Administrador Público – CRA/DF

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégia de Desenvolvimento Integrado
Advertisements

Lei Estadual de Acesso à Informação 2ª. Reunião Técnica do Conselho Nacional de Órgãos de Controle Interno – CONACI.
Controladoria Geral do Estado de Alagoas
SICONV Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasses
RELATÓRIO FINAL SÍNTESE DAS INFORMAÇÕES MUNICIPAIS.
Procedimentos Gerais Necessários à Regulamentação da LAI no Município
PLANO DE GESTÃO.
MODELO DE GESTÃO PÚBLICA PARTICIPATIVA
PACTO PELA VIDA EM DEFESA DO SUS E DE GESTÃO
Papel de Coordenadores e Técnicos na Execução das Ações no PBSM.
BARRACÃO INDUSTRIAL.
Fortaleza, 23 e 24 de maio de 2005
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE JOINVILLE/SC.
AUDIÊNCIA PÚBLICA.
ORGANOGRAMA GERAL PREFEITO MUNICIPAL CONSELHOS MUNICIPAIS
ASPECTOS JURÍDICOS RELEVANTES DAS OSCIPS E ORGANIZAÇÕES SOCIAIS
TIPOS DE ESTRUTURAS DAS ENTIDADES DO TERCEIRO SETOR
Contexto de atuação do CME
1. TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SERGIPE OS CONSELHEIROS DO FUNDEB NO ACOMPANHAMENTO DA GESTÃO PÚBLICA.
DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
V Congresso CONSAD de Gestão Pública
SEAGRI PONTOS RECORRENTES EM MATÉRIA DE CONVÊNIOS.
Agem Campinas 22/10/12 O CEPAM E O PROJETO DE TRANSIÇÃO Relação com municípios: conhecimento das dificuldades de uma nova gestão e da transição Respeito.
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 3º QUADRIMESTRE DE 2009 Elaborado pela: Controladoria Geral do Município Controladoria Geral do Município Secretaria.
CONVÊNIOS José Domingos Coelho Carlos Roberto da Silveira
Câmara Municipal de Olímpia Lei de Diretrizes Orçamentárias 2010
TRANSIÇÃO DE GOVERNO MUNICIPAL
PRESTAÇÃO DE CONTAS NOVEMBRO/14
TÍTULO DA APRESENTAÇÃO AQUI
AUDIÊNCIA PÚBLICA AGOSTO 2013
COLEGIADO MICRORREGIONAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA AMOSC Locenir de Moura Assessora em Educação
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 2º QUADRIMESTRE DE 2008 Elaborado pela: Secretaria Municipal de Secretaria Municipal de Fazenda Fazenda Secretaria.
Inventário de bens móveis Fórum Procedimentos sugeridos para as Unidades Descentralizadas Inventário Rotativo e Final ou Anual.
Lei Orçamentária Anual - LOA
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE GABINETE DO SECRETÁRIO ASSESSORIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO Curso de Capacitação Tema: Elaboração de Projetos Palestrantes:
1 LEI DO ORÇAMENTO ANUAL - LOA Os orçamentos anuais estabelecem a previsão de receita e fixação da despesa para o período de um ano, denominado exercício.
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 3º QUADRIMESTRE DE 2005 Elaborado pela: Secretaria Municipal de Secretaria Municipal de Fazenda Fazenda Secretaria.
Câmara Municipal de Roseira Audiência Pública Projeto de Lei nº 09/2015.
II SEMINÁRIO INTERNO: Prestação de Contas de Transferências de Recursos Municipais.
Escritório de Projetos
Plano Plurianual - PPA Governo do Estado de Roraima
Oficinas Transição de Governo
AUDIÊNCIA PÚBLICA 2º QUADRIMESTRE DE 2013
Prefeitura Municipal de Erechim
Ministério da Educação
Mapeamento de Processos
MSc. FERNANDO ANTONIO CABRAL DE SOUSA JUNIOR ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICO.
Prefeitura Municipal de Pinhais
PRESTAÇÃO DE CONTAS SETEMBRO/15. INDICE RELATÓRIO DE ATIVIDADES ATENDIMENTO  P.A. – ADULTO & PEDIATRIA  INTERNAÇÕES PRESTAÇÃO DE CONTAS FINANCEIRO 
Transparência Ativa: principais pontos. O Decreto 7.724/2012 (Art. 7º) estabelece um conjunto mínimo de informações que devem ser publicadas nas seções.
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
Secretaria Municipal de Planejamento Governamental e Orçamento Secretária Geral Diretoria de Planejamento e Orçamento Gerência de Convênios Gerência de.
Audiência Pública 3º Quadrimestre 2015 Leonardo Rodrigues de Sousa Contador 26 de fevereiro de 2016 Leonardo de Oliveira Secretario da Fazenda.
INSTRUÇÃO NORMATIVA 07/2012 ORLANDO ALVES DA SILVA Auditor Substituto de Conselheiro.
Município de Guarapuava Secretaria de Habitação e Urbanismo Planejamento Plano Diretor Plano de Ação e Investimentos Atualização
Orientações sobre os Sistemas Corporativos do Estado.
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
O SISTEMA SAGRES E SUA VANTAGEM PARA O SERVIÇO PÚBLICO – CONS. RONALD POLANCO RIBEIRO.
1 TRANSFERÊNCIAS GOVERNAMENTAIS CONVÊNIOS Sérgio Araújo TCU - SECEX-GO.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
twitter.com/funasa Poços de Caldas, 26 de maio de 2015 Seminário 4 Planejamento e Gestão Implantação.
Principais Irregularidades detectadas pelo Tribunal de Contas do Estado na fiscalização do FUNDEB Palestrante: Diretora de Controle Externo do TCE Dilce.
SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL
Finanças e Planejamento Público Ementa. PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO PÚBLICO 1.Fundamentos e princípios orçamentários 2.Aspectos constitucionais do orçamento.
PARECER CNE/CP Nº Experiências dos estados do Acre, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul,. No caso do Rio Grande do Sul, foram institucionalizados.
PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTIM Secretaria de Finanças AUDIÊNCIA PÚBLICA, para apresentar a LOA para o exercício de 2015.
Central: Secretaria de Estado da Administração. Normativo: Diretoria de Gestão Patrimonial. Setorial Regional: Gerências de Administração ou equivalentes.
PREFEITURA MUNICIPAL DE SINOP Lei Orçamentária Anual
 Subvenções  Auxílios  Contribuições. 1) Necessidade do serviço 2) Apresentação do Plano de Trabalho 3) Identificação da modalidade das despesas (auxílio,
Transcrição da apresentação:

Administrador Público – CRA/DF 013.515 SÉRIE GESTÃO PÚBLICA Módulo I TRANSIÇÃO DE GOVERNO MUNICIPAL Roberto Amaro Sobrinho Administrador Público – CRA/DF 013.515 E-mail: roberto.amaro@yahoo.com.br Tel.: (61) 8122.5853 (Tim) Apoio aos novos Prefeitos Esta obra intelectual é protegida pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610/98) Proibida qualquer reprodução ou publicação sem autorização expressa do autor.

Apoio aos novos Prefeitos Série Gestão Pública Apoio aos novos Prefeitos Transição de Governo Municipal 2012/2013

Importância da Transição A transição governamental é uma demonstração de maturidade do processo democrático A transição facilitará ao novo governo dar continuidade aos atuais programas em desenvolvimento no município A transição permite ao Prefeito eleito o acesso a informações antes da sua posse, isso facilita a montagem da nova equipe e do novo plano governo

Permitir ao Prefeito eleito, antes da sua posse Objetivo da Transição Permitir ao Prefeito eleito, antes da sua posse Conhecer os projetos em desenvolvimento no município Conhecer os assuntos que precisam de providências nos cem primeiros dias do novo governo municipal Receber do Prefeito atual os dados e informações para elaboração do programa do novo governo

Processo de Transição 1ª Fase: Instalação (Decreto do Prefeito) Decreto do Prefeito atual Data de início (Exemplo.: 21/11/2012) Data de encerramento (Exemplo.: 21/12/2012) Indicação da finalidade Local de funcionamento Composição da equipe de transição (representantes)

Composição da Equipe de Transição: Processo de Transição Composição da Equipe de Transição: Representantes do Prefeito atual Coordenador Secretário de Finanças Secretário de Administração Contador do Município Representantes do Prefeito eleito Futuros Chefe de Gabinete, Secretário de Planejamento e Finanças, Secretário de Administração e Contador.

Processo de Transição 2ª Fase: Apresentação de Relatórios Todas as secretarias da prefeitura devem apresentar relatórios à equipe de transição Exemplo: Secretaria de Planejamento e Finanças Secretaria de Obras e Infraestrutura Secretaria de Educação Secretaria de Saúde Secretaria de Ação Social Secretaria do Esporte e Cultura Secretaria de Segurança etc.

Processo de Transição Relatórios (conteúdo): Estrutura da secretaria: Organograma indicando assessorias, diretorias, departamentos e setores Competência de cada área indicada no organograma (descrição sucinta) Nomes, endereços e telefones dos gerentes e chefes Relação dos órgãos e entidades federais, estaduais e ONGs com os quais a secretaria tem relacionamento Lista das principais ações e projetos elaborados pela secretaria - finalizados e em execução

A equipe de transição deve ter acesso à: Processo de Transição 3ª Fase: Acesso a Informações A equipe de transição deve ter acesso à: PPA, LDO e LOA, inclusive anexos e demonstrativos Contas Bancárias (banco, agência e conta) e saldos Contas Públicas: Restos a pagar e dívidas Contratos de obras e serviços em execução Contratos de Consórcios Municipais Contratos de Convênios e Termos de Repasse Valores médios mensais das transferências federais Constitucionais, Fundo a Fundo, Royalties, FUNDEB, SUS

Processo de Transição 3ª Fase: Acesso a Informações (cont.) Inventário de dívidas e créditos Relação atualizada dos bens patrimoniais e levantamento dos bens de consumo no almoxarifado Quadro de servidores da prefeitura Comprovantes de regularidade do CAUC (LRF) Ações e projetos em execução, finalizados, interrompidos ou aguardando implementação Assuntos que precisam de providências nos cem primeiros dias do novo governo municipal Outros assuntos objeto de processos administrativos ou judiciais

Processo de Transição 3ª Fase: Acesso a Informações (cont.) Conteúdo das Informações Cedidas: Indicação das fontes de recursos das ações e projetos realizados e em execução Prazos de vigência de convênios, contratos e financ. Razões da suspensão das obras ou serviços Situação da Prestação de Contas dos convênios, contratos de repasse e financiamentos Indicação do número do processo

Processo de Transição 4ª Fase: Realização das Reuniões de Trabalho Deve ser feito um cronograma de trabalho As reuniões devem ser registradas numa ata Conteúdo das Atas: Data da reunião Nomes dos participantes Assuntos tratados Informações solicitadas Cronograma de atendimento das demandas

Continuidade dos Projetos É fundamental que a atual gestão municipal repasse à equipe de transição todas as informações das ações e projetos em execução com recursos federais, estaduais e privados Convênios, Contratos de Repasse e/ou Financiamentos

Aspectos Importantes As informações devem ser fornecidas na forma e prazo que assegurem o cumprimento dos objetivos da transição Deve ser fornecido o apoio técnico e administrativo necessário ao desempenho das atividades da equipe de transição Deve ser vedada a utilização da informação recebida pela equipe de transição para outras finalidades

Aspectos Importantes – cont. Deve ser proibida a retirada de documentos, equipamentos ou outros bens dos órgãos municipais pela equipe de transição Eventuais informações protegidas por sigilo só poderão ser fornecidas pela atual gestão na forma prevista na legislação

Sr. Prefeito, desejo-lhe êxito em sua gestão municipal!!! Roberto Amaro Administrador Público Tel. (61) 8122.5853 (Tim) E-mail: roberto.amaro@yahoo.com.br Brasília/DF