A teoria pós-colonialista do currículo

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Transcrição da apresentação:

A teoria pós-colonialista do currículo A teoria pós-colonialista do currículo tem como objetivo principal Analisar as relações de poder entre as nações que compõem a herança econômica, política e cultural.

A teoria pós - colonialista, é muito abrangente em sua definição; Constituem relações coloniais de poder, desde relações de ocupação e dominação.

O currículo contemporâneo, apesar de toda transformação; É ainda moldado pelos princípios da colonização.

As definições de nacionalidade e “raça”, forjadas no contexto da conquista e expansão colonial; Continuam predominantes nos mecanismos de formação da identidade cultural.

E da subjetividade embutida no currículo oficial. Uma análise pós- colonial Busca analisar as formas contemporâneas de imperialismo econômico e cultural.

Uma perspectiva pós-colonial questionaria as experiências superficialmente multiculturais Estimuladas nas datas comemorativas dos dias atuais.

Uma perspectiva pós-colonial Exige um currículo multicultural. Não separando questões de conhecimento, cultura e estética de poder, política e interpretação Atento a aparente representação.

A análise pós-colonial Também questiona as relações de poder e formas de conhecimento que colocam o sujeito imperial Na sua posição atual.

Questiona especialmente, as relações de poder entre nações Focalizando suas relações.

Como nos Estudos culturais O outro é representado ocupando um lugar central Na teorização pós-colonial.

A representação é aquilo que se expressa num texto literário, numa pintura, num filme, numa propaganda, o discurso, a linguagem, o significante É através dela que construímos a identidade do outro e nossa própria identidade interessante.

Foi através da representação que o Ocidente construiu um “outro” como um marginalizado cultural Ou como uma cultura inferior, irracional.

Vista como uma forma de conhecimento do outro, a representação está no centro da conexão Saber - poder, presente em toda história da dominação.

O conhecimento do outro e da sua terra era central Aos objetivos de conquista do poder colonial.

Portanto, a teoria pós-colonialista do currículo reivindica a inclusão no currículo escolar de formas culturais interessantes Que refletem a experiência de grupos sociais que são marginalizados pela identidade européia dominante.