Jean Pierre Poulain 2003 Sociologias da alimentação: os comedores e o espaço social alimentar [tr. Sociologies de l'alimentation: Les mangeurs et l'espace.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os sentidos sociais Os meios utilizados para analisar o sentido social não se limita a uma única disciplina.
Advertisements

Para abrir as ciências sociais:
Sociologia Matemática e Letras Prof. Dr. Vidal Mota Junior
A INTERAÇÃO SIMBÓLICA George Mead.
Ciência Política e Teoria do Estado Dejalma Cremonese
Epistemologia genética – Jean Piaget
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
Pontíficia Universidade Católica de Goiás
violência. trabalho. cultura. religião. educação política. modernidade
FORMAS E DIMENSÕES DA VIOLÊNCIA 26 E 31/10/2011
SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA WILLIAM CORSARO ALBERTO ALBUQUERQUE GOMES
Indivíduos e sociedade:
Faculdade Dom Bosco SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
ATUALIDADE DOS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
Representações Sociais
Alimentos com alegação Diet e Light
Teoria Psicogenética de Piaget
Blog do curso: edspraca.wordpress.com
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
GÊNERO.
Economia e Mercado 2ª AULA.
O comportamento é uma manifestação do maneirismo e é inteiramente capturado pelos critérios incidentais da arena pública.
Transposição informática e sistema cognitivo
8° ANOS Professor : Rogério Moraes Disciplina: Educação Física Ensino Fundamental II COLÉGIO SANTA CLARA.
Emile Durkheim e o fato social
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Antropologia Conceitos básicos
Para uma visão marxista das relações internacionais
Pierre Bourdieu: habitus, racionalidade e o mercado linguístico
A Psicologia ou as Psicologias
Sociedade de Massa Sociedade em que a grande maioria da população se acha envolvida, seguindo modelos de comportamento generalizados, na produção em larga.
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
Redes Sociais e Obesidade
O QUE SERVIÇO SOCIAL QUER DIZER
1º EM – Durkheim e a Sociologia do Trabalho
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
Os teóricos da Sociologia e suas obras
Consciência /Alienação: a ideologia no Nível Individual. Identidade
Sociologia Por quê?.
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
E.E.E.M Dr Jose Mariano de Freitas Beck - CIEP
Professor: Karina Oliveira Bezerra
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Revolução da tecnologia da informação e a reestruturação do capitalismo introduziram uma nova forma de sociedade, a sociedade em rede. Características:
Émile Durkheim: um dos pais da sociologia moderna
A sociologia como ciência
Conhecimento sobre o corpo: noções de fisiologia
Cultura corporal: DIÁLOGOS ENTRE A EDUCAÇÃO FÍSICA E O LAZER
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
Gestão de Marketing de Moda Consumo Simbólico.. A comunicação esta diretamente ligada com o Consumo. Podemos dizer que o consumo é a adoção de algo que.
1. Martín – Baró cita Merton, autor que contribui para esclarecer e diferenciar o que se entende sobre os conceitos de grupo, coletividade e categorias.
Histórico Alguns Autores:
Texto: Mídia e Produção de modos de Existência Autora: Cecília Coimbra.
Teoria das Representações sociais Serge Moscovici
Marketing Plan Aplicados à Eventos Carlos Dell´Aglio FMU TECNOLOGIA EM EVENTOS TECNOLOGIA EM EVENTOS.
(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
Uso de técnicas qualitativas e quantitativas
Especialização em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social ENSP/FIOCRUZ Comunicação, Informação, Território e Redes Regina Maria Marteleto Laces/Icict/Fiocruz.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Faculdade de Ciências Médicas Liga de Oncologia Alimentando Saúde Uma alimentação saudável deve ser: Variada:
COAÇÃO E COOPERAÇÃO Jean Piaget Coação - transmissão social
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Pierre Bourdieu - O poder simbólico
Flávia Motta Representações Sociais do Desenvolvimento Humano Flávia Encarnação Motta Mestranda do PPGP - UFES UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PROGRAMA.
Transcrição da apresentação:

Jean Pierre Poulain 2003 Sociologias da alimentação: os comedores e o espaço social alimentar [tr. Sociologies de l'alimentation: Les mangeurs et l'espace social alimentair] Aonde é que (já) encontramos o conceito de «espaço social»?

Índice de massa corporal O IMC é determinado pela divisão da massa do indivíduo pelo quadrado de sua altura, onde a massa está em quilogramas e a altura está em metros. Exemplo de IMC. Para uma pessoa com 73 quilogramas de massa e 1,73 metros de altura, teremos:

IMCClassificação < 16Magreza grave 16 a < 17Magreza moderada 17 a < 18,5Magreza leve 18,5 a < 25Saudável 25 a < 30Sobrepeso 30 a < 35Obesidade Grau I 35 a < 40Obesidade Grau II (severa) ≥ 40Obesidade Grau III (mórbida) Índice de massa corporal

Prevalência da obesidade como % da população total (IMC acima de 30) – Adulto com 20 anos ou mais com IMC acima de 30 The Economist 26 Dezembro 2012

Prevalência da sobrepeso como % da população total (IMC acima de 25)

Dois terços dos americanos adultos estão acima do peso (IMC > 25). É «preocupante» que 36% dos adultos e 17% das crianças estejam não apenas acima do peso, mas obesas, com um IMC de ao menos 30 (por exemplo, pesam 92 quilos ou mais com 1,75 de altura). No Reino Unido, 25% de todas as mulheres são obesas (24% dos homens). Brasil em 2008, 53% em acima de IMC 25. China, 25% estão acima de IMC 25. The Economist 26 Dezembro 2012

Uma abordagem Uma abordagem marxista (?). 2. Uma abordagem funcionalista (?) 3. Uma abordagem [interacionista] (?) 4. Uma abordagem [sistêmica] (?) 5. Uma abordagem [fisiológica] (?) 6. Uma abordagem [...]

«Alimento-signo» | 1 Segundo Fischler (1980; 1988), o ato de «incorporação de alimentos» é uma das bases do processo de identificação, porque está associado a uma representação que Fishler define como contaminação analógica, ou seja, a de que certas características do alimento se transferem para o comedor. Incorporação é «(...) a ação através da qual a comida atravessa a fronteira entre o mundo e o “self”, entre o fora e o dentro de nosso corpo». Portanto, a incorporação do alimento seria consubstancial à conformação do próprio corpo, não somente do ponto de vista biológico, mas também simbólico («alimento-signo») uma vez que o consumo alimentar é também um processo no qual se metabolizam identidades. FISCHLER, Claude. (1980), "Food Habits, Social Change and the Nature/Culture Dilemma". Social Science Information, n° 19/ _______. (1988), "Food, Self and Identity". Social Science Information, n° 27/

Por outro lado, no consumo do alimento-signo está em jogo também um processo de distinção e de classificação social (Bourdieu, 1979). Entretanto, segundo Fischler (1980; 1988) tal classificação social não pode ser construída linearmente, como se a uma classe social correspondesse um repertório de produtos, e a estes alguns significados sociais específicos, como se cada produto conotasse uma pertinência social. A significação é constituída por projeções, imaginários, mitos, que não têm necessariamente uma equivalência estrutural de classe. De certa forma, os produtos-signo desafiam as equivalências estruturais, implodem por dentro das classes sociais e por fora delas. «Alimento-signo» | 2 BOURDIEU, Pierre. (1979), La distinction. Critique sociale du jugement. Paris, Minuit.

Tecnologias de produção de sentido | 1 Uma vez que os produtos que circulam no mercado são suportes de significações, algumas questões acerca de onde se origina e de como se desenvolve o processo de significação são suscitadas. Uma corrente de reflexão em torno dessa temática foi a "sociologia da mass media", na década de 60. Essa corrente teórica considerava que, no capitalismo avançado, os meios de comunicação de massa constituíam centros privilegiados de difusão de ideologia e de suporte do consumismo. Nessa visão, a publicidade era considerada como um imperativo categórico, detentora do monopólio da produção de signos, e o consumidor era representado como seu apagado reflexo: ocupava o lugar do passivo, em uma relação de dominação simbólica.

Tecnologias de produção de sentido | 2 O que se observa atualmente é que alguns produtos industriais, especialmente os alimentos, são produzidos extensiva e intensivamente como signos, a partir de uma diversidade de dispositivos que denominamos tecnologias de produção de sentido. Esses dispositivos são instrumentos, métodos e técnicas que visam a criação, a planificação e o ordenamento de mensagens e imagens (produtos-signo) que circulam no mercado. Identificamos três tecnologias de sentido – “tecnologia da imagem”, “tecnologia da forma”, e “tecnologia de ambiente” – que forjam três dimensões do produto-signo: a publicidade, a embalagem e o espaço de venda.

A «representação social» dos alimentos A «representação social» é a construção mental da realidade, que possibilita a compreensão e organização do mundo, bem como orienta o comportamento. Os elementos da realidade, os conceitos, as teorias e as práticas são submetidos a uma reconstituição a partir das informações colhidas e da bagagem histórica (social e pessoal) do sujeito, permitindo, dessa forma, que se tornem compreensíveis e úteis. Nesse processo, as representações sociais tornam um objeto significante, introduzindo-o num espaço comum, digerindo-o de forma a permitir sua compreensão e sua incorporação como recurso peculiar ao sujeito. Existe uma «representação social» dos alimentos DURKHEIM, ÉMILE Pp. 466, 467, , , and in The Elementary Forms of Religious Life. New York: Free Press, 1933, SPINK, Mary Jane P.. O conceito de representação social na abordagem psicossocial. Cad. Saúde Pública [online]. 1993, vol.9, n.3

As «representações sociais» As representações sociais, segundo definição clássica apresentada por Jodelet (1985), são: socialmente elaboradas e compartilhadas, contribuem para a construção de uma realidade comum, que possibilita a comunicação; são, essencialmente, fenômenos sociais que, mesmo acessados a partir do seu conteúdo cognitivo, têm de ser entendidos a partir do seu contexto de produção; ou seja, a partir das funções simbólicas e ideológicas a que servem e das formas de comunicação onde circulam. JODELET, D., La representación social: Fenómenos, concepto y teoría. In: Psicologia Social (S. Moscovici, org.), pp , Barcelona: Paídos.

As «representações sociais» As representações sociais, segundo definição clássica apresentada por Jodelet (1985), são, consequentemente, formas de conhecimento que se manifestam como elementos cognitivos — imagens, conceitos, categorias, teorias —, mas que não se reduzem jamais aos componentes cognitivos. JODELET, D., La representación social: Fenómenos, concepto y teoría. In: Psicologia Social (S. Moscovici, org.), pp , Barcelona: Paídos.

«Habitus» e «Habitus» alimentar Bourdieu (1983), ao definir o conceito de «habitus», considera esse movimento dialético de interiorização da exterioridade e exteriorização da interioridade. Para ele, o «habitus», é: «um sistema de disposições duráveis, [...] predispostas a funcionar como estruturas estruturantes, isto é, como princípio gerador e estruturador das práticas e das representações...» (p. 61). Logo, o conceito de «hábito alimentar» BOURDIEU, Pierre. Esboço de uma teoria da prática. In: Ortiz, Renato (org.). Pierre Bourdieu, 1a. ed., São Paulo: Ática, p