Financiamento e Gestão da Infraestrutura de Transportes do Brasil “Aeroportos e Multimodalidade“ 08/07/2013 Cleveland Prates Teixeira São Paulo, 19 de.

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Financiamento e Gestão da Infraestrutura de Transportes do Brasil “Aeroportos e Multimodalidade“ 08/07/2013 Cleveland Prates Teixeira São Paulo, 19 de agosto de 2012

Agenda para reflexão Princípios básicos O “Estágio da Arte” da infraestrutura aeroportuária Modelos de gestão Modelos de regulação O modelo de concessões proposto pelo governo Fontes de financiamento

Princípios básicos “Não existe almoço grátis” –alguém sempre paga a conta Toda escolha implica a presença de custo de oportunidade –escolher a aplicação de determinado recursos em um setor implica abrir mão de redireciona-lo para outro. A inteligência está em aprender com os erros dos outros e evita-los, e não resolve-los –Que tal olhar a experiência internacional? O que interessa para a sociedade é um modelo eficiente –Combinação de melhor qualidade e menor preço possíveis

O Estágio da arte Desregulamentação relativamente recente do transporte aéreo Forte crescimento da demanda Baixo investimento no setor aeroportuário Problemas de gestão, inclusive no tráfego aéreo

O Estágio da arte Fonte: The Global Competitiveness Report, edições / /

O Estágio da arte Fonte: dados obtidos no World Competitiveness Yearbook/IMD

Modelo de Gestão Possíveis formas de prestação do serviço

Modelo de Gestão Não há consenso e a experiência internacional mostra as mais diferentes situações A experiência internacional permite concluir muito pouco

Modelo de Regulação Modelo estável de regulação é fundamental para se estimar o retorno do negócio. Devemos lembrar que o aeroporto é um empresa multiserviço, e, portanto, pode obter sua receita com a composição de vários preços –Serviços aeroportuários –Serviços ancilares A questão é como a empresa via escolher sua cesta de preços para os serviços e qual o papel do regulador. –“Single till” (todas as receitas entra na definição da tarifa aeroportuária –“Dual till” (só considera as receitas aeronáuticas)

Modelo de Regulação A experiência internacional também não é conclusiva sobre qual o mais eficiente e que atrai maiores investimentos. –A análise deve considerar cada caso (inclusive as diferenças entre aeroportos congestionados e outros com excesso de oferta). Em termos tarifários, também há uma tendência a encontrar maior aplicação de modelos preço teto (ex: UK) –Em alguns casos há ajustamento pela qualidade (França) –Em outros há acordo de repartição de receita (Alemanha) O caso da Austrália e Nova Zelândia é emblemático: mais próximo a uma espécie de monitoramento e estímulo a negociação

Modelo de concessão proposto Princípio de estímulo à concorrência no mercado (entre aeroportos) Restrição a entrada de operadores com experiência operacional inferior a 35 milhões de passageiros ano Elevação da exigência de participação de capital do operador aeroportuário no consórcio Manutenção da Infraero com participação em todos os aeroportos

Modelo de Concessão proposto Problemas –Pouca ênfase à concorrência pelo mercado (pelo direito de administrar), assumindo que determinados aeroportos concorrem ou concorrerão entre si, sem nenhuma evidência minimamente clara. –Não há razão justificável para se definir uma exigência tão elevada para operação nos aeroportos do Galeão e Confins –Problema de concorrência relacionado ao fato de que a Infraero permanece com participação tendo direito a veto sobre decisões mercadologicamente relevantes e acesso a todas as informações

Fontes de financiamento Programa de apoio à construção de aeroportos regionais. –Aporte de 7,3 bilhões de reais em recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC) para investir em 270 aeroportos menores, que servem cidades com população inferior a um milhão de habitantes. –Que tal estudar o caso espanhol? –Será que PPP não pode ser uma alternativa em boa parte dos casos Excessivamente centralizada no BNDES –Por que não temos um mercado de financiamento de longo prazo no país? –Será que o BNDES não reproduz o “Dilema de Tostines”? Fato é que estamos concentrando muito das nossas expectativas em financiamento público

Cleveland Prates Teixeira Muito obrigado!