Responsabilidades do setor privado na governança da terra: Lições do caso Pepsi e Coca Brasília, 28 e 29 de Agosto de 2014.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Crescimento Económico e Redução da Pobreza
Advertisements

Avaliações baseadas em Métodos Mistos: Oportunidades e Desafios
Avaliações baseadas em Métodos Mistos: Oportunidades e Desafios
Instrumentos Económicos e Financeiros
Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Propostas e parcerias Renata Monteiro Rodrigues Outubro/2012 IX Seminário Nacional.
O Mito do Desenvolvimento Sustentável e a Economia Verde na Rio+20
O Complexo Global da Soja sob uma encruzilhada: Sustentabilidade, Desenvolvimento Industrial e As Novas Oportunidades de Crescimento Dr. Peter Goldsmith.
Histórico A Natura Cosméticos foi fundada em 1969, por Antonio Seabra e Jean Pierre, com capital de $9.000,00 e um punhado de formulações de cosméticos.
Cadastro Empresa Pró-Ética
GESTÃO DE RISCOS Trata-se de limitar os danos à marca e da linha de fundo que podem ser causados por uma má imprensa e boicotes dos consumidores, bem.
Agenda Introdução CEBDS Conceito de desenvolvimento sustentável
Responsabilidade Social
Copa do Mundo FIFA: Responsabilidade Social Corporativa Sustentabilidade nos Estádios da Copa Federico Addiechi Diretor de Responsabilidade Social.
Comércio Internacional
A Responsabilidade Corporativa Natura
Fabiano Silva Auditor em Programas de Certificação
Seminário sobre Sustentabilidade – Razão Contábil
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
A COMUNICAÇÃO INTERNA COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO USINA CORURIPE
AGRONEGÓCIO.
RESPONSABILIDADE SOCIAL.
ONDE E QUANDO TEVE INICIO A CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL?
Desenvolvimento Humano e Industrias Extractivistas: abordagem de capacidades Ieva Lazareviciute Oficial de Desenvolvimento Humano Local e Fortalecimento.
Gestão por resultados orientada por princípios de Direitos Humanos
PÁTRIA, NAÇÃO, ESTADO, GOVERNO, POLITICA
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
CRITÉRIOS DE COMPROMETIMENTO SÓCIO-AMBIENTAL
Secretaria de Inovação Orientações Para Diagnóstico do Mercado de Nanotecnologias no Brasil: (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças)
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
UNAC/CNA Seminário internacional organizado pela CNA – Portugal Sábado, 20 de Março de 2010 Cidade de Espinho Apresentação: José Catarino Xerinda.
COMUNICAÇÃO COM STAKEHOLDERS
Meio Ambiente e Qualidade de Vida
Por Leandro Kechner e Renata Araujo
1 Fórum Nacional da Previdência Social A gestão da Previdência Social: uma questão de governança Peter Spink Brasília – DF 10 de maio de 2007.
Abordagem das Questões Anticorrupção na Perspectiva do PNUD.
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Responsabilidade Social
Prof. Ms.Juliano Ricardo Marques
GESTÃO DE RISCOS NO MERCADO DE BIODIESEL
O PAPEL DO JAPÃO NA “ERA DA ÁSIA” CIEE, 9 de novembro de 2006 Yuji Watanabe JETRO, São Paulo.
9 bilhões de pessoas O DESAFIO DE ALIMENTAR
INOVAÇÃ0 Conhecimento Aprendizado Estratégia POR QUE INOVAR?
Responsabilidade Social no Walmart Brasil
A cidadania e a responsabilidade social e ambiental.
Gestão Descentralizada e Compartilhada A NOVA GOVERNANÇA Salão Nacional- JULHO 2009 Silvana Parente Consultora do MTUR - IADH Com respeito ao Plano Operativo,
PEMC Política Estadual sobre Mudanças Climáticas (PL 001/2009) Oswaldo Lucon Assessor Técnico (Energia e Mudanças Climáticas) – SMA / SP.
À procura de soluções para o desenvolvimento
Câmara dos Deputados Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural: Audiência Pública sobre as causas da recente queda nos preços.
A Solução de Pigou P = CMg privado + CMg social Concorrência perfeita:
Novos Modelos de Empresa
Tópicos Contemporâneos de Administração
Centro de Ensino Superior do Amapá
Todas as empresas precisam estar preparadas para enfrentar crises.
DECLARAÇÃO DE SANTAFÉ DE BOGOTÁ CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE Santafé de Bogotá, Colômbia, de novembro de 1992.
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
Mercado Futuro.
TEXTO: Água virtual, escassez e gestão: O Brasil como grande “exportador” de água.
8ºConferêrencia Internacional de Promoção da saúde
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Desenvolvimento Agrário e Industrial: Oportunidades para o Brasil
Ana Lucia Monteiro IV encontro da Rede Nacional de Pessoas vivendo com HIV/Aids Atibaia, 06 de agosto de 2011.
G OVERNANÇA DE TI Médio Integrado Ana Paula Alves de Lima.
Anderson Cabido A mineração como âncora do desenvolvimento econômico do Alto Paraopeba.
SUSTENTABILIDADE2010 Sustainability VOCÊ SABE QUAL SUA PARTICIPAÇÃO NA EMISSÃO DE GASES EFEITO ESTUFA? VOCÊ TEM MAIS RESPEITO AS EMPRESAS QUE SE PREOCUPAM.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Prof. Sylvio Augusto De Mattos Cruz
OFICINA SOBRE A ISO – DIRETRIZES PARA RESPONSABILIDADE SOCIAL 17 e 18 de maio – 2012 Brasília.
SUGESTÃO DE INICIATIVAS
Consultoria, Auditoria & Treinamento. A Evolution Quality foi fundada em 2009, focando a prestação de serviços de consultoria e treinamento nas áreas.
OIT – 90 ANOS A visão da indústria brasileira Câmara dos Deputados Comissão 28 - abril
Política de Responsabilidade Socioambiental no SFN Resolução n o 4.327, de 25 de abril de 2014 Departamento de Regulação do Sistema Financeiro Denor Banco.
Transcrição da apresentação:

Responsabilidades do setor privado na governança da terra: Lições do caso Pepsi e Coca Brasília, 28 e 29 de Agosto de 2014

A Oxfam ⁻Criada em Oxford em 1942 ⁻Missão: Trabalhar com outros para superar a pobreza e o sofrimento ⁻Confederação com 17 membros afiliados ⁻Presente em mais de 90 países ⁻No Brasil há 50 anos ⁻Mudanças no país: Oxfam Brasil será uma afiliada

A campanha Cresça - Principal guarda chuva das ações da Oxfam entre “propiciar que pessoas vivendo em situação de pobreza influenciem políticas de terras, água e clima para garantir sua segurança alimentar, hoje e no futuro” Parar apropriações injustas de terras e de água, que são essenciais para a segurança alimentar de comunidades, por grandes corporações

A campanha Cresça Corrida por terras: - A partir de 2000 a corrida por terras aumentou e mais de 800 acordos de compra de grandes quantidades de terras foram registrados no mundo – um total de mais 30 milhões de hectares - Com a crise (2008) grandes investidores (hedge funds, fundos soberanos, etc) passaram a investir em terras e a corrida por terras se acelerou ainda mais. - Boa parte destes negócios esteve voltado em compra de terras para produção de soja, cana e óleo de palma – commodities que estavam em alta.

Quem controla o sistema alimentar?

Das 10 maiores: - Pelo menos 5 tem mais 50 bilhões us$ em bens - 4 tiveram lucros acima de 6 bilhões de us$ - Empregam milhões de pessoas diretamente - São os maiores compradores de commodities alimentares - 9 estão entre as 100 empresas que mais gastam com propaganda Alimentos e Bebidas

A campanha Por Trás das Marcas - Monitorar as 10 maiores empresas de alimentos e bebidas e avaliar suas políticas e compromissos com relação ao campo (ponta da cadeia de fornecimento). -As empresas: ABF, Coca-Cola, Danone, General Mills, Kellogg, Mars, Mondelez, Nestlé, PepsiCO, Unilever. Donas das maiores marcas. -Trabalhamos com um scorecard/ranking que avalia 8 temas, com denúncias de casos das cadeias de fornecimento e com advocacy bilateral com as empresas. -A postura é de diálogo crítico.

Os Temas ⁻Mulheres - trabalhadoras rurais e pequenas produtoras rurais ⁻Trabalhadores rurais ⁻Pequenos produtores ⁻Terra, tanto com relação a direitos quanto com relação ao uso sustentável ⁻Água, tanto com relação a direitos e acesso quanto com relação ao uso sustentável ⁻Clima, tanto com relação a redução da emissão de gases de efeito estufa, quanto com relação a apoio a produtores na adaptação ⁻Transparência

O scordecard ⁻Avaliamos as empresas APENAS com base em políticas e compromissos que são PÚBLICOS ⁻Os nossos indicadores avaliam: O reconhecimento da empresa de que estas questões são importantes O conhecimento que a empresa tem sobre estes temas e seu negócio Os compromissos que ela assumi com relação aos temas Os instrumentos de gerenciamento da cadeia que possui em relação a estes temas

Indicadores de terras Exemplos:

O caso da Pepsi e da Coca-Cola

Os casos trabalhados (spike) -Açúcar central no land rush – Açúcar precisa de muita terra, boom dos biocombustíveis e é central para indústria de A&B -Os casos estão na cadeia, primeiro elo ou segundo elo -Reforçavam o trabalho de importantes organizações locais (CIMI e CPT) -Envolvem sérias violações de direitos Conflito Usina Trapiche e comunidade de pescadores de Sirinhaém (Pernambuco) Usina Monte Verde (Bunge) e povo Guarani Kaiowá (MS)

As demandas para as empresas “Know and show” Compromissos públicos Advogar em prol

As demandas para as empresas (resumo) “Know and show” - Divulgar riscos e impactos em comunidades relacionados a questões de terra na cadeia de fornecimento. Comprometer-se - Tolerância zero para land grabs Advogar em prol - Advogar para que governos, traders, outras empresas enfrentem land grabs/ e participem de iniciativas sobre respeito ao direito a terra

Os compromissos assumidos

Algumas lições -Não só devemos, como é possível cobrar mais do setor privado. Inclusive em temas complexos como governança da terra. - Grandes empresas tem a obrigação de saber o que ocorre em sua cadeia [ Diligência – Princípios da ONU DH e empresas, norma ISO 26000, etc] - A ideia de cumplicidade é central, pois violações ocorrem em partes distantes da cadeia (ISO 26000) - Estratégia de CSR da CE exige que todas empresas com mais de 500 funcionários publiquem relatórios (oportunidade para exigir informação da cadeia/terras) - Qualquer mecanismo criado deve prever canal de denúncias, negociação e reparação (grievances/claims) - O compromisso é o começo, não o fim