A ARTE DE CONTAR E DESCONTAR AULA – 1 INTRODUÇÃO A PORCENTAGEM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aparentemente, existe uma dificuldade inerente ao ser humano em compreender que uma soma infinita de termos não nulos possa resultar em um número finito.
Advertisements

Excel - Parte 3 Gráficos.
TANGRAM Mestrado Profissionalizante em
MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
Razão e Proporção Razão: é o quociente indicado (exato) entre dois números racionais, sendo que o segundo número é diferente de zero. Como você pode perceber,
O símbolo significa a:b, sendo a e b números naturais e b diferente de zero.
Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática
Aula Virtual do Super Bolinha
Sonia Regina de Souza Guedes
Matemática – Aula 3 Frações Adição – Subtração – Multiplicação e Divisão Prof. Procópio.
Matemática Financeira
Matemática I AULA 5 Profª Ms. Karine R. de Souza .
Operações com frações (semana 9).
Centro Educacional Canguru
F R A Ç Õ E s.
INTRODUÇÃO À ANÁLISE COMBINATÓRIA
Planificando cubos e outros “dados”
Matemática Financeira Porcentagem
Tangram.
Aula 9 – Conceitos de Matemática Financeira
A proporcionalidade aparece, informalmente, desde as primeiras séries.
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
Frações e porcentagens
Maria Amélia Ribeiro Fernandes 2010
Análise de Investimentos
RECUPERAÇÃO MATEMÁTICA – 2º ANO.
Administração amintas paiva afonso.
Matemática para o povo egípcio
Correção atividade 4 blog
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Matemática Financeira
Antônio Arnot Crespo 14ª edição |2009| Matemática Financeira Fácil Capa da Obra.
Subprojeto de Matemática – Natal
MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS PROF. VICENTE EUDES
PORCENTAGEM Giovanni Ávila.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Prática de Ensino em Matemática I Aula 13
Prática de Ensino em Matemática II Aula 3
PORCENTAGENS.
Percentagens.
Aulas Especificas Matemática 2 Prof.: Thiago
HISTÓRIA Prof. Everton da Silva Correa 1. O Renascimento científico 2.
Matemática Financeira
Multiplicação de frações
PORCENTAGEM E DILUIÇÕES
FORTALECIMENTO DE APRENDIZAGEM RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS
ENSINO FUNDAMENTAL RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS
MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS PROF. VICENTE EUDES
Método do Valor Atual Líquido (VAL) ou Valor Presente
Princípio Fundamental da Contagem (Regra do Produto) Exemplo
Solução Numérica de Equações
Matemática Financeira Renato Tognere Ferron. PORCENTAGEM.
Matemática Financeira Renato Tognere Ferron. PORCENTAGEM.
Matemática Renato Tognere Ferron.
Relógio(formação da horas, minutos, segundos)
Gráfico de segmentos – arredondamento e simulação estatística.
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS – Matemática
MATEMÁTICA Ensino Fundamental , 6º ano
Profª Juliana Schivani TABELAS.
Práticas de Manipulação no Ensino de Matemática
 Introdução  Atividades desenvolvidas no Colégio Estadual Vital Brasil AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NUMA ESCOLA PARCEIRA: RELATO DE UM LICENCIANDO EM.
MATEMÁTICA FINANCEIRA Porcentagens e Juros docente.ifrn.edu.br/julianaschivani Profª Juliana Schivani.
Distribuição de freqüências
ESTIMATIVAS E ARREDONDAMENTOS. Tens aqui 3 figuras. O que é fazer uma estimativa? É muito importante fazermos estimativas para criticarmos os resultados.
Questionário (Básico) Autor: Skyup Informática. Atividade - Questionário O módulo permite criar uma série de questões, que deverão ser respondida pelos.
Exercícios de Matemática Financeira by Arlete Petry Terra
INTRODUÇÃO Somos estudantes do 2º ano do Ensino Médio do colégio Alef, unidade Paraisópolis. Concluímos o Ensino Fundamental II numa escola da rede pública.
FRAÇÕES
Rodeia as duas frações equivalentes.
Transcrição da apresentação:

A ARTE DE CONTAR E DESCONTAR AULA – 1 INTRODUÇÃO A PORCENTAGEM MATEMÁTICA ENSINO FUNDAMENTAL II A ARTE DE CONTAR E DESCONTAR AULA – 1 INTRODUÇÃO A PORCENTAGEM

AULA 1 – INTRODUÇÃO A PORCENTAGEM - OBJETIVO 1. Abordar a origem do símbolo %. 2. O conceito da porcentagem. 3. Demonstrar exemplos no cotidiano

AULA 1 – INTRODUÇÃO A PORCENTAGEM - A ORIGEM DO % Relatos históricos datam que o surgimento dos cálculos percentuais aconteceu por volta do século I a.C., na cidade de Roma. Nesse período, o imperador romano decretou inúmeros impostos a serem cobrados, de acordo com a mercadoria negociada. Naquela época, o comércio de escravos era intenso e sobre as vendas era cobrado um imposto de 1/25 (um vinte e cinco avos). Os cálculos eram feitos sem a utilização do símbolo de porcentagem, eram realizados de forma simples, com a utilização de frações centesimais. Por exemplo, na cobrança de um imposto no valor de 6/100 da comercialização, eles cobravam seis centésimos do preço do produto, isto é, dividiam o produto em cem partes iguais e pegavam seis partes.

AULA 1 – INTRODUÇÃO A PORCENTAGEM - A ORIGEM DO % Entretanto ainda não se tinha o conceito de porcentagem, nem uma base fixa. O surgimento dos juros, lucros e prejuízos obrigou os matemáticos a fixarem uma base para o cálculo de porcentagens. A base escolhida foi o 100. O interessante é que mesmo com essa evolução, o símbolo que conhecemos hoje ainda não era utilizado pelos comerciantes Os romanos utilizavam os algarismos do seu sistema de numeração seguido de siglas como, “p cento” e “p c”. Por exemplo, a porcentagem de 10% era escrita da seguinte forma: “X p cento” ou “X p c”. A crescente utilização da porcentagem no comércio e as suas inúmeras formas de escrita representacional originaram o símbolo que conhecemos hoje %, definido em 1925 por D.E. Smith.

AULA 1 – INTRODUÇÃO A PORCENTAGEM - O CONCEITo da porcentagem A porcentagem como citado na sua história começou a ser mais utilizada a partir do surgimento da matemática financeira. Como naqueles tempos não se tinha ferramentas modernas para os cálculos, era comum vermos o uso de malhas quadriculadas como a representada ao lado. O método utilizado era bem simples e consistia basicamente de uma malha de 10 quadrados por 10 quadrados formando assim o quadrado de 10 x 10 = 100. Sendo assim pintavam – se os quadradinhos representando a porcentagem desejada, já que tínhamos na malha 100 partes iguais.

AULA 1 – INTRODUÇÃO A PORCENTAGEM - O CONCEITO da porcentagem Aqui ao lado temos o exemplo de uma malha preenchida da época. Na mesma é possível ver a fração que representa 39 partes iguais das 100 disponíveis na malha. O que insere o conceito de 39%. A figura abaixo demonstra melhor este conceito.

AULA 1 – INTRODUÇÃO A PORCENTAGEM - O CONCEITO da porcentagem A malha também pode ter outros tamanho e não necessariamente 100 quadrados, porém seus múltiplos facilitam o cálculo: Abaixo temos uma demonstração de malhas diferentes:

AULA 1 – INTRODUÇÃO A PORCENTAGEM - a utilização no cotidiano Conforme comentado anteriormente o maior ramo de aplicação da porcentagem está na matemática financeira, porém a porcentagem também pode ser encontrada o tempo inteiro no nosso dia-a-dia e em qualquer lugar, como em uma bula de remédio, ou no jornal, ou nas pesquisas e assim por diante.

AULA 1 – INTRODUÇÃO A PORCENTAGEM - a utilização no cotidiano Exemplo (OBMEP-2015) Para testar a qualidade de um combustível composto apenas de gasolina e álcool, uma empresa recolheu oito amostras em vários postos de gasolina. Para cada amostra foi determinado o percentual de álcool e o resultado é mostrado no gráfico abaixo. Em quais dessas amostras o percentual de álcool é maior que o percentual de gasolina? Resposta: As amostras que o gráfico expõe possuindo um percentual de álcool acima de 50% são as respostas para o exercício. Pelo gráfico, tratam-se das amostras 1, 2 e 3.

AULA 1 – INTRODUÇÃO A PORCENTAGEM