O DESAFIO DA INCLUSÃO E NOVASTÉCNICAS METODOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO CRISTÃ Textos: Ef. 3: 8-10; 1 Cor. 1:24; At. 2: 1 - 12.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA CAMPUS XI – SERRINHA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - DEDC INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NAS SÉRIES INICIAIS.
Advertisements

Formação em ação Segundo Semestre..
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE
ACONSELHAMENTO.
Aprender ao Longo da Vida
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
MODELO SOCIAL...desvantagem ou restrição de atividade provocada pela organização social contemporânea, que pouco ou nada considera aqueles que possuem.
TECNOLOGIA E O CAMPO EDUCACIONAL EDUCAÇÃO
Cristiane jonas Francisconi
Eu e Minha Escola Abertura. Eu e Minha Escola Abertura.
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MEIOS DIGITAIS : NOVOS CONTEXTOS
Perfil do Profissional
Projeto de Capacitação Missionária de Igrejas
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Escola Comum e Inclusão
Processos Culturais Colégio Militar de Belo Horizonte – Sociologia – 2º ano – Maj Edmundo - 05/2012.
Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto Educação Especial
A Importância da Educação Continuada
Marco Doutrinal e Marco Operativo
OFICINA “ A importância das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, através do computador"
Construindo o futuro do seu filho!
INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NA CLASSE REGULAR
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
A formação integral do cristão
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
MINISTÉRIO JOVEM.
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
História nas atuais propostas curriculares
10 Competências do Professor Moderno
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
FACIMINAS – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Gerais Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aprendiz: Dunalva Elenita Prof. Gilca Vilarinho.
Educação Especial Aula 7
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
Computer & Education Tópicos Especializados em Engenharia de Software Alexandre Barbosa Cazeli Denis Colli Spalenza.
Deficiência Mental Leve
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS
APRENDIZAGEM E COMPORTAMENTOS ORGANIZACIONAIS
APRENDER A APRENDER Profª. Aline Alves de Andrade.
PROCEDIMENTOS DE ENSINO
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS SURDAS
Disciplina de Arte.
O computador como Meio e como Fim...
METODOLOGIA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
CONTEXTUALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Fundação Gol de Letra 13 anos de atividade 5 programas em SP e RJ crianças, adolescentes e jovens 2 comunidades diretamente atendidas 8 comunidades.
Componente Curricular Arte
Intervenções Pedagógicas O que pode ser feito na escola?
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
DESAFIO DA EDUCAÇÃO CRISTÃ PARA A EDIFICAÇÃO DA IGREJA PARA A EDIFICAÇÃO DA IGREJA Textos: Mt. 28: 19 – 20; Ef
IMPLEMENTAÇÃO PEDAGÓGICA PDE/2008 ANA LIDIA OSSAK.
Transcrição da apresentação:

O DESAFIO DA INCLUSÃO E NOVASTÉCNICAS METODOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO CRISTÃ Textos: Ef. 3: 8-10; 1 Cor. 1:24; At. 2:

I – A EDUCAÇÃO CRISTÃ EXIGE A INCLUSÃO NA IGREJA  1 - Ao Falar de inclusão nos referimos na agregação de pessoas em todos os aspectos (físicos, culturais e espirituais)

2 – Os educadores e líderes cristãos devem estar preparados para atender e edificar pessoas (novos discípulos) deficientes físicos e mentais, ex.: deficientes auditivos, visuais, com síndromes (Dawn), cadeirantes, etc. a) Professores treinados em Libras (Linguagem por sinais) b) Professores treiandos para atender deficientes mentais e com síndromes c) Professores aptos a preparar e utilizar materiais pedagógicos para deficientes

3 - O TEMPLO e salas de aula devem ser planejados para atender deficientes nos novos projetos de educação (edificação) da Igreja.

4 – INCLUSÃO CULTURAL a) Artes na metodologia de ensino b) Criatividade na utilização da Cultura regional nas dinâmicas educacionais b.1) Música b.2) Tradições e costumes b.3) Danças b.4) Teatro e outras

5 – INCLUSÃO DIGITAL a) Inovações e rapidez na comunicação b) Bênçãos e perigos na Internet c) Atendimento à igreja on-line

II – A EDUCAÇÃO CRISTÃ ATINGE OS OBJETIVOS POR MEIO DE METODOLOGIA ADEQUADA

1 - A metodologia trata dos meios ou caminhos para se atingir os alvos ou metas desejadas, neste caso na edificação da igreja é necessário que a liderança educacional seja flexível para mudanças em métodos tradicionais.

2 - O ensino que transforma vidas alcança o individuo em sua realidade cultural, através da qual o mesmo consegue fazer comparações e associações com conhecimentos adquiridos ao longo da vida. Os métodos utilizados, portanto deverão auxiliar neste processo de aprendizagem. Ex.: Discussão em grupo sobre determinado tema (objetivo: interação, respeito, saber ouvir outros pontos de vista, saber expor os pensamentos, etc).

Debate – Abordagem de um assunto por meio de argumentação e refutação (objetivo: relacionamento, arte de convencer, arte de raciocinar, firmeza nos fundamentos dos princípios, etc.);  Jogos (competição, gincanas)  Apresentação de peças teatrais e outros

3 – É Fundamental que em cada igreja o MINISTÉRIO EDUCACIONAL esteja constantemente recebendo atualizações e investimentos necessários. 4 - É necessário que a Liderança tenha visão e planejamento no investimento da educação ou edificação da igreja.

III - A EDUCAÇÃO CRISTÃ ACOMPANHA AS MUDANÇAS SOCIAIS 1 – A sociedade está em constante transformação e fortemente influenciada pela globalização, neste caso a igreja deve estar preparada para se adaptar a estas mudanças que trazem forte impacto no crescimento e atendimento da igreja.

2 – A liderança da igreja deve se manter contextualizada com a realidade nas mudanças na sociedade para que cause diferença em seu bairro, cidade, região As dinâmicas e metodologias na edificação ou educação na igreja não podem estar alienadas da realidade cultural, ideológica e social que a cerca.

 2 – A liderança da igreja deve se manter contextualizada com a realidade nas mudanças na sociedade para que cause diferença em seu bairro, cidade, região As dinâmicas e metodologias na edificação ou educação na igreja não podem estar alienadas da realidade cultural, ideológica e social que a cerca.