LÍNGUA PORTUGUESA COMUNICAÇÃO, LINGUAGEM E LÍNGUA 1.

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Transcrição da apresentação:

LÍNGUA PORTUGUESA COMUNICAÇÃO, LINGUAGEM E LÍNGUA 1

CULTURA E PERSONALIDADE Comunicação: linguagem e comunicações simbólicas Linguagem: conjunto de sons com um significado particular vinculado a cada som. Ex: Uma mãe apreende pelo choro do bebé se ele está doente ou com fome, mas o bebé está simplesmente a expressar as suas emoções, não usando a linguagem. Somente quando um significado artificial se acha vinculado a cada som, de modo a que cada som se torne um símbolo, somente então temos uma linguagem. 2

(CONCEITO DE SIGNO LINGUÍSTICO DE FERDINAND DE SAUSSURE) Ex: A ideia de “cadeira” poderia ser representada por qualquer dentre os milhares de sons vocais; quando os membros de uma sociedade concordam em reconhecer de maneira confiável um determinado som como sendo “cadeira”, uma palavra passa a fazer parte da linguagem. Apenas os seres humanos usam símbolos, portanto somente a comunicação humana vai para além do intercâmbio de sentimentos e intenções. Com a comunicação simbólica, as pessoas podem partilhar intenções pormenorizadas, partilhar descobertas e organizar atividades elaboradas. 3

LINGUAGEM: A linguagem é apenas pertença do homem, e não dos animais irracionais, pois só nele resulta de uma atividade consciente e criativa da mente, podendo ser expressa pela palavra. A linguagem é um conjunto de processos que permitem a comunicação entre as pessoas. A comunicação faz-se através do uso sistemático e convencional de sons, sinais ou símbolos escritos. 4

A LINGUAGEM ESCRITA É UMA LINHA DIVISÓRIA ENTRE AS CULTURAS PRIMITIVAS E AS CIVILIZADAS. Se pensarmos numa cultura pré-letrada, denotamos que as pessoas inseridas nessa cultura precisam de memorizar o saber tradicional, e os que têm boa memória são considerados bibliotecas ambulantes. Os anciãos eram úteis nas sociedades que tinham de confiar na memória humana para a preservação da sua cultura. Porém, a memória humana não é ilimitada. 5

UMA CULTURA QUE DEPENDE DA MEMÓRIA HUMANA E DA TRADIÇÃO ORAL TEM DE PERMANECER BASTANTE SIMPLES. O uso da escrita permite uma expansão quase ilimitada da cultura, já que porções infindáveis de saber podem ser armazenadas. Ex: Uma pessoa iletrada terá a sua vida marcada pelo facto de os outros poderem recorrer à palavra escrita. A LINGUAGEM ENCONTRA-SE DE TAL FORMA VINCULADA À CULTURA QUE CADA NOVO ACRÉSCIMO À HERANÇA CULTURAL DO GRUPO ENVOLVE MODIFICAÇÕES E ACRÉSCIMOS NA LINGUAGEM. (Dicionários / Dialetos) 6

PARA CONHECERMOS UM GRUPO PRECISAMOS DE APRENDER A FALAR A SUA LINGUAGEM. Ex: Os grupos específicos dentro de uma sociedade, como os vagabundos, os soldados, os jovens, entre outros, têm o seu próprio vocabulário. CADA SUBCULTURA TEM O SEU VOCABULÁRIO ESPECÍFICO. A CULTURA PRODUZ LINGUAGEM, MAS A LINGUAGEM PODERÁ AJUDAR OU DIFICULTAR A DISSEMINAÇÃO DA CULTURA. É IMPOSSÍVEL PENSAR SEM LINGUAGEM, POIS OS PENSAMENTOS SÃO VAGOS ATÉ SEREM POSTOS EM PALAVRAS. AS IDEIAS EXIGEM LINGUAGEM. 7

UMA LINGUAGEM ADEQUADA É UM MEIO INDISPENSÁVEL DE COMUNICAÇÃO, POR CUJO INTERMÉDIO A CULTURA É PARTILHADA, TRANSMITIDA E ACUMULADA. Ex: A linguagem está tão intimamente ligada à cultura que os tradutores precisam de ter um entendimento da cultura de ambas as sociedades para que possam traduzir de uma linguagem para outra. SUMÁRIO: A acumulação de cultura pelo uso da linguagem é uma das principais características que distinguem a raça humana dos animais inferiores. Estes podem ter força física e destreza, mas são incapazes de comunicar através da linguagem – do uso de símbolos – essenciais para que a aprendizagem de uma geração possa ser transmitida à seguinte. QUESTÃO: Distinga comunicação simbólica entre os seres humanos e comunicação instintiva entre os animais. 8

A LÍNGUA COMO MATRIZ CULTURAL: A linguagem animal vs a linguagem humana O comportamento do animal é-lhe inato, logo, não tem de o aprender; Os animais, em geral, têm uma forma de comunicação muito limitada e uma linguagem muito reduzida – se é que de comunicação e de linguagem se pode falar; O agir humano é guiado por regras sociais, mutáveis historicamente; O homem pode “conservar” o seu ato linguístico, pode preservar, por meio da memória, tudo o que é dito. 9

LÍNGUA HUMANA: Uma língua humana é um sistema de regras sociais que possibilitam a convivência numa comunidade; Uma língua é comparável a uma velha cidade; Língua = Sistema = Há regras que se delimitam e condicionam mutuamente. REGRA: Regras de primeira espécie: as regras da primeira espécie têm a ver com o enunciar das expressões linguísticas; regras para o agir fónico. Regras da segunda espécie: as regras da segunda espécie regulam tudo o mais que um falante faz ao enunciar uma expressão linguística (afirmação, pergunta, exclamação, etc.) = Significado de uma ação fónica. 10

Comunicar é um ato fundamental na vida humana. Para comunicarem entre si, os humanos utilizam diferentes meios: sinais visuais, auditivos, gestos, etc; O instrumento por excelência da comunicação é a linguagem verbal, falada ou escrita. O sistema mais rico e complexo da comunicação é a linguagem que obedece a regras de pronúncia, ortografia e de construção de frases.

ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO: No processo da comunicação temos de considerar os seguintes elementos: 12 Mensagem: é a informação transmitida. Emissor: é o agente que produz ou difunde a mensagem. Pode ser uma pessoa, ou um emissor de rádio ou televisão. Recetor: é o agente que recebe a mensagem. Pode ser uma pessoa ou um aparelho recetor.

Para que a mensagem seja transmitida e compreendida: Código: conjunto de sinais ou signos convencionais que, organizados (codificação), permitem ao emissor o envio da mensagem e ao recetor recebê-la e descodificá-la (descodificação); Canal: meio físico através do qual se envia a mensagem; Contexto: circunstâncias que envolvem a comunicação da mensagem, os referentes e as respetivas referências (indivíduos, coisas ou ideias), o tempo (o momento em que a mensagem é transmitida) e o lugar (onde se transmite). 13

COMUNICAÇÃO UNILATERAL: A comunicação é unilateral quando o emissor comunica e não há reciprocidade por parte do recetor; É o que acontece no jornal e no livro, e nas emissões de rádio e televisão. 14 EMISSORRECETOR

COMUNICAÇÃO BILATERAL: A comunicação bilateral acontece nos dois sentidos, quando existe reciprocidade – ambas as partes funcionam como emissor e recetor; É o que acontece num diálogo, situação em que se verifica uma alteração de papéis. 15 emissorrecetor emissor