UNIÃO NACIONAL DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO C O O R D E N A Ç Ã O E S T A D U A L D A U N C M E – M T “VII ENCONTRO ESTADUAL DE CONSELHOS DE EDUCAÇÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégias para fortalecimento da EJA em Mato Grosso
Advertisements

Profa. Ma. Suely Melo de Castro Menezes
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
PLANO DE GESTÃO.
Decreto nº de 24 de abril de 2007
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
Profa. Dra. Rosilene Lagares
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação
PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO
Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
DO FUNDEF AO FUNDEB O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF) foi substituído pelo Fundo de.
PORQUE É FUNDAMENTAL CONSOLIDAR O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
PROJETO LOCAL Votuporanga e Região. Parceiros Parceiros realizadores: Ministério da Educação (MEC), Movimento Todos pela Educação, CLP – Centro de Liderança.
Contexto de atuação do CME
PLANOS DE EDUCAÇÃO CESAR CALLEGARI*
COEGEMAS/SC: Colegiado Estadual de Gestores
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
ALINHAMENTO DOS PLANOS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO AO PNE
Fórum Nacional de Educação
SECRETARIA EXECUTIVA REGIONAL II
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Comissão de EJA de Alagoas
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
A Política de Formação no Sistema Nacional de Educação. 29 e 30 de maio de 2014.
AP01 – Apresentação do PNE e PME
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” PAULO.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Diretoria de Ensino da Região de Itaquaquecetuba
LEI DE RESPONSABILIDADE EDUCACIONAL Questões e Desafios Brasília, abril 2013.
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
LEI DE RESPONSABILIDADE EDUCACIONAL Questões e Desafios São Paulo, agosto 2012.
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO PERSPECTIVA DAS SECRETARIAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO Nilene Badeca da Costa Presidente do Conselho Nacional de Secretários de.
QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
ÁREA SOCIAL Grupo 3.
GAFCE SC Grupo de Articulação de Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Santa Catarina Nádia Regina Machado
O financiamento da educação
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
Alba Regina Silva Medeiros¹ Lidianni Cruz Souza² Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Saúde Coletiva Núcleo de Desenvolvimento em Saúde ¹ Enfermeira.
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
ACESSO À INFORMAÇÃO E DIREITO À EDUCAÇÃO Ananda Grinkraut e Gustavo Paiva.
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
Como se organiza e estrutura a Educação Básica no Brasil?
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
1 TEMAS ESSENCIAIS AÇÕES PROPOSTAS Previsão da Criação de Polos Educacionais no Plano Diretor, Plano Municipal de Educação e Estatuto do Magistério Municipal.
SENADO FEDERAL A construção do Sistema Nacional de Educação Sistema Nacional de Educação articulado em regime de colaboração: como fazer? Prof. João Ferreira.
Secretário Municipal da Educação Danilo de Melo Souza Projeto de Lei do Senado nº 255/14 Senador Wilson Matos Audiência Pública.
Educação pública de qualidade o que é e como alcançá-la? Luiz Araújo.
{ PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretário Paulo Vicente dos Reis Comissão de Elaboração e Acompanhamento.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
Gestão Escolar: Desafios e possibilidades Gestão Escolar: Desafios e possibilidades Eduardo Deschamps, Dr.Eng. Secretário de Estado da Educação – SC com.
Fórum Nacional de Educação Audiência Pública Comissão de Educação do Senado “O Balanço do Primeiro ano do PNE” Prof. Heleno Araújo Diretor de Assuntos.
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
II SEMINÁRIO ESTADUAL DE SISTEMAS DE ENSINO DE SC CUSTO ALUNO X QUALIDADE E AS POSSIBILIDADES DE FINANCIMENTO Criciúma, 02 de Julho.
Transcrição da apresentação:

UNIÃO NACIONAL DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO C O O R D E N A Ç Ã O E S T A D U A L D A U N C M E – M T “VII ENCONTRO ESTADUAL DE CONSELHOS DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO.” DEBATEDOR: ODORICO FERREIRA CARDOSO NETO “O PAPEL DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NO ACOMPANHAMENTO E ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO”

BARRA DO GARÇAS TEM PLANO DE EDUCAÇÃO ATÉ 2013 (REDAÇÃO 24HORASNEWS, 0/11/ :36:00 ) Barra do Garças, município localizado 547 quilômetros a leste de Cuiabá, é a primeira cidade de Mato Grosso e definir um Plano Municipal de Educação (PNE) válido para os próximos dez anos. A iniciativa da região foi elogiada hoje, 10, pelo Deputado Federal Carlos Abicalil (PT-MT), no Plenário da Câmara. "O trabalho foi orientado por um fórum de educação absolutamente amplo e representativo da sociedade", disse o deputado.

Segundo Abicalil, a elaboração do PNE de Barra durou um ano e meio e englobou um minucioso diagnóstico das condições da oferta educacional do município nas redes pública, privada e no ensino superior, dando atenção à educação rural e indígena. "Há dois sábados, o fórum apresentou o resultado do trabalho à sociedade civil, que encaminhará à Câmara de Vereadores projeto de lei validado por período de 10 anos", explicou Abicalil. Na iniciativa, de acordo com o parlamentar, teve atuação decisiva a vereadora Fátima Silva, membro da Comissão de Educação, que desempenhou papel importante na regulamentação da lei.

APENAS CINCO MUNICÍPIOS DE MT TÊM CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (Redação 24HorasNews, 11/12/ :09:00 ) Dos 139 municípios de Mato Grosso apenas seis já implantaram o seu Conselho Municipal de Educação (CME). Além da Capital, somente os municípios de Barra do Garças, Várzea Grande, Rondonópolis, Tangará da Serra e Barra do Bugres cumpriram o dispositivo constitucional que obriga a criação desses conselhos. Para que os demais municípios também tenha seu conselhos municipais de educação, será realizada amanhã (quinta-feira) e depois (sexta-feira) o 1o encontro de conselheiros municipais de educação que acontece a partir das 8h 30min. São esperados cerca de 150 participantes. Segundo o coordenador da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação de Mato Grosso, Paulo Eduardo dos Santos, a idéia é incentivar os representantes dos outros municípios a criar seus conselhos.

Paulo explicou que são os CMEs que dão autorização e agilidade no funcionamento das escolas - tantos municipais como particulares - num município. Os conselhos são órgãos normativos pois estão mais próximos das escolas. "É um órgão paritário e mediador entre o executivo e a sociedade organizado. Daí a sua importância“ Paulo acrescentou que o CME faz parte do Sistema Municipal de Educação (SME) - que inclui a própria secretaria, escolas e órgão normativos. "Ele (o CME) vai criar e autorizar o funcionamento das unidades escolares", exemplificou. Compete ao CME participar da elaboração do plano municipal de educação, além de acompanhar o aplicação dos recursos públicos em despesas como manutenção e desenvolvimento do ensino.

Os secretários municipais de educação e representantes dos municípios vão participar de oficinas sobre esses temas. O presidente do UNCME destacou que o encontro de conselheiros de educação visa também aprofundar o debate sobre as funções dos conselhos para evitar distorções de seu papel. "Isso acontece muito quando o conselho apenas referenda as decisões do prefeito e do secretário ou também quando se torna espaço de oposição sistemática ao governo municipal", esclareceu. O encontro é promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e UNMCE.

O PAPEL DOS CMES NA CONSTRUÇÃO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO Articular com a sociedade a construção do plano municipal via atores que constroem as possibilidades educacionais no município; Definir o papel do fórum municipal e do conselho municipal na construção do plano municipal; Produzir um diagnóstico da realidade educacional do município para que norteie o trabalho de campo na construção do plano;

Viabilizar ação integrada de todo o governo municipal em nome de construir uma educação de qualidade referenciada como ação de Estado e não de governo; Reavaliar as ações propostas pelo plano há cada três anos, tendo em vista o prazo estabelecido pelo Plano Estadual de Educação; Viabilizar estudos para a consolidação do Sistema Único de Educação – meta 1 do Plano Estadual de Educação;

Estudar, em consonância com a economia do município, do Estado e da União, de investimento na educação pública básica de, no mínimo, 7% (sete por cento) do Produto Interno Bruto, ampliando anualmente em 0,5% (meio por cento) e, a partir do quinto ano de vigência, 0,6(zero vírgula seis por cento) ao ano, conforme preceitua o Plano Nacional de Educação.. Investir progressivamente recursos municipais para financiamento da educação básica, de sorte a chegar em 30% (trinta por cento) em dez anos.. Estabelecer mecanismos destinados a assegurar o cumprimento dos artigos 70 e 71 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que definem os gastos admitidos com a manutenção e desenvolvimento do ensino e aqueles que não podem ser incluídos nessa rubrica.

. Desenvolver política de Gestão da Educação Pública Básica Municipal, sustentada pelos pressupostos da democratização, da universalização, da contradição e da cooperação, de modo a assegurar a participação dos diferentes segmentos constitutivos das instituições educacionais no desenvolvimento de suas políticas, observando-se os seguintes critérios: a. Singularidade na elaboração e financiamento das políticas educacionais singulares, respeitando a diversidade e a especificidade de caso; b. estabelecimento de critérios para o programa de transporte escolar, definidos na Lei do Sistema Público de Educação Básica, com a colaboração do Estado e da União; c. buscar a cooperação do Estado e da União, definida por instrumentos legais, com convênios que explicitem claramente os objetivos comuns para o atendimento da educação básica, sua universalização, a qualidade do ensino e da gestão democrática.

. Assegurar a autonomia didática e pedagógica das escolas, ampliando a autonomia financeira, através do repasse direto de recursos, para pequenas despesas de manutenção ecumprimento de suas propostas pedagógicas.. Apoiar tecnicamente as escolas na elaboração e na execução de seus projetos políticos pedagógicos.. Assegurar, através de convênios, preferencialmente, com as instituições de ensino superior públicas, o processo de formação inicial dos profissionais da educação pública básica municipal de Barra do Garças;. Destinar recursos municipais para financiar a educação especial.

. Desenvolver padrão de gestão que focalize, principalmente, a destinação de recursos para as atividades-fim, a descentralização, a autonomia da escola, a eqüidade, o foco na aprendizagem dos alunos e a participação da comunidade.. Implementar políticas de formação e fortalecimento dos Conselhos Deliberativos Escolares.. Garantir assento junto ao Conselho Municipal de Educação, mediante adequação da Lei ao Plano Municipal de Educação, da entidade de classe vinculada à educação, filiada a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, e da criação das Câmaras de Educação Especial, Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação do Campo, Educação Indígena, ensino superior, educação tecnológica, educação profissionalizante.

. Consolidar e aperfeiçoar o sistema de avaliação do sistema municipal de educação, com a participação efetiva da sociedade, através da implantação do Fórum Permanente de Educação.. Prever recursos para financiar a carreira dos profissionais da educação, mediante a definição de um Plano de Cargos Carreira e Salários, conforme preceitos para a valorização do magistério.. Prever recursos próprios e mediante convênios para a implantação da escola de tempo integral.

. Prever recursos próprios e mediante convênios com o Estado e a União para a implantação de escolas agrícolas do campo, conforme estudo a ser feito.. Definir indicadores qualitativos que possibilitem a avaliação contínua dos Planos Educacionais: Plano Municipal de Educação, Plano Estadual de Educação e Plano Nacional de Educação.. Estabelecer critérios para a estrutura e o funcionamento da Secretaria Municipal de Educação, de forma a atender aos requisitos de política e gestão educacional;

PROF. ODORICO FERREIRA CARDOSO NETO (KIKO) UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT) INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS (ICHS) CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO ARAGUAIA (CUA) – TELEFONES DE CONTATOS – (66) (66) (66)