Texto e Contexto para o Ensino de Física Moderna e Contemporânea na Escola Média Universidade de São Paulo Instituto de Física, Instituto de Química e.

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Transcrição da apresentação:

Texto e Contexto para o Ensino de Física Moderna e Contemporânea na Escola Média Universidade de São Paulo Instituto de Física, Instituto de Química e Faculdade de Educação Mestrando: Osvaldo Canato Júnior Orientador: Luís Carlos de Menezes

Introdução - I Início de Sexto semestre do curso de Física para a turma com ingresso em 1982 na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Curso de Mecânica Quântica I para o bacharelado. Estudo dos “poços quadrados” e outros temas e tópicos formais. Reprovação para a grande maioria da turma, incluindo vários alunos com um bom histórico escolar até aquele curso. Entre eles, eu. Na porta do corredor de acesso à sala dos professores, um cartaz ganhou fama: o professor responsável pelo curso estava caricaturado e dava um pontapé no traseiro de um aluno, mandando-o para a licenciatura; acima, um título dizia bem-vindo ao campo de “Algebritz”, certamente em alusão a Auschwitz. Organograma

Introdução - II Eis a questão: Como introduzir Física moderna no já extenso currículo da escola média? Organograma

Legislação, regulamentação e orientação oficial Antes tarde do que nunca Texto e Contexto para o Ensino de Física Moderna e Contemporânea na Escola Média Introdução Um contexto favorável Texto, contexto e hipertexto Um texto com contexto Conclusões e perspectivas Uma necessidade cultural Visão global da coleção O texto (en)contra o contexto Tecendo a teia com a nova Física Radiações, materiais, átomos e núcleos Textos com e sem contextos dissertação

Antes tarde do que nunca Legislação, regulamentação e orientação oficial Uma necessidade cultural Organograma  Ostermann (2000): Tendência nacional e internacional de atualização dos currículos de Física.  Terrazan (1994): O conhecimento como rede de significações e a inclusão de FMC na escola média.  Souza Cruz (2001): Evolução da temática Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).

 PCN+ (2002): Temas geradores para o ensino de Física: Movimentos: variações e conservações, Calor, Ambiente e Usos de Energia, Som, Imagem e Informação, Equipamentos Elétricos e Telecomunicações, Matéria e Radiação, Universo, Terra e Vida. Legislação, regulamentação e orientação oficial Uma necessidade cultural Antes tarde do que nunca Organograma  LDB (1996, artigo 36, § 1º, inciso I): Ao final do ensino médio o jovem deve demonstrar o “domínio dos princípios científicos e tecnológicos que presidem a produção moderna”.  Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (1998): A evolução tecnológica e o contexto social; tecnologia não apenas como produto, mas como processo; três áreas do conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias.  Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCN, 1999): Explicitação dos elementos de tecnologia essenciais a cada área e a seus componentes curriculares.

 Pseudoculturas: Cura quântica. Antes tarde do que nunca Legislação, regulamentação e orientação oficial Organograma Uma necessidade cultural  Artes: Arte digital, música, pintura, teatro.Arte digitalmúsica  História: Armamentos e acidentes nucleares.  Cotidiano: Pirataria digital, votação e fraude eletrônica, grampeamento de conversas telefônicas, uso e bloqueio de celulares em presídios, clonagem de cartões bancários.

 PCN, PCN+, ENEM: Aprendizado a partir das múltiplas competências e habilidades.PCN+ O texto (en)contra o contexto  Machado (1995): O conhecimento como feixes de relações entre os nós de uma rede de significados: Visão global da coleção Tecendo a teia com a nova Física Organograma  Levy (1993 e 1999): três pólos das tecnologias intelectuais da comunicação: oralidade primária (contexto), escrita (texto), informática (hipertexto).  compreender é aprender o significado;  aprender o significado de um objeto ou de um acontecimento é vê-lo em suas relações com outros objetos ou acontecimentos;  os significados constituem, pois, feixes de relações;  as relações entretecem-se, articulam-se em teias, em redes, construídas social e individualmente, e em permanente estado de atualização;  em ambos os níveis - individual e social - a idéia de conhecer assemelha- se à de enredar.

Conexões entre as áreas do conhecimento (PCN+)

Visão global da coleção Tecendo a teia com a nova Física O texto (en)contra o contexto Organograma

Tecendo a teia com a nova Física Visão global da coleção O texto (en)contra o contexto Organograma  “Navegando” com a energia nuclear:Navegando O mundo da energia Os astros e o cosmo Radiações, materiais átomos e núcleos Taxas, variações e funções Vida, suas esferas e seus códigos O outro lado da energia

Tecendo a teia com a nova Física O mundo da energia Os astros e o cosmo Radiações, materiais átomos e núcleos Taxas, variações e funções Vida, suas esferas e seus códigos O outro lado da energia O mundo da energia (Física)

Tecendo a teia com a nova Física Os astros e o cosmo (Física) O mundo da energia Os astros e o cosmo Radiações, materiais átomos e núcleos Taxas, variações e funções Vida, suas esferas e seus códigos O outro lado da energia

Tecendo a teia com a nova Física Os astros e o cosmo (Física) O mundo da energia Os astros e o cosmo Radiações, materiais átomos e núcleos Taxas, variações e funções Vida, suas esferas e seus códigos O outro lado da energia

Tecendo a teia com a nova Física Radiações, materiais, átomos e núcleos (Física) O mundo da energia Os astros e o cosmo Radiações, materiais átomos e núcleos Taxas, variações e funções Vida, suas esferas e seus códigos O outro lado da energia

Tecendo a teia com a nova Física Taxas, variações e funções (Matemática) O mundo da energia Os astros e o cosmo Radiações, materiais átomos e núcleos Taxas, variações e funções Vida, suas esferas e seus códigos O outro lado da energia

Tecendo a teia com a nova Física Vida, suas esferas e seus códigos (Biologia) O mundo da energia Os astros e o cosmo Radiações, materiais átomos e núcleos Taxas, variações e funções Vida, suas esferas e seus códigos O outro lado da energia

Tecendo a teia com a nova Física O outro lado da energia (Química) O mundo da energia Os astros e o cosmo Radiações, materiais átomos e núcleos Taxas, variações e funções Vida, suas esferas e seus códigos O outro lado da energia

Textos com e sem contextos Radiações, materiais, átomos e núcleos Organograma  Os livros didáticos de Física estão mudando...ao menos em espessura com o acréscimo de tópicos de Física moderna.  Há alguns esforços no sentido de apresentar a Física moderna e contemporânea de forma contextualizada, como o GREF (Grupo de Reelaboração do Ensino de Física – USP), o PEC (Projeto Escola Cidadania) e outros.

Radiações, materiais, átomos e núcleos A seqüência do texto Textos com e sem contexto Organograma Radiações: um veículo para o interior da matéria Avanços e limitações do texto

 Raios catódicos.  Raios X.  Radiatividade.  Bombardeamento do átomo com partículas alfa e a descoberta do núcleo atômico e, depois, do nêutron.  Efeito fotoelétrico.  Espectros ópticos.  Difração de raios X e de elétrons e a dualidade onda-partícula.  Raios cósmicos em câmaras de bolhas e a descoberta do pósitron e outras partículas.  Bombardeamento da matéria com nêutrons e a fissão nuclear.  Aceleradores de partículas.  Radiação de fundo e o início de tudo. Radiações: um veículo para o interior da matéria A seqüência do texto Avanços e limitações do texto Radiações, materiais, átomos e núcleos  Pelo menos desde o final do século XIX, o estudo das radiações tem sido decisivo para nossa compreensão da estrutura da matéria:

A seqüência do texto Radiações: um veículo para o interior da matéria Avanços e limitações do texto Radiações, materiais, átomos e núcleos  As radiações e a matéria: As radiações na vida cotidiana; As radiações na medicina, na indústria, na guerra e na ciência; As radiações e a matéria ao longo da história.  O átomo quântico: Energia granulada; Uma nova compreensão do mundo; Processo químicos e tabela periódica.  As radiações, o núcleo atômico e suas partículas: As radiações nucleares e a constituição do núcleo; Bombas e usinas nucleares; As partículas elementares e as forças fundamentais.  Estrutura da matéria e propriedade dos materiais: Gases, líquidos e sólidos e a relação entre suas propriedades físicas; Materiais semicondutores e dispositivos microeletrônicos; As moléculas da vida e as radiações.

Avanços e limitações do texto - I A seqüência do texto Radiações: um veículo para o interior da matéria Radiações, materiais, átomos e núcleos  A estratégia de partir do domínio antropológico, passar ao atômico e ao nuclear, para depois retornar ao ponto de partida, favorece o estabelecimento de novas conexões na rede de significados construída pelo estudante, podendo- lhe proporcionar uma mudança em sua visão de conjunto. Encontre o Dálmata

Avanços e limitações do texto - II  Conexões entre diferentes partes do texto e com outros textos.  Uso de metáforas e analogias.  Figuras com contexto: A seqüência do texto Radiações: um veículo para o interior da matéria Radiações, materiais, átomos e núcleos

 Extensão histórica e conceitual.  Flexibilidade de trabalho. Avanços e limitações do texto - III A seqüência do texto Radiações: um veículo para o interior da matéria Radiações, materiais, átomos e núcleos  Atividades que instigam à interação do leitor com o texto e promovem o desenvolvimento de competências e habilidades: Radiações e medicina 1. Informe-se com seus familiares sobre que tipo de equipamento de diagnóstico ou terapia mencionado no texto eles, ou seus conhecidos, já utilizaram e se conhecem seu princípio de funcionamento. 2. Amplie as informações obtidas entrevistando médicos e técnicos de laboratórios ou pesquisando em livros, revistas ou na Internet. 3. Com seu professor e colegas de classe, elabore um painel que propicie uma ampla visão de como as radiações são aplicadas na medicina, ordenando as freqüências utilizadas, medidas em hertz (Hz), em ordem crescente (CANATO JR.; MENEZES, 2003, p.7).

Conclusões e perspectivas Organograma  A inserção contextualizada de Física moderna e contemporânea no currículo da escola média exige uma reelaboração de todo o currículo de Física e não apenas a escrita de um novo texto, por mais bem elaborado que ele seja.  Elaboração de um novo material, ainda mais flexível, que possa desmontar também as tradicionais barreiras interdisciplinares.  Inserção de Física moderna e contemporânea no ensino fundamental.  Formação acadêmica e formação em serviço.  Opacidade conceitual dos equipamentos.  Os fenômenos quânticos foram incorporados às tecnologias cotidianas, precisam fazer parte da visão de mundo contemporânea e, admitamos, não podem ficar fora da escola, como se fossem “natureza pós-graduada”!