ESTRESSE Etienne Grandjean. ESTRESSE O que é estresse? Estresse é a reação do organismo a uma situação ameaçadora. Os estressores ( ou agentes estressantes)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Advertisements

O STRESS PRODUTIVO.
Energia vital. Como equilibrá-la?
Sistema de Administração de Recursos Humanos
O que é inteligência ? TAI – 2010 Emanuel Wagner.
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO Profª Ana Lana.
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO Profª Ana Lana.
ESTRESSE NO TRABALHO É um conjunto de reações físicas, químicas e mentais de uma pessoa a estímulos ou estressores no ambiente; é uma condição dinâmica,
Exploração GSI :: Gestão da Mudança, Uso e Impacto dos SI
FORUM SAÚDE Qualidade de Vida e Fadiga Institucional
Profa. Dra. Flavinês Rebolo Lapo
LER/DORT Dr. Rodrigo Rodarte.
Matemática Emocional (os afetos na aprendizagem matemática
Humanização Processo Pessoal, Interpessoal e Institucional
ESTRESSE.
Comportamento Humano nas Organizações
Disciplina: FCA II Aula 9: Teoria Sistêmica
2º ANO sociologia CORREÇÃO DO QUESTIONÁRIO MERCADO DE TRABALHO
Os progressos da psicanálise
Diabetes.
Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional
ISCS-N CURSO INSTITUTO SUPERIOR CIÊNCIAS SAÚDE-NORTE
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Prof. Daniel Lima Vialôgo
Controle e Manejo do Estresse
ESTRESSE É a reação do corpo diante da sensação de ameaça ou euforia, desencadeando uma descarga muito alta de adrenalina.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
ESTRESSE E SÍNDROME DE BURNOUT
Princípios do SCO.
SISTEMA HUMANISTA Abraham Maslow Carl Rogers –1987.
STRESS: A TENSÃO DA VIDA.
A Entrada na Vida - Qual a Especificidade do Ser Humano. 1
CLASSIFICAÇÃO E CATEGORIZAÇÃO DAS DOENÇAS
II CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GERIATRIA Princípios da Abordagem Geriátrica Prof. Edgar Nunes de Moraes.
OPÇÕES QUE INTERFEREM NO EQUILÍBRIO DO ORGANISMO
Depressão e Estresse: identificando e aprendendo a conviver
Fisioterapeuta: Sania de Sousa Cançado
CONTROLE O ESTRESSE E POTENCIALIZE SUA MOTIVAÇÃO
INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO TRABALHO
EUGENIO PAES CAMPOS PROF. DR. MÉDICO CARDIOLOGISTA
AS EMOÇÕES.
RELAÇÕES ENTRE AFETIVIDADE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
MODALIDADES TERAPÊUTICAS: INTERVENÇÕES EM CRISES
Apoio: Lagoa, 30 de Maio 2014 ASSOCIAÇÃO DE ANDEBOL DO ALGARVE LAGOA
Ginástica Laboral Buscando Qualidade de Vida.
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Psicóloga especialista em Psicoterapia de Orientação Analítica
Controle e Manejo do Estresse
1 VOCÊ E A SUA ATITUDE ALEGRE TRISTE.
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS Vínculos iniciais e desenvolvimento infantil: abordagem teórica em situação de nascimento de risco * Dienifer Ghedin,
Saúde direito universal
STRESS E TRABALHO.
Agenda Habilidades Gerenciais Tipos Interesses
P SICOLOGIA O RGANIZACIONAL Profª Rennata
Teoria dos dois Fatores de herzberg
Avaliação de Risco: Comportamento Suicida
TEORIA do DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
PALESTRA SOBRE CHOQUE ELÉTRICO FÁBRICA XXX PALESTRANTE
Depressão.
ATIVIDADES DE TRABALHO
SEJAM BEM-VINDOS!! Slide de abertura – opção 2 Rubens Berredo.
Ciências Naturais – 9.o ano
Satisfação Cristina Gama Guerra. Satisfação Comportamento organizacional.
Avaliação 360 Graus.
Bases Metodológicas do Condicionamento Físico Prof. José Alex Cantuária.
TEORIA DO CONHECIMENTO. CONHECIMENTO POSSIBILIDADE Dogmatismo Dogmatismo Sofistas Sofistas Desconsideração da função mediadora do conhecimento Desconsideração.
Ativação, ansiedade e estresse
OS SENTIDOS DO TRABALHO CONCEPÇÕES SOBRE O TRABALHO SENTIDO DO TRABALHO NA CONTEMPORANEIDADE. Atividade complexa, multifacetada e polissêmica. Visão dicotômica.
Estresse Alunos do Curso de Psicologia Centro Universitário UNA
Transcrição da apresentação:

ESTRESSE Etienne Grandjean

ESTRESSE O que é estresse? Estresse é a reação do organismo a uma situação ameaçadora. Os estressores ( ou agentes estressantes) são as causas externas, enquanto que o estresse é a resposta do corpo humano aos estressores.

ESTRESSE O Estresse é nocivo? Uma vida sem estressores ou sem estresse seria não só artificial, mas também monótona e enfadonha. Estresse pertence à vida assim como o nascimento, nutrição, crescimento, amor e morte.

ESTRESSE ESTRESSE E SAÚDE As doenças do estresse são conseqüência de uma adaptação insuficiente do organismo aos estressores. Hoje, elas se exteriorizam principalmente por perturbações dos órgãos da digestão ou do sistema cardio-circulatório. Estas perturbações são primeiro de natureza funcional (alterações de regulação), úlceras do estômago e intestinos, ou doenças do coração ou circulatórias. Entende-se, por isso, que as dificuldades psíquicas de natureza consciente ou inconsciente manifestam-se como sintomas físicos.

ESTRESSE Onde está o limite? A fronteira é assim, pessoal e individual; provavelmente, a sensibilidade aos estressores varia de uma faixa etária a outra significativamente. Ao lado da intensidade dos estressores, é também de importância fundamental na sensibilidade ao estresse, o preparo do indivíduo, isto é, seus recursos, de trabalhar internamente com os estressores e superá-los.

ESTRESSE O ESTRESSE DO TRABALHO: O estresse emocional, causado por uma discrepância entre o grau de exigência do trabalho e os recursos disponíveis para gerenciá-lo, define o estresse do trabalho. É assim, essencialmente, um fenômeno subjetivo e depende da compreensão individual da incapacidade de gerenciar as exigências do trabalho.

ESTRESSE A Compreensão do estresse: O estresse é hoje, um acontecimento emocional negativo, que está conectado com sensações de medo, tensão, derrota, raiva, cansaço e falta de iniciativa.

Person Environment Fit: Análises no campo do estresse de trabalho levaram ao desenvolvimento do que se convencionou chamar de adaptação do homem ao seu ambiente (person environment fit), segundo o qual, o grau de adaptação das características individuais de uma pessoa ao meio- ambiente vai determinar o seu bem-estar e sua capacidade de produção. ESTRESSE

ESTRESSE Sobrecargas de Estresse no Ambiente de Trabalho De acordo com as pesquisas de campo apresentadas até agora, concluímos que as seguintes condições podem representar sobrecargas no sentido de estresse:

ESTRESSE 1. Supervisão e vigilância do trabalho 2. Apoio e reconhecimento dos superiores 3. Insatisfação e estresse no trabalho 4. As exigências de trabalho 5. A segurança de emprego 6. A responsabilidade pela vida e pelo bem-estar dos outros 7. O Ambiente físico 8. O grau de complexidade do trabalho

ESTRESSE Estresse em monitores: Em geral, os trabalhadores com monitores não apresentam sintomas claramente definidos Uma exceção importante: os empregados que fazem no monitor um trabalho monótono e repetitivo (entrada e consulta de dados) têm em média mais freqüentemente baixa satisfação no trabalho, prejuízos no humor e perturbações nos órgãos de digestão.

ESTRESSE 3. Outras investigações, ao contrário, demonstraram, mesmo com trabalhos repetitivos, a ausência de estresse e de estressores, o que leva-nos a julgar que não é o trabalho com monitor em si, mas muito mais a falta de organização de tarefas repetitivas a causa geradora de todos os sintomas do estresse. 4. Se desconsiderarmos as atividades monótonas e repetitivas, os trabalhadores em monitores em geral encaram seu serviço como satisfatório e o computador como um eficiente instrumento de trabalho.