PREVENÇÃO DA EXCEPCIONALIDADE APAE DE FRANCISCO BELTRÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NOÇÃO DE SAÚDE Ciências Naturais
Advertisements

Prof. Vilson Bagatini Porto Alegre - RS - Brasil
ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE
FORMAÇÃO ESTAGIÁRIOS 21/08/2013.
Gestão Clínica nas doenças crônicas. O MAIOR PROBLEMA Resistência dos médicos de algumas equipes Baixa frequência de alguns pacientes Falta de médicos.
Murilo Alvarez. NA SUA CASA DE BANHONA limpeza da sua casa de banho tenha uma atenção especial às zonasque envolvem as torneiras, aos ralos e ao chão.Limpe.
Doenças de Risco Ocupacional. CD GRUPO DE RISCO À DIVERSAS DOENÇAS Cada profissão tem implicações características que podem trazer àqueles que a exercem.
José Salomão Schwartzman Universidade Presbiteriana Mackenzie Brasília, junho 2010.
Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das APAEs do Estado do Paraná (FEAPAEs/PR) Gestão: 2012/ 2014 Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das.
“PORQUE PREVENIR É MELHOR DO QUE REMEDIAR” APAE DE CONCÓRDIA.
PROJETO NASCER SAUDÁVEL Prefeitura Municipal de São Domingos/SC Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social.
Pacto nacional pela redução da mortalidade materna e neonatal - Piauí -
CURSO DE DEFICIÊNCIA FÍSICA E TECNOLOGIA ASSISTIVA NA ESCOLA
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARTICIPATIVO APROVADO PELO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO FEDERAÇÃO DAS APAEs DO ESTADO DO PARANÁ Abril 2006 – Abril 2007.
COORDENADORIA DE SAÚDE LESTE SUPERVISÃO TÉCNICA DE SAÚDE ERMELINO MATARAZZO.
A FAMÍLIA DIANTE DAS DIFICULDADES ESCOLARES DOS FILHOS
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
Enfarte de Miocárdio.  Vamos mostrar-vos o que um doente de enfarte de miocárdio passa, sofre e sobretudo luta pela vida. Como se diagnostica, qual a.
Promoção da Alimentação Adequada e Saudável e Prevenção da Obesidade. José Freitas Presidente do FNDE VI Reunião Plenária do Conselho Nacional de Segurança.
SEJAM BEM-VINDOS!! Rubens Berredo. INTRODUÇÃO O estresse afeta mais de 90% da população mundial e é considerado atualmente uma epidemia global. Está.
ESTUDO TRANSVERSAL.
Grupos Rotarianos em Ação. TITLE | 2 Grupos Rotarianos em Ação O que são Exemplos O que fazem Como se envolver: – Individualmente – Como clube e distrito.
Rotura Prematura de membranas ______________________
POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO HOMEM
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS – DCHT - CAMPUS XVI – IRECÊ/BA PEDAGOGIA: DOCÊNCIA E GESTÃO DE PROCESSOS.
Agosto de Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) Consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com.
Captação de Parceiros para abertura de pontos de vendas (PDV’s)
Nutrição Materno Infantil – UBM Profª. Jucimara Martins dos Santos.
1 Gripe Suína. 2 O que é a gripe suína? É uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é diferente do H1N1 totalmente.
Educando após o divórcio ” Manual para pais divorciados Autor: Philip M. Stahl, Ph.D.
Escola de Educação Especial Vó Eugênia APAE - OSÓRIO Inclusão no mercado de trabalho Escola de Educação Especial Vó Eugênia APAE - OSÓRIO Inclusão no mercado.
RELATO DE EXPERIÊNCIA : IMPLANTAÇÃO DE GRUPO TERAPÊUTICO DE ATIVIDADE FÍSICA NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA II, NO MUNICÍPIO DE SCHROEDER NOVEMBRO 2009.
Política Nacional de Atenção Básica Aprovada pela Portaria nº 2.488/GM/MS, de 21 de outubro de 2011, preconiza a coordenação do cuidado a partir da atenção.
Tipos de Pesquisa ObjetivosAplicações Vantagens e Desvantagens.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Acessibilidade, o fazer para garantir isso? Lílian Simão Oliveira.
VOLUNTARIADO e TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. SITE: Missão Incentivar e consolidar a cultura e o trabalho voluntário na cidade de São Paulo.
E E.C.P.P.A Ensaios Clínicos Condução e Análise Estatística Álvaro Nagib Atallah.
Histórico Vítimas de Escalpelamento no Amapá.
AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE GESTANTES ATENDIDAS NOS ESF DO MUNICÍPIO DE SÃO LUDGERO NO ANO DE Ciência da Saúde, Nutrição, Tubarão. Introdução.
PROJETO PERISCÓPIO. PROJETO PERISCÓPIO E O COMITÊ DE MONITORIZAÇÃO  Objetivo: evitar que crianças e adolescentes consumam cigarros de tabaco e bebida.
Noções de amostragem Bioestatística. É a ciência que fornece os princípios e os métodos para coleta, organização, resumo, análise e interpretação de dados.
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
Hábitos Saudáveis Para a saúde do organismo!!
ALÉM DOS 47 Projeto para inclusão social de deficientes intelectuais.
Portarias nº e 1.083, ambas de 24 de maio de 2014
ESCOLAS MUNICIPAIS ADEMAR E Pe. LUIGI Profª: Cléia e Helena PLANO DE AULA DENGUE, A PREVENÇÃO AINDA É O MELHOR REMÉDIO? Série: 4ª.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
Enf:saray.
Fazer parte de um processo de conscientização da Qualidade de Vida no Trabalho, promover o bem estar físico, mental e social, resultando em benefícios.
REESTRUTURAÇÃO DO CURSO DE GESTANTES COMO ESTRATÉGIA PARA ADESÃO AO PROJETO PARTO ADEQUADO AUTORES: DARÓS, J. T.; MENEGHIN, M. C.; TEIXEIRA, M. A. S.
Faculdade de tecnologia e ciências
PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO
SAÚDE O QUE É A SAÚDE?. Ter saúde significava simplesmente a ausência de doença física.
CONTROLE DOS AMBIENTES E CONDIÇÕES DE TRABALHO COM RISCOS RELACIONADOS À SAÚDE DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS LINO ALEXANDRE MÉDICO DO CEREST-HORIZONTE-CE.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRATUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA Controle da Hipertensão Arterial com grupos de intervenção educacional.
Orçamento Empresarial Aula 04. Relação com outras áreas Periodicidade Plano de projetos Aquisição de uma máquina, construção de fábrica contrato de fornecimento.
Maria Izabel de Freitas Filhote defesadotrabalhador.blogspo...trabalhadores.jpg412 x k - jpg ANAMNESE OCUPACIONAL.
As medidas de promoção da saúde têm como objetivo prevenir e/ou minorar os efeitos das doenças De acordo com a OMS, promoção da saúde é o processo que.
Indicadores de Saúde Conceito
Avaliação de Desempenho AGREGANDO PESSOAS RECOMPENDANDO PESSOAS DESENVOLVENDO PESSOAS MONITORANDO PESSOAS MANTENDO PESSOAS APLICANDO PESSOAS.
SISPART Portaria nº 1457, de 24/06/2011 Institui a Rede Cegonha, no âmbito do SUS. Portaria nº 650, de 05/10/2011 Dispõe sobre os planos de ação regional.
SPS - ACORDO SOBRE A APLICAÇÃO DE MEDIDAS SANITÁRIAS E FITOSSANITÁRIAS SPS Agreement.
Residência Multiprofissional em Saúde Mariana Rossi Bonacasata Renata Bittencourt Braga Pedro Vitor Mobiglia Marques.
COALIZÃO ALFENAS. UM ARRANJO FORMAL PARA COLABORAÇÃO ENTRE GRUPOS OU SETORES DE UMA COMUNIDADE, EM QUE CADA GRUPO MANTÉM SUA IDENTIDADE, MAS TODOS CONCORDAM.
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS Reduzir a mortalidade materna e infantil com ênfase no componente neonatal Organizar a Rede de Atenção à Saúde Materna e Infantil.
30/6/20161 O CONSELHO TUTELAR NA DEFESA DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES.
III OFICINA DE FORMAÇÃO E QUALIFICACAO EM SAÚDE DO TRABALHADOR Diálogo com os atores da prática Rio de Janeiro, 27 de Junho de 2016.
Transcrição da apresentação:

PREVENÇÃO DA EXCEPCIONALIDADE APAE DE FRANCISCO BELTRÃO

SEMANA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA Todos os anos entre 21 e 28 de agosto, as APAEs comemoram a Semana com o objetivo de divulgar os trabalhos realizados e aproximar a Entidade da Comunidade. Todos os anos entre 21 e 28 de agosto, as APAEs comemoram a Semana com o objetivo de divulgar os trabalhos realizados e aproximar a Entidade da Comunidade.

O Brasil tem hoje uma população de 190 milhões de pessoas. De acordo com o último Censo do IBGE, 14,5% da população do país apresenta algum tipo de deficiência. O Brasil tem hoje uma população de 190 milhões de pessoas. De acordo com o último Censo do IBGE, 14,5% da população do país apresenta algum tipo de deficiência.

COMO PREVENIR: Antes da Gestação: Vacinar-se contra a rubéola Vacinar-se contra a rubéola O casal deve consultar um médico e fazer todos os exames pré- nupciais O casal deve consultar um médico e fazer todos os exames pré- nupciais

Evitar casamento consangüíneo (casamento entre parentes de 1° grau) Evitar casamento consangüíneo (casamento entre parentes de 1° grau) Identificar fator RH Identificar fator RH Prevenir-se contra a AIDS e outras doenças venéreas Prevenir-se contra a AIDS e outras doenças venéreas Buscar aconselhamento genético quando há familiares com deficiências Buscar aconselhamento genético quando há familiares com deficiências

Durante a gestação: Fazer pré-natal Fazer pré-natal Evitar a exposição à raio X Evitar a exposição à raio X Evitar: fumo, álcool e drogas Evitar: fumo, álcool e drogas Não tomar remédios sem orientação médica Não tomar remédios sem orientação médica

Evitar contato com pessoas portadoras de doenças infecciosas (Sarampo, Rubéola, Caxumba e Meningite) Evitar contato com pessoas portadoras de doenças infecciosas (Sarampo, Rubéola, Caxumba e Meningite) Manter uma alimentação saudável Manter uma alimentação saudável Procurar um médico para tratamentos adequado no caso de: pressão alta ou baixa, diabetes, problemas cardíacos ou infecção. Procurar um médico para tratamentos adequado no caso de: pressão alta ou baixa, diabetes, problemas cardíacos ou infecção. Hemorragias maternas Hemorragias maternas

Depois do Nascimento: Fazer o parto em maternidade com a presença de um obstetra e pediatra. Fazer o parto em maternidade com a presença de um obstetra e pediatra. Exigir a vacina Rhogan caso a mulher tenha fator RH negativo e o bebê positivo (incompatibilidade sangüínea) Exigir a vacina Rhogan caso a mulher tenha fator RH negativo e o bebê positivo (incompatibilidade sangüínea)

Informar-se com o pediatra sobre as condições do seu filho Informar-se com o pediatra sobre as condições do seu filho Exigir o resultado do apgar Exigir o resultado do apgar Manter cuidados especiais com os bebês prematuros Manter cuidados especiais com os bebês prematuros

ATENDIMENTO O ATENDIMENTO ESPECIAL OBJETIVA ACOMPANHAR E TRABALHAR COM CRIANÇAS A NÍVEL DE PREVENÇÃO E COM DOENÇAS QUE MANIFESTAM DISTÚRBIOS NO DESENVOLVIMENTO

A NATUREZA E O GRAU DE COMPORTAMENTO APRESENTADO PELA CRIANÇA PODEM SER INVESTIGADOS DESDE OS PRIMEIROS ANOS DE VIDA, ATRAVÉS DE UMA AVALIAÇÃO COMPLETA DA CRIANÇA, DE SUA FAMÍLIA E DO SEU AMBIENTE, VISANDO PROPORCIONAR UM ATENDIMENTO ADEQUADO QUE RESPEITE AS CARACTERÍSTICAS DE CADA UM, EM NÍVEL INDIVIDUAL. A NATUREZA E O GRAU DE COMPORTAMENTO APRESENTADO PELA CRIANÇA PODEM SER INVESTIGADOS DESDE OS PRIMEIROS ANOS DE VIDA, ATRAVÉS DE UMA AVALIAÇÃO COMPLETA DA CRIANÇA, DE SUA FAMÍLIA E DO SEU AMBIENTE, VISANDO PROPORCIONAR UM ATENDIMENTO ADEQUADO QUE RESPEITE AS CARACTERÍSTICAS DE CADA UM, EM NÍVEL INDIVIDUAL.

A PREVENÇÃO É DIRECIONADA À CONSCIENTIZAÇÃO DE AUTORIDADES GOVERNAMENTAIS, PROFISSIONAIS LIGADOS DIRETA OU INDIRETAMENTE ÀS CRIANÇAS E A COMUNIDADE GERAL. A PREVENÇÃO É DIRECIONADA À CONSCIENTIZAÇÃO DE AUTORIDADES GOVERNAMENTAIS, PROFISSIONAIS LIGADOS DIRETA OU INDIRETAMENTE ÀS CRIANÇAS E A COMUNIDADE GERAL.

AO OBSERVAR ALGUM ATRASO, PROCURE UM MÉDICO, OU ESCOLA ESPECIALIZADA. AO OBSERVAR ALGUM ATRASO, PROCURE UM MÉDICO, OU ESCOLA ESPECIALIZADA.

“PREVENIR É MELHOR DO QUE REMEDIAR”

Prevenir é mais simples, mais fácil e mais barato. E os resultados são extraordinariamente melhores. Prevenir é mais simples, mais fácil e mais barato. E os resultados são extraordinariamente melhores.