ARRANJO FÍSICO ESTUDO DE LAYOUT.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BENCHMARKING.
Advertisements

Estudo de Layout Prof. Virginia OSM03.
ESTUDO E ANÁLISE DO TRABALHO
Administração da Produção e Operações
Recrutamento e Seleção de Pessoal.
Arranjo Físico.
Sistema de Informação Gerencial
Arranjo físico (layout)
Qualidade Total.
Organização, Sistemas e Métodos
A INFLUÊNCIA DO LAYOUT NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Algumas definições Organização Sistema Atividade Processo
PLANEJAMENTO DE LAYOUT ADMINISTRATIVO
LAYOUT.
ARRANJO FÍSICO Definição : é a disposição de máquinas, equipamentos e serviços de suporte em uma determinada área, com a finalidade de minimizar o volume.
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS Aula 14
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS Aula 05
Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciano Costa.
Professora: Desiree Blum Menezes, MSc. (Fundamentos da Administração)
Processos e Layouts Produtivos
Conceitos e Técnicas de Gestão de Estoques
Estudo de Layout.
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
Abrangência do Planejamento
Arranjo Físico - Layout

ARRANJO FÍSICO Definição : é a disposição de máquinas, equipamentos e serviços de suporte em uma determinada área, com a finalidade de minimizar o volume.
ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL
Levantamento das necessidades de treinamento
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS E A GERAÇÃO DE INFORMAÇÕES DECISORIAIS Prof. Luiz da Guia.
Arranjo físico (layout)
Planejamento e controle da cadeia de Suprimentos
Layout OS&M Layout.
Organização, cooperação e motivação
Estudo e Distribuição do Trabalho
Estratégia de Operações
Fluxograma de Comunicação
Leiautes.
TREINAMENTO – TODAS AS ÁREAS
Kk Kk TREINAMENTO 5S 2010.
ATIVIDADES DE EXECUÇÃO DA AUDITORIA
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
ADM005 – Organização, Sistemas e Métodos Professora Michelle Luz
Organização, Sistemas e Métodos Formulários
Unidade III Fluxogramas
PROCESSOS DE TREINAMENTO
Arranjo físico (layout)
Prof. MSc. Cláudio Cabral
LAYOUT.
Administração da Produção e Operações
Disciplina O&M / Professora Beth
Técnica de Elaboração de Lay-out
SISTEMA SLP (SYSTEMATIC LAYOUT PLANNING)
OSM Organização, Sistemas e Métodos
Planejamento da Movimentação de Mercadorias: Estratégia Logística
Manuais Administrativos
Disciplina: TGA Professora: Sandra Mara Tenchena Autor: Idalberto Chiavenato Profª Ms. Sandra Mara Tenchena.
COMO INTRODUZIR A ERGONOMIA NA EMPRESA
Administração de Materiais Professor Carlos Eduardo
SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO
Formulários.
INSTRUMENTOS E FERRAMENTAS
ERGONOMIA AULA 6: “O POSTO DE TRABALHO”.
Prof.ª: Suziane Antes Jacobs
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Organização, Sistemas & Métodos Fluxogramas AULA 07
Módulo de Gestão de Operações e Logística II Msc. Renata Quemel.
Organização, Sistemas e Métodos II Arranjo Físico (Layout)
ARRANJO FÍSICO ESTUDO DE LAYOUT. INTRODUÇÃO  Abordagem dos aspectos básicos do arranjo físico das organizações;  Arranjo físico adequado proporciona:
Transcrição da apresentação:

ARRANJO FÍSICO ESTUDO DE LAYOUT

INTRODUÇÃO Abordagem dos aspectos básicos do arranjo físico das organizações; Arranjo físico adequado proporciona: maior economia para a empresa, através da boa utilização dos instrumentos de trabalho, do uso otimizado dos equipamentos e do fator humano alocado no sistema.

INTRODUÇÃO Apresenta um dinamismo relacionado à evolução dos sistemas e ao aprimoramento técnico-profissional dos funcionários alocados no sistema; O arranjo físico pode afetar o comportamento das pessoas, pela alteração nos métodos e no processo de trabalho.

OBJETIVOS DO ARRANJO FÍSICO Obter um fluxo eficiente e eficaz de comunicações administrativas dentro da organização; Melhorar a utilização da área disponível da empresa; Obter um fluxo de trabalho eficiente; Facilitar a coordenação e supervisão; Impressionar favoravelmente clientes e visitantes;

OBJETIVOS DO ARRANJO FÍSICO Reduzir a fadiga do empregado no desempenho de sua tarefa (isolar ruídos, reduzir espaços desnecessários, etc..) Aumentar a flexibilidade ao modificar as tecnologias dos processos; Proporcionar clima favorável para o trabalho e aumento da produtividade.

INDICADORES DE PROBLEMAS NO ARRANJO FÍSICO Demora no desenvolvimento dos trabalhos; Acúmulo e concentração de pessoas e formulários; Fluxo de trabalho inadequado; Má projeção dos locais de trabalho; Perda de tempo na locomoção das pessoas em suas atividades.

ETAPAS DE UM PROJETO DE ARRANJO FÍSICO 1 - Levantamento da situação atual Estudo do local (espaço disponível, vias de acesso, instalações, etc.) Estudo das divisões, móveis e equipamentos (formato das salas, medida dos móveis, aparência, etc.); Levantamento do fluxo de trabalho e das atividades relacionadas (QDT x movimento dos funcionários, etc.);

ETAPAS DE UM PROJETO DE ARRANJO FÍSICO d) Análise do ambiente (temperatura, umidade, ventilação, ruído, etc.); e) Preparação da lista de checagem (itens para elaboração do novo layout) f) Elaboração da “planta baixa” (miniaturas de móveis e equipamentos).

ETAPAS DE UM PROJETO DE ARRANJO FÍSICO 2 - Estudo das soluções alternativas (situação atual X situação proposta) 3 – Consolidação da solução (desenhos, maquetes, planta baixa, cronograma de implantação, etc.) 4 - Implantação e avaliação do arranjo físico escolhido.

ETAPAS DE UM PROJETO DE ARRANJO FÍSICO No estudo de layout considera-se: Isolamento auditivo e visual; Detalhes do trabalho executado em cada unidade; Quantidade de pessoal empregado; Necessidade de comunicações entre as pessoas incluídas no campo da análise;

ETAPAS DE UM PROJETO DE ARRANJO FÍSICO Necessidade de arquivamento e armazenagem; Compartimentação (isolamento físico); Intensidade de iluminação; Portas e janelas; Status obtido pela localização de mesas e cadeiras; Quantidade e tipos de máquinas.

PRINCÍPIOS DO ESTUDO DO ARRANJO FÍSICO Princípio da Economia de Movimentos Princípio do Fluxo Progressivo Princípio da Flexibilidade Princípio da Integração Princípio do Atendimento ao Cliente

PRINCÍPIOS DO ESTUDO DO ARRANJO FÍSICO Princípio da Economia de Movimentos Todas as ferramentas, instrumentos e equipamentos de trabalho devem ficar ao alcance da mão dos trabalhadores.

PRINCÍPIOS DO ESTUDO DO ARRANJO FÍSICO Princípio do Fluxo Progressivo A disposição do layout deve observar o fluxo dos processos de trabalho para se adequar ao mesmo no sentido de melhorar a comunicação,interação e o ganho de tempo.

PRINCÍPIOS DO ESTUDO DO ARRANJO FÍSICO Princípio da Flexibilidade O layout moderno deve se caracterizar por tornar as mudanças fáceis, rápidas e de baixo custo. Nada de paredes fechadas e compartimentos estanques.

PRINCÍPIOS DO ESTUDO DO ARRANJO FÍSICO Princípio da Integração O layout deve possibilitar a integração dos funcionários e não o contrário.

PRINCÍPIOS DO ESTUDO DO ARRANJO FÍSICO Princípio do Atendimento ao Cliente Se existir uma área de atendimento ao cliente ela deve ser pensada, principalmente, considerando-se:

PRINCÍPIOS DO ESTUDO DO ARRANJO FÍSICO Deixá-lo à vontade; Causar-lhe a impressão certa; Propiciar-lhe conforto e agilidade; Evitar “bloqueios” físicos ou psicológicos entre ele e a organização ou entre ele e os produtos ou serviços oferecidos.

RECOMENDAÇÕES FINAIS CHECK-LIST Colocar as unidades que realizam tarefas inter-relacionadas o mais próximo possível, com o objetivo de reduzir o tempo de tramitação entre elas; Colocar chefe imediato ou supervisor em local que lhe permita observar facilmente o que acontece na área sob sua supervisão

RECOMENDAÇÕES FINAIS CHECK-LIST Separar das demais unidades as que utilizam equipamentos ruidosos; Localizar as unidades que têm contato freqüente com o público o mais perto possível das áreas de entradas.

RECOMENDAÇÕES FINAIS CHECK-LIST Colocar os arquivos e demais equipamentos freqüentemente utilizados o mais perto possível das pessoas que deles fazem uso, desde que não prejudiquem o fluxo interno.

RECOMENDAÇÕES FINAIS CHECK-LIST Dotar os balcões de atendimento ao público de divisórias internas ou mesmo gavetas para a guarda do material necessário; Evitar o uso de gabinetes ou salas particulares; Utilizar área grande e contínua, quando possível;

RECOMENDAÇÕES FINAIS CHECK-LIST Um arranjo físico bem estruturado representa um excelente instrumento que pode e deve ser utilizado pelas organizações para aumentar a produtividade e a qualidade dos trabalhos das várias unidades organizacionais.