BRASIL 1ºTrimestre.2015. 2015 NÃO SERÁ UM ANO FÁCIL... -1,18% Crescimento PIB 2015 (vs previsão de 2,8% em jan/14) FMI Projeção 2015 -1,18% Crescimento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conjuntura Econômica Brasileira
Advertisements

Ministro Paulo Bernardo
Antonio Delfim Netto 25 de Agosto de 2005 São Paulo, SP Fenabrave.
Retrospectiva de 2009 e Expectativas para Cenário Externo Impacto da Crise no PIB e Comércio Mundial.
1 Assessoria Econômica da FEDERASUL Crescimento Econômico Brasileiro e Gaúcho no 2º Trimestre e no século 21.
Boletim de Conjuntura nº 61 Diretoria de Estudos Macroeconômicos DIMAC/IPEA Grupo de Acompanhamento Conjuntural – GAC.
Como a atual política econômica e fiscal afeta o varejo
1 Assessoria Econômica da FEDERASUL Evolução das Vendas do Comércio Varejista em 2012.
Grupo de Conjuntura Econômica Painel Trimestral Junho de 2013.
Tendências do Consumidor Responsabilidade TécnicaCoordenação.
Varejo 1Logística Empresarial. Introdução Sabemos que o varejo nos dias de hoje é um grande universo de negociações, onde a maior concentração está nos.
Cenário da Economia Brasileira Tarcísio Reinehr. Dólar.
Marcio Coriolano Presidente – CNseg P OSSÍVEIS C ENÁRIOS E CONÔMICOS : UMA VISÃO P ANAMERICANA XXVI C ONGRESSO DOS P RODUTORES DE S EGUROS DA C OPAPROSE.
O RETRATO DOS NOVOS CONSUMIDORES BRASILEIROS Pesquisa da Revista EXAME (Abril / 2008) Nos dá Conta Das Transformações Ocorridas no Perfil Dos Consumidores.
© Kantar Worldpanel BRASIL A LARGADA PARA O 2º SEMESTRE JÁ FOI DADA E A CORRIDA PARA A RETOMADA DO CONSUMO CONTINUA!
Os últimos resultados da economia e o conturbado cenário nacional Reunião CIC/FIEMG Econ. Ieda Vasconcelos Março/2016.
Prestação de Contas: LRF Objetivos das Políticas Monetária, Creditícia e Cambial Prestação de Contas: LRF Objetivos das Políticas Monetária, Creditícia.
Câmara dos Deputados Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (CDEIC) O Panorama da Economia Brasileira Denísio Liberato Secretaria.
Evolução Recente da Economia Brasileira Henrique de Campos Meirelles 13 de Maio de 2004.
O CONSUMO DA CLASSE MÉDIA BRASILEIRA Qual a Visão do Banco Mundial Sobre a Classe Média Dos Países Emergentes? O Que Pensam os Analistas Brasileiros Sobre.
Rodrigo Vieira de Avila Seminário “O Panorama da Economia Brasileira” Brasília, 26 de março de 2014 PERSPECTIVAS ECONÔMICAS BRASILEIRAS.
PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
ESTRUTURAS DA POPULAÇÃO Crescimento da população: Até 1930 – aumento com a contribuição dos imigrantes; 1934 – “Lei de Cotas” – limitações à entrada de.
DADOS E TENDÊNCIAS SOBRE E-COMMERCE OUTUBRO DE 2015.
© Kantar Worldpanel BRASIL AS APOSTAS PARA UM FINAL DE ANO DE MAIOR CONSUMO.
Globalização e Mercado Financeiro Global Prof. Glauco Carvalho.
Mansueto Almeida – 05 de maio de 2014 Brasília.. Estrutura da Apresentação Relembrando a Dinâmica do Gasto Público Federal no Brasil. Politicas sociais.
IMPACTOS ECONÔMICOS DA COMPETITIVIDADE DO GÁS NATURAL Luciano Losekann Grupo de Economia da Energia Economia/UFF.
Errando o Alvo Gastos Sociais no Brasil José Márcio Camargo Professor do Departamento de Economia – PUC/Rio.
1 PANORAMA DO SETOR LÁCTEO BRASILEIRO Rodrigo Sant’Anna Alvim Presidente da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da CNA Brasília, 04 de abril de 2013.
1 Eduardo Loyo Junho de 2004 Perspectivas para a Economia Brasileira.
Audiência Pública Medida Provisória nº 663, de 2014 Mansueto Almeida – 15 de abril de 2015.
Setembro/2013 Regimes Próprios de Previdência Social Fundos de Investimentos Imobiliários.
Produtos de Investimentos Fundos de Investimentos O que é um Fundo de Investimento? Fundo de investimento é um condomínio, ou seja, todos os membros possuem.
3. CRESCIMENTO ECONÓMICO, PRODUTIVIDADE E NÍVEL DE VIDA Economia II – Estes materiais não são parte integrante da bibliografia da unidade curricular.
AGREGADOS MACROECONOMICOS
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Análise de Investimentos A Decisão de Investir As decisões de investimento envolvem a elaboração, avaliação e.
Política Monetária, Creditícia e Cambial e Impacto Fiscal de suas Operações Política Monetária, Creditícia e Cambial e Impacto Fiscal de suas Operações.
1 Henrique de Campos Meirelles Setembro de 2004 Administrando o Presente e Construindo o Futuro.
Capitalista Socialista Misto
IBGE – Brasil 2010 Indicadores De Desenvolvimento Sustentável Dimensão Econômica.
© Todos os direitos reservados para Icatu Vanguarda Administração de Recursos Ltda Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida, arquivada.
Dados Financeiros (2013) Dados Financeiros 08/2014.
Política Monetária, Creditícia e Cambial e Impacto Fiscal de suas Operações Política Monetária, Creditícia e Cambial e Impacto Fiscal de suas Operações.
Ministério da Fazenda 1 Crise Mundial, Desafios e Potencialidades para o Brasil Instituto de Economia - Unicamp Guido Mantega 29 de agosto de 2008.
Apresentação Semanal De 28 de março a 08 de abril de Matheus Rosignoli
Ministério da Fazenda 1 1 Panorama da Economia Brasileira Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Guido Mantega Brasília 01/04/2008.
Determinação do nível de renda e produto nacional Aula 6.
Resultados 2T 2014 Companhia Providência 12 de Agosto de 2014.
SUPERINTENDÊNCIA DA ZONA FRANCA DE MANAUS SUFRAMA IMPACTOS DA CRISE ECONÔMICA BRASILEIRA NO POLO INDUSTRIAL DE MANAUS 9 de outubro de 2015 COMISSÃO DE.
" Perspectivas 2005: Oportunidades de Desenvolvimento" CDES – Clemente Ganz Lúcio.
Aula 3 Kalecki Profa. Eliana Tadeu Terci. Kalecki Recebe influência de Marx e Keynes, preocupado em entender a dinâmica econômica: desemprego, distribuição.
Análise Econômica e Social do Brasil Prof. Jorge Luiz FACULDADES ANHANGUERA.
Conquistas Recentes da Economia Brasileira Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Henrique Meirelles Dezembro de 2003.
As Perspectivas de Investimentos e Concessões de Infraestrutura no Brasil frente ao Ajuste Fiscal No 9o. Congresso Brasileiro.
RELATÓRIO DE INFLAÇÃO Setor Externo ( 대외 부분 ) 브라질 학과 김지수.
B RASIL 2035 Tendências – Dimensão Econômica Brasil 2035 – Construindo hoje o país de amanhã.
GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO (SEPLAG) INSTITUTO DE PESQUISA E ESTRATÉGIA ECONÔMICA DO CEARÁ (IPECE) Março/2008 Ceará:
Infraestrutura e produtividade: um nova agenda para o Brasil na Comissão de Infraestrutura do Senado Federal 10jun13.
Mercado de Trabalho Inflação FEA-USP – Abril de 2016 Disciplina: EAE 206 – Macroeconomia I Monitora: Graziella Magalhães.
PIB. .. O PIB (Produto Interno Bruto) é uma das mais importantes estatísticas de um país, por destinar-se ao estudo dos valores agregados da produção,
UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DA ECONOMIA BRASILEIRA O MILAGRE ECONÔMICO AULA 4 CURSO COMEX-UNIS Prof. Ms. Frade.
Desempenho da Indústria Catarinense. Produção Industrial Fonte: IBGE % Desempenho por UF - Jan-Ago 2009 / Jan-Ago 2008.
Economia 2009 Prof. Fabiana. Conceito Origem – grego. Economia, ciência social que estuda os processos de produção, distribuição, comercialização e consumo.
Pesquisa Mensal de Comércio - PMC
Cenário para captação de recursos
EVOLUÇÃO DA ECONOMIA BRASILEIRA de 1968 a 2015
Cenário Macro Preconceito e Complacência
Educação Financeira e Consumo Consciente do Crédito
Transcrição da apresentação:

BRASIL 1ºTrimestre.2015

2015 NÃO SERÁ UM ANO FÁCIL... -1,18% Crescimento PIB 2015 (vs previsão de 2,8% em jan/14) FMI Projeção ,18% Crescimento PIB 2015 (vs previsão de 2,8% em jan/14) FMI Projeção ,26% Previsão inflação para 2015 Maior índice em 11 anos Boletim Focus 8,26% Previsão inflação para 2015 Maior índice em 11 anos Boletim Focus 7,9% Taxa de desemprego no 1ºTri.2015 Maior índice desde setembro 2013 IBGE 7,9% Taxa de desemprego no 1ºTri.2015 Maior índice desde setembro 2013 IBGE R$3,07 Cotação do dólar Maior cotação desde setembro de 2014 (05 de abril 2015) Banco Central R$3,07 Cotação do dólar Maior cotação desde setembro de 2014 (05 de abril 2015) Banco Central Vendas no Varejo, Produção Industrial e Índice de Confiança do Consumidor retraem no 1ºTrimestre.2015

O QUE ACONTECEU COM O CONSUMO EM 2015

BOOM DE 2009 E CRESCIMENTO CONTÍNUO EM VALOR Total FMCG – Fast Moving Consumer Goods | Cestas Kantar Worldpanel 84 categorias Fonte: Kantar Worldpanel Index = 2006 Crescimento volume 2011 a 2014 próximo ao aumento população domiciliar APÓS AUMENTO DE RENDA, ASCENSÃO DAS CLASSES E ACESSO AO CRÉDITO, OS LARES TIVERAM UM BOOM NO CONSUMO EM 2009 E 2010, QUE SE ESTABILIZOU NOS ANOS SEGUINTES

MAS A PRIORIZAÇÃO TEVE QUE ACONTECER COM O AUMENTO NOS PREÇOS E BUSCANDO MANTER O PADRÃO, ELES TIVERAM QUE ABRIR MÃO DE ALGUNS GASTOS Mais de 1 milhão de lares deixaram de fazer refeições fora de casa. E o gasto destinado aos bens não duráveis manteve-se estável Educação Animais Cerimônias e Festas Alimentação Fora do Lar Serviços Pessoais (todas as classes) Os gastos que mais brasileiros deixaram de fazer foram OS GASTOS QUE MAIS BRASILEIROS DEIXARAM DE FAZER FORAM... Holistic View 2014 | Variação de Penetração dos setores Fonte: Kantar Worldpanel

Siga-nos no Facebook e no LinkedIn Kantar Worldpanel Brasil Acesse a nossa página BRASIL