ComunicaTEC: Tecnologias de Comunicação para Educação e Colaboração ComunicaTEC Pimentel1 / 12 UNIRIO, 2007.2 Prof. Dr. Pimentel

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TUTORIA EM ÁREAS SEM ACESSO À INTERNET Prof. Ms. Larissa Sato Dias Centro Universitário do Pará – CESUPA
Advertisements

Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Interface no Ambiente VIAS K
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Curso Informática Básica
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Padrões de competência em TIC para professores
Capacitação dos Tutores Informática na Educação 2 (UNIRIO)
ComunicaTEC: Ferramentas de Comunicação para Educação e Colaboração Pimentel1 / 12SBSI, Curitiba-PR, 8-10 Nov Pimentel
AulaNet: um ambiente gratuito para educação online e colaborativa
Um exemplo de disciplina para Educação a Distância
ComunicaTEC: Ferramentas de Comunicação para Educação e Colaboração Pimentel1 / 5NCE-UFRJ, OUT 2006 ferramenta para entrevistas Baseado no trabalho.
Ferramentas de Comunicação para Educação e Colaboração
Prof. Dr. Pimentel Ricardo R. Nunes
TIAE: um exemplo de disciplina para Educação a Distância
e-UNI: UNIversidade Eletrônica
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 12
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
Produção do conhecimento em EAD
TECNOLOGIA E O CAMPO EDUCACIONAL EDUCAÇÃO
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
Estilos e Abordagens.
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Curso de Docência Universitária
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
8°SENAED – Seminário Nacional ABED de Educação a Distância FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS EM EaD Profa Dra Léa Depresbiteris
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
Apresentação do Curso de Ciência da Computação
Uni GEO Excelência no Ensino Superior Excelência no Ensino Superior Apresentação para Diretores de Cursos de Informática e Computação 04 de setembro de.
Atividades.
ComunicaTEC: Ferramentas de Comunicação para Educação e Colaboração Pimentel1 / 15 Prêmio Br TIC, Brasília, Nov 2006 Prof. D.Sc. Mariano Pimentel.
AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ALUNOS IFSP - CAMPUS CARAGUATATUBA
VIDEOCONFERÊNCIA: reprodução ou inovação em Educação a Distância (EAD)? Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares –
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Chat FERRAMENTAS E ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO Comunicação e formação síncrona Prof: Nuno Bordalo Pacheco Aluno: Diogo Véstia Mestrado em Educação e Comunicação.
Educação à distância (EaD) é um processo de ensinar e aprender onde os alunos e professores trocam informações, conhecimentos e os mesmos estão separados.
10 Competências do Professor Moderno
FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Otávio Celeste Martins Artigo de conclusão do Curso Mídias na Educação PROJETO BLOGANDO NA ESCOLA 1.
UNIMINAS – União Educacional Minas Gerais Curso de Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação Módulo I – Ética e Cibercultura Alunas:
Ferramentas da Internet Seus Usos na Educação
O que é Groupware Tecnologia baseada em mídia digital que dá suporte às atividades de pessoas organizadas em grupos que podem variar em tamanho, localização.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Prof. Flávio Yamanaka.
Computer & Education Tópicos Especializados em Engenharia de Software Alexandre Barbosa Cazeli Denis Colli Spalenza.
Experiências do Grupo NUTED
UFRGS A utilização de Tecnologias de Internet na Educação à Distância: O Caso de uma disciplina de graduação da Escola de Administração da UFRGS Aluno:
As tecnologias da informação e comunicação, as diferentes linguagens e a formação do professor.
O Chat Como Espaço de (Inter)locuções: uma leitura a partir das idéias de Bakhtin Seminário de Educação a Distância 2010 NUTES/UFRJ.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
Construção de Ferramentas Computacionais de suporte a um Ambiente baseado na Web para apoiar atividades de ensino-aprendizagem INTERFACE ADAPTATIVA PARA.
PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIAS INOVADORAS APLICADAS À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA: UMA TENDÊNCIA EDUCACIONAL.
EDUCAÇÃO Á DISTÂNCIA EM BIOMEDICINA Renato M.E. Sabbatini, PhD e Silvia Helena Cardoso, PhD.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
Oficina Pedagógica Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional.
Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Educação Profissional nos níveis básico e técnico Ambientação em Educação a Distância e Tecnologias Digitais aplicada.
Plano de Ensino Objetivos Educacionais
Prof. Denys Sales 2013 O que é EaD? A EAD é caracterizada como “modalidade educacional na qual a mediação didático- pedagógica nos processos de ensino.
O Papel do Professor e do Aluno no Ensino a Distância Prof. Dr. Denys Sales.
Docência do Ensino Superior Apresentação do Curso Silvia Pereira de Castro Casa Nova
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Prof. Dr. Pimentel ComunicaTEC Tecnologias de Comunicação
Transcrição da apresentação:

ComunicaTEC: Tecnologias de Comunicação para Educação e Colaboração ComunicaTEC Pimentel1 / 12 UNIRIO, Prof. Dr. Pimentel Tecnologias de Comunicação para Educação e Colaboração

ComunicaTEC: Tecnologias de Comunicação para Educação e Colaboração Justificativa: evolução da sociedade Pimentel2 / 12 Sociedade Agrícola Sociedade Industrial Sociedade do Conhecimento (Informação e Comunicação) [Toffler, A. (1980) “A terceira onda”]

ComunicaTEC: Tecnologias de Comunicação para Educação e Colaboração Justificativa: trabalho, educação, comunicação e computação Pimentel3 / 12 Trabalho: Educação: Comunicação: Computação: Cálculo Informação: Textos e Dados Comunicação Aprendizagem Colaborativa Trabalho em Grupo Educação a Distância:

ComunicaTEC: Tecnologias de Comunicação para Educação e Colaboração Objetivo Pimentel4 / 12 Adequar as ferramentas de comunicação para a realização de técnicas de trabalho em grupo Adequar as técnicas de trabalho em grupo para aplicação através de ferramentas de comunicação pesquisar o desenvolvimento e o uso de Tecnologias de Comunicação para Educação e Colaboração UNIRIO, Técnica de Trabalho em Grupo Ferramenta de Comunicação Correio-eletrônico Fórum de discussão Lista de discussão Blog Mensagem-instantânea Batepapo (chat) Videoconferência VoIP, RSS e o que vier... Brainstorming Entrevista Workshop Storyboarding Roleplaying Seminário Debate Júri pedagógico Educação (a distância): Debate, Seminário, Júri-pedagógico, Entrevista etc. Trabalho em grupo (desenvolvimento de software): Elicitação de requisitos [RUP]: brainstorming, entrevista, workshop, storyboarding, roleplaying

ComunicaTEC: Tecnologias de Comunicação para Educação e Colaboração Pimentel5 / 12 Exemplos  “Entreviste” (ferramenta para entrevistas) “Conferências” (fórum) do AulaNet “Debate” (chat) do AulaNet Entrevista Bate-papo Seminário Fórum de Discussão Debate Bate-papo UNIRIO,

ComunicaTEC: Tecnologias de Comunicação para Educação e Colaboração Pimentel6 / 12 “Entrevista”: análise comparativa de ferramentas PSIU.com entrevista CIDADE NEGRA Entrevista realizada em 22/03/2002 às 18 hs Bate-papo UOL entrevista CIDADE NEGRA Entrevista realizada em 21/03/2002 às 20 hs UNIRIO,

ComunicaTEC: Tecnologias de Comunicação para Educação e Colaboração Pimentel7 / 12 “Entrevista”: técnica de entrevista não-moderada Tem a função de elaborar uma síntese da entrevista. No contexto educacional, pode ser desempenhado por 2 ou 3 alunos da turma, ou pelo próprio professor. Sintetizador Tem interesse nas informações do entrevistado, mas não tem a função de interrogá-lo (exceção pode ser feita no final da entrevista). No contexto educacional, este papel pode ser desempenhado pela maioria dos alunos da turma, ou então não ser desempenhado no caso em que todos os alunos atuam como entrevistador. Espectador Tem a responsabilidade de manter a ordem e o andamento da entrevista. Em casos de entrevista moderada, este papel também é responsável por selecionar as perguntas dos entrevistadores. No contexto educacional, este papel deve ser exercido pelo professor. Cerimonialista Pessoa com a responsabilidade de obter informações do entrevistado. Deve possui domínio da técnica de interrogar: propor perguntas adequadas e reformular o questionamento em função das respostas. No contexto educacional, este papel deve ser exercido por um grupo selecionado de alunos ou mesmo por todos os alunos da turma. Entrevistador Atua neste papel quem possui informações de interesse e tem a responsabilidade de transmiti-las respondendo a perguntas dos entrevistadores. No contexto educacional, este papel deve ser exercido por um convidado ou pelo próprio professor. Entrevistado (Especialista) Habilidades e ResponsabilidadesPapel UNIRIO,

ComunicaTEC: Tecnologias de Comunicação para Educação e Colaboração Pimentel8 / 12 “Entrevista”: identificação de problemas  O texto do entrevistado se mistura com o dos entrevistadores, sem uma clara separação do diálogo;  Às vezes é difícil compreender a relação pergunta-resposta; Com os vários entrevistadores e sem um moderador, o entrevistado é abordado com um número excessivo de perguntas; A audiência fica desconfiada da identidade do entrevistado; Quando o entrevistado digita frases longas, a audiência sente como se ele estivesse demorando a responder. UNIRIO,

ComunicaTEC: Tecnologias de Comunicação para Educação e Colaboração Pimentel9 / 12 “Entrevista”: proposta de solução Respostas do entrevistado Perguntas dos entrevistadores UNIRIO,

ComunicaTEC: Tecnologias de Comunicação para Educação e Colaboração “Entrevista”: Estudo de Caso e Análise dos Resultados Estudo de Caso: aplicar a técnica na ferramenta –Planejar uma atividade: alunos entrevistam uma personalidade –Aplicar a técnica com a ferramenta Genérica vs Proposta Análise de Resultados: ocorreram menos problemas? –Ocorreram menos problemas com o uso da ferramenta proposta (em comparação com o uso da ferramenta genérica)? –Entrevistas com perguntas abertas (investigação exploratória) –Análise do discurso dos registros da comunicação (ou artefatos) –Análise de vídeos sobre o uso da ferramenta (métodos de IHC) Pimentel10 / 12 UNIRIO,

ComunicaTEC: Tecnologias de Comunicação para Educação e Colaboração Produção científica em andamento ComunicaTEC E-UNI: Sistema de educação a distância da CEAD-UNIRIO Disciplinas: –Pós-graduação PPGI: Modelagem de Sistemas de Informação (MSI ) Sistemas Colaborativos (TESAN-I ); ?: EAD ou IAE –Graduação: WebDesign (DIA) Informática na Educação (PAIEF) Orientação de 2 mestrandos PPGI no projeto ComunicaTEC Setor de Mediatização da CEAD-UNIRIO (2 mestr. e 4 grad.) Pesquisa com o grupo PUC-Rio Publicação 2007: 1 artigo, 2 submetidos, 4 recusados, 3 preparação Livros 2008: “Engenharia de Groupware” e “TICs na Educação” Pimentel11 / 12 UNIRIO,

ComunicaTEC: Tecnologias de Comunicação para Educação e Colaboração Pimentel12 / 12 UNIRIO, Prof. Dr. Pimentel Tecnologias de Comunicação para Educação e Colaboração