IBGE e estimativas intercensitárias do DATASUS/MS.  População por cor. Estimativas por interpolação linear com base nos Censos Demográficos do IBGE de 2000 e  Estatísticas Internacionais. Organização Mundial da Saúde – OMS: WHOSIS, World Mortality Databases

Evolução das taxas de mortalidade (por 100 mil) de crianças e adolescentes de 0 a 19 anos de idade segundo causa. Brasil, 1980/2013

TAXAS (POR 100 MIL) 1980/2013

Evolução do número, das taxas (por 100 mil) e da participação (%) na mortalidade de adolescentes de 16 e 17 anos segundo causa. Brasil, 1980/2013

Participação % das causas de mortalidade de crianças e adolescentes (0 a 19 anos) por idades simples. Brasil. 2013

Estatísticas Internacionais (85 países: Whosis/OMS).

Perfil das vítimas Em 2013, a participação masculina (16 e 17 anos) foi de 93,0%. Entre os estados, a variabilidade foi moderada: de 100% de vítimas do sexo masculino no Amapá a 71,4% em Roraima. Nível educacional das vítimas de 16 e 17 anos (PNAD 2013/SIM)

A cor dos homicídios

Participação (%) dos meios nos homicídios por idade simples Idade Estrangula- mento/ Sufocação Arma de Fogo Cortante- Penetrante Objeto contundente Força Corporal Outros Meios Total 010,5 5,310,53,359,9100,0 112,815,47,715,410,338,5100,0 23,842,311,57,73,830,8100,0 34,819,014,323,80,038,1100,0 413,326,720,06,70,033,3100,0 58,743,54,317,44,321,7100,0 613,047,84,38,70,026,1100,0 710,040,00,020,010,020,0100,0 84,339,113,08,7 26,1100,0 919,038,19,54,80,028,6100,0 103,254,816,16,53,216,1100,0 1113,052,217,48,70,08,7100,0 124,768,814,14,71,66,3100,0 132,972,512,93,51,27,0100,0 142,380,410,34,00,22,8100,0 151,381,110,83,00,92,8100,0 161,381,99,53,40,53,4100,0 170,984,19,82,20,52,5100,0 Total1,978,210,03,50,85,6100,0

Ufs.

MunicípioUF Média populaç ãoHomicídiosTaxa média Posi- ção /13 Simões FilhoBA ,61 Lauro de FreitasBA ,52 Porto SeguroBA ,13 SerraES ,64 AnanindeuaPA ,05 MaceióAL ,16 MaritubaPA ,37 ItabunaBA ,28 Santa RitaPB ,69 FortalezaCE ,610 João PessoaPB ,211 VitóriaES ,412 Teixeira de FreitasBA ,713 CariacicaES ,514 MossoróRN ,315 São MateusES ,316 Valparaíso de GoiásGO ,917 CamaçariBA ,918 Vila VelhaES ,619 LuziâniaGO , Municípios com + de adolescentes de 16 e 17 anos. 2013

mail: