PROJETO DE PESQUISA Pesquisa Social
O que é um projeto de pesquisa ? O Projeto de pesquisa serve para mapear um caminho que deve ser seguido durante a investigação. Ainda, esclarece para o próprio pesquisador os rumos do estudo (o que pesquisar, como, por quanto tempo, etc.) (Minayo, 1992). Pesquisa é o mesmo que busca ou procura. Pesquisar, portanto, é buscar ou procurar resposta para alguma coisa. Em se tratando de Ciência (produção de conhecimento) a pesquisa é a busca de solução a um problema que alguém queira saber a resposta. Não gosto de dizer que se faz ciência, mas que se produz ciência através de uma pesquisa. Pesquisa é portanto o caminho para se chegar à ciência, ao conhecimento. É na pesquisa que utilizaremos diferentes instrumentos para se chegar a uma resposta mais precisa. O instrumento ideal deverá ser estipulado pelo pesquisador para se atingir os resultados ideais.
A pesquisa pode ser: QUALITATIVA Tem caráter exploratório, isto é, estimula os entrevistados a pensarem livremente sobre algum tema, objeto ou conceito. Mostra aspectos subjetivos e atingem motivações não explícitas, ou mesmo conscientes, de maneira espontânea. É utilizada quando se busca percepções e entendimento sobre a natureza geral de uma questão, abrindo espaço para a interpretação. É uma pesquisa indutiva, isto é, o pesquisador desenvolve conceitos, idéias e entendimentos a partir de padrões encontrados nos dados, ao invés de coletar dados para comprovar teorias, hipóteses e modelos pré-concebidos.
QUANTITATIVA É mais adequada para apurar opiniões e atitudes explícitas e conscientes dos entrevistados, pois utiliza instrumentos estruturados (questionários). Deve ser representativa de um determinado universo de modo que seus dados possam ser generalizados e projetados para aquele universo. Seu objetivo é mensurar e permitir o teste de hipóteses, já que os resultados são concretos e menos passíveis de erros de interpretação. Em muitos casos cria-se índices que podem ser comparados ao longo do tempo, permitindo traçar um histórico de informação.
O momento mais importante de um projeto de pesquisa é a fase exploratória. A fase exploratória compreende varias fases da construção de uma trajetória de investigação: Escolha do tópico de investigação; A delimitação do problema; A definição do objeto e dos objetivos; A construção do marco teórico conceitual; A escolha dos instrumentos de coleta de dados; A exploração de campo.
A fase exploratória se alicerça através de: Pesquisa bibliográfica disciplinada, crítica e ampla: Disciplinada porque devemos ter uma prática sistemática – os fichamentos são um bom procedimento; Crítica porque devemos estabelecer um diálogo reflexivo entre teoria e o objeto de investigação escolhido; Ampla porque deve dar conta do “estado” do conhecimento atual sobre o problema; De articulação criativa seja na delimitação do objeto de pesquisa, seja na aplicação de conceitos;
O projeto de pesquisa deve responder as seguintes perguntas (Barros e Lehfeld, 1986; Rudio, 1986): O que pesquisar? Definição do problema, hipóteses, base teórica e conceitual Por que pesquisar? Justificativa da escolha do problema Como pesquisar? Metodologia Quando pesquisar? Cronograma de execução Com que recursos? Orçamento Pesquisado por quem? Equipe de trabalho, pesquisadores, coordenadores, orientadores).
De humildade, ou seja, reconhecendo que todo conhecimento científico tem sempre um caráter: aproximado, isto é, se faz sempre a partir de outros conhecimentos sobre os quais se questiona, se aprofunda ou se critica; Provisório; Inacessível em relação à totalidade do objeto, isto é, as idéias ou explicações que fazemos da realidade estudada são sempre mais imprecisas do que à própria realidade; Vinculada à vida real – a rigor um problema intelectual surge a partir de sua existência na vida real e não “espontaneamente”; Condicionado historicamente (Minayo, 1992)