Atuação da Assessoria Parlamentar ASPAR/AGU. Assessoria Parlamentar Você sabe o que faz uma Assessoria Parlamentar?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégia de Desenvolvimento Integrado
Advertisements

Processo Legislativo Aula 5 – Instrumentos: Portal da ALESP ILP - Instituto do Legislativo Paulista Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo Edna.
COMITÊ TÉCNICO REUNIÃO DE PAUTA Apresentação do Plano Territorial de Ações Integradas: Formato (público) do Plano Cronograma para apresentação.
A Gestão Social pode ser vista como...
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO A era da transparência: revolucionando as transferências voluntárias do Governo Federal MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO X Encontro.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
Gás LP – Produto essencial e sensível.
Planejamento Estratégico
POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO
Click to edit Master text styles –Second level Third level –Fourth level »Fifth level.
Desafios e Propostas para o Desenvolvimento
São Paulo, 27 de Setembro de 2013 Agenda de Políticas para Inovação.
Objetivos do Trabalho Mapa Estratégico - Senado Federal
Presidente: Deputado Federal Vanderlei Siraque PT/SP SEMINÁRIO DO SETOR QUÍMICO DO BRASIL FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DA COMPETITIVIDADE DA CADEIA PRODUTIVA.
O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais. Apresentação:
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Promover a gestão pública de excelência, visando contribuir para a qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão e para o aumento da competitividade.
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
Governo do Estado do Espírito Santo
13ª. Reunião Ordinária Comitê Comércio Exterior 08 de fevereiro de 2012.
12ª. Reunião Ordinária Grupo de Assessoramento Técnico 04 de outubro de 2011.
Abertura e Informes GeraisCoordenadores e Secretaria Técnica Aprovação da Memória da 12ª Reunião Ordinária. Posicionamento do andamento das ações do CT.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos PPA Avaliação 2009 (Ano Base 2008) Ciclo de Gestão do Plano.
VI REUNIÃO DO GT FONSET Brasília, 13 e 14 de Agosto de 2013.
RAFAEL BRAGA – COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO E MONITORAMENTO DE MÍDIA DO MINISTÉRIO DA DEFESA Mar/2014.
Processos legislativos e hierarquias de lei CarlosNeder Carlos Neder ENCONTRO DE IMERSÃO NA LEGISLAÇÃO BÁSICA PARA OS CONSELHEIROS ESTADUAIS DE SAÚDE MODALIDADES.
Controle Social: Papel e Organização da Sociedade Civil
ÁREA TEMÁTICA VIII – PODERES DO ESTADO E REPRESENTAÇÃO A Área Temática VIII – Poderes do Estado e Representação compõe- se da programação orçamentária.
CONAPE Conselho Nacional de Aquicultura e Pesca
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG
1 Qua-07 de Maio de 2014 Uberlândia/MG Seminário 2: Consórcios Públicos de Saneamento Básico: Estruturação, Implantação e Sustentabilidade.
MANUAL ORIENTADOR DA VIII CONFERÊNCIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores Valdete de Barros Martins Coordenadora.
Quatro Encontros no final de 2007: -Corumbá/MS -Santana do Livramento/RS -Boa Vista/RR -Foz do Iguaçu/PR.
G P I Gerência-Geral de Projetos Institucionais. ALMG / GPI EVENTOS INSTITUCIONAIS - Busca pelo aperfeiçoamento da interlocução da ALMG com a sociedade.
PNAGE/RN Congresso CEARÁ de Gestão Pública Área Temática: Gestão Pública Painel: PNAGE - Experiências e Andamento Painelista: Anna Cláudia Nobre (PNAGE/RN)
COMISSÃO REGIONAL DE ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES REGIONAL DE PONTA GROSSA: DESAFIOS DO TRABALHO INTERSETORIAL.
 .
LEI DE RESPONSABILIDADE EDUCACIONAL Questões e Desafios Brasília, abril 2013.
RELAÇÕES GOVERNAMENTAIS / CONSULTORIA PARLAMENTAR
Excelência na Gestão Pública
NÚCLEO DE ASSUNTOS LEGISLATIVOS E NORMATIVOS Atualmente tramitam no Congresso Nacional cerca de 160 proposições de interesse do Consed. Câmara dos Deputados:
Separação e Funcionamento dos poderes.
10ª Reunião Ordinária Grupo de Assessoramento Técnico GAT Brasília – 07 de junho de 2011.
10/Setembro/2015 PROFISCO II (BR-X1039) Linha do Tempo.
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE GOIÁS AROLDO CEDRAZ MINISTRO DO TCU “A comunicação institucional.
ÁREA TEMÁTICA - XVI - Presidência, Poder Legislativo, Poder Judiciário, MPU, DPU e Relações Exteriores A Área Temática XVI compõe-se da programação orçamentária.
Planejamento de Comunicação Projeto Valorização do Mercado Imobiliário do Distrito Federal Setembro de 2014.
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
Programa de Modernização da Gestão Thaner Castro Nogueira
Recursos Financeiros SUS – Gastos à Luz da Legislação Vigente Antonio Carlos Rosa de Oliveira Junior Diretor Executivo Fundo Nacional de Saúde/MS São Luiz.
DISCIPLINA: Serviço Social de Política Social II Profª: Elisônia Carin Renk.
Proposta de organização da Associação de Trabalhadores da Fundação Seade Março/2014.
Dezembro de O IGS e o fortalecimento da Governança Social em MG Termo de Parceria Firmado em Outubro de 2007 entre o Governo do Estado de Minas.
Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Audiência Pública “Pirataria, Prevenção, Repressão e seus Impactos na Economia do País” Rodolfo.
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
BALANÇO DE METAS 2013 e PROPOSIÇÃO DE METAS 2014 ADJUNTORIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA.
Universidade Federal do Oeste do Pará Instituto de Ciências da Sociedade Programa de Ciências Econômicas e Desenvolvimento Regional Curso de Bacharelado.
GRUPO DE PESQUISA EM RECURSOS HÍDRICOS DA AMAZÔNIA Desenvolvimento de Capacidades em Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Hidrográfica Amazônica.
A FRENTE NACIONAL PELO SANEAMENTO AMBIENTAL FNSA.
SECRETARIA NACIONAL DO CONSUMIDOR Abril de A Lei 8.078/90 e a criação do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor - Constituição Federal de 1988,
Centro de Estudos e Debates Estratégicos Proposta de planejamento estratégico 55ª Legislatura 1.
Saneamento Básico um Direito de Todos 46ª Assembleia Nacional da Assemae.
PAPEL DAS SECRETARIAS EXECUTIVAS NAS CONFERÊNCIAS Brasília, junho de 2011.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
(Reestruturação da Assessoria Parlamentar) (Assessoria Parlamentar - ASPAR)
SGCT: METAS DE Estrutura 1.Estrutura: Formalizar a estrutura da SGCT, de acordo com a realidade Institucional; 2.Reuniões 2.Reuniões: Implementar.
Desenvolvimento Regional e Governança. Diretrizes Estratégicas Redução das desigualdades regionais GOVERNANÇA REGIONAL - Realização de Seminário.
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
Transcrição da apresentação:

Atuação da Assessoria Parlamentar ASPAR/AGU

Assessoria Parlamentar Você sabe o que faz uma Assessoria Parlamentar?

“Designa a atividade dos representantes de órgãos e entidades da administração pública, direta e indireta, perante os legislativos federal, estaduais e municipais” (Saïd Farhat) Lobby institucional do Executivo Líderes de Governo e assessorias Casa Civil, SRI e SAL/MJ Assessorias dos Ministérios, Autarquias e Empresas Públicas

Você sabe o que faz uma Assessoria Parlamentar?

Assessoria Parlamentar da AGU A AGU defende interesses próprios (objetivo de destaque); Concentra sua atenção em assuntos afetos à instituição; Interage diretamente com os Parlamentares Atividades: 1.Acompanhamento Legislativo; 2.Elaboração de estratégias; 3.Relacionamento com o CN; 4.Memória Institucional. Equipe atual: 4 Assessores, 1 Secretária e 2 Estagiários Ações: 1.Delimitação de projetos prioritários de atuação institucional; 2.Reunião semanal – agenda dinâmica; 3.Presença em reuniões com parlamentares e em comissões 4.Elaboração de documentos

Assessoria Parlamentar da AGU Produtos: Agenda Legislativa prioritária de atuação institucional; Cenário político-legislativo semanal das atividades de interesse no Congresso Nacional; Notas Informativas; Pesquisas Legislativas; Banco de dados Centralizado das atividades junto ao Parlamento e proposições que envolvam a AGU; Consolidação dos posicionamentos da AGU sobre a proposições em tramitação;

Assessoria Parlamentar da AGU Resultados Esperados: Inclusão dos assuntos de interesse da Instituição na agenda do Poder Legislativo e fortalecimento na agenda do Executivo; Consolidação de metodologia de trabalho que permita o controle e a avaliação do trabalho da Assessoria Capacidade de analise de conjuntura que auxilie os processos decisórios da Instituição Alcance de resultados que impactem positiva e diretamente no trabalho da Advocacia Pública (ex: redução dos litígios judiciais – projeto de lei de Mediação; Emendas ao Orçamento – PLOA 2015).

Assessoria Parlamentar da AGU Agradecemos pela atenção!