Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência.

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Transcrição da apresentação:

Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social CENSO SUAS 2012 Cristina Marques Coordenação-Geral dos Serviços de Vigilância Socioassistencial CGSVS/DGSUAS/SNAS/MDS

Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social Responsabilidade: Secretaria Nacional de Assistência Social - SNAS / Coordenação Geral de Vigilância Socioassistencial Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação - SAGI MDS

Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social O que é o Censo SUAS? Ferramenta de levantamento de dados alimentada por municípios e estados OBJETIVO: propiciar ao SUAS a possibilidade de observar a execução das ações e apontar para os aperfeiçoamentos necessários com base em avaliações e pactuações realizadas entre os três entes. Método de coleta dos dados: Os dados do Censo SUAS são coletados por meio de um formulário eletrônico preenchido pelo Órgão Gestor e pelo Conselho de Assistência Social no município, mediante utilização de senha de acesso aos sistema da Rede SUAS.

Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social CRAS 1 Quest. CREAS*CREAS 2 Quest. CREAS Regional 3 Questionários Gestão MunicipalGestao Municipal Gestão Estadual Conselhos Rede Privada*Rede Privada -- 7 Questionários. Centro POPCentro Pop 8 Questionários Unidades de Acolhimento Gestão do DF 9 Questionários Evolução dos Módulos (Questionários) do Censo SUAS no período 2007 a 2012

Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social PERÍODO DE REALIZAÇÃO 24 de setembro a 30 de novembro para preenchimento. No período de 3 a 14 de dezembro de 2012, o sistema estará aberto para verificação e retificação dos dados pelos estados, municípios e conselhos.

Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social CALENDÁRIO DO CENSO SUAS 2012 QuestionáriosData InícioData FimDuração CREAS CENTRO POP Unidades de Acolhimento 24 de setembro14 de novembro51 dias CRAS Gestão Estadual 08 de outubro30 de novembro54 dias Gestão Municipal Conselhos Municipais Conselhos Estaduais 31 de outubro30 de novembro30 dias Período de verificação e retificação de dados pelos estados e municípios 03 de dezembro14 de dezembro12 dias

Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social Quem irá preencher?  Os responsáveis pelo lançamento dos dados dos questionários da Gestão Municipal, Estadual ou dos CRAS, CREAS, Centro POP e Unidades de Acolhimento, no aplicativo eletrônico devem possuir senha de acesso à rede suas com o perfil “cadsuas.municipio” ou “cadsuas.estado”, conforme o caso.  Já os responsáveis pelo lançamento dos dados dos questionários dos Conselhos Municipais e Estaduais, no aplicativo eletrônico, devem possuir senha de acesso à rede suas com o perfil “cadsuas.conselho_municipal” (Conselhos Municipais) ou “cadsuas.conselho_estadual” (Conselhos Estaduais).

Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social  Os questionários das Unidades de Acolhimento (públicas ou privadas ) deverão ser preenchidos pelos Órgãos Gestores Municipais e Estaduais da Assistência Social. Porém as Secretarias Estaduais de Assistência Social só deverão preencher os questionários das Unidades de Acolhimentos que tiverem a natureza “Governamental Estadual” (vide questão 4 do questionário).  Os questionários CRAS, assim como os de CREAS e Centros POP, devem ser preenchidos de acordo com o número de unidades existentes no município. Exemplo: se o município possui cinco CRAS ele deve preencher cinco questionários, um para cada unidade, independentemente da fonte de financiamento

Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social Quem Responde e Quem Lança no Sistema? (fluxo recomendado) O Gabinete da Secretaria acessa o aplicativo, imprime o questionário em PDF e o distribui às áreas pertinentes Diretores ou Coordenadores das áreas respondem de acordo com a pertinência Secretário (a) valida e designa técnico que possui senha de acesso à Rede SUAS (perfil “cadsuas.municipio”) para lançar o dado no questionário eletrônico Questionários da Gestão

Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social Quem Responde e Quem Lança no Sistema? (fluxo recomendado) Presidente do Conselho ou Secretário Executivo acessa o aplicativo e imprime o questionário Presidente do Conselho preenche o questionário individualmente ou em conjunto com os demais Conselheiros e apoio da Secretaria Executiva Presidente do Conselho ou pessoa designada por ele, com senha de acesso à Rede SUAS (perfil “cadsuas.conselho_municipal” ou cadsuas.conselho_estadual”, lança o dado no questionário eletrônico Questionários dos Conselhos

Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social Quem Responde e Quem Lança no Sistema? (fluxo recomendado ) Órgão Gestor ou Coordenador da Unidade acessa o aplicativo e imprime o questionário Coordenador da Unidade preenche o questionário Diretor/Coordenador da Proteção Social valida, o Secretário (a) aprova e designa técnico, preferencialmente da Secretaria, que possua senha de acesso à Rede SUAS (perfil “cadsuas.municipio), para inserir no aplicativo (Caso o Coordenador da Unidade tenha senha pode ser ele o designado). Questionários dos CRAS/CREAS e Centro POP

Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social Procedimento para geração de Senha (fluxo recomendado) Órgão Gestor municipal acessa o aplicativo e imprime o questionário Secretário Municipal da Assistência Social designa um Diretor/Coordenador ou técnico, preferencialmente da área da Proteção Social Especial da Secretaria que deverá visitar a Unidade de Acolhimento para coletar os dados em conjunto com o(s) responsável(is) pela Unidade Diretor/Coordenador da Proteção Social Especial valida, o Secretário (a) aprova e designa técnico, preferencialmente da Secretaria, que possua senha de acesso à Rede SUAS (perfil “cadsuas.municipio), para lançar o dado no questionário eletrônico. Questionários das Unidades de Acolhimento

Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social Endereço de acesso: aplicacoes.mds.gov.br/sagi/censosuas

Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social Quais questionários deverão ser respondidos no Censo SUAS 2012?  Questionário da Gestão Municipal*: Deve ser respondido por todos os municípios. Ele coleta informações gerais sobre as secretarias municipais de Assistência Social;  Questionário da Gestão Estadual*: Deve ser respondido por todos os estados. Ele coleta informações gerais sobre as secretarias estaduais de Assistência Social;  Questionários dos Conselhos: Devem ser respondidos por todos os Conselhos municipais e estaduais de Assistência Social. Ele coleta informações sobre a estrutura e funcionamento dos referidos Conselhos, assim como dos seus respectivos conselheiros; * O Distrito Federal não responde o questionários da Gestão Municipal e nem o da Gestão Estadual. Há um questionário específico para a “Gestão do DF”.

Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social  Questionário dos CRAS: Coleta informações sobre a estrutura, o funcionamento e os recursos humanos destas unidades. Tal questionário deve ser respondido apenas pelos municípios que já implantaram essas unidades, independentemente de possuírem ou não o cofinanciamento federal para as mesmas;  Questionário dos CREAS* (municipais ou regionais): Coleta informações sobre a estrutura, o funcionamento e os recursos humanos destas unidades. Esse deve ser respondido apenas pelos municípios que já implantaram estas unidades (ou pelos estados, no caso dos CREAS regionais), independentemente de possuírem ou não o cofinanciamento federal para as mesmas; *Atenção! os questionários dos CREAS Regionais só podem ser preenchidos pelas Sec. Estaduais de Assistência Social (SEAS), por aqueles que possuem senha com perfil “cadsuas.estado”.

Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social  Questionário dos Centros POP (Centros de Referência Especializados para Pessoas em Situação de Rua): coleta informações sobre a estrutura, o funcionamento e os recursos humanos destas unidades públicas. Esse deve ser respondido apenas pelos municípios que já possuem estas unidades públicas, independentemente de possuírem ou não o cofinanciamento federal;  Questionário das Unidades de Acolhimento: Coleta informações sobre a identificação, caracterização e recursos humanos das unidades de acolhimento publicas e privadas. Tal questionário deve ser respondido pelos gestores municipais e estaduais de Assistência Social.

Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social Integração CENSO e CADSUAS – Bloco Identificação

Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social Integração CENSO e CADSUAS – Bloco RH

Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social Integração CENSO e Registro Mensal dos Atendimentos dos CRAS e CREAS (somente questionários CRAS e CREAS) BLOCO 3 – CARACTERIZAÇÀO DOS SERVIÇOS OFERTADOS NESTE CRAS Atenção! Ao responder as questões 17 (17.1, 17.2, 17.3) e 18 o órgão gestor municipal/estadual estará atendendo ao que dispõe a Resolução CIT nº 04/2011, que institui parâmetros nacionais para o registro das informações relativas aos serviços ofertados nos CRAS e CREAS, Art.1º, § 3º e 4º, no que diz respeito à inserção e transmissão por meio de aplicativo eletrônico das informações coletadas, no mês de Agosto/2012, nas unidades mencionadas.

Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social RESOLUÇÃO CIT Nº4 Objetivo: Instituir Parâmetros Nacionais de Registro dos Atendimentos dos CRAS e CREAS Sistema Eletrônico Específico (aplicacoes.mds.gov.br/sagi/atendimento) Os Registros dos atendimentos devem ser feitos Mensalmente Responsável: Órgão Gestor Municipal (CREAS Regional – Órgão Gestor Estadual) Início da Coleta de dados: Janeiro/2012 (porém por um período houve a possibilidade dos municípios preencherem os dados de setembro a dezembro de 2011)

Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social OBRIGADA! Coordenação-Geral dos Serviços de Vigilância Social CGSVS/DGSUAS/SNAS/MDS