Conhecendo a importância do Projeto Político Pedagógico e da CoC! Data: 26/03/15 Local: Anf 3 Odonto Horário: 13h.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GRUPO 4 Coordenadora: Hilda Participantes:
Advertisements

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
1º Seminário Nacional de Pró-Saúde II
Capacitação de Coordenadores de Cursos de Graduação
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EDUCACIONAL
COMPETÊNCIAS SAI (PAIPUFRGS)
CURSO TÉCNICO EM HEMOTERAPIA CURSO TÉCNICO EM CITOPATOLOGIA
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE A investigação científica dos processos didático-pedagógicos da educação.
Prof. Dra. Laura Feuerwerker
Resultados da Auto-Avaliação do curso de Ciência da Computação da UFPB
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
GRADUAÇÃO EM SAÚDE Disciplina de Pedagogia e Didática
Projeto de Desenvolvimento, Manutenção e Suporte Tecnológico do Labime
Educação Permanente em Saúde :
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Curso de Aperfeiçoamento Docente
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Educação Superior: características e perspectivas profissionais
PROFª. VERA L. G. STIVALETTI PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
E A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
2001- Comissão de Avaliação Institucional (CoAI) embrião da unificação de processos e iniciativas CPA e Programa de Avaliação Institucional.
Orientadora: Profª Drª Andréa Araújo Bolsista: Luciana Pereira Gomes
Ana Raquel de Carvalho Mourão Cláudio Fernando Rodrigues Soriano
Coordenador: Prof. Dr. Rodrigo Guerra de Oliveira
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
Diretoria de Desenvolvimento Institucional
PIBID - FÍSICA NO COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO MANOEL NOVAES
I Seminário Interno do PIBID-Física. Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes Maria Cristina Martins Penido (IF-UFBA) (Orientadora). Daniel Elias de Jesus.
CONCEITUAÇÃO DOS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO PROJETO POLÍTICO
Fonoaudiologia É a ciência que se ocupa da pesquisa, da prevenção, do diagnóstico, da habilitação e reabilitação da voz, da audição, da motricidade oral,
Thais Josiani Silva Facio Profª. Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientador(a) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
U NIVERSIDADE DE S ÃO P AULO E SCOLA S UPERIOR DE A GRICULTURA “L UIZ DE Q UEIROZ ” Projeto Político Pedagógico do curso de Gestão Ambiental.
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
Currículo Quais são as finalidades do curso?
O profissional da gestão escolar e suas implicações
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
Como elaborar Memorial e
Bibliografia Gama CAP, KODA MY. Psicologia Comunitária e Programa de Saúde da Família: Relato de uma experiência de estágio. Revista Psicologia Ciência.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
CONSELHO DIRETOR CONSELHO DIRETOR DIREÇÃO GERAL DIREÇÃO GERAL ASSESSORIAS DIRETORIA DE ORC. E GESTÃO DIRETORIA DE ORC. E GESTÃO DIRETORIA DE ENSINO DIRETORIA.
PATRO FMUSP FENAM Federação Nacional dos Médicos
Introdução Relata a experiência de um grupo de Bibliotecários/ Profissionais da informação, locados no complexo da saúde da Universidade Estadual de Campinas,
RUMO A NOVAS CONQUISTAS GESTÃO
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração Conceito.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
Caracterização e intervenção fonoaudiológica de escolares – atividades grupais como recursos privilegiados da Fonoaudiologia Mariana Mendes Bahia, Gisele.
Centro Universitário São Camilo II Encontro “Me formei e agora Grupo de Estudos em Saúde Pública GESP.
SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
Contribuir para a formação de cidadãos críticos e participantes, como fator de desenvolvimento humano e social, por meio da construção do conhecimento,
Docentes Prof. Dr. Fernando Cesar de Carvalho Moraes
Formação Integral : um diferencial na formação acadêmica
 ANÁLISE CRÍTICA O ensino das graduações de saúde deve formar profissionais generalistas nas diversas profissões. A iniciativa do curso foi bastante proveitosa,
Prof. Luciano Allegretti Mercadante Núcleos Docentes Estruturantes NDE Contexto FCA Início em 2009, 8 cursos, inexistência de departamentos Construção.
IEP - NOSSA HISTÓRIA n 1881 Nasce o Colégio Piracicabano n 1964 Primeiros Cursos Superiores Ciências Econômicas, Contábeis e Administração n 1975 Reconhecida.
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
Seminário de Integração Profissional V 3.º ano – 2.º semestre Ano letivo 2012/2013 Discentes: Ana Patrícia Cal, 9835 Diana Ferreira, 9837 Docente: Ana.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PDI COMISSÃO PERMANENTE DE ENSINO - CPE.
Revisita ao PPP.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde PET/Saúde II SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MACEIÓ UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL.
AÇÕES REALIZADAS PELA COMISSÃO DE INTEGRAÇÃO DE ENSINO E SERVIÇO VALE DO PEIXOTO DE AZEVEDO XVII Encontro de Secretários Municipais de Saúde – 13 a 15/05/2014.
1 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO NA UNESP: EVASÃO E RETENÇÃO José Brás Barreto de Oliveira Assessoria Prograd – Unesp
PROPOSTA DE UMA NOVA ESTRUTURA PARA ELABORAÇÃO DA HOME-PAGE DO SERVIÇO DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO DA FOB-USP Monica Alves Moreira Bucci
Transcrição da apresentação:

Conhecendo a importância do Projeto Político Pedagógico e da CoC! Data: 26/03/15 Local: Anf 3 Odonto Horário: 13h

Conhecendo a importância do Projeto Político Pedagógico e da CoC! Orientadora: Profª. Dra. Giédre Berretin-Felix Discentes: Rudmila Carvalho – 4º ano Daniela Monfredini – 2º ano

Projeto Pedagógico Projeto Político Pedagógico Buscam a formação integral e adequada do estudante, através da articulação de ensino, pesquisa e a extensão/assistência. O adjetivo "político", é acrescentado, pois o projeto trata dos fins e valores referentes ao papel da universidade na análise crítica e na transformação social, a medida que estabelece relações entre conhecimento e estrutura de poder. HERRERA, 2014

Onde encontrá-lo?

COMISSÃO COORDENADORA DO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA Docentes representantes de conjunto de disciplinas Discentes Quem organiza?

CoC Teve sua implantação em 2007, como uma comissão assessora da comissão de graduação; Em 2009, criou-se a portaria que regulamentava as atividades da CoC; Toda universidade com dois ou mais cursos deve ter uma CoC. Projeto Político Pedagógico, 2015

Departamento de Ciências Biológicas

Disciplinas de Audiologia

Disciplinas de Linguagem Vice-Coordenadora

Disciplinas de Voz e Saúde Coletiva

Disciplinas de Motricidade Orofacial, Fissura e Anomalias Craniofaciais Coordenadora

Comissão de Graduação Titular - Thais de Oliveira - 3º ano Suplente - Bianca Gonçalves Alvarenga - 1º ano CoC-Fonoaudiologia Titular: Camila Oliveira e Souza - 3º ano Suplente: Brenda Catalani - 1º ano Conselho do Departamento de Fonoaudiologia Titular: Larissa Germminiani dos Santos (Mestrado) Suplente: Bruna Camilo Rosa - 1º ano Representação Discente Fonoaudiologia

Titular: Thais de Oliveira - 3º ano Suplente: Izabella Lima de Matos - 2º ano Congregação: Titular: Aline Azevedo dos Santos - 2º ano Conselho Técnico Administrativo: Titular: Rhaellen Cristine Sevilha Senis - 4º ano Comissão de Cultura e Extensão Titular: Luciana Alves Duarte - 1º ano (Fonoaudiologia) Suplente: Joice Aparecida Costa Bernardo - 1º ano Comissão de Ética no Ensino e Pesquisa em Animais Representação Discente Fonoaudiologia

Titular: Ana Carolina Ramos - 1º ano Suplente: Josiane da Silva Pereira - 1º ano Comissão de Biblioteca Titular: Sabrina Soares Donizette - 2º ano Suplente: Valeria Nicole Jurfest Teodovich - 1º ano Comissão Assessora de Relações Internacionais Suplente: Francielle Martins Ferreira - 4º ano Conselho Gestor do Campus Representação Discente Fonoaudiologia

O que contempla?

O que contempla?

Desenvolver ensino, pesquisa e assistência especializada desde a atenção primária à saúde, diagnóstico e intervenção das alterações da audição, fala, linguagem, voz e funções orofaciais, buscando formar profissionais gabaritados e éticos, realizar pesquisa com compromisso social e oferecer serviços de qualidade à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS). Missão Projeto Político Pedagógico, 2015

O perfil do fonoaudiólogo formado pela FOB/USP é o de um profissional generalista, com capacidade de integrar as diferentes áreas de atuação, tendo uma visão do todo sobre o sujeito, considerando seu contexto social e familiar, e ainda, com capacidade de trabalhar em equipe. Projeto Político Pedagógico, 2015 Perfil do universitário

Estrutura do curso Projeto Político Pedagógico, 2015

A avaliação da aprendizagem do curso de Fonoaudiologia da FOB/USP envolve a avaliação do discente e do docente; A avaliação do corpo docente e das Disciplinas oferecidas junto ao curso de Fonoaudiologia ocorre semestralmente e desde 2013 vem sendo realizada por meio do sistema SIGA Unidades. Avaliação do curso Projeto Político Pedagógico, 2015

Avaliação do curso São aplicados questionários online elaborados pela Comissão de Graduação, com assessoria da CoC. As informações obtidas por meio do sistema SIGA resultam em importantes subsídios para que a CoC possa identificar pontos fortes e pontos fracos do processo ensino- aprendizagem. Projeto Político Pedagógico, 2015

SIGA Com a criação da Comissão Coordenadora do Curso de Fonoaudiologia, na Faculdade de Odontologia de Bauru, os resultados destas avaliações semestrais de todas as Disciplinas, também passaram a ser de conhecimento do Coordenador do Curso, uma vez que são atribuições regimentais da CoC.

O acompanhamento dos egressos tem sido feito pela Comissão de Graduação com aplicação de um questionário-pesquisa, sendo aplicado em períodos pontuais. Além do questionário de acompanhamento de egressos, destaca-se o “Portal do Egresso”. Avaliação do curso - Egressos Projeto Político Pedagógico,

Por que conhecer o PPP? Qual o papel do Universitário? Quais as necessidades levantadas a partir desse seminário? Discussão

Herrera, S. A. L.; Análise do processo de construção de projeto político pedagógico: avaliando o passado e o presente para definir o futuro; Projeto Político Pedagógico 2015; Seminário elaborado pela Profa Dra. Giedre Berretin-Felix coordenaora da CoC. Referências