Facetas da hospitalidade PROF. DR. LEANDRO BRUSADIN

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

A prova do ENADE em Administração avaliará se o estudante desenvolveu, no processo de formação, habilidades e competências para:
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Teorias Sociológicas Clássicas e o Esporte
Para abrir as ciências sociais:
A SAÚDE DO TRABALHADOR PELA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE
Rodrigo Tadini – Departamento de Turismo - UFF
TCC: Monografia e/ou Artigo
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
AULA 6 MAX WEBER Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
Prof. Dirce Stein Backes
Economia da Informação
CAMPOS DE ESTUDO DA SOCIOLOGIA
Comunicação Integrada: estratégias empresariais e ações de comunicação e marketing sob a mesma direção Profa. Dra. Margarida M. Krohling Kunsch Escola.
FT1X1 – Aula 2 HOSPITALIDADE.
Fundamentos do Turismo 1 FT1X1 - Aula 17: Planejamento turístico
MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
Comunicação e inteligência empresarial
Metodologia Da Pesquisa Científica
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
VISÃO PANORÂMICA DE FINANÇAS CORPORATIVAS
TOH E RELAÇÕES INTERNACIONAIS
A importância dos eventos para o setor de hospitalidade
Talentos para Inovação
I Encontro de Orientandos Curso Ciências Sociais – Universidade Federal de Rondônia.
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
Teorias Modernas de Gestão
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
Fundamentos da Hospitalidade
ÁREAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SISTEMAS EDUCATIVOS
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
REZILDA RODRIGUES OLIVEIRA
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
Metodologia da Pesquisa Científica
Gestão de Projetos Prof. Jimmy.
Gestão em Publicidade e Propaganda Aula Inicial Carlos Freire 2013
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Coordenadora: Profª Msc.Neuma Simões Professores do NDE: Dr. Joselito Abrantes Msc. Prof.Ana Cristina Msc. Marcia Galindo Esp. Nazaré.
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
ESCRITORES DA LIBERDADE
A construção histórica da Psicologia Social
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Fundamentos da Administração Pública
Gestão & Marketing na Educação Física e Esporte
Conhecendo a história da CdP Um projeto que se atualiza com o SUS
Gestão da Tecnologia da Informação Turma 2008 Disciplina Inovação Tecnológica Prof. Ronaldo Barbosa
RELAÇÕES PÚBLICAS Ana Colaço Daiane Navarqui Joyce Agneli Marilene Gomes Neide Souza.
Concepções em Educação Matemática
Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 02 A organização do conhecimento: uma visão holística e fenomenológica de como as pessoas usam e produzem informação.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
REDIRP Red Iberoamericana de Relaciones Públicas DIFUSÃO REDIRP – BRASIL/ARGENTINA 2016.
Revisita ao PPP.
Texto II: Os Domínios da Hospitalidade Luiz Octávio de Lima Camargo
Texto III: Hospitalidade e Hospitabilidade Conrad Lashley.
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
Monografia I Prof. Dr. Leandro B. Brusadin Texto V: Elementos Pós-Textuais Manual de Monografia.
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
Hospitalidade Conceitos básicos.
Facetas da Hospitalidade Prof. Dr. Leandro Brusadin TEXTO III – EVENTOS: A EXPERIÊNCIA DE CONSUMO PELOS SENTIDOS RINALDO ZAINA JUNIOR.
Comunicação Integrada: estratégias empresariais e ações de comunicação e marketing sob a mesma direção.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Modelo do planejamento estratégico
Prof. Dr. Leandro B. Brusadin Disciplina: Hospitalidade
Margarita Barreto Grabum, N. [et al.]. Turismo e antropologia: novas abordagens. Campinas: Papirus, 2009.
HOSPITALIDADE PROF. DR. LEANDRO B. BRUSADIN TEXTO IV: O Comércio da Hospitalidade é Possível? Anne Gotman.
PROF. DR. LEANDRO B. BRUSADIN HOSPITALIDADE TEXTO V: A HOSPITALIDADE E O DIFERENCIAL COMPETITIVO DAS EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇO ALEXANDRE HENRIQUE.
Texto V: A interação da pesquisa e a importância do exercício da hospitalidade em ambiente acadêmico Spolon, Panosso Netto e Baptista.
Transcrição da apresentação:

Facetas da hospitalidade PROF. DR. LEANDRO BRUSADIN TEXTO I A PESQUISA EM HOSPITALIDADE LUIZ OCTÁVIO DE LIMA CAMARGO

Texto I - Artigo Científico Revista Hospitalidade – Universidade Anhembi Morumbi (UAM) Programa de Mestrado em Hospitalidade

Autor: Luiz Octávio de Lima Camargo Professor do Mestrado em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi Professor da Graduação em Turismo e Lazer e do Mestrado em Turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP) Editor da Revista Hospitalidade

Termo Hospitalidade Senso Comum: Hospitalidade como Adjetivo da Hotelaria – Simpatia. Dádiva: Hospitalidade como Palavra Substantiva – Empatia. Turismo: desprezo acadêmico por se vincular apenas ao negócio. Exemplo: “Complexo Turístico Termais: Venham conhecer a hospitalidade o nosso povo” .

Pesquisa em Hospitalidade Teoria da Dádiva utilizada apenas como pressuposto teórico sem vínculo com a Metodologia da Pesquisa em Turismo Quais novas técnicas poderia surgir como usufruto da Hospitalidade - Dádiva enquanto método? Como isso poderia contribuir para os estudos em Turismo?

Quadro Atual da Pesquisa em Hospitalidade Brasil: - Mestrado em Hospitalidade: Universidade Anhembi Morumbi. - Núcleo Reduzido de Pesquisas da Hospitalidade – Dádiva. EUA Distantes no contexto em que termo hospitalidade sugere hotelaria apenas como gestão organizacional. França - Maior proximidade devido a noção de hospitalidade de Marcel Mauss sobre a dádiva ainda que a aplicação no turismo seja entendida e forma diferente.

Hospitalidade: fato social e valor Hospitalidade como fato social se concretiza no encontro de alguém que recebe (anfitrião) e alguém que é recebido (hóspede). Ética implícita em vários espaços e tempos históricos. Hospitalidade pode também revelar o fator hostil dos encontros nesses espaços.

Hospitalidade Urbana Cidade: porta de entrada de fluxos emissores e receptores de seus cidadãos e turistas. Dádiva: lei ancestral não escrita (gestos e ritos) baseado na tríade dar – receber – retribuir. Exemplo: saudações entre as pessoas. Controle migratório: leis escritas (regulação). Exemplo: plano diretor

Hospitalidade Doméstica Leis Escritas que determinam inviolabilidade do lar (documento de posse). Leis Não-Escritas: rituais de acolhimento (“sinta-se em casa”). Hospede retribui com presentes e aceita as dádivas oferecidas.

Conceito de Dádiva Desobediências as regras geram a INOSPITALIDADE ou HOSTILIDADE. Base Sociológica e Antropológica: Marcel Mauss – Ritual Plotlach. Troca implícita – FATO SOCIAL TOTAL.

Sistema Comercial e Sistema da Dádiva A cidade se faz bonita esteticamente após investimentos estruturais. Como se dá esse investimento quando o negócio é receber? O Sistema Comercial anula o Sistema da Dádiva? O encontro de turistas e anfitriões se dá pelo negócio (CONTRATO) e pela leis ancestrais não-escritas da hospitalidade (DÁDIVA).

Paradoxos da Hospitalidade A empresa turística ou hoteleira baseia-se nos negócios, porém inclui elementos de trocas que se sobrepõe ao negócio como seu próprio fim. O Sistema da Dádiva puro não é equilibrado como no plano comercial se por alternando assimetrias entre anfitrião e visitante. “Não conheço quem receba, que não gosta de ser recebido” (Mauss). A hospitalidade perpetua a mudança de papéis enquanto ritual básico do vínculo humano.

Estudos de Hospitalidade Reflexão Filosófica: dimensão ética nas migrações Kant: conversa jogada fora Emanuel Lévinas: olhar para 0utro Derrida: hospitalidade incondicional / política de hospitalidade Reflexão Socioantropológica: dádiva maussiana Allain Caillé: movimento anti-utilitarista - Revué du M.A.U.S.S. Alain Montandon: hospitalidade e literatura Anne Gotman: hospitalidade na cidade

Estudos de Hospitalidade Comercial A noção americana (EUA) de hospitalidade está distante da Hospitalidade como premissa da Dádiva de Mauss, se liga as estratégias gerenciais da hotelaria. Os estudos de hospitalidade anglo-saxã, a partir de Lashley e Morrinson, começam a tratar a hospitalidade como abordagem sociológica, muita embora ainda não citem a teoria da dádiva diretamente a tratam como um diferencial competitivo. A hospitalidade – dádiva não é facilmente observada pelas ciências vinculadas a gestão.

Pesquisas Hospitalidade no Brasil Casos de Estudos de Hospitalidade como Dádiva podem ser observados na UFPR, UFPE, UCS, UAM e EACH – USP. Dissertações e Teses sobre gênero, relação com a comunidade local, gastronomia, política urbana, ensino e hotelaria. No Brasil há uma forte conotação da Hospitalidade com o campo da Administração dentre os termos planejamento, marketing, oferta e demanda, inclusive nos Cursos de Turismo e Hotelaria.

Viajantes e Viajados Turismo – sentido amplo: social Turismo – sentido estrito: negócio Anne Gotman – Universidade de Paris: palco encenação de gestos de hospitalidade negócios se utilizando da dádiva na capacitação dos profissionais (fidelização, customização, responsabilidade social e gentilezas) A padronização de gestos de hospitalidade faz com que se perca a ideia do inesperado e, assim sendo, isso é apenas uma visão de negócio enquanto gerencial competitivo.

Hospitalidade Verdadeira e Hospitalidade Fake Hospitalidade Genuína: estrutura no sistema da Dádiva típica da Hospitalidade Doméstica e setores da Hospitalidade Urbana. Dentre esses dois tipos pode ocorrer gestos de Hospitalidade Fake. Hospitalidade Fake: sistema de hospitalidade Comercial com gestos eventos de hospitalidade genuína.

Práticas do Acolhimento Hospitalidade Hostilidade Cuidados com os viajantes – hóspedes se fazem por meio de gestos tanto no ambiente doméstico tanto no comercial. Ética incorporada nos símbolos: brindes, saudações e posturas vinculadas às “leis da hospitalidade”. Riso Comercial. Olhar os hóspedes dos pés a cabeça. Não se lembrar do nome do hóspede ou convidado. Sensação de sequestro (hóspede) ou de parasita (anfitrião). Ações Judiciais do Sistema Comercial. Brigas Domésticas – quebra de ritos.

Hospitalidade: literatura e cinema Os equívocos estão presentes nos atos de Hospitalidade Doméstica e no Turismo fazendo surgir atritos sociais que por vezes fazem parte da comédia ficcional da literatura e do cinema.

Variações de Pesquisa em Hospitalidade Recepção de um Hotel como Processo de Hospitalidade ou Inospitalidade. Modelos Arquitetônicos entre as Salas de Visitas e o Quarto de Hóspedes. Prática de Acolhimento por parte do Brasileiro como Anfitrião ou como Hóspede. Estudo da hospitalidade nos Eventos, Festas e Espaços Domésticos.

Hospitabilidade A Hospitalidade Genunína e a Hospitadade Fake (Encenada) se valem do ENCONTRO. As Ciências Administrativas racionalizam o processo de Hospitalidade mas Hospitalidade é o ponto cego. Exemplo: Eventos A Etiqueta se transforma em Calor Humano = EXPERIÊNCIAS TURÍSTICAS Situações Não Previstas pela Encenação da Hospitalidade HOSPITALIDADE: Capacidade designada para lidar com situações não previstas na encenação da Hospitalidade Urbana, Comercial e Doméstica.

Ritual do Fato Turístico Peripécias de Rituais Vivenciados pelos Anfitriões e pelos Turistas. Turismo - Fenômeno Vivido: o receber, o hospedar, o alimentar e o entreter. Onde está a Dádiva da Hospitalidade neste Fenômeno? RITUAL OU REGRAS DE ACOLHIMENTO DO ESTRANHO NA CASA, NA REPARTICIPAÇÃO PÚBLICA OU DA EMPRESA PRIVADA.

Perspectiva Humanista do Turismo Equilibrar as Relações de Hóspede / Visitante diante do Anfitrião. Esforços do Turistas para respeitar as fronteiras da relação de hospitalidade pública, doméstica e comercial. Capacitação da Hospitabilidade por parte dos Anfitriões.

Hospitalidade Virtual Processo de Comunicação Relação entre Emissor (Anfitrião) e Receptor (Visitante) Resgate das Relações Interpessoais como um processo entre Pessoas.

Ética da Hospitalidade Desvelar as Leis Escritas e Não- Escritas da Hospitalidade Impactos de Hospitalidade Estudo dos Rituais da Hospitalidade: o sexo e o jogo. Seria a gorjeta a morte da hospitalidade ou retribuição?

Considerações Finais Paradigma da Dádiva: assimetria das relações da hospitalidade. Abertura Epistemológica para o Turismo. Utilitarismo X Anti-Utilitarismo. Economia da Dádiva – Pierre Bourdieu (Economia dos Bens Simbólicos). Hospitalidade: missão de Paz entre Intenções Interesseiras e Desinteresseiras.