PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PDI 2014-2018.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Audiência Pública na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal Henrique Paim Ministro de Estado da Educação Brasília, abril de 2014.
Advertisements

Principais resultados do Censo da Educação Superior 2014 BRASÍLIA – DF | NOVENBRO 2015 Censo da Educação Superior 2014.
PÚBLICO ALVO O curso é destinado a professores que estejam atuando com o Ensino de Música na Educação Básica. Objetivos Analisar e discutir os pressupostos.
PLANO DE EXPANSÃO DA UFGD 2011/2020 Plano Nacional de Educação Projeto de Lei nº 8035/2010.
Edivaldo Moura (91) Coordenação Geral de Educação Superior.
A vida de um curso Departamento de Ensino Superior.
Diretoria de Avaliação da Educação Superior – DAES 27 de maio de 2014
Processo que ocorre logo após o ingresso da pessoa no serviço público onde são avaliadas sua aptidão, eficiência e capacidade para o desempenho das atribuições.
ETEP – Equipe Técnico-pedagógica: trabalho e conquistas Vânia Nóbile - 4 de Novembro de 2015.
Cadastro de Profissional Escolar em Sala de Aula Censo Escolar 2016 SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS DEINF - Departamento de Informação e Monitoramento CIMA.
A CPA ESAMC tem como objetivo implementar o processo de auto avaliação da ESAMC de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Sistema Nacional da Educação.
Antes de decidir, pense no estudante. Audiência Pública nº 02/2014 Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES Diretoria de Regulação.
CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR (OU CONSELHO ESCOLAR) ESPAÇO PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA FULANO DE TAL GERED DE
Lei nº (14/04/04) Institui o SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior). Integra três modalidades de avaliação: Avaliação das.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
Coordenações Gerais da Educação Básica e da Diversidade/PROEN Coordenadora: Gleice Isaura
E STÁGIO : LEGISLAÇÃO CBD Estágio Supervisionado em Unidades de Informação 2. semestre 2014 Profa Dra. Vânia Mara Alves Lima 1.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR - SINAES SEMINÁRIOS NACIONAIS DO ENADE BRASÍLIA, JUNHO DE PROVA DO ENADE DE NOVEMBRO DE.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
Avaliação Acadêmica Institucional Uma Visão Geral.
Aluno- equivalente PROEN Reunião de Diretores em Castanhal Dezembro de 2015.
Projeto de Lei nº 8084/2014 Audiência Pública realizada na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados em 15 de abril de 2015.
Formação de Recursos Humanos para Ciência, Tecnologia e Inovação, com especial enfoque para o Programa Ciências sem Fronteiras Isaac Roitman Núcleo de.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
IMPLANTAÇÃO – NOVOS CURSOS DEPARTAMENTO DE ENSINO – BASILIO FECHINE ABRIL 2016 Basílio Rommel A. Fechine.
Audiência Pública PLS 284/ 2012 Prof. Rodolfo Pinto da Luz Dirigente Municipal de Educação de Florianópolis/ SC Secretário de Comunicação da Undime.
Fonte: Pesquisa Nacional realizada pelo Conselho Federal de Administração O PERFIL, A ATUAÇÃO E AS OPORTUNIDADES DE TRABALHO PARA O ADMINISTRADOR PROFISSIONAL.
- Contribuir para a formação continuada de docentes do ensino fundamental e médio, visando à melhoria do Ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental.
COMISSÃO DE ESTUDO SOBRE IMPLANTAÇÃO DO HORÁRIO DE TRABALHO PEDAGÓGICO – LEI 11738/2008.
PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO SST.
I ENCONTRO DAS EQUIPES PEDAGÓGICAS Novembro/2015 PROEN.
Ministério da Educação Meta 15 do PNE Formação de Professores Outubro de 2015 Meta 15 do PNE Formação de Professores Outubro de 2015.
Seminário “O PNE e o futuro da Educação Brasileira" Luiz Dourado CNE.
Instrutivo para Recrutamento e Seleção da Equipe Regional 2011 PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA – PIP/CBC IMPLEMENTAÇÃO DOS CBC – ANOS FINAIS DO ENSINO.
AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA.
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
Panorama (rápido) da Educação Básica no Brasil O desafio da equidade Brasília, 11 de abril de 2012.
+ Resultado CPC CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO.
Em 1909, o Presidente Nilo Peçanha criou 19 escolas de aprendizes artífices; Estas escolas tinham um caráter assistencialista e eram destinadas a “amparar.
Formação de Professores e Gestores Jean Marc G. Mutzig Diretor DED/CAPES Brasília/DF, 07/07/2015 Câmara dos Deputados Comissão de Educação.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
Universidade Federal do Pará Instituto de Letras e Comunicação Faculdade de Letras Disciplina: Política e Legislação Educacional Prof.ª Sônia Rodrigues.
COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
PRODUÇÃO INTELECTUAL NA UFRGS Capacitação no Uso do SABi
PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL.
“Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e a Lei n° , de 25 de junho de 2014,
BEM – VINDOS AO CUCA. O que é o Cuca? O Curso Unificado Campus de Araraquara( CUCA) surge em 1994, como Programa de Extensão Universitária, para atender.
O PROFISSIONAL DO FUTURO A Formação do Químico Brasilia, 17 novembro de 2004 Marcio Miranda Santos (CGEE) Luiz Roberto Liza Curi (UNIEURO) Paulo Cesar.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
O PPP e a construção de PPCs no IFPA Elinilze Guedes Teodoro - PROEN.
Conselho Universitário – CONSUN Promoção e Acesso à classe E e à classe de Titular Promoção à Classe E (Titular): Ensino Superior Acesso à Classe de Titular:
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Orientação Facudade de Ciências da Saúde do Trairi-FACISA Orientação Acadêmica- FACISA.
O QUE É UM CURSO SEQÜENCIAL? Os cursos seqüenciais são cursos de nível superior sem o caráter de graduação. O que se busca ao definir-se um curso seqüencial.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Superior Maio de
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL UFRN – Campus Natal Setembro – 2013.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
DOCÊCIA NA UNIVERSIDADE MARCOS MASETTO (ORG.). Professor universitário O professor universitário é um profissional da educação na atividade docente. Mas.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
Formação Acadêmica do Profissional de Secretariado Profa. Ivone Maria Bruno.
MATRÍCULAS 2012/2013 CRONOGRAMA DETALHADO. AGOSTO Elaboração e aprovação dos cronogramas para processo de matrícula Elaboração e aprovação dos cronogramas.
Júlio Gregório Secretário de Estado da Educação do Distrito Federal SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Campus Capão do Leão Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos Curso de Licenciatura em Química Recepção.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ ESCOLA DE VERÃO LEIS EDUCACIONAIS Iracema Pinho
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
Conselho Estadual de Educação (CEE) Regime de Colaboração entre os Sistemas de Ensino de Mato Grosso do Sul EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA REUNIÃO COM CONSELHO FECAM SECRETÁRIO MARCO TEBALDI LAGES, 16 JUNHO DE 2011.
Trabalho Docente no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR Imagem fonte:
2016 Avaliação Interna – Autoavaliação 2015 Catanduva Cubatão Guarulhos Hortolândia Itapetininga Jacareí Matão Piracicaba Presidente Epitácio Registro.
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA Relatório de Autoavaliação Institucional Referência: exercício de 2016 CÂMPUS SUZANO Endereço: Av. Mogi da Cruzes,
Transcrição da apresentação:

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PDI

O que é o PDI?  O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é um documento que define a missão da Instituição e as estratégias para atingir as metas e objetivos, abrangendo um período de cinco anos. Faz parte do PDI a elaboração do Projeto Político Pedagógico e da sua Organização Didático-Pedagógica. 

PDI no câmpus São José dos Campos  Portaria 3.867, de 05 de agosto de 2013 (Criação da Comissão para Elaboração do PDI câmpus São José dos Campos);  Reuniões no câmpus;  Audiências públicas;  Assembleia Geral - 18/03/2014;  Publicação do PDI – 25/03/2014;  Aprovação pelo Conselho Superior – 15/04/2014;  Portaria nº SJC.0042/2015 de 02 de junho de 2015 (Criação da Comissão Local do PDI câmpus São José dos Campos);  Membros:  Edna de A. S. C. Pena (Representante do Sociopedagógico);  Jéssica C. P. da Silva (Representante dos Técnico-administrativos);  Luís C. P. Videira (Representante dos Docentes);  Rosalina da Silva (Representante dos Discentes).

Balizadores  Lei , de 29 de dezembro de 2008;  Art. 8º No desenvolvimento da sua ação acadêmica, o Instituto Federal, em cada exercício, devera garantir o mínimo de 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para atender aos objetivos definidos no inciso I do caput do art. 7º desta Lei, e o mínimo de 20% (vinte por cento) de suas vagas para atender ao previsto na alínea b do inciso VI do caput do citado art. 7º.  Art. 7  I – ministrar educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos;  VI – ministrar em nível de educação superior:  b) cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, com vistas na formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, e para a educação profissional;

Balizadores  COM. nº 017/2013 – RET;  Sobre a oferta de vagas:  Esclarecemos que os percentuais acima deverão ser respeitados por campus, ressaltando que, dentro dos 50% da educação profissional de nível médio, devem constar a oferta do PROEJA (Decreto n° 5.840/2006), cujo percentual e de 10% (dez por cento), no geral, do total de vagas ofertadas.  Sobre o quantitativo de servidores:  0 Ministério da Educação (MEC) sinaliza que a distribuição será feita da seguinte maneira:  Campi Barretos, São Roque, Suzano, Presidente Epitácio, Caraguatatuba, Araraquara, São João da Boa Vista, Capivari, Votuporanga, Birigui, Bragança Paulista, Campos do Jordao, Piracicaba, Catanduva, Guarulhos, Itapetininga, Boituva, Saito, Campinas, São Jose dos Campos, Registro, Matão, Jacareí, Hortolândia, Avaré e São Carlos: 45 técnicos administrativos e 70 docentes.  Sobre a relação professor/aluno:  É de 01 (um) professor para 20 alunos, conforme o Termo de Acordo de Metas e Compromissos, celebrado entre o MEC e o IFSP em 2011.

PDI – Tabelas do câmpus São José dos Campos Nome do cursoHabilitaçãoModalidade Quantidade de Turno(s) de funciona- mento Local de funcionamento Ano previsto para solicitação alunos/ turma turmas Técnico em Eletrotécnica TécnicoConcomitante401Vespertino São José dos Campos 2/2014 Técnico em Eletrotécnica TécnicoConcomitante401Noturno São José dos Campos 2/2014 Técnico em Automação Industrial TécnicoPROEJA401* São José dos Campos 1/2017 Tabela I (A) – Programa ç ão de abertura de cursos t é cnicos (integrado, concomitante e EJA). Nome do cursoHabilitaçãoModalidade Quantidade de Turno(s) de funciona- mento Local de funcionamento Ano previsto para solicitação alunos/ turma turmas Engenharia ElétricaBacharelPresencial401* São José dos Campos 1/2015 Engenharia MecânicaBacharelPresencial401* São José dos Campos 2/2015 Licenciatura em FísicaLicenciaturaPresencial401Noturno São José dos Campos 1/2016 Licenciatura em Matemática LicenciaturaPresencial401Noturno São José dos Campos 2/2016 Tabela I (B) – Programa ç ão de abertura de cursos de gradua ç ão (bacharelado, licenciatura e tecn ó logo). * A defini ç ão do turno de funcionamento ser á discutida com as á reas envolvidas.

PDI – Tabelas do câmpus São José dos Campos Nome do cursoModalidade Quantidade de Turno(s) de funciona- mento Local de funcionamento Ano previsto para solicitação alunos/ turma turmas Engenharia 3Lato sensu201* São José dos Campos 2/2016 Tabela II – Programa ç ão de abertura de cursos de p ó s-gradua ç ão (lato e stricto sensu). * A defini ç ão do turno de funcionamento ser á discutida com as á reas envolvidas.

Alterações no PDI do câmpus São José dos Campos  Datas de abertura dos cursos;  Cursos ofertados:  Bacharelado em Engenharia Elétrica para Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação;  Licenciatura em Física para Licenciatura em Química;  Exclusão da pós-graduação.

Novas discussões  Adequações do PDI;  Curso Técnico Integrado;  Informações: 

Convite  Discussão sobre o PDI do câmpus São José dos Campos com a participação da PRE e da Comissão Central do PDI;  Data: 26/06/15;  Horário: 17h;  Local: Auditório.