SISPART – PLANO DE AÇÃO DAS REDES TEMÁTICAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os caminhos da gestão da saúde em MS
Advertisements

Saúde Reprodutiva e Maternidade Saudável: Legislação Nacional em Conformidade com o Direito Internacional dos Direitos Humanos.
IV Seminário Estadual Vigilância do Óbito Materno e Infantil
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde POLÍTICA BRASILEIRA PARA INSUMOS DE PREVENÇÃO Brasília, fevereiro de 2007.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME – MDS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC MINISTÉRIO DA SAÚDE – MS SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS DA PRESIDÊNCIA.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME – MDS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC MINISTÉRIO DA SAÚDE – MS SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS DA PRESIDÊNCIA.
CONTRATO ORGANIZATIVO DE AÇÃO PÚBLICA DA SAÚDE COAP – Paraná
Brasília, 07/07/2013. A Experiência no Estado de Mato Grosso do Sul.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Pacto de Indicadores da Atenção Básica
CONCEITOS E PRINCÍPIOS
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
REDE MATERNO-INFANTIL
NORMAS E FLUXOS DO CONTRATO ORGANIZATIVO DA AÇÃO PÚBLICA DA SAÚDE
Recomendações para elaboração do Plano de Ação
ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE
Oficina de Trabalho da Rede de Atenção Oncológica
Projeto de informatização da Rede Municipal de Saúde de Belo Horizonte
LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO EM SISTEMAS E SERVIÇOS DE SAÚDE
Sistema Nacional de Informação do Sistema Único
COMPLEXO REGULADOR “É um instrumento ordenador, orientador e definidor da atenção à saúde que consiste na organização do conjunto de ações de regulação.
PORTARIA Nº 402, DE 24 DE FEVEREIRO DE 2010
PLANEJAMENTO DENASUS 2009 REGIÕES CENTRO-OESTE E NORTE.
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
Comitê Gestor e Agenda Estadual para elaboração do COAP
Construção de uma agenda de APOIO E cooperação TÉCNICA À GESTÃO DO SUS
II CONGRESSO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DAS REGIÕES NORTE E NORDESTE. 14 A 17 DE ABRIL DE 2014 – MANAUS/AM O COSEMS TOCANTINS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO.
COSEMS/MT E O PACTO RESPONSÁVEL
APRESENTAÇÃO: AVANÇOS DO PACTO
V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.
Gestão da Saúde Pública
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
PANORAMA DA REDE MATERNA Área Técnica da Saúde da Mulher
CURITIBA/PR – JUL/2014 MINISTÉRIO DA SAÚDE
O Sistema único de saúde
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS.
DIRETRIZES, OBJETIVOS, METAS E INDICADORES 2015 – CEFOR, G
Apresentação da Rede Nacional Primeira Infância Forquilhinha, 24 de Abril de 2015.
QUAL??? COMO??? A MISSÃO DO PODER PÚBLICO NA EDUCAÇÃO
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
OFICINA DE QUALIFICAÇÃO DE FACILITADORES DO NASF
5º CONGRESSO ESTADUAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA BAHIA Ministério da Saúde - MS Secretaria de Atenção à Saúde - SAS Departamento de Regulação,
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL
Dispositivos Estratégicos: Região de Saúde Rede de Atenção à Saúde Mapa da Saúde Planejamento Integrado RENASES RENAME Contrato Organizativo de Ação.
e-SUS Atenção Básica e os indicadores do 3º ciclo do PMAQ
Ações estratégicas para redução da carga da hanseníase no Brasil
Os Caminhos do COAP em MS Abril – Advento do Decreto 7508 em PDA Macrorregionais: 1.Fevereiro a Outubro de 2011 – Dourados 2.Outubro de 2011.
Redução da Mortalidade Infantil e do Componente Neonatal
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Contagem – MG, 25 de maio de SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.
AS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE NO PARANÁ O que é a Rede Mãe Paranaense É um conjunto de ações que envolve a captação precoce da gestante, o seu acompanhamento.
Apresentação da Política Nacional e Estadual da Pessoa com deficiência Módulo I Coordenação da Área Técnica da Saúde da Pessoa com Deficiência – ATPCD/SUR.
Rede Cegonha Portaria nº 1.459, de
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
Oficina 2: O Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde nos Municípios, SC. GESTÃO por RESULTADOS: o processo de planejamento no SUS. GESTÃO por RESULTADOS:
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SANTA CATARINA. SITUAÇÃO Criado Grupo de Condução Estadual de operacionalização do Decreto e Portaria SES da Criação.
Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência.
Saúde Mais Perto de Você – Acesso e Qualidade Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) Saúde Mais Perto de Você.
E-SUS Santa Catarina.
DIRETRIZES DO SERVIÇO DE SAÚDE AUDITIVA NO ESTADO DE SANTA CATARINA Secretaria de Estado da Saúde – SES Superintendência de Serviços Especializados e Regulação.
SISPART Portaria nº 1459, de 24/06/2011 Institui a Rede Cegonha, no âmbito do SUS. Portaria nº 650, de 05/10/2011 Dispõe sobre os planos de ação regional.
UM CASO: A CONSTRUÇÃO DA REDE DE ATENÇÃO MATERNO E INFANTIL: REDE CEGONHA SUL MATOGROSSENSE.
Instrumentos estratégicos para o planejamento no SUS Curitiba, abril 2013.
Encontro Paranaense dos Gestores Municipais do SUS
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Hospitais Filantrópicos 25/01/07.
Educação Permanente em Saúde Proposta de alteração da Portaria 198/2004.
SISPART Portaria nº 1457, de 24/06/2011 Institui a Rede Cegonha, no âmbito do SUS. Portaria nº 650, de 05/10/2011 Dispõe sobre os planos de ação regional.
PACTUAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE NO ESTADO
Ações Necessárias Hospitais
Transcrição da apresentação:

SISPART – PLANO DE AÇÃO DAS REDES TEMÁTICAS Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde DEPARTAMENTO DE AÇÕES PROGRAMÁTICAS ESTRATÉGICAS ÁREA TÉCNICA DE SAÚDE DA MULHER   SISPART – PLANO DE AÇÃO DAS REDES TEMÁTICAS Novembro/2012

SÃO OBJETIVOS DA REDE CEGONHA: SISPART Ministério da Saúde MS/SAS/DAPES/ATSM SÃO OBJETIVOS DA REDE CEGONHA: I - Fomentar a implementação de novo modelo de atenção à saúde da mulher e à saúde da criança com foco na atenção ao parto, ao nascimento, ao crescimento e ao desenvolvimento da criança de zero aos vinte e quatro meses; II- Organizar a Rede de Atenção à Saúde Materna e Infantil para que esta garanta acesso, acolhimento e resolutividade; e III – Reduzir a mortalidade materna e infantil com ênfase no componente neonatal.

SISPART Ministério da Saúde MS/SAS/DAPES/ATSM O SISPART – Sistema do Plano de Ação das Redes Temáticas, tem o intuito de dar celeridade as ações da Rede Cegonha no processo de construção dos componentes e interfaces para compor a Rede de Atenção. Os Planos de Ação são construídos nos Municípios e Regiões de Saúde, com a interlocução dos Apoiadores e Referências Técnicas nos estados. Esse sistema, conta com os seguintes módulos: Cadastro; Plano de Ação; Monitoramento

SISPART CADASTRO: REGIÃO; USUÁRIO; TROCAR SENHA; SELECIONAR REGIONAL; Ministério da Saúde MS/SAS/DAPES/ATSM COMPOSIÇÃO DO MÓDULO CADASTRO: REGIÃO; USUÁRIO; TROCAR SENHA; SELECIONAR REGIONAL; SELECIONAR MUNICIPIO; IMPORTAR DADOS DO SINASC; IMPORTAR INFORMATIVO; ALERTA; CONTATO.

SISPART PLANO DE AÇÃO: PROGRAMAÇÃO PRÉ-NATAL; Ministério da Saúde MS/SAS/DAPES/ATSM COMPOSIÇÃO DO MÓDULO PLANO DE AÇÃO: PROGRAMAÇÃO PRÉ-NATAL; PROGRAMAÇÃO PARTO E NASCIMENTO; PROGRAMAÇÃO PUERPÉRIO E SAÚDE DA CRIANÇA; ENCAMINHAR EXAMES E INTERNAÇÕES; FINANCIAMENTO; PUBLICAR FINANCIAMENTO; RELATÓRIO CONSOLIDADO DO PLANO REGIONAL COM METAS QUALITATIVAS E PROGRAMAÇÃO FÍSICA E FINANCEIRA. MONITORAMENTO: RELATÓRIO DE MONITORAMENTO.

COMO ACESSAR AO SISTEMA SISPART Ministério da Saúde MS/SAS/DAPES/ATSM COMO ACESSAR AO SISTEMA Para acessar ao sistema SISPART, acesse ao seguinte endereço eletrônico: http://aplicacao.saude.gov.br/sisredes. O sistema apresenta três níveis de perfis de acesso para as três esferas por esfera e níveis de acesso para elaboração e inserção dos Plano de Ações, que são: Federal: técnicos e gestores do Ministério da Saúde; Regional: técnicos e gestores das Secretarias Estaduais de Saúde e/ou técnicos designados pelo Grupo Condutor Estadual; Municipal: gestores das Secretarias Municipais de Saúde e/ou técnicos designados para acompanhar

ENDEREÇO PARA ACESSAR AO SISTEMA SISPART Ministério da Saúde MS/SAS/DAPES/ATSM ENDEREÇO PARA ACESSAR AO SISTEMA

SISPART Ministério da Saúde MS/SAS/DAPES/ATSM FLUXO DO SISTEMA

INTEGRAÇÃO COM O GEO REFERENCIAMENTO -MAPAS SISPART Ministério da Saúde MS/SAS/DAPES/ATSM INTEGRAÇÃO COM O GEO REFERENCIAMENTO -MAPAS

ADESÃO INTEGRADA/PMAQ SISPART Ministério da Saúde MS/SAS/DAPES/ATSM ADESÕES REDE CEGONHA – TOTALIZADOR : SANTA CATARINA ADESÃO INTEGRADA/PMAQ 104 ADESÃO FACILITADA 13

INTEGRAÇÃO COM O GEO REFERENCIAMENTO -MAPAS SISPART Ministério da Saúde MS/SAS/DAPES/ATSM INTEGRAÇÃO COM O GEO REFERENCIAMENTO -MAPAS

INTEGRAÇÃO COM O GEO REFERENCIAMENTO -MAPAS SISPART Ministério da Saúde MS/SAS/DAPES/ATSM INTEGRAÇÃO COM O GEO REFERENCIAMENTO -MAPAS

SISPART SC 420380 Região de Saúde de Canoinhas - SC CANOINHAS 420890 Ministério da Saúde MS/SAS/DAPES/ATSM REGIÕES CADASTRADAS NO SISPART EM CONFORMIDADE COM A CIB: SC 420380 Região de Saúde de Canoinhas - SC CANOINHAS 420890 Região de Saúde de Jaraguá do Sul - SC JARAGUÁ DO SUL 420845 Região de Saúde de Joinville - SC ITAPOÁ 421620 SÃO FRANCISCO DO SUL 420330 Região de Saúde de Mafra - SC CAMPO ALEGRE 421580 SÃO BENTO DO SUL 420570 Região Metropolitana de Florianópolis - SC GAROPABA 421800 TIJUCAS TOTAL DE REGIÕES DO ESTADO DE SANTA CATARINA: 05

SISPART Ministério da Saúde MS/SAS/DAPES/ATSM REDE CEGONHA NO ÍCONE INFORMATIVO DO SISTEMA SISPART TEMOS DISPONÍVEIS AS SEGUINTES LEGISLAÇÕES: PORTARIA GM/MS Nº 4.279, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2010;ESTABELECE DIRETRIZES PARA A ORGANIZAÇÃO DA REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE NO ÂMBITO DO SUS; PORTARIA GM/MS Nº 1.459, DE 24 DE JUNHO DE 2011; PORTARIA GM/MS Nº 2.351, DE 05 DE OUTUBRO DE 2011. PORTARIA GM/MS Nº 650, DE 5 DE OUTUBRO DE 2011;

SISPART VISÃO GERAL – REDE CEGONHA – SANTA CATARINA Municípios 293 Ministério da Saúde MS/SAS/DAPES/ATSM VISÃO GERAL – REDE CEGONHA – SANTA CATARINA Municípios 293 Municípios Aderidos à Rede Cegonha 143 Municípios Aderidos que Receberam Recurso – Para Novos Exames e Testes Rápido – Componente Pré Natal 140 Municípios Aderidos que NÃO Receberam Recurso 3 Municípios que NÃO Aderiram a Rede 150 Percentual de Recursos Pré Natal 97,9% Percentual de abrangência da RC 48,8%

REPASSE DE RECURSOS MS AOS MUNICÍPIOS SISPART Ministério da Saúde MS/SAS/DAPES/ATSM REPASSE DE RECURSOS MS AOS MUNICÍPIOS PORTARIA MS/GM Nº 1222 – 13/06/2012 - autoriza o repasse de recursos, em parcela única, para os Estados e Municípios, referentes aos novos exames do Componente Pré-Natal da Rede Cegonha; PORTARIA MS/GM Nº 1918 – 05/09/2012 - autoriza o repasse de recursos, em parcela única, para os Estados e Municípios, referentes aos novos exames do Componente Pré-Natal da Rede Cegonha; PORTARIA MS/GM Nº 2556 – 28/10/2012 - autoriza o repasse de recursos, em parcela única, para os Estados e Municípios, referentes aos novos exames do Componente Pré-Natal da Rede Cegonha; Repasse Fundo a Fundo do recurso do componente Pré Natal.

SISPART COMPOSIÇÃO DO GRUPO TÉCNICO ATSM. Apresentação: Ministério da Saúde MS/SAS/DAPES/ATSM REDE CEGONHA COMPOSIÇÃO DO GRUPO TÉCNICO ATSM. Apresentação: Elizabeth Freitas Gestora de Sistemas Consultoras Técnica : Aliny Soares, Andréia Borges, Patrícia Anjos e Susana Chaves sispart@saude.gov.br sisprenatal@saude.gov.br (61) 3315-6220 e 33159104

SISPART Ministério da Saúde SAS/DAPES/ATSM OBRIGADA!